219
ANEXOS
INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO – A EVOLUÇÃO DO MERCADO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS
IPC (2016=100)
Meio/Ano
2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016
Televisão
3 232,7 3 428,1 3 607,1 38 40,9 4 089,6 3 880,8 3 458,5 3 983,9 4 648,2 5 154,6
6 087,0
Internet
-
-
-
-
-
-
-
410,8 480,1 545,1
696,2
Imprensa informação geral
378,8 387,4 368,6 426,3 382,6 340,9 319,0 314,5 319,1 341,7
315,8
Imprensa especializada
364,5 369,6 354,2 332,6 348,1 315,7 271,5 252,4 259,5 252,2
225,0
Imprensa regional
92,1 150,1 181,6
51,1
46,8
43,2
32,5
30,3
28,4
27,9
28,2
Outdoor
315,0 315,5 328,7 340,1 316,8 324,7 304,3 300,8 322,3 333,1
354,6
Rádio
210,4 203,8 193,6 214,3 215,5 227,6 231,9 228,9 252,3 248,7
254,0
Cinema
16,5
24,4
25,4
25,0
25,3
30,3
27,3
21,7
21,4
27,5
28,8
Total
4 610,0 4 879,0 5 059,2 5 230,2 5 424,7 5 163,2 4 644,9 5 543,4 6 331,4 6 930,7 7 989,7
Fig. A1 –
Repartição do investimento publicitário por meio (milhões de euros), 2006 – 2016
Fonte: Marktest – Anuários de Media & Publicidade.
Nota: Valores deflacionados tendo como referência o Índice de Preços no Consumidor (IPC) de 2012, mas ajustados a 2016.
INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO – A EVOLUÇÃO DO MERCADO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS