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a vários dispositivos pelas várias faixas etárias, com os
indivíduos maiores de 65 anos a utilizarem sobretudo o
aparelho de televisão (100 %), enquanto o computador
portátil/
desktop
e o
tablet
são utilizados com maior ex-
pressão pela faixa etária 25-34 (46,5 % e 25,4 %, respeti-
vamente). Já o
smartphone
é utilizado sobretudo pela
faixa etária 15-24 (42,3 %).
2.3 CONSUMO EM DIRETO
VERSUS
CONSUMO EM DIFERIDO
67,2 % dos inquiridos só assistem a televisão “em direto”.
Dos 33,8 % de indivíduos que tambémassistema conteú-
dos em diferido, esta é uma prática mais comum entre o
AS
NOVAS DINÂMICAS
DO
CONSUMO AUDIOVISUAL
EM PORTUGAL
PARTE
II
FIG. 49
Conteúdos visionados em direto e em diferido, por idade (%)
P24.1
Pensando nos conteúdos que vê no televisor qual a percentagem de tempo que dedicou na última semana a ver conteúdos
que estavam a ser emitidos no momento e o tempo que dedicou a ver conteúdos que já tinham sido emitidos (podem ser
conteúdos gravados por si, conteúdos que estão disponíveis nos últimos sete dias, conteúdos que passaram no próprio dia,
mas que visiona utilizando a possibilidade de andar para trás, etc…)?
– Conteúdos visionados no momento da sua emissão.
P24.2
Pensando nos conteúdos que vê no televisor qual a percentagem de tempo que dedicou na última semana a ver conteúdos
que estavam a ser emitidos no momento e o tempo que dedicou a ver conteúdos que já tinham sido emitidos (podem ser
conteúdos gravados por si, conteúdos que estão disponíveis nos últimos sete dias, conteúdos que passaram no próprio dia,
mas que visiona utilizando a possibilidade de andar para trás, etc…)?
– Conteúdos que já tinham sido emitidos.
15 a 24 anos 25 a 34 anos 35 a 44 anos 45 a 54 anos 55 a 64 anos 65 ou mais anos
n=133
n=159
n=174
n=180
n=145
n=214
Com visionamento em direto (100 %)
53,4
47,2
54,6
68,3
77,2
93,0
Com visionamento também em diferido
46,6
52,8
45,4
31,7
22,8
7,0
n=1005 (inquiridos que veem televisão pelo menos uma vez por semana e indicam a percentagem de tempo despendido a ver conteúdos)
FIG. 50
Consumo através do televisor (%)
P25.
Pensando só nos conteúdos que consome
através do televisor, com que frequência…?
Nunca pratica
as seguintes
ações
Pratica
as seguintes
ações
Ns/Nr
Volta para trás para ver um
programa de início ou um
momento particular
10,6
87,9
1,5
Vê programas disponíveis
na
box
mas que não foram
gravados por si
37,3
61,5
1,5
Grava antecipadamente
programas
49,7
49,4
0,9
n=330 (inquiridos com consumo em diferido)
P25.
Pensando só nos conteúdos que consome através do televisor, com que frequência... ?
FIG. 51
Consumo através do televisor – frequência (%)
n=330 (inquiridos com consumo em diferido)