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presentes, registam percentagens residuais:
cultural/
conhecimento
,
informativo
e
entretenimento
. Os
conteúdos desportivos estiveram ausentes deste
período horário, em 2016. Na madrugada, verifica‑se
a presença somente de mais uma categoria de
conteúdos, a de
entretenimento
.
Em contraste, os horários em que a categoria de
música
é menos expressiva são a segunda parte da
manhã (
10h-11h59
) e a o fim da tarde (
17h-19h59
),
em ambos os casos aproxima‑se dos dois terços.
Na primeira parte da
manhã
(
06-09h59
) a música
ultrapassa ligeiramente os dois terços do total de
horas de emissão nesse período horário. A categoria
de
entretenimento
é a segunda mais presente nestes
três períodos horários: cerca de um quarto na
manhã
1
, ligeiramente inferior na
tarde 2
e aproximando‑se
de um quinto na
manhã 2.
Considerando as categorias de
género
por período
horário (Cf. Anexo III – Figuras), é possível observar
o predomínio da
música de continuidade
, em
quatro dos seis períodos horários, em termos de
duração, sobretudo no período entre as 12h e as
16h59, em que supera dois terços do volume horário
total. Estes são os mesmos períodos compostos
principalmente por programas-contentor em que têm
lugar variadas rubricas, unificadas pela emissão de
conteúdos musicais, com a presença de um mesmo
animador/locutor.
A partir das 20h e durante toda a
noite e madrugada
,
até às 06h, são os
programas de música
, temáticos
e normalmente assinados por uma personalidade
(chamados programas de autor), que se sobrepõem
aos restantes
géneros
, representando no período
noite/madrugada, entre as 23h e as 05h59, quatro
quintos do volume horário.
Assumindo‑se que os conteúdos de música são
dominantes em todas as fases do dia, resta perceber
que outros surgem em cada período.
Observando a diversidade de géneros ao longo do
dia, constata‑se que nas
manhãs (06h-09h59)
existe
presença de 13 dos 18
géneros
emitidos pela
Antena3
,
em 2016, o que torna este o período mais diverso
do dia. Ainda assim, a
música de continuidade
e os
programas de música
de fim de semana (“Caixa de
Ritmos”, “Muitos Mundos” ou “Playlist”) somados
representam mais de dois terços (67,0 %) da
programação do período. O
talk show
subiu o seu peso
relativo, passando em 2016 a figurar no segundo lugar,
com 239h20m38s, devido à repetição, neste horário,
do programa “Prova Oral”, de Fernando Alvim.
No segundo período da manhã (
10h-11h59
), um
pouco menos diverso, com 11
géneros
, os programas
de
entretenimento sem género definido
seguem‑se
aos habituais
programas de música
e
música
de continuidade
, sobretudo devido à emissão de
chamadas telefónicas no âmbito do programa “Donas
da Casa”. Neste período, cresce a importância relativa
dos
programas de música,
cuja soma com
música de
continuidade
resulta em 63,9 % das horas de emissão
desta faixa horária.
Entre as 13h e as 14h59, contabilizou‑se a presença
de 12 géneros distintos. No entanto, a soma da
música de continuidade
e dos
programas de música
resulta numa forte presença em antena, acima de
oito em cada dez horas (81,9 %).
Artes e media
é,
também aqui, o terceiro género mais representado,
com a emissão de “Domínio Público” nesse horário,
ao fim de semana, entre setembro e dezembro, e do
programa “Por Estes Dias”. O género
educativo
apenas
se apresenta neste período horário, mostrando‑se,
mesmo assim, residual.
Ao longo da tarde, entre as 17h e as 19h59, torna a
aumentar o peso relativo dos
programas de música
,
com concomitante perda de importância da
música
de continuidade
. Os
talk shows
também reforçam
a presença em antena neste horário, período do dia
em que têm maior presença total, devido à emissão
de “Prova Oral”.
No intervalo horário
noite (20h-22h59)
, que oferece dez
géneros
de conteúdos, inverte‑se a hierarquia dos dois
géneros
mais representados. Os
programas de música
incluem “MQ3”, “Portugália” e “Rui Vargas – Música
com Pés e Cabeça”.
Na
noite/madrugada (23h-05h59)
, o período menos
diverso, estão presentes apenas cinco
géneros
,
com a programação quase integralmente concentrada
nas duas categorias dominantes referidas, que,
em conjunto, alcançam 97,8 % do intervalo,
registando‑se clara prevalência dos
programas
de música
, a rondarem quatro quintos do volume
horário nesta faixa.
d)
Diversidade de géneros radiofónicos por
período semanal
A
Antena3
apresenta uma grelha de programação mais
diversificada nos
dias de semana
do que nos
fins de
semana
, em termos de
géneros
. Nos dias de semana,
apresenta conteúdos pertencentes a 16 dos 18
géneros
emitidos ao longo do ano. Aos fins de semana são nove
as categorias de programas que preenchem a antena.
Nos dias de semana, a música de continuidade é o
género
que representa quase metade do tempo total
de programação, o que corresponde a 2 833 horas
PLURALISMO E DIVERSIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO DE RADIODIFUSÃO SONORA
ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO PÚBLICA –
ANTENA1
,
ANTENA2
E
ANTENA3
(2016)