Experiência: Literacia para os Média
Título da Experiência
Literacia para os Média
Estabelecimento de Ensino
Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, Porto
Referência a um professor responsável
Maria Teresa dos Tantos Borges (representante), Paula Cristina Oliveira Cruz, Manuel António Sousa Oliveira e Paulo Manuel Viegas Ferreira
Experiência colocada em prática desde janeiro de 2019?
Setembro de 2019 e continua a acontecer
Descreva brevemente a experiência
Durante 8 semanas e durante 180 minutos (2 blocos semanais), alunos de 4 turmas do 5.º, 6.º, 7,º e 8.º anos são convidados a pensar nos média e nas implicações dos média no dia a dia, de uma forma articulada com as AE das disciplinas de Português, Matemática, EV, C. Naturais, F Q e Geografia.
Experiências realizadas com alunos com idades entre os 6 e os 18 anos
10, 11, 12 e 13 anos
Disciplinas implicadas
Tendo por base o Referencial de Educação para os Média, fomos cruzando com as aprendizagens curriculares de Português, Matemática, Educação Visual, Ciências Naturais, Ciências Físico Químicas e Geografia.
Quais foram os objetivos de aprendizagem?
• Saber que há informação verdadeira e informação falsa ou distorcida e saber como podem ser distinguidas
• Compreender o direito à liberdade de informação e de expressão.
• Compreender como os media são agentes de construção social e influência."
Qual foi a origem desta proposta?
Depois de termos tido conhecimento que o Sindicato dos Jornalistas iria implementar um projeto piloto, o Agrupamento manifestou a sua intenção de participar, sustentando a sua candidatura espontânea pelo facto de o Agrupamento ser recorrentemente, pela sua área de implementação, vítima de uma estereotipização e estigmatização.
Que metodologias foram utilizadas?
• Metodologias ativas, que implicam os alunos, implicam pesquisa e apresentação/partilha de resultados.
• Replicação, em trabalhos de grupo, de algumas atividades propostas no PICCLEe no Millobs.
• Entre 2019 e 2021, parceria com o MEDIA LAB /JN que permitiu aos alunos produzir e gravar notícias em formato podcast e videocast.
• Formações para alunos com jornalistas convidados.
• Início de todas as sessões, refletindo e partilhando as notícias mais significativas da semana.
• Organização de roteiros de trabalho, feitos pelos professores da equipa pedagógica da Literacia para os Média em cooperação com os professores das disciplinas implicadas.
ü 5.º ano - Português, Matemática, Ciências Naturais, Educação Visual;
ü6.º ano - Português, Matemática, Educação Tecnológica, História e Geografia de Portugal;
ü 7.º ano - Português, Matemática, Ciências Naturais, Geografia;
ü 8.º ano - Português, Matemática, Físico-Química, Educação Visual."
Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria?
• Ao abrigo das possibilidades que o decreto-lei 55/2018 nos abriu, o Agrupamento procurou caminhos possíveis para responder aos desafios do século XXI.
• No final do ano letivo, em julho, foi lançado um desafio aos docentes do Agrupamento: formarem equipas pedagógicas com professores de diferentes disciplinas e um projeto capaz de dar resposta aos desafios da sociedade atual, ao PASEO e às Aprendizagens Essenciais. Surgiram 17 projetos que foram apresentados em Conselho Pedagógico. Os quatro projetos escolhidos foram a Literacia para os Média, Literacia Digital, Literacia Científica e Literacia Artística. Uma vez que na escola já existiam Domínios de Articulação Curricular (DAC), este projeto foi denominado Domínios de Integração Curricular (DIC).
• No início de 2019, foram selecionadas 5 turmas de 5.º ano e 7.º ano. Os alunos das 5 turmas foram redistribuídos por 4 grupos que durante 8 semanas desenvolvem atividades, tarefas, propostas projetos relativos à sua literacia. Em 2020/21, fruto da pandemia, as literacias passaram a trabalhar por turmas e não em grupos (conceito de bolha). No final de cada ronda (oitava semana) é feita uma apresentação em formato aula pública do trabalho desenvolvido. Em 2020/21, as Literacias alargaram-se ao 6-º ano e ao 9.º ano.
• Cada literacia atribui avaliação quantitativa a cada aluno. No final do ano letivo a soma / média das quatro literacias é tida em consideração pelas disciplinas implicadas (peso de 20%)."
Como é que o uso *da tecnologia* enriqueceu ou melhorou a aprendizagem dos alunos?
• Ao abrigo das possibilidades que o decreto-lei 55/2018 nos abriu, o Agrupamento procurou caminhos possíveis para responder aos desafios do século XXI.
• No final do ano letivo, em julho, foi lançado um desafio aos docentes do Agrupamento: formarem equipas pedagógicas com professores de diferentes disciplinas e um projeto capaz de dar resposta aos desafios da sociedade atual, ao PASEO e às Aprendizagens Essenciais. Surgiram 17 projetos que foram apresentados em Conselho Pedagógico. Os quatro projetos escolhidos foram a Literacia para os Média, Literacia Digital, Literacia Científica e Literacia Artística. Uma vez que na escola já existiam Domínios de Articulação Curricular (DAC), este projeto foi denominado Domínios de Integração Curricular (DIC).
• No início de 2019, foram selecionadas 5 turmas de 5.º ano e 7.º ano. Os alunos das 5 turmas foram redistribuídos por 4 grupos que durante 8 semanas desenvolvem atividades, tarefas, propostas projetos relativos à sua literacia. Em 2020/21, fruto da pandemia, as literacias passaram a trabalhar por turmas e não em grupos (conceito de bolha). No final de cada ronda (oitava semana) é feita uma apresentação em formato aula pública do trabalho desenvolvido. Em 2020/21, as Literacias alargaram-se ao 6-º ano e ao 9.º ano.
• Cada literacia atribui avaliação quantitativa a cada aluno. No final do ano letivo a soma / média das quatro literacias é tida em consideração pelas disciplinas implicadas (peso de 20%)."
Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos?
Os alunos, uma vez que há uma dimensão curricular associada, são obrigatoriamente participativos e implicados.
• Em 2022/23 estamos a tentar autonomizar a Literacia para os Média, criando uma plataforma online e uma redação com professores e alunos que se disponibilizem."
Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados?
Observação direta, grelhas de verificação, apresentações orais, trabalhos de grupo, reflexões, compromisso.
Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência?
Conceitos como fake news, clickbaite, desinformação, fontes, plágio, manipulação, propaganda passaram a ser familiares aos nossos alunos. À pergunta inicial “O que se passa no mundo?”, nas sessões iniciais os alunos dizem, muitas vezes, que não “leem” ou “veem” notícias, porém à medida que as sessões avançam, são eles que trazem notícias para partilhar ou questionar.
Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente?
Procuramos que os nossos alunos sejam agentes, em casa, com a família, de literacia para os Média.
Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência?
Recursos humanos com conhecimento no âmbito de edição e tratamento de imagem.
Vídeo
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