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ERC – Relatório de Regulação 2016 · Volume I

266

pelos

programas de música

. Nos dois períodos horários

da noite (20h-22h59 e 23h-05h59) estes assumem

a posição de destaque em termos de volume horário,

trocando posição com a

música de continuidade

.

A

função entreter

é a mais expressiva no total de horas

de programação emitidas pela

Antena3

, em 2016,

com mais de nove em cada dez horas de emissão.

Esta

função

está concentrada nos géneros

música de

continuidade

e

programa de música

que, somados,

representam 88,5 % do tempo total da

função

.

Informar

é a segunda função mais saliente na

Antena3

,

com 762 horas de emissão, aproximando‑se de

um décimo da programação total.

Artes e media

e

programa de música

são os géneros predominantes

nesta

função

.

A função

formar

tem uma presença residual nas grelhas

da

Antena3

, com 25 horas contabilizadas em 2016,

correspondentes aos programas “A Hora do Sexo”

e “Em Nome do Ouvinte”.

E.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Os três serviços de programas da concessionária do

serviço público de rádio acompanham as inovações

tecnológicas e encontram‑se disponíveis a partir do

portal da Rádio e Televisão de Portugal, nos respetivos

sítios na Internet e também nas redes sociais.

Em cumprimento da alínea g) da cláusula 4.ª do

CCSPRT, a

Antena1

encontra‑se

online

através do sítio

http://www.rtp.pt/antena1/,

com emissão

online

em

direto, programação

on demand

atualizada à última

edição de cada programa e

podcasts

. Destaca na

sua página conteúdos de informação, em constante

atualização. A

Antena1

mantém também presença

nas redes sociais Twitter e Facebook.

Na

Antena2

o caso é muito similar, encontrando‑se

online

através do sítio

http://www.rtp.pt/antena2/,

que disponibiliza a emissão em direto, informação

sobre as grelhas de programação, o concurso

para jovens músicos, a par dos

podcasts

de vários

programas do operador. Através do RTP Play, acede‑se

a programação

on demand

, e do canal Ópera, a uma

web

rádio. Em “Fora de Portas”, a

Antena2

publica

a agenda cultural, com predomínio de concertos e

festivais de música (nacionais e internacionais) que

transmite. Em “+Antena2” acede‑se a um arquivo de

vídeos de concertos, argumentos e letras de canções.

Na

homepage

estão as ligações para as redes sociais

Twitter e Facebook.

2)

Contrato de Concessão do Serviço Público de Rádio e Televisão, cláusula 15.ª, n.º 2, alínea a).

A

Antena3

tem presença

online

através do sítio http://

media.rtp.pt/antena3/,

onde disponibiliza emissão em

direto, programação

on demand

,

podcasts

, notícias,

agenda cultural, entre diversos conteúdos. Divide a

sua página em três tipos de experiência: ouvir, ler, ver.

Em cada uma delas disponibiliza diferentes tipos de

conteúdos que incluem

videoclips

, conteúdos sonoros ou

escritos. Está também presente nas redes sociais Twitter,

Instagram e no Facebook

,

assim como disponibiliza um

canal no Youtube e na plataforma Spotify.

3.

RESULTADOS APURADOS

A.

DIVERSIDADE DA PROGRAMAÇÃO DA

ANTENA1

(2016)

«Um serviço de programas nacional de carácter

generalista, com opções diversificadas e uma forte

componente informativa e de entretenimento,

destinado a servir a generalidade da população,

atento às realidades regionais e à divulgação

de música portuguesa, seus intérpretes e

compositores, bem como às manifestações

culturais, desportivas e outras, de grande interesse

do público»

2

.

O Contrato de Concessão do Serviço Público de Rádio e

Televisão (CCSPRT) obriga a concessionária a emitir um

serviço de programas da rádio de âmbito nacional de

carácter generalista, com as características transcritas no

quadro acima. A RTP disponibiliza, para o efeito, a

Antena1

.

a)

Grelha semanal

Um dos traços característicos da programação da

Antena1

é a estabilidade das grelhas de programação

que revela ao longo dos anos. Em 2016, a grelha

semanal deste serviço revela características idênticas

às registadas no ano anterior, sendo evidente a mesma

variação da programação entre os dias de semana e os

de fim de semana. Neste período, denota‑se a presença

mais acentuada de programas em substituição dos

períodos alargados “programas-contentor” que

estruturam a programação ao longo do dia, de segunda

a sexta-feira – genericamente designados pelo operador

de “manhã”, “tarde” e “noite” da

Antena1

. Já as tardes

de sábado e, sobretudo, de domingo são profusamente

preenchidas por conteúdos de desporto, que equivalem,

quase na totalidade, a transmissões de provas nacionais