Relatório sobre a cobertura jornalística das eleições presidenciais 2011, na televisão e na imprensa
Este documento retrata a cobertura jornalística das Eleições Presidenciais 2011 realizada pelos principais blocos informativos dos serviços de programas de televisão de acesso não condicionado livre (RTP1, RTP2, SIC e TVI) e pela imprensa de expansão nacional (Correio da Manhã, Diário de Notícias, I, Jornal de Notícias, Público, Expresso e Sol).
O objectivo central deste trabalho consiste na identificação das presenças dos seis candidatos e/ou representantes formais das candidaturas às Eleições Presidenciais 2011 nas peças publicadas pelos diferentes órgãos de comunicação considerados. Pretende-se conhecer a atenção mediática atribuída a cada candidato/candidatura que se apresenta às Eleições Presidenciais 2011, identificando eventuais situações de desequilíbrio no acesso dos candidatos/candidaturas ao espaço mediatizado.
Os resultados apresentados no presente relatório dizem respeito ao período compreendido entre o dia 23 de Dezembro de 2010 e o dia 21 de Janeiro de 2011, correspondendo assim a cerca de um mês de campanha eleitoral.