Experiência: "Uma escola livre de plágio"
Título da Experiência
Uma escola livre de plágio
Estabelecimento de Ensino
Escola Secundária de Vila Verde, Braga
Referência a um professor responsável
Maria José Ribeiro
Experiência colocada em prática desde janeiro de 2019?
2020/21, 1ª vez e 2021/22, última vez
Descreva brevemente a experiência
Dinamização de sessões sobre pesquisa e tratamento de informação e concurso intitulado “Não ao Plágio!”, como produto final; ajuda na realização de trabalhos escolares, na seleção de fontes, na estruturação interna, na revisão de texto e texto e na referenciação bibliográfica.
Experiências realizadas com alunos com idades entre os 6 e os 18 anos
Dos 15 aos 18 anos
Disciplinas implicadas
Português, Inglês, TIC, Área de Integração
Quais foram os objetivos de aprendizagem?
Dotar os alunos de autonomia na formulação do pensamento crítico e do discurso, contribuindo para a construção de pensamentos e saberes próprios, com base numa informação criteriosa.
Qual foi a origem desta proposta?
Esta proposta de trabalho, desenvolvida pela equipa da BE, foi ao encontro do plano de Melhoria da Biblioteca Escolar traçado para o bienal 2019-21 (Domínio A- Currículo, Literacia e Aprendizagem), no qual está expressa a necessidade de consolidar a articulação com os docentes no apoio ao desenvolvimento do currículo.
Que metodologias foram utilizadas?
1º momento, a equipa da BE foi às salas de aula, num esforço de sensibilização para a questão do plágio e também com o intuito de esclarecer ideias e de mostrar caminhos de construção significativa de conhecimento, conceitos e normas de procedimento na realização de trabalhos. Foi criada uma página web de apoio ao projeto.
2º momento, dinamização de oficinas de escrita, em sala de aula e/ ou biblioteca, como recurso e estratégia que levem o aluno a escrever o seu próprio texto.
3ª momento: visualização/ exploração do episódio "" Big Bang Theory"", em sala de aula;
4ª momento, sessões de cinema: ""Por um punhado de dólares"" (Sergio Leone) e ""Yojimbo"" (Akira Kurosawa), a análise comparativa dos filmes pôs em evidência o plágio [argumento, cenas, enquadramentos, movimentos de câmara], atividade em parceria com Lucky Star (cineclube de Braga);
último momento: o concurso de vídeo, como proposta final.
Colaboração com os professores na definição e implementação de estratégias e metodologias ativas, que permitam abordar conteúdos a partir de atividades de pesquisa seleção de fontes, na estruturação interna, no tratamento da informação, na revisão de texto e na referenciação bibliográfica. Dinamização de ações de curta duração para docentes.
As sessões de curta duração para professores, denominadas ""Ética em informação"" e ""Onde está o Conhecimento? Pesquisa, seleção e avaliação da informação em ambientes digitais"", foram ministradas pela Dra. Manuela Barreto Nunes. A professora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra, contribuiu com o seu testemunho sobre o direito de propriedade intelectual."
Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria?
Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria? 1ª fase: Apresentação da ação foi feita a partir de uma página web (https://biblioteca313.wixsite.com/website/o-projeto), criada para o efeito, com ações de sensibilização para o projeto realizadas em sala de aula;
2ª fase: dinamização de oficinas de escrita, em sala de aula, como recurso e estratégia que levem o aluno a escrever o seu próprio texto;
3ª fase: visualização/ exploração do episódio "" Big Bang Theory"", em sala de aula;
4ª fase: sessões de cinema: ""Por um punhado de dólares"" (Sergio Leone) e ""Yojimbo"" (Akira Kurosawa), a análise comparativa dos filmes pôs em evidência o plágio [argumento, cenas, enquadramentos, movimentos de câmara], atividade em parceria com Lucky Star (cineclube de Braga);
5ª fase: o concurso de vídeo, como proposta final.
Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos? A resposta foi muito positiva, com a participação ativa de todos os alunos dos 10.º (Cursos Cientifico-humanísticos), 1.º, 2.º e 3.º (Cursos Profissionais) e envolvidos dos docentes dos vários grupos disciplinares.
Como é que o uso *da tecnologia* enriqueceu ou melhorou a aprendizagem dos alunos?
A tecnologia facilitou a realização/ produção dos trabalhos. Aprenderam a usar ferramentas do Windows com destreza, como a referenciação bibliográfica, com a norma APA (American Psychological Association)."
A tecnologia facilitou a realização/ produção dos trabalhos. Aprenderam a usar ferramentas do Windows com destreza, como a referenciação bibliográfica, com a norma APA (American Psychological Association).
Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos?
A resposta foi muito positiva, com a participação ativa de todos os alunos dos 10.º (Cursos Cientifico-humanísticos), 1.º, 2.º e 3.º (Cursos Profissionais) e envolvidos dos docentes dos vários grupos disciplinares.
Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados?
Elaboração de questionários (Google forms) de monitorização e através dos trabalhos realizados (https://biblioteca313.wixsite.com/website).
Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência?
As melhorias são visíveis nas apresentações dos trabalhos alunos envolvidos nas ações. Contudo, este trabalho é continuo e carece de uma aplicação persistente, para que os alunos desenvolvam progressivamente as competências necessárias para um uso ético da informação.
Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente?
O impacto desta experiência verificou-se de forma significativa nos trabalhos realizados pelos alunos envolvidos. Os conteúdos escritos, áudio e vídeo produzidos apresentavam os conhecimentos adquiridos, desde os direitos de autor, às normas de citação e referência bibliográfica.
Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência?
As melhorias a incluir seriam: realização de mais oficinas de escrita, tratamento de informação, a partir de pesquisas realizadas no digital. Alargar ao 3º ciclo.
Gostaria de fazer algum comentário adicional?
Esta ação pretende ser uma estratégia recorrente e uma prática continuada, com vista a um aperfeiçoamento efetivo das competências de informação dos alunos.
Vídeo
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