ERC – Relatório de Regulação 2016 · Volume I
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Escolas parceiras da EPIS Temas das Sessões
Datas
Escola Básica 2, 3
Cardoso Lopes
(Amadora)
«Compreender a utilizar criticamente a informação televisiva»
29 novembro 2016
«A Educação para os
Media
no trilho da inclusão: Conhecer e compreender a sinalética
na informação televisiva»
6 dezembro 2016
«Vamos desconstruir
Reality Shows
? Entre a realidade e a ficção»
17 janeiro 2017
«Literacia e
Media
Digitais: Sabe navegar na Internet de modo seguro, consciente e eficaz?» 14 março 2017
Por indisponibilidade de agenda não foi realizada a última sessão
Escola Secundária
Fernando Namora
(Amadora)
«Compreender a utilizar criticamente a informação televisiva»
3 novembro 2016
«A Educação para os
Media
no trilho da inclusão: Conhecer e compreender a sinalética
na informação televisiva»
12 dezembro 2016
«Vamos desconstruir
Reality Shows
? Entre a realidade e a ficção»
19 janeiro 2017
«Literacia e
Media
Digitais: Sabe navegar na Internet de modo seguro, consciente e eficaz?» 16 março 2017
«Mensagens publicitárias nos conteúdos televisivos»
11 maio 2017
Escola Secundária
São João da Talha
(Loures)
«Compreender a utilizar criticamente a informação televisiva»
11 novembro 2016
«A Educação para os
Media
no trilho da inclusão: Conhecer e compreender a sinalética
na informação televisiva»
15 dezembro 2016
«Vamos desconstruir
Reality Shows
? Entre a realidade e a ficção»
24 janeiro 2017
«Literacia e
Media
Digitais: Sabe navegar na Internet de modo seguro, consciente e eficaz?» 21 março 2017
«Mensagens publicitárias nos conteúdos televisivos»
9 maio 2017
Escola Básica D. Dinis
(Odivelas)
«Compreender a utilizar criticamente a informação televisiva»
4 novembro 2016
«A Educação para os
Media
no trilho da inclusão: Conhecer e compreender a sinalética
na informação televisiva»
2 dezembro 2016
«Vamos desconstruir
Reality Shows
? Entre a realidade e a ficção»
26 janeiro 2017
«Literacia e
Media
Digitais: Sabe navegar na Internet de modo seguro, consciente e eficaz?» 30 março 2017
Dinamização dos conhecimentos adquiridos nas sessões anteriores (com base nas fake
news)
11 maio 2017
Escola Básica
e Secundária Rodrigues
de Freitas (Porto)
«Compreender a utilizar criticamente a informação televisiva»
15 dezembro 2016
«A Educação para os
Media
no trilho da inclusão: Conhecer e compreender a sinalética
na informação televisiva»
12 janeiro 2017
«Vamos desconstruir
Reality Shows
? Entre a realidade e a ficção»
15 fevereiro 2017
«Literacia e
Media
Digitais: Sabe navegar na Internet de modo seguro, consciente e eficaz?» 15 março 2017
Aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nas sessões anteriores (tendo como mote
o exemplo do jogo “Baleia Azul”)
9 maio 2017
ATIVIDADES INTEGRADAS
NA EDIÇÃO
SETE DIAS COM OS
MEDIA 2016
À semelhança do que vem acontecendo desde 2013,
também em 2016 a ERC voltou a participar na iniciativa S
ete
Dias com os Media
onde foram realizadas três atividades.
A primeira iniciativa realizada pela ERC durante essa
semana foi a sessão acima referida, realizada a 4 de maio
na Hemeroteca Municipal de Lisboa. Também nesse dia
foi realizada uma sessão sobre a atividade
Mensagens
publicitárias nos conteúdos televisivos
, dirigida a alunos
do ensino secundário da Escola Básica e Secundária Gil
Vicente, em Lisboa. Essa mesma atividade foi novamente
a base da ação de sensibilização realizada para o público
de alunos do secundário, no dia 9 de maio, na Escola
Secundária Pedro Nunes, também em Lisboa.
No dia 5 de maio, foi realizada uma ação na Escola
Secundária Luís de Freitas Branco (em Paço de Arcos),
que permitiu sensibilizar alunos do 3.º ciclo para a
atividade intitulada
Compreender e utilizar criticamente
a informação televisiva
. Foram realizadas duas sessões
distintas, a primeira com uma turma do 7.º ano, seguida
de uma sessão com alunos de uma turma do 8.º ano.
É ainda de notar que na semana seguinte à edição
Sete Dias com os Media 2016
, no dia 12 de maio,
a ERC deslocou uma técnica à Universidade do Algarve,
onde realizou uma sessão aberta dedicada ao tema
O Rigor Informativo – os princípios e os limites legais aos
conteúdos jornalísticos.
Com essa atividade destinada
aos alunos do curso de Ciências da Comunicação
(embora aberta ao público em geral), a ERC procurou
elucidar acerca dos deveres dos operadores televisivos
e dos direitos dos telespetadores, tendo como finalidade
uma informação mais isenta e rigorosa.