Publicidade

  • Lei n.º 74/2020, de 19 de novembro de 2020
    Transposição para a ordem jurídica interna a Diretiva (UE) 2018/1808 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de novembro de 2018, alterando a Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, que aprova a Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido, e a Lei n.º 55/2012, de 6 de setembro, relativa ao fomento, desenvolvimento e proteção da arte do cinema e das atividades cinematográficas e audiovisuais
    Retificada pela Declaração de Retificação n.º 2-A/2021, de 18 de janeiro

         Law n.º 74/2020 of 19 November 
         Declaration of Rectification No. 2-A/2021 of 18 January 2021 

  • Diretiva(UE) 2018/1808 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de novembro de 2018
    Altera a Diretiva 2010/13/UE relativa à coordenação de certas disposições legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-Membros respeitantes à oferta de serviços de comunicação social audiovisual (Diretiva Serviços de Comunicação Social Audiovisual), para a adaptar à evolução das realidades do mercado

Nota: ver a versão consolidada da Diretiva "Serviços de Comunicação Social Audiovisual" → Diretiva 2010/13/UE, de 10 de Março.


Código da Publicidade

Decreto-Lei n.º 74/93, de 10 de Março
Decreto-Lei n.º 6/95, de 17 de Janeiro
Decreto-Lei n.º 61/97, de 25 de Março
Lei n.º 31-A/98, de 14 de Julho
Decreto-Lei n.º 275/98, de 9 de Setembro
Decreto-Lei n.º 51/2001, de 15 de Fevereiro
Decreto-Lei n.º 332/2001, de 24 de Dezembro
Decreto-Lei n.º 81/2002, de 4 de Abril
Lei n.º 32/2003, de 22 de Agosto
Decreto-Lei n.º 224/2004, de 4 de Dezembro
Lei n.º 37/2007, de 14 de Agosto
Decreto-Lei n.º 57/2008, de 26 de Março
Lei n.º 30/2019, de 23 de abril

 

 Publicidade Institucional do Estado

Nota: a taxa de exibição corresponde a 4% do preço pago pelo anunciante, revertendo 3,2% para o ICA e 0,8% para a Cinemateca Portuguesa

Nota: ver Diretivas da União Europeia no final da página.


Proteção e Defesa do Consumidor

Notas: a informação sobre Portugal encontra-se nas páginas 48-50; Ver referências à ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

 

 Publicidade a Serviços de Audiotexto

Decreto-Lei n.º 148/2001, de 7 de Maio
Lei n.º 95/2001, de 20 de Agosto
Decreto-Lei n.º 63/2009, de 10 de Março

 

Comissão de Aplicação de Coimas em Matéria Económica e de Publicidade (CACMEP)

  • Orgânica da CACMEP 

Decreto-Lei n.º 143/2007, de 27 de Abril 
Decreto-Lei n.º 208/2006, de 27 de Outubro 

 

Autorregulação na Publicidade
Nota:
 ver Autorregulação e Corregulação


Tomadas de posição da Entidade Reguladora para a Comunicação Social sobre publicidade

 

União Europeia

  • Resolução do Parlamento Europeu, de 13 de Janeiro de 2009
    Sobre a transposição, aplicação e controlo da observância da Diretiva 2005/29/CE relativa às práticas comerciais desleais das empresas face aos consumidores no mercado interno e da Diretiva 2006/114/CE relativa à publicidade enganosa e comparativa

Nota: ver mais informações da Comissão Europeia sobre a Diretiva TSF - agora denominada Diretiva "Serviços de Comunicação Social Audiovisual" - e a publicidade, televendas e patrocínio na respetiva página eletrónica da Comissão Europeia.