ERC – Relatório de Regulação 2016 · Volume I
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Glossário
Âmbito geográfico das
amostras
Nacional – sondagens realizadas em todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas;
Continente – sondagens realizadas em Portugal continental;
Regional – sondagens realizadas nas Regiões Autónomas (Madeira ou Açores);
Local – sondagens de âmbito concelhio;
Lisboa e Porto – sondagens realizadas nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto;
Lista – sondagens realizadas junto de grupos específicos da população.
Depósito de sondagem Sondagem enviada à ERC pela empresa credenciada, antes da sua divulgação, ao abrigo da Lei n.º 10/2000.
Divulgações identificadas Peça noticiosa que consubstancia a divulgação de determinada sondagem previamente depositada na ERC.
Métodos de recolha de
informação
Telefónico – método de recolha por telefone ou telemóvel;
Painel Telefónico – método em que a recolha de informação é feita por telefone ou telemóvel junto de um subuniverso
da amostra, previamente selecionado e de inquirição regular;
Boca da Urna – método de recolha realizado em dia de ato eleitoral, com replicação do voto em urna selada;
Pessoal – sondagens realizadas por entrevista direta e pessoal;
Urna – método de recolha de informação semelhante à Boca da Urna, mas sem ser em dia de ato eleitoral;
Postal – estudos com entrega e receção dos questionários por via postal;
E-mail – estudos com seleção e consulta aos inquiridos através de listagens de correio eletrónico;
Internet – estudos realizados
online
através do acesso a um portal localizado na Internet.
Métodos de seleção das
amostras
Aleatório – método de seleção em que cada membro do universo (ou subuniverso) tem igual probabilidade de ser
escolhido para participar na sondagem. Pode ser concretizado de diversas formas, não estando no âmbito deste relatório
o seu detalhe;
Quotas – método de seleção que define aprioristicamente o número de indivíduos a inquirir num conjunto definido
de variáveis estratificadas.
Sondagem divulgada Sondagem que, tendo sido depositada na ERC ao abrigo da Lei n.º 10/2000, é objeto de divulgação pública.
Tipo de suporte
Imprensa – órgãos de imprensa, jornais diários, semanários e revistas, generalistas ou temáticos, de âmbito nacional
ou regional/local;
Rádio – órgãos de radiodifusão, nacionais ou locais;
Televisão – serviços de programas, generalistas ou temáticos;
Internet – portais da Internet dos órgãos tradicionais de imprensa, rádio e televisão, órgãos exclusivos com divulgação
pela Internet.
ANEXOS
Ranking
de
depósitos
por ano e
empresa
1º
2º
3º
4º
5º
Acumulado
das 5
empresas
commais
depósitos
%em
relação
ao total
de
depósitos
Depósitos
das
restantes
empresas
N.º de
empresas
com
sondagens
depositadas
2016 Eurosondagem 19 Aximage 12
IPOM 6
UCP 5
Intercampus 2
43
91,5%
4
9
2015 Eurosondagem 22
UCP 18
Intercampus 16 Aximage 15
GTriplo 3
74
90,2%
8
11
2014 Eurosondagem 26 Aximage 17
Pitagórica 6
UCP 5
Intercampus 1
7
55
94,8%
3
8
2013 Eurosondagem 82 IPOM 22
Aximage 15 Pitagórica 15
UCP 11
145
81,0%
34
14
2012 Eurosondagem 24 Aximage 14
Marktest 8
UCP 4
Pitagórica 4
54
84,4%
10
12
2011 Eurosondagem 35 Intercampus 17 Aximage 14 Marktest 10
UCP 10
86
95,6%
4
9
2010 Eurosondagem 18 Aximage 14
Marktest 11 Intercampus 7
UCP 3
53
89,8%
6
9
2009 Intercampus 49 Eurosondage 48 Aximage 23
IPOM 20
Marktest 19
159
81,1%
37
13
2008 Intercampus 24 Eurosondage 22 Aximage 21 Marktest 12
UCP 5
8
84
79,2%
18
12
2007 Eurosondagem 35 Aximage 27
Marktest 14 Intercampus 11 UCP 11
98
79,0%
26
16
2006
Marktest 25
Aximage 23 Eurosondage 22 Intercampus 6
UCP 6
82
82,8%
17
14
Fig. A1 –
Número de sondagens depositadas pelas cinco empresas commais depósitos (2006 a 2016)
Depósitos N=99 (2006); N=124 (2007); N=102 (2008); N=196 (2009); N=59 (2010); N=90 (2011); N=64 (2012); N=179 (2013); N=58 (2014); N=82 (2015); N=47 (2016).
7)
Domp, Ipsos e Metris também fizeram um depósito em 2014, tendo sido o destaque dado à Intercampus no
top
das cinco empresas commaior número de sondagens
publicadas, determinado pelo volume do seu histórico.
8)
Domp e Gtriplo também fizeram cinco depósitos em 2008. O destaque dado à UCP no
top
das cinco foi determinado pelo volume do seu histórico.