RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2016 –VOLUME I |
1 |
ÍNDICE |
4 |
APRESENTAÇÃO |
9 |
O NOME DA PROSA |
10 |
SUMÁRIO EXECUTIVO |
13 |
SUMÁRIO EXECUTIVO |
14 |
A ERC EM 2016 - NÚMEROS MAIS SIGNIFICATIVOS |
14 |
DELIBERAÇÕESDO CONSELHO REGULADOR |
15 |
INICIATIVAS DE REGULAÇÃO (PROPOSTAS, PROJETOS, CONFERÊNCIAS E PROTOCOLOS) |
15 |
APLICAÇÃO DO ARTIGO 27º DA LEI DA TELEVISÃO E DOS SERVIÇOS AUDIOVISUAIS A PEDIDO |
18 |
PROPOSTA DA COMISSÃO EUROPEIA PARA REVISÃO DA DIRETIVA «SCSA» |
18 |
DIREITO DE ACESSO |
19 |
PARECERES LEGISLATIVOS |
19 |
DIREITO DE RESPOSTA E DE RETIFICAÇÃO |
20 |
ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DO SETOR DE MEDIA EM PORTUGAL 2016 |
20 |
TRANSPARÊNCIA DOS MEDIA: TITULARIDADE, GESTÃO E MEIOS DE FINANCIAMENTO |
21 |
LITERACIA PARA OS MEDIA – PLANO DE AÇÃO DA ERC |
22 |
MEDIA E GÉNERO – PROMOÇÃO DA IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES E O COMBATE AOS ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO – PLANO DE AÇÃO DA ERC |
23 |
OS MEIOS |
24 |
RADIODIFUSÃO SONORA |
28 |
TELEVISÃ0 |
35 |
A ERC EM 2016 - NÚMEROS MAIS SIGNIFICATIVOS |
49 |
DELIBERAÇÕES DO CONSELHO REGULADOR |
51 |
A ATIVIDADE DELIBERATIVA EM NÚMEROS |
52 |
INICIATIVAS DE REGULAÇÃO (PROPOSTAS, PROJETOS, CONFERÊNCIAS E PROTOCOLOS) |
57 |
PROTEÇÃO DE MENORES – CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO INCUMPRIMENTO DOS N.ºs 3 E 4 DO ART.º 27º DA LEI DA TELEVISÃO E DOS SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL AUDIOVISUAL |
58 |
ERC APROVA DIRETIVA SOBRE A VARIAÇÃO DO VOLUME DE SOM NOS INTERVALOS PUBLICITÁRIOS DAS TELEVISÕES |
58 |
ERC DEFINE OBRIGAÇÕES DAS EMISSÕES TELEVISIVAS PARA ACOMPANHAMENTO POR PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS |
58 |
ERC RATIFICA ACORDO DE AUTORREGULAÇÃO RESPEITANTE À DEFINIÇÃO DE VALOR COMERCIAL SIGNIFICATIVO PARA EFEITOS DADISTINÇÃO ENTRE AJUDA À PRODUÇÃO E COLOCAÇÃO DE PRODUTO |
59 |
PLATAFORMA DIGITAL DA TRANSPARÊNCIA FICA ONLINE |
59 |
ERC LANÇA PLATAFORMA DIGITAL DA PUBLICIDADE DO ESTADO |
59 |
ERC MANTÉM REUNIÕES REGULARES COM ENTIDADES ESTRANGEIRAS CONGÉNERES |
60 |
ERC ASSINA PROTOCOLO QUE PERMITIRÁ ALARGAR ALCANCE DO SEU PROGRAMA DE LITERACIA MEDIÁTICA |
61 |
ERC PRODUZ ESTUDO AS NOVAS DINÂMICAS DO CONSUMO AUDIOVISUAL EM PORTUGAL |
61 |
APLICAÇÃO DO ARTIGO 27.º DA LEI DA TELEVISÃO E DOS SERVIÇOS AUDIOVISUAIS A PEDIDO |
63 |
ADOÇÃO DA DELIBERAÇÃO ERC/2016/249 (OUT-TV) |
67 |
PROPOSTA DA COMISSÃO EUROPEIA PARA ALTERAÇÃO DA DIRETIVA SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL AUDIOVISUAL |
69 |
NOTA PRÉVIA. ENQUADRAMENTO |
70 |
ÂMBITO DE APLICAÇÃO |
70 |
JURISDIÇÃO |
70 |
LIBERDADES DE RECEÇÃO E DE RETRANSMISSÃO |
71 |
REGRAS MAIS PORMENORIZADAS OU MAIS RIGOROSAS E DESLOCALIZAÇÕES |
71 |
AUTORREGULAÇÃO E CORREGULAÇÃO |
71 |
INCITAMENTO AO ÓDIO |
72 |
ACESSIBILIDADES |
72 |
FLEXIBILIZAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES COMERCIAIS |
72 |
PROTEÇÃO DE MENORES |
74 |
PROMOÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE OBRAS EUROPEIAS EM SERVIÇOS A PEDIDO |
74 |
SERVIÇOS DE PLATAFORMA DE PARTILHA DE VÍDEOS |
75 |
AUTORIDADES REGULADORAS DOS ESTADOS-MEMBROS |
75 |
DIREITO DE ACESSO |
77 |
PARECERES LEGISLATIVOS |
83 |
PARECERES SOBRE INICIATIVAS LEGISLATIVAS |
85 |
PARECERES SOBRE PROJETOS DE DESPACHO RELATIVOS A ACONTECIMENTOS DE INTERESSE GENERALIZADO DO PÚBLICO |
87 |
FALTA DE CONSULTA E IMPOSSIBILIDADE DE PRONÚNCIA DA ERC SOBRE INICIATIVA(S) LEGISLATIVA(S) RELATIVAS À TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT) |
88 |
DIREITO DE RESPOSTA E DE RETIFICAÇÃO |
91 |
ENQUADRAMENTO |
92 |
QUESTÕES MAIS FREQUENTES EM 2016 |
92 |
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE DADOS |
93 |
METODOLOGIA |
95 |
ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DO SETOR DE MEDIA EM PORTUGAL 2016 |
97 |
1. ENQUADRAMENTO MACROECONÓMICO E TENDÊNCIAS SETORIAIS |
98 |
2. ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DO SETOR |
103 |
3. PRINCIPAIS EVENTOS EM 2016 |
113 |
4. PERSPETIVAS FUTURAS |
116 |
5. PERFIL INDIVIDUAL DOS PRINCIPAIS INTERVENIENTES DO SETOR |
119 |
6. BIBLIOGRAFIA |
141 |
TRANSPARÊNCIA DOS MEDIA: TITULARIDADE, GESTÃO E MEIOS DE FINANCIAMENTO |
143 |
1. INTRODUÇÃO: TRANSPARÊNCIA DOS MEDIA, UMA NOVA ÁREA DE INTERVENÇÃO REGULATÓRIA |
144 |
1.1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO |
145 |
1.2. DIMENSÕES DA TRANSPARÊNCIA DOS MEDIA |
146 |
2. APLICAÇÃO DA LEI DA TRANSPARÊNCIA: PASSOS PREPARATÓRIOS |
146 |
2.1. REGULAMENTO SOBRE FLUXOS FINANCEIROS E RELATÓRIO DE GOVERNO SOCIETÁRIO |
147 |
2.2. PLATAFORMA DIGITAL DA TRANSPARÊNCIA |
147 |
3. EXCEÇÕES AO CARÁTER PÚBLICO DA INFORMAÇÃO |
148 |
4. ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COMUNICADAS NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA |
151 |
4.1. CARACTERÍSTICAS GENÉRICAS DAS ENTIDADES REGISTADAS NA PLATAFORMA DIGITAL DA TRANSPARÊNCIA |
152 |
4.2. ANÁLISE AGREGADA DAS ENTIDADES QUE REPORTARAM INDICADORES FINANCEIROS RELATIVOS À ATIVIDADEDE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
154 |
4.3. APROFUNDAMENTO DAS RELAÇÕES TRANSVERSAIS DE TITULARIDADE DE ALGUMAS EMPRESAS DE MEDIA NACIONAIS DE MAIOR DIMENSÃO |
156 |
5. NOTAS FINAIS |
167 |
LITERACIA PARA OS MEDIA – PLANO DE AÇÃO DA ERC |
169 |
A ERC NO TERRENO DA LITERACIA MEDIÁTICA |
170 |
A PERSPETIVA DO REGULADOR |
170 |
UM PLANO DE AÇÃO INTRINSECAMENTE LIGADO À MISSÃO DA ERC |
171 |
DUAS FRENTES DO MESMO PLANO DE AÇÃO |
172 |
O GILM |
172 |
PRINCIPAIS INICIATIVAS DO GILM EM 2016 |
173 |
PRINCIPAIS ATIVIDADES DE LITERACIA MEDIÁTICA DA ERC |
173 |
INICIATIVAS QUE MARCARAM 2016 |
174 |
ATIVIDADES INTEGRADAS NA EDIÇÃO SETE DIAS COM OSMEDIA 2016 |
176 |
OS ÚLTIMOS ANOS EM PERSPETIVA: 2012-2017 |
177 |
MEDIA E GÉNERO – PROMOÇÃO DA IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES E O COMBATE AOS ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO |
179 |
PLANO DE AÇÃO |
180 |
OS MEIOS |
185 |
A REGULAÇÃO DOS MEDIA DIGITAIS |
186 |
NOVOS MEDIA – SOBREA REDEFINIÇÃO DA NOÇÃO DE ÓRGÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
186 |
OFERTA E CONSUMOS DE MEDIA |
192 |
1. NOTA INTRODUTÓRIA |
192 |
2. MEDIA: FACTOS E TENDÊNCIAS DE 2016 |
192 |
3. TELEVISÃO |
193 |
3.1. O MERCADO DA TELEVISÃO |
193 |
3.2. OFERTA TELEVISIVA |
195 |
3.3. AUDIÊNCIAS TELEVISIVAS |
196 |
3.4. AUDIÊNCIAS POR GÉNEROS TELEVISIVOS |
197 |
4. RÁDIO |
199 |
4.1. AUDIÊNCIAS DE RÁDIO |
199 |
4.2. PAISAGEM RADIOFÓNICA |
200 |
5. IMPRENSA |
201 |
6. INTERNET |
205 |
ANEXOS |
207 |
INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO - A EVOLUÇÃO DO MERCADO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS |
214 |
1. INTRODUÇÃO |
214 |
2. DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO POR MEIO (ESTIMATIVAS MARKTEST) |
214 |
2.1. DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO EM TELEVISÃO (ESTIMATIVAS MARKTEST) |
215 |
2.2. DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO EM RÁDIO (ESTIMATIVAS MARKTEST) |
216 |
2.3. DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO EM IMPRENSA (ESTIMATIVAS MARKTEST) |
217 |
3. DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO POR MEIO (ESTIMATIVAS DA OMNICOM MEDIA GROUP) |
217 |
4. SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS ESTIMATIVAS DA MARKTEST E DA OMNICOM MEDIA GROUP |
218 |
ANEXOS |
219 |
PUBLICIDADE INSTITUCIONAL DO ESTADO |
222 |
1. ENQUADRAMENTO |
222 |
2. ANTECEDENTES |
222 |
3. A ENTIDADE REGULADORA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL |
223 |
4. A PLATAFORMA DIGITAL DA PUBLICIDADE INSTITUCIONAL DO ESTADO |
224 |
REGISTOS DOS MEIOS E ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
230 |
1. INTRODUÇÃO |
230 |
2. ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃOSOCIAL SUJEITOS A REGISTO |
230 |
3. ATOS REGISTRAIS PRATICADOS EM 2016 – INSCRIÇÕES, AVERBAMENTOS E CANCELAMENTOS |
231 |
3.1. INSCRIÇÕES |
231 |
3.2. AVERBAMENTOS |
235 |
3.3. CANCELAMENTOS |
235 |
4. CARACTERIZAÇÃO DO UNIVERSO DOS REGISTOS DOS ÓRGÃOS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
236 |
4.1. PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS (PP) |
236 |
4.2. EMPRESAS JORNALÍSTICAS (EJ) |
236 |
4.3. EMPRESAS NOTICIOSAS (EN) |
236 |
4.4 OPERADORES RADIOFÓNICOS (OR) |
236 |
4.5. OPERADORES DE TELEVISÃO (OT) |
236 |
4.6. OPERADORES DE DISTRIBUIÇÃO (OD) |
236 |
4.7. SERVIÇOS DE PROGRAMAS DIFUNDIDOS EXCLUSIVAMENTE PELA INTERNET (SPDEI) |
237 |
ANEXO ÚNICO |
237 |
SONDAGENS E ESTUDOS DE OPINIÃO |
238 |
1. CARACTERIZAÇÃO GERAL DAS SONDAGENS |
238 |
1.1. ENTIDADES CREDENCIADAS |
238 |
1.2. DEPÓSITOS |
242 |
1.3 TEMAS ABORDADOS |
242 |
2. CARACTERÍSTICAS METODOLÓGICAS DAS SONDAGENS |
244 |
2.1 MÉTODO DE RECOLHA DA INFORMAÇÃO |
244 |
2.2 MÉTODOS DE SELEÇÃO DE AMOSTRAS |
244 |
2.3 ÂMBITO GEOGRÁFICO DOS ESTUDOS |
245 |
2.4 DIMENSÃO DAS AMOSTRAS |
245 |
3. DIVULGAÇÃO DE SONDAGENS |
246 |
3.1 ENQUADRAMENTO |
246 |
3.2 DIVULGADORES DE SONDAGENS |
248 |
3.3 TIPOLOGIA DOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO |
248 |
3.4 IMPRENSA |
249 |
3.5 TELEVISÃO |
250 |
3.6 RÁDIO |
250 |
3.7 INTERNET |
251 |
4. OS ESTUDOS ELEITORAISEM 2016 |
252 |
4.1 CARACTERÍSTICAS |
252 |
5. PROCEDIMENTOSE DELIBERAÇÕES |
254 |
5.1 NÚMERO DE PROCEDIMENTOS DESENCADEADOS E ENCERRADOS |
254 |
ANEXOS |
256 |
RADIODIFUSÃO SONORA |
263 |
PLURALISMO E DIVERSIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO DE RADIODIFUSÃO SONORA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO PÚBLICA – ANTENA1, ANTENA2 E ANTENA3 (2016) |
264 |
1. NOTA INTRODUTÓRIA |
264 |
2. RESUMO DOS RESULTADOS |
264 |
3. RESULTADOS APURADOS |
266 |
4. METODOLOGIA |
284 |
5. ANEXOS |
286 |
TÍTULOS HABILITADORES PARA O EXERCÍCIO DE RADIODIFUSÃO SONORA |
306 |
1. NOTA INTRODUTÓRIA |
307 |
2. ALTERAÇÕES DO PROJETO DE RADIODIFUSÃO |
307 |
2.1. MODIFICAÇÃO DO PROJETO LICENCIADO |
307 |
2.2. ALTERAÇÃO DE DENOMINAÇÃO |
307 |
3. DETENTORES DO CONTROLO DA EMPRESA |
308 |
3.1. ALTERAÇÃO DE CONTROLO DO CAPITAL SOCIAL |
308 |
3.2. CESSÃO DE SERVIÇOS DE PROGRAMAS E RESPETIVAS LICENÇAS |
308 |
4. SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE DADOS EM RADIODIFUSÃO (RDS) PELOS OPERADORES DE RÁDIO |
309 |
5. RÁDIOS A TRANSMITIR EXCLUSIVAMENTE ATRAVÉS DA INTERNET |
309 |
ATIVIDADE DE FISCALIZAÇÃO DAS RÁDIOS LOCAIS EM 2016 |
312 |
QUOTAS DE MÚSICA PORTUGUESA |
314 |
1. NOTA INTRODUTÓRIA |
314 |
1.1. OBJETIVOS |
314 |
1.2. CRITÉRIOS E METODOLOGIA |
314 |
2. QUOTAS DE MÚSICA PORTUGUESA – RÁDIOS LOCAIS |
315 |
2.1. APURAMENTO AUTOMÁTICO |
315 |
2.2 ANÁLISE POR AMOSTRAGEM |
317 |
3. QUOTAS DE MÚSICA PORTUGUESA – RÁDIOS REGIONAIS |
318 |
3.1 OPERADOR REGIONAL SUL – M80 RÁDIO |
318 |
4. QUOTAS DE MÚSICA PORTUGUESA – RÁDIOS NACIONAIS |
318 |
4.1. RFM, RÁDIO RENASCENÇA E RÁDIOCO MERCIAL |
318 |
5. ANÁLISE EVOLUTIVA 2008 – 2016 |
320 |
5.1. OPERADORES LOCAIS |
320 |
5.2. OPERADOR REGIONAL |
321 |
5.3. OPERADORES NACIONAIS |
323 |
6. REGIME DE EXCEÇÃO |
324 |
QUOTAS DE MÚSICAPORTUGUESA - SERVIÇO PÚBLICO |
326 |
1. NOTAS INTRODUTÓRIAS |
326 |
1.1. OBJETIVOS |
326 |
1.2 METODOLOGIA |
326 |
2. ANTENA 1 |
326 |
2.1. APURAMENTO DO CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO DE DIFUSÃO DE 60 % DE MÚSICA PORTUGUESA |
326 |
2.2. EMISSÃO DE UMA PERCENTAGEM NÃO INFERIOR A 60 % DE MÚSICA COMPOSTA OU INTERPRETADA EM LÍNGUA PORTUGUESA POR CIDADÃOS DOS ESTADOS-MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA |
327 |
2.3. EMISSÃO DE UMA PERCENTAGEM NÃO INFERIOR A 35 % DE TEMAS CUJA PRIMEIRA EDIÇÃO FONOGRÁFICA OU COMUNICAÇÃO PÚBLICA TENHA SIDO EFETUADA NOS ÚLTIMOS 12 MESES |
328 |
3. ANTENA 3 |
328 |
3.1. APURAMENTO DO CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO DE DIFUSÃO DE 25% DE MÚSICA PORTUGUESA NAS 24 HORAS DE EMISSÃO |
329 |
3.2 EMISSÃO DE UMA PERCENTAGEM NÃO INFERIOR A 60 % DE MÚSICA COMPOSTA OU INTERPRETADA EM LÍNGUA PORTUGUESA POR CIDADÃOS DOS ESTADOS-MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA |
329 |
3.3 EMISSÃO DE UMA PERCENTAGEM NÃO INFERIOR A 35 % DE TEMAS CUJA PRIMEIRA EDIÇÃO FONOGRÁFICA OU COMUNICAÇÃO PÚBLICA TENHA SIDO EFETUADA NOS ÚLTIMOS 12 MESES |
330 |
157.pdf |
9 |
APRESENTAÇÃO |
9 |
O Nome da Prosa |
10 |
SUMÁRIO EXECUTIVO |
13 |
SUMÁRIO EXECUTIVO |
14 |
A ERC EM 2016 - NÚMEROS MAIS SIGNIFICATIVOS |
14 |
DELIBERAÇÕES DO CONSELHO REGULADOR |
15 |
INICIATIVAS DE REGULAÇÃO (PROPOSTAS, PROJETOS, CONFERÊNCIAS E PROTOCOLOS) |
15 |
APLICAÇÃO DO ARTIGO 27º DA LEI DA TELEVISÃO E DOS SERVIÇOS AUDIOVISUAIS A PEDIDO |
18 |
PROPOSTA DA COMISSÃO EUROPEIA PARA REVISÃO DA DIRETIVA «SCSA» |
18 |
DIREITO DE ACESSO |
19 |
PARECERES LEGISLATIVOS |
19 |
ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DO SETOR DE MEDIA EM PORTUGAL 2016 |
20 |
TRANSPARÊNCIA DOS MEDIA: TITULARIDADE, GESTÃO E MEIOS DE FINANCIAMENTO |
21 |
LITERACIA PARA OS MEDIA - PLANO DE AÇÃO DA ERC |
22 |
MEDIA E GÉNERO - PROMOÇÃO DA IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES E O COMBATE AOS ESTEREÓTIPOS DE GÉNE |
23 |
OS MEIOS |
24 |
RADIODIFUSÃO SONORA |
28 |
TELEVISÃ0 |
35 |
A ERC EM 2016 - NÚMEROS MAIS SIGNIFICATIVOS |
49 |
DELIBERAÇÕES DO CONSELHO REGULADOR |
51 |
A ATIVIDADE DELIBERATIVA EM NÚMEROS |
52 |
INICIATIVAS DE REGULAÇÃO (PROPOSTAS, PROJETOS, CONFERÊNCIAS E PROTOCOLOS) |
57 |
PROTEÇÃO DE MENORES - CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO INCUMPRIMENTO DOS N.ºS 3 E 4 DO ART.º 27º |
58 |
ERC APROVA DIRETIVA SOBRE A VARIAÇÃO DO VOLUME DE SOM NOS INTERVALOS PUBLICITÁRIOS DAS TELEVISÕES |
58 |
ERC DEFINE OBRIGAÇÕES DAS EMISSÕES TELEVISIVAS PARA ACOMPANHAMENTO POR PESSOAS COM NECESSIDADES ESP |
58 |
Bookmark 27 |
58 |