Página 34 - ERC2016_AsNovasDinamicasConsumoAudioVisuais

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faixa 15-24 anos, que demonstra umgosto eclético, assim
como
skills
e interesse emcoordenar o visionamento dos
programas televisivos da sua preferência com os seus
quotidianos. Em termos de frequência, observa-se que, à
exceção dos conteúdos de fluxo (“informação”, “desporto”)
os restantes produtos audiovisuais são gravados, com
maior incidência, “várias vezes por semana”.
Os conteúdos de
stock
são osmais procurados na
box
para
serem visionados em horário diferente ao da emissão.
“Séries”, “filmes” e “telenovelas” são os segmentos progra-
máticos eleitos para seremvistos “várias vezes por semana”
neste sistema, periodicidade tambémaplicada aos restan-
tes conteúdos (“informação”, “desporto”, “documentários”,
“entretenimento”, “desenhos animados” e “música”). Este
padrão de consumo é transversal em termos etários, ob-
servando-se o visionamentode “séries” e “filmes” emprimeiro
lugar, comuma percentagemde adesão acima dos50 %na
faixa etária15-24anos, diminuindo, ligeiramente, àmedida
que a idade avança, chegando perto dos 30 % junto dos
maiores de 65 anos. Esta última faixa etária, juntamente
com a dos 55-64, inclui as “telenovelas” na lista dos con-
teúdos que escolhe para visionar na
box
.
Dos 330 inquiridos que gravamantecipadamente programas,
49,7 % visiona-os num prazo de três dias, enquanto 17,6 %
acede a essesmesmos conteúdos num intervalo de tempo
sem padrão. 15,8 % acede até 7 dias após a emissão e
10,6 % assiste no próprio dia (VOSDAL –
view on the same
day as life
). Das quatro razões apresentadas para o consumo
de conteúdos fora do horário de emissão, 66,1 % dos inqui-
ridos consideraram “muito importante” a possibilidade de
“ver em horários mais adequados às minhas rotinas” e
30,6 % consideraram “importante” “poder ver programas
que são transmitidos emdiferentes canais emsimultâneo”.
No entanto, é interessante perceber que esta última justi-
ficação é, simultaneamente, considerada “pouco importante”
por 40,9 % dos inquiridos. Como “nada importante” encon-
tram-se, commaior expressão percentual, “poder ver vários
episódios do mesmo programa de seguida” (41,2 %) e
“evitar ver publicidade” (36,7 %). Estes dois resultados
permitem inferir que a prática de
binge-watching
poderá
AS
NOVAS DINÂMICAS
DO
CONSUMO AUDIOVISUAL
EM PORTUGAL
PARTE
II
P27.1
Com que frequência vê posteriormente à sua emissão sem os ter gravado, isto é, são conteúdos que visiona noutro horário
diferente da emissão mas que ainda se encontram disponíveis na sua
box
?
FIG. 54
Visualização de conteúdos em horário diferente da emissão mas ainda disponíveis na
box
– frequência (%)
n=314 (inquiridos que veem conteúdos posteriormente à emissão sem os ter gravado)