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5)
A versão integral do protocolo assinado entre a ERC e a EPIS pode ser consultada
online
no sítio da ERC
(http://www.erc.pt/pt/protocolos).
6)
De acordo com a mensagem do seu presidente, António Vitorino, presente no seu sítio
online
(http://www.epis.pt/quem-somos/mensagem-do-presidente),
a «Associação EPIS - Empresários Pela Inclusão Social foi criada, em 2006, por um grupo de mais de 100 empresários e gestores de Portugal…» e «tem por
missão a promoção da inclusão social em Portugal. Desde 2006, tem vindo a focar‑se na capacitação de jovens necessitados para a realização do seu potencial
ao longo da vida, através da Educação, da Formação e da Inserção Profissional». De acordo com a informação disponível no mesmo sítio, nessa missão da
EPIS que visa integrar o ser humano ao longo da sua vida há valores considerados fundamentais:1)humanidade e integridade; 2)conhecimento; 3) trabalho e
meritocracia; responsabilidade e solidariedade.
Ao momento em que a Associação assinou o protocolo com a ERC (tal como é referido no próprio protocolo), contava com 358 empresas associadas e parceiras
da sua atividade no terreno e tinha estado presente em mais de 95 concelhos de todo o País, sendo que, desde a sua fundação, acompanhou mais de 19 900
alunos, em cerca de 280 escolas e 9 centros do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Para mais informações sobre a Associação por favor consulte a mesma fonte.
7)
Inicialmente, também estava previsto realizar as atividades de literacia mediática no Agrupamento de Escolas do Cerco, no Porto. Foi realizada a sessão
Compreender e utilizar criticamente a informação televisiva
, no dia 8 de novembro de 2016. No entanto, por posterior incompatibilidade de agenda escolar, não
foi possível dar continuidade às restantes.
8)
A ação de 25 de fevereiro de 2016 teve a particularidade de incluir na equipa da ERC que se deslocou para realizar a ação uma estagiária do Instituto Superior
de Comunicação Empresarial (no âmbito de um protocolo de estágios entre as duas instituições). Nota‑se a sua inclusão na equipa como forma de demonstrar
que, sempre que possível, a ERC procurou sensibilizar os seus estagiários para a literacia mediática, estimulando a sua participação direta em atividades
relacionadas com a área. Um ano antes, no dia 17 de abril de 2015, duas estagiárias do mesmo Instituto participaram na dinamização da banca da ERC,
presente na montra de projetos realizada durante o 3.º Congresso Literacia,
Media
e Cidadania.
Com alguns pela primeira vez, com outros dando
continuidade a parcerias iniciadas em anos anteriores.
No dia 18 de maio de 2016, a ERC assinou um protocolo de
colaboração
5
com a associação
Empresários Pela Inclusão
Social (EPIS)
6
, tendo como principal objetivo
contribuir para
a inclusão social de jovens na área da educação
. Uma das
vertentes contempladas nesse protocolo foi precisamente
a da literacia mediática. De que forma?
A ERC propôs‑se implementar algumas das suas
atividades em escolas do 3.º ciclo de escolaridade
acompanhadas pelo programa da EPIS designado
Mediadores para o sucesso escolar
(ver caixa). Isso
significa que sempre que um técnico da ERC se deslocou
às escolas designadas, a sua atividade foi presencialmente
acompanhada por um
media
dor EPIS. Os professores das
turmas abrangidas também estiveram presentes.
Juntamente com uma responsável da EPIS, a equipa
do Plano de ação de Literacia Mediática da ERC
estabeleceu um programa de atividades consideradas
relevantes para os alunos desse ciclo escolar, sendo
que, sempre que necessário, os conteúdos foram
adaptados de forma a melhor corresponder às suas
necessidades e expetativas.
Tal como sintetiza a tabela, esta experiência abrangeu
cinco escolas parceiras da EPIS
7
, quatro da área
metropolitana de Lisboa e uma do Porto. Em resultado
do interesse manifestado pelas próprias escolas, em
duas delas a última sessão foi dedicada a aprofundar
ou a dinamizar conhecimentos adquiridos em sessões
anteriores e em outras duas foi dinamizada a atividade
Mensagens publicitárias nos conteúdos televisivos
.
Note‑se que as sessões realizadas emmaio de 2017 foram
registadas na iniciativa
Sete Dias com os Media
desse ano.
Sessões na Hemeroteca Municipal de Lisboa
Além da EPIS, outro parceiro que em 2016 permitiu
criar sinergias com este plano de ação da ERC foi a
Hemeroteca Municipal de Lisboa. No caso, a ligação
O QUE SÃO OS
MEDIADORES PARA
O SUCESSO ESCOLAR
?
Este é um dos três eixos definidores do plano
de ação da EPIS. É um programa de mediação
destinado a erradicar o abandono da escola e a
combater o insucesso escolar, bem como a inserir
profissionalmente jovens de risco. São abrangidos
por este programa crianças e jovens, com idades
entre os 6 e os 24 anos.
Os mediadores EPIS são psicólogos, assistentes
sociais, professores e outros técnicos da área
da educação cujo tempo de trabalho é 100 %
dedicado à missão definida para esse programa
(são contratados pela EPIS durante períodos de
três anos). Fazem uma supervisão presencial no
terreno, tendo como área de atuação a escola ou
outra instituição fora da sala de aula. Fazem uma
intervenção individual e personalizada, adaptada
ao perfil de risco de cada aluno, mas também
intervêm de forma personalizada, adaptada ao
perfil da família desses alunos e uma intervenção
geral dirigida a grupos de pais.
Os outros dois eixos do plano de ação EPIS são
o programa Escolas de Futuro, que apresenta
propostas inovadoras e boas práticas de gestão
na educação, formação profissional e emprego, e
o programa Vocações EPIS, destinado à inclusão
de jovens e adultos com baixas qualificações.
estabeleceu‑se através da Rede de Bibliotecas de Lisboa
e resulta diretamente do acolhimento das sessões
realizadas em 2014 em duas das suas bibliotecas.
Em 2015, a Hemeroteca manifestou interesse em receber
nas suas instalações duas sessões da ação
Literacia
e Media Digitais: Sabe navegar na Internet de modo
seguro, consciente e eficaz?
. A primeira realizou‑se
a 25 de fevereiro
8
e a segunda a 4 de maio de 2016.
LITERACIA PARA OS
MEDIA
– PLANO DE AÇÃO DA ERC