ERC – Relatório de Regulação 2016 · Volume I
320
5.1.
OPERADORES LOCAIS
No que atende aos apuramentos semestrais dos
operadores locais entre 2008 e 2016, assinala‑se
o seguinte:
Ano
> 25%
< 25%
1.º
semestre
2.º
semestre
1.º
semestre
2.º
semestre
2008
84,3
-
84,9
-
15,7
-
15,1
-
2009
87,4
↑
88,4
↑
12,6
↓
11,6
↓
2010
85,3
↓
83,6
↓
14,7
↑
16,4
↑
2011
85,5
↑
84,8
↑
14,5
↓
15,3
↓
2012
91
↑
84,6
↓
9
↓
15,4
↑
2013
95,6
↑
95,8
↑
4,4
↓
4,2
↓
2014
96,7
↑
94,7
↓
3,3
↓
5,3
↑
2015
98,5
↑
94,9
↑
1,5
↓
5,1
↓
2016
98,9
↑
96,3
↑
1,1
↓
3,7
↓
Fig. 19 –
Percentagemmédia por semestre da quota de 25 % nas 24 horas de
emissão
Ano
> 25%
< 25%
1.º
semestre
2.º
semestre
1.º
semestre
2.º
semestre
2008
85
-
86,2
-
15,2
-
13,8
-
2009
91,3
↑
89,5
↑
8,7
↓
10,5
↓
2010
82
↓
81,9
↓
18
↑
18,2
↑
2011
87
↑
86,5
↑
13
↓
13,5
↓
2012
89
↑
82,6
↓
11
↓
17,4
↑
2013
96,3
↑
97,4
↑
3,7
↓
2,6
↓
2014
96,3
-
95,1
↓
3,7
=
4,9
↑
2015
98,6
↑
92
↓
2,7
↓
3,2
↓
2016
98,5
↓
94,2
↑
1,5
↓
5,8
↑
Fig. 20 –
Percentagemmédia por semestre da quota de 25 % entre as 7h e as
20 horas
No que se refere à média semestral de operadores
locais que asseguram o cumprimento da quota de
25 % de música portuguesa, nas 24 horas de emissão,
esta situa‑se no primeiro semestre de 2016, em
98,9 %, a mais alta dos anos observados. Não obstante
o decréscimo de 2,6 %, no segundo semestre, com
96,3 %, ainda assim apresentou uma subida de 1,4 %,
face ao mesmo período de 2015 (Fig. 19).
Na análise das médias semestrais de difusões musicais
no período das 7h às 20h, verifica‑se que a percentagem
de cumprimento no primeiro semestre assenta nos
98,5 %, com o ligeiro decréscimo de 0,5 %, face a
2015. No que se refere ao segundo semestre do ano,
regista‑se, da mesma forma, uma subida de 2,2 % face
à média apurada no ano anterior, situando‑se nos 94,2 %.
Os serviços de programas
RFM
e
Rádio Comercial
registaram, ao longo de todos os meses do ano, valores
bastante elevados de música recente, assinalando‑se,
em dezembro, quotas de 70,7 % e 61,8 % para as
mencionadas estações.
Já a
Rádio Renascença
, que apresenta percentagens
elevadas de música portuguesa, registou na música
recente valores bastante inferiores aos previstos,
atentas as condicionantes da sua programação musical
e público‑alvo específicos, o projeto editorial e a
produção nacional insuficiente. Note‑se que as elevadas
percentagens contabilizadas para a quota de música
portuguesa interferem nos valores contabilizados nas
subquotas.
Os serviços de programas
RFM
e
Rádio Comercial,
direcionados a um público mais jovem e beneficiando
de maior oferta musical, apresentaram quotas elevadas
de música recente.
5.
ANÁLISE EVOLUTIVA
2008 – 2016
A utilização do Portal, em 2016, manteve os mesmos
operadores no sistema de apuramento automático de
rácios de música portuguesa face ao ano anterior:
Fig. 18 –
Quadro comparativo das rádios ativas no portal de música
portuguesa 2007-2016
Ativos: Serviços de programas que se encontram inscritos no portal
QUADROCOMPARATIVODASRÁDIOSATIVAS
NOPORTALDEMÚSICAPORTUGUESA 2007-2016
250
200
150
100
50
0
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
RÁDIOS ATIVAS
96
147 152
166
182 186 190
208 209 209