Experiência: "Onlife.com@BEMM"
Título da Experiência
Onlife.com@BEMM \|Media e Informação
Estabelecimento de Ensino
AE Marquês de Marialva, Cantanhede
Referência a um professor responsável
Rui Abreu
Experiência colocada em prática desde janeiro de 2019?
Início em 2021-2022 e continuidade em 2022-2023
Descreva brevemente a experiência
Após sessões sensibilizadoras, implementaram-se percursos didáticos de Literacia dos Media (LM) e Literacia da Informação (LI), na escola e em família, privilegiando-se a criação e produção colaborativa de conteúdos multimodais, reforçados pela campanha “Sempre ALERTA!”, dirigida à comunidade.
Experiências realizadas com alunos com idades entre os 6 e os 18 anos
Alunos dos 4.º, 5.º e 7.º anos: entre 9 a 12 anos
Disciplinas implicadas
4.º ano: Estudo do Meio, Português e Cidadania e Desenvolvimento; 5.º ano: Cidadania e Desenvolvimento, Apoio ao Estudo e DTA (aula com Diretor de Turma) 7.º A: Português, Matemática, Geografia, Tecnologia da Informação e Comunicação e DTA (aula com Diretor de Turma)
Quais foram os objetivos de aprendizagem?
I. Objetivos de aprendizagem
- Desenvolver um olhar crítico perante as mensagens mediáticas e a informação.
- Promover, de forma competente, crítica, responsável e criativa, o uso da informação nas áreas da LI e da LM.
- Fomentar a criação de produtos resultantes da aplicação dos guiões e temas abordados.
II. Competências a desenvolver
- Aceder, com espírito atento e crítico, aos meios de comunicação (TV, rádio, jornais, revistas, Internet...).
- Usar, refletir e compreender textos impressos, digitais e de multimédia.
- Pesquisar, selecionar, organizar, validar e comunicar a informação, respeitando direitos de autor e conexos.
- Criar produtos multimodais, divulgando-os.
- Ler, escrever e comunicar em diferentes formatos .
- Interagir e colaborar em ambientes presenciais e digitais, recorrendo a ferramentas facilitadoras de aprendizagem e inclusão.
- Expressar ideias, sentimentos e opiniões, mobilizando critérios implícitos e explícitos de argumentação e apresentando sugestões de melhoria.
- Comunicar com correção e eficácia, respeitando as regras de convivência inerentes a diversos contextos comunicacionais.
III. Conhecimentos esperados
- Compreender conceitos de cidadão onlife inerentes à LM e LI.
- Conhecer diferentes media e respetivos formatos, estabelecendo semelhanças e diferenças
- Compreender o papel, a utilidade e o impacto dos media na formação da opinião pública.
- Distinguir facto de opinião/(des)informação, informação verdadeira-falsa… e meios de combate
- Responder a desafios de aprendizagem, de forma autónoma ou colaborativamente, em função de interesses e necessidades pessoais e escolares.
- Conhecer e selecionar ferramentas de pesquisa e fontes de informação (impressas ou digitais) adequadas ao tema, contemplando recursos online disponibilizados pelo agrupamento-concelho (Aprendiz de Investigador e Catálogo Concelhio).
- Difundir informação online, em segurança e com civismo, respeitando direitos de autor e conexos.
Qual foi a origem desta proposta?
Onlife.com@BEMM_Media e Informação é um projeto bianual (2021-2022 e 2022-2023), concebido pelas Bibliotecas Escolares Marquês de Marialva (BEMM), no âmbito da candidatura ""Ideias com mérito"", da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
Visa dar resposta às situações-problema diagnosticadas, extraídas do conhecimento empírico dos docentes e dos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (AEMM) que recomendam um maior investimento nas literacias dos media e da informação e de práticas pedagógicas inovadoras e continuadas, com interação de todos os intervenientes educativos:
- alunos: dificuldades em aceder-compreender-selecionar-validar-produzir-divulgar informação e usar crítica e responsavelmente os media;
- professores: necessidade de mobilizar continuadamente a LM e LI no processo de ensino e aprendizagem;
- família: reduzido envolvimento em atividades (extra)curriculares;
- BEMM: reforço de uma articulação mais eficiente com a sala de aula e os projetos do AEMM (rádio, jornal, clubes...) e maior rentabilização dos recursos do “Aprendiz de Investigador” [https://www.aprendizinvestigador.pt/].
Os dados recolhidos do questionário de diagnóstico sobre “Os hábitos de consumo mediático do(s) meu(s) educando(s)”, aplicado a alunos e encarregados de educação (EE), corroboram a ideia de que as metas de LM e LI se encontram ainda aquém do desejado.
A avaliação autorreguladora realizada pelo Observatório da Qualidade das Práticas (OQP) – dispositivo de autoavaliação do agrupamento – que incluiu a avaliação da BEMM, confirma estas fragilidades face às potencialidades internas do AEMM."
Que metodologias foram utilizadas?
Diagnóstico de fragilidades em LM e LI
Elaboração do Projeto
Apresentação e aprovação do projeto em Conselho Pedagógico (CP)
Criação da imagem do projeto
- Logótipo e layouts: campanha “Sempre ALERTA!” e guiões.
Divulgação e sensibilização
- Seleção dos grupos/turmas participantes.
- Reuniões com BE-docentes-EE-parceiros (serviço de psicologia, rádio e jornal escolares e clubes). Formação aos colaboradores
- Dinamização de microformações Aprender e Digitar nas BEMM e PADDE para docentes colaboradores pelos PB.
Preparação e produção de materiais, em trabalho colaborativo
- Elaboração de cronograma e planificação (temáticas, produtos impressos e digitais e impactos esperados).
- Elaboração de guiões didáticos e alertas;
- Definição de processos e instrumentos de recolha de informação.
- Criação de mecanismos de articulação e difusão (e-mail, Teams, mural digital).
Operacionalização partilhada
- Publicitação de “Alertas!” de sensibilização da comunidade para as temáticas em foco.
- Dinamização de sessões de LM e LI pelos PB.
- Exploração orientada de guiões, na sala de aula, por professores das turmas-piloto e proposta de trabalho complementar, a realizar em família, com criação de recursos impressos e digitais.
- Recolha e publicação de evidências no mural digital e nos canais de comunicação do AEMM.
Monitorização e avaliação
a) Intervenientes - Equipa do projeto - Observatório de Qualidade das Práticas (OQP)
b) Instrumentos
- Questionário de avaliação do nível de LM e LI – alunos e EE (no início e no final do projeto)
- Questionário de satisfação
- Listas de verificação
- Grelhas de autoavaliação
- Rubricas de critérios de avaliação de tarefas
- Mural digital
- Relatórios intermédio (término de 2021-22) e final (término de 2022-23) para integrar no OQP
c) Indicadores (ver avaliação)
d) Escala numérica (ver avaliação)"
Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria?
Designação e resumo do projeto
- Onlife.com@BEMM \|Media e Informação é um projeto promovido pela Biblioteca Escolar (BE) em parceria com professores, família e outros, financiado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) - Ideias com Mérito e aprovado em Conselho Pedagógico (CP). Alicerça-se em documentos de referência: Aprender com a Biblioteca Escolar, PASEO e currículo (aprendizagens essenciais e transversais). Pretende contribuir para o desenvolvimento de literacias: Media e Informação (em foco) e Leitura, Escrita, Digital, Familiar... (em potência), mediante um programa pedagógico articulado entre BE-Sala de aula-Família bem como a rentabilização de recursos e parcerias.
Público-alvo – Delimitação da amostra face ao diagnóstico empírico (experiência quotidiana) e factual (documentos do agrupamento, questionários…): 2 turmas dos 4.º, 5.º e 7.º anos.
Sensibilização – Reuniões entre PB-docentes-EE: apresentação do projeto, seleção de temáticas e viabilização de colaborações.
Equipa e funções – PB e equipa; 2 docentes (4.º ano); conselhos de turma (5.º e 7.º anos); parceiros (família, psicóloga, rádio e jornal escolares…). PB-docentes planificam-executam-monitorizam-avaliam. Família-aluno colaboram em atividades. Psicóloga dinamiza sessões sobre o cognitivo-comportamental no digital. Rádio e jornal escolares promovem o projeto e divulgam os produtos.
Objetivos principais – (ver objetivos de aprendizagem)
Planificação – Cronograma. Produção de alertas, guiões pedagógicos e recursos. Parcerias.
Operacionalização – 1. Campanha de sensibilização da comunidade “Sempre ALERTA!”; microformações de docentes em LM e LI. 2. Implementação de programa pedagógico de desenvolvimento de LM e LI, em BE-Sala de Aula-Família. 3. Criação de conteúdos multimodais, extensiva à família.
Meios de difusão – canais de comunicação do AEMM.
Monitorização-Avaliação (ver estratégias e instrumentos de avaliação)"
Como é que o uso *da tecnologia* enriqueceu ou melhorou a aprendizagem dos alunos?
Apesar da dificuldade em estabelecer, com rigor e precisão, uma relação de causa-efeito entre o uso de tecnologias digitais e a melhoria das aprendizagens dos alunos, atendeu-se sempre à seleção dos recursos digitais em função dos seguintes critérios: conteúdos a explorar e respetivo grau de complexidade, atividades/estratégias metodológicas privilegiadas, inovação de práticas, dinâmicas de trabalho dos alunos, nível etário dos alunos, nível de literacia digital de alunos e docentes, aprendizagens a atingir, competências a desenvolver e recursos disponíveis.
Por conseguinte, primou-se pelo uso contextualizado e intencional da tecnologia com impacto positivo na atuação dos alunos, como criadores e produtores de conteúdos multimodais, pois:
- promoveu o envolvimento dos alunos no processo diversificado de ensino e aprendizagem com diferentes graus de complexidade cognitiva e comportamental;
- intensificou os processos dialógicos entre aluno-professor e aluno-aluno;
- facilitou as aprendizagens dos alunos e o desenvolvimento de competências e literacias;
- reforçou a autonomia e o trabalho colaborativo;
- desenvolveu o espírito crítico e criativo;
- assegurou um apoio e acompanhamento mais efetivo da realização das tarefas pelo docente, adequado aos ritmos e necessidades de aprendizagem individuais e passível de aperfeiçoamento contínuo;
- permitiu compreender as estratégias de trabalho dos alunos;
- deu significado às aprendizagens, aproximando-as dos contextos reais de produção e aplicação de conhecimentos úteis para a vida;
- garantiu a distribuição personalizada, imediata e em tempo útil, de feedback, tão importante para a autorregulação e a melhoria de desempenhos futuros;
- ampliou as possibilidades de diversificar os procedimentos de avaliação e os processos de recolha de informação;
- facilitou os mecanismos de auto e heteroavaliação."
Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos?
Os alunos participaram e envolveram-se de forma muito positiva, em resultado das suas necessidades e expectativas. Executaram a maioria dos desafios dos guiões pedagógicos. Criaram/produziram recursos multimédia, em diferentes ambientes e com diferentes colaboradores.
Face aos indicadores de desempenho esperados (15 recursos), foram criados um total de 35 em contexto de sala de aula e 11 “Em Família”. Algumas das atividades não realizadas decorreram da pandemia e da desativação da BEMM e rádio escola, devido a obras de requalificação.
Fatores que concorreram para este nível de satisfação:
a) a operacionalização do projeto privilegiou metodologias ativas que garantiram a centralidade, o envolvimento emocional e intelectual e a motivação dos alunos, mediante um processo de aprendizagem baseado em desafios, descoberta guiada e trabalho colaborativo;
b) as abordagens pedagógicas primaram pela transdisciplinaridade concetual e literácica, pela flexibilidade, respeitando diferenças e ritmos de aprendizagem, o desenvolvimento e mobilização de multiliteracias e a articulação de diversos ambientes comunicacionais: sala de aula-digital-família;
c) a exploração de situações reais com aplicabilidade no quotidiano dos alunos, a manipulação de documentos em vários formatos e o recurso ao uso contextualizado-pedagógico das tecnologias articularam-se com ambientes físicos e digitais de aprendizagens úteis para a vida;
d) a construção de conhecimento e de produtos apoiou-se no coprotagonismo entre PB-alunos/professor-alunos/aluno-aluno/aluno-família, mediada pelos PB e reforçada pelas modalidades de trabalho;
e) a partilha de produtos multimodais são evidências de transformação da informação em conhecimento, mobilização das aprendizagens, reflexão de experiências e ideias, regulação e autorregulação de aprendizagens, desenvolvimento do pensamento crítico-criativo-tecnológico, da colaboração e autonomia, consolidação/aperfeiçoamento de competências dos media e informação."
Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados?
As estratégias e os instrumentos de avaliação consensualmente definidos, calendarizados e implementados regularmente, tinham por objetivo a recolha de dados para aferir o nível de LM e LI dos alunos, antes e após a execução das atividades, incidindo sobre o processo e os produtos. Foram trazidos à colação todos os intervenientes na regulação e autorregulação das aprendizagens.
A monitorização fez-se com base na qualidade dos produtos textuais e multimodais criados pela equipa coordenadora do projeto, pelos alunos na sala de aula e por estes em colaboração com a família. As evidências encontram-se disponíveis num mural virtual.
Primeiramente, recorreu-se à aplicação de um questionário de avaliação das literacias dos media e da informação aos alunos envolvidos no projeto, a fim de se aferir o nível de desenvolvimento das respetivas literacias. De seguida, em sala de aula, assegurou-se a regulação e autorregulação das competências, mediante listas de verificação de aprendizagens, preenchidas pelo docente, antes e depois da operacionalização do percurso pedagógico proposto, e preenchidas por cada aluno, após; rubricas de avaliação criterial de tarefas, fundamentais para a regulação e autorregulação de aprendizagens.
Depois, formalizaram-se dois momentos de avaliação previstos: intermédia, em 2021-22 (pontos de situação em reuniões das equipas educativas e de CP; boletins das BE e outros meios de comunicação e difusão dos AE; Jornadas de Avaliação do AEMM) e final, no terminus de 2022-23 (relatório CP e Jornadas de Avaliação do AEMM) com recurso a questionário.
Indicadores: número de disciplinas/áreas envolvidas, número de recursos produzidos para e da execução, o número de atividades concretizadas, aumento do nível das competências em LM, LI e LD e nível de satisfação.
A escala numérica: 1-Muito Insuficiente a 5-Muito Bom."
Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência?
Face à avaliação intermédia realizada e salvaguardando o facto de o projeto se encontrar em vigência pelo seu 2.º ano consecutivo, é já possível extrair conclusões e avaliações positivas. Em relação à consecução dos objetivos que presidem ao projeto, considera-se que:
a) os alunos, docentes e encarregados de educação das turmas-piloto estão agora mais sensibilizados para a problemática das LM e LI, em resultado da campanha de sensibilização “Sempre ALERTA!”, cujos recursos digitais “Alerta!” foram afixados nas escolas e publicados nos media do AEMM;
b) os alunos preocupam-se agora mais com o uso competente, crítico, responsável, criativo e ético da informação nas áreas da LM e LI, reestruturam pensamentos, analisam e avaliam, mobilizam informação noutros contextos;
c) os alunos reconhecem a importância das temáticas para a sua vida pessoal e escolar, atual e futura, em consequência do programa pedagógico articulado entre BEMM-Sala de Aula-Família, das sessões de formação dinamizadas pela equipa da BEMM: pesquisa, seleção e avaliação da informação; propriedade intelectual; desinformação e notícias falsas; os tipos de media e as suas linguagens; da operacionalização dos guiões com percursos didáticos de abordagem contextualizada da LM e LI, em contexto de sala de aula (envolvimento de várias áreas/disciplinas) e em família (proposta complementar das atividades de sala de aula);
d) os alunos assumiram-se também como criadores e produtores de conteúdos multimodais, em quantidade e qualidade, na sala de aula e com a colaboração da família (v. Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos?), o que revela uma atitude proativa face ao conhecimento e à vontade de o partilhar.
Fatores contributivos: qualidade dos recursos produzidos e disponibilizados; aquisição de equipamento; boa execução do projeto; adesão dos alunos às atividades propostas e concretizadas; recetividade e colaboração dos docentes das turmas-piloto e de alguns encarregados de educação."
Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente?
Inicialmente, o impacto manifestou-se nas reuniões de apresentação do projeto aos alunos das turmas-piloto, ao revelarem uma atenção curiosa face às ações a desenvolver e aos impactos esperados. A campanha de sensibilização “Sempre ALERTA!” aumentou esse impacto, pois alertou consciências para a importância das LI e LD na onlife de todos os cidadãos.
Posteriormente, com os alunos já sensibilizados, o impacto foi reforçado com as sessões de formação em LM e LI, dinamizadas pelos PB, na BE e na sala de aula, e com a operacionalização contextualizada dos guiões didáticos, na sala de aula, pelos professores colaboradores e continuados “Em Família”. As atividades e a criação de produtos multimodais em contextos (in)formais de aprendizagem, centralizadas na ação dos aprendentes, enquanto consumidores e produtores, comprovam que as aprendizagens foram consideradas úteis e culturalmente significativas e que são saberes facilitadores de integração-articulação curricular e do envolvimento da família, logo com impacto agora e ao longo da vida.
Por fim, a integração na equipa de áreas multidisciplinares, com funções de relevância educativa no AEMM, e de projetos (Rádio ONDAMM, responsável pela literacia digital, jornal “Novidades do Marquês"", OQP, SPO), o envolvimento das famílias (reuniões, questionário, cocriação de produtos), além da rentabilização de recursos (Aprendiz de Investigador e Catálogo Concelhio), comprovam o impacto inter-geracional do projeto no seio da comunidade.
Ademais, o impacto é ainda reforçado pela sustentabilidade deste projeto, dado o contínuo interesse manifestado pelos coordenadores, colaboradores e parceiros, bem como pelo acompanhamento da RBE, em reunião datada de 26 de novembro de 2021, que destacou este projeto com a insígnia “Ideias com Mérito”."
Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência?
Encontrando-se o projeto Onlife.com@BEMM \| Media e Informação no seu segundo ano de vigência, os PB delinearam as seguintes estratégias de melhoria, a fim de otimizar a sua consecução e atingir plenamente os objetivos propostos:
- restrição, para um, dos anos de escolaridades das turmas-piloto, de modo a respeitar-se, integralmente, o cronograma de atividades e a possibilitar um acompanhamento mais próximo;
- reforço da articulação curricular BE-Conselhos de Turma, ampliando o número de disciplinas/áreas envolvidas e disponibilizando um plano de ação anual, nas primeiras reuniões intercalares, para preenchimento colaborativo, em função dos aprendizagens essenciais, a implementar em DAC (implementado em 2022-23);
- pesquisa, adaptação e criação antecipada de alguns recursos, evitando a simultaneidade de tarefas inerentes à produção e operacionalização por parte dos dinamizadores;
- dinamização de sessões plenárias, em assembleias de alunos, reduzindo o número de ocupação de tempos letivos (agendado para 2022-23);
- rentabilização de recursos provenientes de comemorações: Dia da Internet Segura, Dia do Livro e dos Direitos de Autor…;
- prosseguir com o Aprender e Digitar nas BEMM - dinamização de microformações pelos PB a docentes (modelo de pesquisa; tratamento da informação; direitos de autor; exploração do repositório do Aprendiz de Investigador; segurança na Internet; software e aplicações para produção de recursos digitais), bem como dar continuidade a Diálogos Com e Entre Pais, em articulação com o SPO, parcialmente inviabilizados pela pandemia;
- sessão pública de apresentação de produtos, com o intuito de publicitar o projeto e angariar colaboradores futuros.
Convém referir também que, no primeiro ano de vigência, o projeto foi-se readaptando às exigências do momento e atendeu às sugestões dos docentes na elaboração dos materiais subsequentes.
Vídeo
https://youtu.be/TXnMTC3mNmY
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