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ERC – Relatório de Regulação 2016 · Volume I

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que possível,

diversificar os públicos e os contextos

abrangidos, bem como as problemáticas abordadas

.

À primeira atividade vieram acrescentar‑se, entre

outras, quatro novas ações de sensibilização que

passaram a ser utilizadas pela ERC como uma espécie

de programa‑piloto nesta área. A saber:

Vamos desconstruir reality shows?

Entre a realidade e a ficção

As muitas participações que a ERC recebeu a propósito

deste tipo de programas, assim como o espaço cada vez

maior que passaram a ocupar nas grelhas de alguns

dos principais canais televisivos em sinal aberto, foram

certamente duas das principais razões que motivaram

a elaboração desta atividade totalmente dedicada a

analisar o formato de programa televisivo reality show.

Pensada para o público juvenil, esta ação tem sido

implementada sobretudo em ambiente escolar.

O seu objetivo é sensibilizar para o modo como estes

programas são construídos e estimular a vertente crítica

em relação ao consumo dos mesmos, nomeadamente

através do reconhecimento dos estereótipos e das

interpretações que suscitam.

A educação para os Media no trilho da inclusão: Conhecer

e compreender a sinalética na programação televisiva

A sinalética utilizada pelos operadores televisivos como

forma de chamar a atenção para certas características

dos programas que exibem é outra área que a ERC

entende ter especial interesse para o cidadão em

geral, enquanto consumidor de televisão informado

e consciente das estratégias de produção televisiva.

Com esta atividade pretende‑se contribuir para uma

maior consciencialização em relação à presença

dessa sinalética, mas sobretudo relativamente ao seu

significado e utilidade como forma de possibilitar um

pensamento crítico em relação ao modo como é utilizada.

ΩMensagens Publicitárias nos Conteúdos Televisivos

Os serviços da ERC que trabalham na supervisão e

monitorização sistemática de conteúdos dos órgãos de

comunicação social têm vindo a prestar especial atenção

às estratégias utilizadas pelas televisões como forma de

incluir apelos ao consumo e divulgação de marcas, bens

e serviços no conteúdo dos próprios programas, alertando

para os casos em que essa inclusão é considerada abusiva

e está em infração relativamente à legislação em vigor.

Uma vez mais, com esta atividade, pretende‑se contribuir

para uma maior literacia em termos de publicidade,

consumo televisivo e a regulação do mesmo. Adequada

ao público em geral, esta atividade já foi implementada

pela ERC em universidades de marketing e publicidade,

universidades seniores e escolas secundárias.

Literacia e Media Digitais: Sabe navegar na Internet

de modo seguro, consciente e eficaz?

Nos últimos anos a área dos novos

media

tem estado no

centro do trabalho do regulador, sobretudo pelos múltiplos

desafios que tem colocado face à regulação dos órgãos de

comunicação dos

media

tradicionais

4

. Inspirada por esses

desafios, a ERC decidiu conceber uma atividade destinada

a sensibilizar o cidadão comum na utilização que faz da

Internet, alertando, entre outras, para questões como

a credibilidade da informação online, o reconhecimento

da fiabilidade e a distinção da natureza das fontes que

consulta, a consciencialização da sua pegada digital,

o potencial e os perigos da navegação online, os

instrumentos de segurança existentes, a distinção entre

o que é de natureza pública e o que é privado.

Adequada a todo o tipo de públicos, esta atividade tem sido

implementada sobretudo em bibliotecas municipais.

Um aspeto comum às atividades acima descritas é o seu

formato: realizam‑se em sessões de 60 a 90 minutos,

nos espaços disponibilizados por quem as decide

acolher. Todas têm uma componente prática, em que

os participantes são incentivados a debater o tema com

base na análise e apreciação dos exemplos práticos

apresentados. Em geral, tem sido dada preferência a

conteúdos dos órgãos de comunicação social que já tenham

sido trabalhados pelos serviços da ERC (quer na vertente

de apreciação de queixas e participações, quer na vertente

da monitorização e supervisão sistemática de conteúdos),

o que visa permitir que os participantes sejam também

sensibilizados para a atividade de regulação e, dessa forma,

fiquem a conhecer o trabalho e a missão do regulador.

Importa referir que, sobretudo para o caso das sessões

que decorrem em ambiente escolar, nenhuma destas

atividades deve ser recebida como uma aula em sentido

clássico, nem os técnicos da ERC se assumem como

professores ou formadores.

As atividades são ações

de sensibilização

em que o objetivo é alertar para as

problemáticas, com as ferramentas, metodologias e visão

da regulação. Note‑se que todas deram lugar a sessões

que se associaram a edições subsequentes da iniciativa

Sete Dias com os

Media

.

INICIATIVAS QUE MARCARAM 2016

2016 ficou marcado por novas oportunidades de

aplicação das atividades de literacia mediática da

ERC no terreno, em períodos diferentes e tendo por

base a cooperação com parceiros de natureza diversa.

4)

Como resultado da reflexão crítica que o regulador tem desenvolvido sobre essa área pode ser consultado

online

o trabalho da ERC intitulado

Estudo Novos

Media –Sobre a noção de órgão de comunicação social

(lhttp://www.erc.pt/pt/estudos-e-publicacoes/novos-media/estudo-novos-media-sobre‑

a-redefinicao-

da-nocao-de‑orgao-de-comunicacao-social).