Estudo As Novas Dinâmicas do Consumo Audiovisual em Portugal
A televisão, a rádio e a imprensa continuam a ser responsáveis pela produção e difusão da maioria dos conteúdos informativos e de entretenimento que alimentam o debate público, independentemente da plataforma em que estes conteúdos são consumidos. Ainda assim, tal como ocorreu aquando do aparecimento de novos meios de comunicação ao longo de todo o século XX (Ribeiro, 2015), estamos atualmente a presenciar a recomposição do ecossistema mediático com o redimensionamento do valor atribuído a cada meio. A compreensão deste processo e das novas formas de relação dos cidadãos com os diferentes tipos de conteúdos e dispositivos será essencial para a estruturação de novos modelos de negócio, o que se afigura hoje como um grande desafio para as empresas de media.
O Estudo "As Novas Dinâmicas do Consumo Audiovisual em Portugal" é a segunda edição do projeto da ERC «Públicos e Consumos de Media», baseado num inquérito à população portuguesa, em que se aprofunda o consumo audiovisual. Na primeira edição foram destacados os usos dos media digitais.
A presente edição resulta de uma parceria da ERC com investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa e especialistas da GfK Portugal.