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ERC – Relatório de Regulação 2016 · Volume I

256

Glossário

Âmbito geográfico das

amostras

Nacional – sondagens realizadas em todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas;

Continente – sondagens realizadas em Portugal continental;

Regional – sondagens realizadas nas Regiões Autónomas (Madeira ou Açores);

Local – sondagens de âmbito concelhio;

Lisboa e Porto – sondagens realizadas nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto;

Lista – sondagens realizadas junto de grupos específicos da população.

Depósito de sondagem Sondagem enviada à ERC pela empresa credenciada, antes da sua divulgação, ao abrigo da Lei n.º 10/2000.

Divulgações identificadas Peça noticiosa que consubstancia a divulgação de determinada sondagem previamente depositada na ERC.

Métodos de recolha de

informação

Telefónico – método de recolha por telefone ou telemóvel;

Painel Telefónico – método em que a recolha de informação é feita por telefone ou telemóvel junto de um subuniverso

da amostra, previamente selecionado e de inquirição regular;

Boca da Urna – método de recolha realizado em dia de ato eleitoral, com replicação do voto em urna selada;

Pessoal – sondagens realizadas por entrevista direta e pessoal;

Urna – método de recolha de informação semelhante à Boca da Urna, mas sem ser em dia de ato eleitoral;

Postal – estudos com entrega e receção dos questionários por via postal;

E-mail – estudos com seleção e consulta aos inquiridos através de listagens de correio eletrónico;

Internet – estudos realizados

online

através do acesso a um portal localizado na Internet.

Métodos de seleção das

amostras

Aleatório – método de seleção em que cada membro do universo (ou subuniverso) tem igual probabilidade de ser

escolhido para participar na sondagem. Pode ser concretizado de diversas formas, não estando no âmbito deste relatório

o seu detalhe;

Quotas – método de seleção que define aprioristicamente o número de indivíduos a inquirir num conjunto definido

de variáveis estratificadas.

Sondagem divulgada Sondagem que, tendo sido depositada na ERC ao abrigo da Lei n.º 10/2000, é objeto de divulgação pública.

Tipo de suporte

Imprensa – órgãos de imprensa, jornais diários, semanários e revistas, generalistas ou temáticos, de âmbito nacional

ou regional/local;

Rádio – órgãos de radiodifusão, nacionais ou locais;

Televisão – serviços de programas, generalistas ou temáticos;

Internet – portais da Internet dos órgãos tradicionais de imprensa, rádio e televisão, órgãos exclusivos com divulgação

pela Internet.

ANEXOS

Ranking

de

depósitos

por ano e

empresa

Acumulado

das 5

empresas

commais

depósitos

%em

relação

ao total

de

depósitos

Depósitos

das

restantes

empresas

N.º de

empresas

com

sondagens

depositadas

2016 Eurosondagem 19 Aximage 12

IPOM 6

UCP 5

Intercampus 2

43

91,5%

4

9

2015 Eurosondagem 22

UCP 18

Intercampus 16 Aximage 15

GTriplo 3

74

90,2%

8

11

2014 Eurosondagem 26 Aximage 17

Pitagórica 6

UCP 5

Intercampus 1

7

55

94,8%

3

8

2013 Eurosondagem 82 IPOM 22

Aximage 15 Pitagórica 15

UCP 11

145

81,0%

34

14

2012 Eurosondagem 24 Aximage 14

Marktest 8

UCP 4

Pitagórica 4

54

84,4%

10

12

2011 Eurosondagem 35 Intercampus 17 Aximage 14 Marktest 10

UCP 10

86

95,6%

4

9

2010 Eurosondagem 18 Aximage 14

Marktest 11 Intercampus 7

UCP 3

53

89,8%

6

9

2009 Intercampus 49 Eurosondage 48 Aximage 23

IPOM 20

Marktest 19

159

81,1%

37

13

2008 Intercampus 24 Eurosondage 22 Aximage 21 Marktest 12

UCP 5

8

84

79,2%

18

12

2007 Eurosondagem 35 Aximage 27

Marktest 14 Intercampus 11 UCP 11

98

79,0%

26

16

2006

Marktest 25

Aximage 23 Eurosondage 22 Intercampus 6

UCP 6

82

82,8%

17

14

Fig. A1 –

Número de sondagens depositadas pelas cinco empresas commais depósitos (2006 a 2016)

Depósitos N=99 (2006); N=124 (2007); N=102 (2008); N=196 (2009); N=59 (2010); N=90 (2011); N=64 (2012); N=179 (2013); N=58 (2014); N=82 (2015); N=47 (2016).

7)

Domp, Ipsos e Metris também fizeram um depósito em 2014, tendo sido o destaque dado à Intercampus no

top

das cinco empresas commaior número de sondagens

publicadas, determinado pelo volume do seu histórico.

8)

Domp e Gtriplo também fizeram cinco depósitos em 2008. O destaque dado à UCP no

top

das cinco foi determinado pelo volume do seu histórico.