Experiência: "Semana da Cultura Científica"
Título da Experiência
Semana da Cultura Científica
Estabelecimento de Ensino
Agrupamento de Escolas Viseu Norte
Referência a um professor responsável
Carla Vanessa Sequeira e Raquel Proença Sequeira (professoras bibliotecárias); Elisa Rodrigues e Isabel Menezes (membros da equipa das bibliotecas escolares). A coordenação do trabalho foi da responsabilidade das professoras bibliotecárias. A Semana da Cultura Científica é uma atividade proposta, pela Biblioteca Escolar, para o Plano Anual de Atividades do agrupamento. Esta atividade abrange os diferentes ciclos, sendo que o segundo e terceiro ciclos, trabalham ainda a literacia dos media. São ainda envolvidos vários docentes, de diferentes áreas disciplinares, que articulam e colaboram com a Biblioteca Escolar, no desenvolvimento das diferentes atividades. A Biblioteca Escolar seleciona o tema a abordar, tendo em conta as efemérides a assinalar ou os acontecimentos que se encontram a decorrer, jornais e revistas para apresentar aos alunos que irão promover as diferentes iniciativas. Em articulação com as docentes da disciplina de português, os jornais e revistas previamente escolhidos, são apresentados aos alunos pelas professoras bibliotecárias. Seguidamente os alunos, com o apoio das docentes, analisam os textos sobre a temática e selecionam os que pretendem apresentar às restantes turmas. A Biblioteca Escolar ainda ajuda os alunos a elaborar e desenvolver os protocolos experimentais, ajuda-os a preparar as exposições orais, acompanha os alunos aquando das leituras partilhadas em sala de aula, orientando e apoiando também os alunos na execução das diferentes tarefas. Representante que viajará para o evento de reconhecimento caso a experiência seja selecionada: Raquel Alexandra Proença Sequeira
Experiência colocada em prática desde janeiro de 2019?
A interligação entre os Media e a Semana da Cultura Científica foi criada, pela primeira vez, em novembro de 2018. A partir desse ano, durante a semana, para assinalar esta efeméride são selecionados textos informativos retirados de jornais e revistas que são analisados, tendo em conta os temas 1 e 2 do Referencial de Educação para os Media.
Descreva brevemente a experiência
Os alunos, após trabalharem os textos na disciplina português, partilham-nos com outros alunos da escola, levando assim os Media e a Ciência para fora de portas. São ainda promovidos desafios e atividades no âmbito dos Media de forma a promover a Ciência.
Experiências realizadas com alunos com idades entre os 6 e os 18 anos
Entre 10 e 15 anos.
Disciplinas implicadas
Português, Ciências Naturais, Físico-Química e Cidadania e Desenvolvimento.
Quais foram os objetivos de aprendizagem?
1. Aprender a distinguir textos informativos, opinativos e publicitários. 2. Debater com os colegas assuntos da atualidade e expressar a sua opinião sobre os mesmos. 3. Compreender a importância de conhecer o que se passa no mundo. 4. Reconhecer o papel de informação dos Media na sociedade atual. 5. Compreender a importância do conhecimento científico.
Qual foi a origem desta proposta?
A proposta foi projetada a partir do zero. Esta surgiu de uma necessidade de implementação de atividades no âmbito da literacia dos Media, para tornarmos os alunos mais conscientes da sua importância e, uma vez que o conhecimento científico se encontra patente em diversas fontes dos Media, pareceu-nos a junção mais adequada enquanto professoras bibliotecárias.
Que metodologias foram utilizadas?
Leitura dos Media – Esta é realizada em sala de aula sob a orientação das docentes de português e das professoras bibliotecárias. Nesta fase são trabalhados os objetivos definidos para os temas 1 e 2 do Referencial de Educação para os Media. Aqui são ainda selecionados artigos e notícias para as leituras partilhadas, realizadas com as outras turmas da escola e para a realização de exposições temáticas. Gamificação – Desafios realizados na aplicação Kahoot, tendo em conta as diferentes temáticas, conteúdos a abordar e exposições patentes nas Bibliotecas Escolares (2019 – “Os Media com Ciência” e 2020 – “A Biblioteca Desafia-te!”). Todos os alunos da escola podem dar resposta ao Kahoot. Aprendizagem experimental – Estas atividades costumam ser realizadas com os alunos do Pré-escolar e 1.º CEB. Em 2021, pela temática escolhida - “Vulcões”, que teve por base a Erupção do Vulcão de La Palma, pela proximidade com o nosso país e pelo facto de Portugal também ter ilhas vulcânicas no Arquipélago dos Açores, os alunos apresentaram um protocolo experimental de um vulcão, para os alunos do 2.º ciclo (5.ºs anos). O desafio “Aqui há Ciência com experiência!” para além da leitura partilhada em sala de aula, realizada pelos alunos do 9.º ano, para os alunos do 5.º ano, consistiu ainda na apresentação e visualização de uma curadoria de conteúdos, com vídeos, notícias e guias sobre vulcões, selecionados com o apoio das BE e na atividade de ensino experimental através da erupção de dois tipos de vulcões. Além disso, os alunos ainda completaram os puzzles disponibilizados, em suporte de papel, nas bibliotecas escolares. Trabalhos de pares e grupos – Desenvolvidos em sala de aula e na Biblioteca Escolar. Após a definição das atividades a realizar, os alunos são divididos em grupos e ficam responsáveis pela execução das diferentes atividades.
Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria?
Para quem pretende desenvolver atividades que estabeleçam uma ligação entre a Ciência e os Media, esta proposta vai complementar essa interligação. De forma a trabalhar os temas 1 (Comunicar e Informar) e 2 (Compreender o Mundo Atual) do Referencial de Educação para os Media, as turmas selecionadas analisam criticamente textos informativos. Num primeiro momento, em sala de aula, com o apoio da Biblioteca Escolar, que apresenta uma pré-seleção de fontes dos Media (notícias e artigos de jornais e revistas), os alunos analisam as diferentes fontes, desenvolvendo os objetivos de aprendizagem definidos. Para levar a Ciência e os Media para fora de portas, são preparadas as leituras a partilhar com as outras turmas da escola. Nesta fase os alunos selecionam o texto ou textos a apresentar e projetam a forma como os irão apresentá-los às diferentes turmas da escola. Por último, tendo em conta a temática a abordar, nos diferentes anos (2019, 2020 e 2021), foram elaborados os produtos finais a apresentar, que acabaram por se encontrar patentes nas diferentes atividades a realizar, analisar e/ou visualizar pelos alunos, como por exemplo: Exposições temáticas, “Desafios” através de Kahoots, construção de protocolos experimentais, atividades de ensino experimental, curadorias de conteúdos, entre outras. A título de exemplo, este ano (2022), as atividades a desenvolver terão por base notícias sobre as impressões digitais.
Como é que o uso *da tecnologia* enriqueceu ou melhorou a aprendizagem dos alunos?
A tecnologia utilizada permitiu, através da gamificação, motivar e despertar interesse nos alunos. Para além disso, nos anos de pandemia (2020 e 2021) foi utilizada a plataforma Teams para desenvolver algumas atividades com alunos, permitindo o acesso às diferentes atividades.
Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos?
Ao longo dos anos verifica-se um envolvimento muito significativo dos alunos (2019 - 15 turmas, cerca de 300 alunos; 2020 - 4 turmas, cerca de 80 alunos; 2021 - 4 turmas, cerca de 80 alunos.) no decorrer das diferentes atividades. As exposições, curadoria de conteúdos e desafios foram programados para todos os alunos das escolas (45 turmas e cerca de 900 alunos). Consideramos que estes aumentam a sua capacidade crítica em relação aos Media, tornam-se mais conscientes da sua importância e demonstram muito interesse, envolvimento e empenho na realização das diferentes atividades. Os alunos são os protagonistas na execução da maior parte das tarefas, nomeadamente nas atividades de ensino experimental, nas leituras partilhadas em sala de aula, na decoração das bibliotecas escolares, na leitura e análise crítica das notícias e artigos, entre outras.
Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados?
Na seleção e análise dos textos informativos, utilizou-se uma grelha de observação direta. Os alunos foram ainda avaliados no que concerne à oralidade, na disciplina de Português, aquando da apresentação/exposição oral, quer durante as leituras de notícias e artigos noutras salas de aula, quer nas apresentações dos protocolos e nas atividades experimentais.
Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência?
Os objetivos de aprendizagem foram alcançados. Após a aplicação destas atividades por parte dos alunos foi possível denotar uma melhoria na distinção entre textos informativos, opinativos e publicitários. Os alunos ficaram a reconhecer o papel e a importância da informação dos media na sociedade atual. No que diz respeito à apresentação/exposição oral verificou-se que os alunos estiveram mais à vontade e descontraídos durante a realização deste tipo de atividades. Por último, também se verificou que os próprios alunos conseguiram avaliar criticamente os textos que trabalharam, debateram assuntos da atualidade, nunca deixando de expressar as suas opiniões.
Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente?
Os alunos que costumam participar na apresentação das diferentes atividades tornam-se os atores principais, transmitindo, através da leitura das notícias e dos artigos de revistas e das atividades propostas, uma importância acrescida aos temas e ao trabalho realizado. Por sua vez, os alunos, que participam como espetadores, mostram-se muito atentos, curiosos e interessados em saber mais sobre o tema apresentado.
Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência?
Uma vez que todos os anos são feitas atividades diferentes, no âmbito da comemoração da Semana da Cultura Científica, as adaptações são feitas em função do tema selecionado e dos objetivos traçados. São sempre selecionados e produzidos novos recursos, planificadas novas atividades e realizados novos trabalhos.
Vídeo
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