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e rubricas inseridos nos programas de longa duração

(

cf.

Anexo III – Figuras). Estes espaços de programação

ocorrem entre as 7h e as 21h40 aos dias de semana,

com os noticiários a manterem uma cadência horária

entre as 7h e as 10h e entre as 16h e as 19h (um hiato

entre as 10h e as 16h). Ao fim de semana a expressão

dos pequenos formatos é substancialmente inferior.

No que toca aos formatos de curta duração, após a

drástica quebra de diversidade registada entre 2014 e

2015 – 49 programas de pequeno formato que foram

reduzidos a 24 no ano seguinte –, em 2016 identificou‑se

um total de 22 espaços de pequeno formato.

b)

Diversidade de géneros radiofónicos

A programação da

Antena3

abrange as seis principais

categorias de

géneros

de programas previstas

nesta análise –

informativo, desportivo

,

música

,

entretenimento

e

cultural

/

conhecimento

–, ficando

de fora os programas institucionais ou religiosos.

Fig. 12 –

Duração dos macrogéneros na programação da

Antena3

(2016)

N= 8 260h02m35s (n.º total de horas de emissão na

Antena3

)

DURAÇÃO DOS MACROGÉNEROS

NA PROGRAMAÇÃO DA

ANTENA3

ENTRETENIMENTO

DESPORTIVO

CULTURA/

CONHECIMENTO

INFORMATIVO

MÚSICA

6 852:36:41 (83,0%)

804:47:48 (9,7%)

371:11:22 (4,5%)

190:27:41 (2,3%)

40:59:03 (0,5%)

Em 2016,

música

manteve‑se como a categoria de

programas mais emitida pela

Antena3

, que representa

mais de oito em cada dez horas de emissão.

A segunda categoria de conteúdos mais relevante

na programação é

entretenimento

, que, a grande

distância, representa perto de uma em cada dez

horas de emissão. Os conteúdos do género

cultural/

conhecimento

são os terceiros mais persistentes

nas grelhas da

Antena3

, apesar de a sua importância

relativa ter decrescido face ao ano anterior (decréscimo

de 2,8 pontos percentuais, relativamente a 2015). Os

programas de informação, por serem de pequeno

formato, representaram menos de 200 horas anuais,

correspondentes a uma duração média diária de

31h13m00s. Os

desportivos

continuam, como em 2015,

a ser os menos representados.

Género

Duração

hh:mm:ss %

Noticiário

99:18:00

1,2

Debate/entrevista

14:31:11

0,2

Boletimmeteorológico

9:12:00

0,1

Informação de trânsito

67:26:30

0,8

Comentário desportivo

40:59:03

0,5

Programa de música

3 331:29:41

40,3

Música de continuidade

3 465:47:55

42,0

Espetáculo

55:19:05

0,7

Concurso/jogo

0:58:10

0,01

Jogo interativo

0:30:00

0,01

Humor

132:48:43

1,6

Infotainment

6:40:27

0,1

Talk show

550:50:15

6,7

Outro (entretenimento)

113:00:13

1,4

Artes e

media

337:37:01

4,1

Ciências e humanidades

24:44:52

0,3

Comemorações e efemérides

1:00:00

0,01

Educativo

7:49:29

0,1

Total

8 260:02:35

100,00

Fig. 13 –

Duração de géneros radiofónicos na programação da

Antena3

(2016)

Na análise da programação à luz dos 31 géneros

resultantes da desagregação das seis grandes

categorias, foram identificados 18

géneros

no

conjunto da programação

da Antena3

, em 2016.

Destes, o que apresenta maior duração total é a

música de continuidade

, que ocupa mais de quatro

em cada dez horas de emissão total do ano, com

uma duração média diária de 09h28m10s. Segue‑se

programa de música

, que soma, em média, 09h06m09s

diários. Os dois géneros encontram‑se separados

por 1,6 pontos percentuais. Em conjunto, as duas

categorias ultrapassam quatro quintos (82,3 %)

do volume horário de programação anual da

Antena3

.

Música de continuidade

deve o seu destaque nas

grelhas aos programas de longa duração que

predominam em certos períodos horários. Surge

como elemento relevante dos programas-contentor,

tal como os momentos de locução, entre as rubricas

que neles são apresentadas. Em 2016, foram emitidas

4 3703 faixas de música nestas condições, ou seja,

sem contabilizar a música emitida em programas de

autor. Aliás, a música assume maior importância como

conteúdo de rádio num serviço de programas cujo

público‑alvo são as camadas mais jovens da população,

conforme se encontra definido no CCSPRT.

PLURALISMO E DIVERSIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO DE RADIODIFUSÃO SONORA

ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO PÚBLICA –

ANTENA1

,

ANTENA2

E

ANTENA3

(2016)