Operação "7 dias com os Media" está de regresso
O Grupo Informal sobre Literacia Mediática, do qual a ERC faz parte desde 2009, promove entre os dias 3 e 9 de maio, a 10ª edição da iniciativa "7 dias com os Media", sob o lema “Eu, as Redes Sociais e os Media: que relação é esta?”.
Recorde-se que esta iniciativa, de âmbito nacional, visa suscitar a reflexão em torno dos media e do seu papel na sociedade e encontra-se aberta a todos os interessados (grupos de alunos, professores, escolas, bibliotecas, empresas, autarquias ou universidades) em registar, partilhar e participar em projetos/atividades alinhados com os objetivos propostos.
Na edição de 2022 os tópicos propostos para reflexão, debate e partilha de iniciativas são:
- Nós e os media – o que mudou ou não nesta relação?
- Estar online e o bem-estar digital
- As redes sociais e os mundos que as suas imagens constroem
O ponto de encontro virtual da operação é no endereço https://7diascomosmedia.gilm.pt/ . Aí é possível esclarecer todo o tipo de informações úteis, conhecer iniciativas registadas em edições anteriores, os projetos/iniciativas que fizerem o seu registo este ano, aceder a recursos úteis, falar com a organização e, é claro registar iniciativas/projetos.
Em baixo, enumeramos as regras para participação:
Quem pode participar? Todos os interessados em desenvolver projetos/atividades, alinhados com os objetivos propostos. As edições anteriores revelaram participantes muito diversos e esse é um objetivo a manter: escolas, associações, bibliotecas, clubes, meios de comunicação social, universidades, famílias.
Quais os formatos dos projetos/iniciativas? Todos os que os participantes escolherem (seminários; conferências; tertúlias; debates; entrevistas; notícias; podcasts; vlogs; músicas; desenhos; fotografias cartazes; vídeos), o limite continua a ser a criatividade.
Quantas iniciativas podem ser registadas por cada participante? Não há um número limite.
Como registar as iniciativas/projetos? Através de um formulário de registo disponível na própria plataforma da iniciativa, que será apreciado pelo GILM e transformado numa ficha de registo que ficará publicada e visível no site.
Informamos também que esta iniciativa tem presença nas plataformas Facebook, Instagram e YouTube.
Participe!