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ERC – Relatório de Regulação 2016 · Volume I

118

como sites de comparação de preços, e hoje, o negócio

digital já representa mais de 72 % dos seus resultados

operacionais.

Há uns anos atrás, o empresário vendeu títulos como

o

Hamburger Abendblatt

e o

Berliner Morgenpost

, por

mais de 1,2 mil milhões de dólares e comprou mais de

15 empresas digitais nos últimos dez anos. Para além de

negócios fora do setor de

media

, atualmente é o dono do

Business Insider

e do

eMarketer

, um

publisher

de dados

de mercado digital. No ano passado aliou‑se à Samsung

para criar a Upday, um serviço de notícias móvel que

combina algoritmos com editores humanos para fornecer

notícias personalizadas aos utilizadores.

Neste enquadramento, e não obstante os casos de

sucesso que possam existir, a remuneração da produção

de conteúdos tende a diminuir, face ao aumento da

oferta legal mas também estimulada por fenómenos

de distribuição de conteúdos por parte de plataformas

tecnológicas existentes, cuja legalidade é discutível,

à luz da existência de direitos de autor.

É por demais evidente a distribuição indiscriminada de

conteúdos, em várias plataformas, sem que o seu autor

seja remunerado. Essa distribuição alimenta o sucesso

das plataformas tecnológicas e atrai para elas mais

conteúdos e mais publicidade. Não só os conteúdos são

distribuídos gratuita e sucessivamente, sem remunerar

o autor, como as plataformas canibalizam o proprietário

legitimo dos conteúdos ao atrair receitas de publicidade.

A utilização crescente da Internet estimula também a

dispersão da publicidade e a redução do seu preço, o que

afeta diretamente uma das principais fontes de receita dos

órgãos de comunicação social regulados. Esta dispersão

reflete, por um lado, a escala da Internet e o crescente

investimento publicitário nas diversas plataformas

disponíveis

online

e, por outro lado, a cada vez maior

discricionariedade, do lado do utilizador, na escolha

do consumo de conteúdos, que tendencialmente exclui

os conteúdos publicitários.

O fenómeno digital também cria espaço para a entrada

de novos intervenientes no setor, quer a nível de

produção de conteúdos, quer a nível de distribuição,

como as ofertas

over-the-top

, que contribuem para

o aumento da concorrência e consequentemente

afetam tanto a quantidade como o preço de venda das

empresas tradicionais.

Por outro lado, o STVS tem uma importância

fundamental nas estruturas de receitas das empresas

de

media

. Por um lado, o número de subscritores

continua a crescer e, a par disso, face à diminuição

das receitas de publicidade, as subscrições podem ser

fontes de proveitos alternativos.

Apesar de as empresas de distribuição de STVS serem

apenas quatro, a elevada intensidade capitalística do

segmento e a pequena dimensão do mercado português

sugerem que os intervenientes possam estar a operar

em situação bastante concorrencial. Os dados de quotas

Fig. 24 -

Importância da Internet, especialmente nos jovens, antecipa as tendências futuras do setor.

Fonte:

As Novas Dinâmicas do Consumo Audiovisual em Portugal

– ERC 2016.

%

UTILIZADORES REGULARES DE INTERNET,

POR IDADE (%): É UM UTILIZADOR DE INTERNET

(PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA?)

55A64

ANOS

65OUMAIS

ANOS

36,6 36,1

63,9

11,5

88,5

120

100

80

60

40

20

0

15A24

ANOS

25A34

ANOS

35A44

ANOS

45A54

ANOS

96,3

3,7

63,4

93,1

6,9

81,4

18,6

SIM NÃO

ATIVIDADES REALIZADAS NA INTERNET:

PARA QUE ATIVIDADES USA A INTERNET?

Outros

Televisão

Rádio

Redes sociais

Jogos

Blogs

Telefonar

Informação profissional

Jornais e revistas

Video profissional

Video amador

Informação lúdica

Msg

Redes sociais

E-mails

18 %

21 %

23 %

25 %

28 %

30 %

50 %

53 %

54 %

58 %

59 %

63 %

68 %

80 %

87 %