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ERC vai identificar as melhores experiências nacionais de educação para os media em ambiente escolar

Análise decorre no âmbito do projeto internacional “Desafio de Educação para os Media”

A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social associou-se ao projeto internacional “Desafio de Educação para os Media”, promovido pelo programa educativo mSchools, que pretende identificar, nas zonas geográficas da Argentina, Catalunha, Colômbia, México, Perú e Portugal, as seis melhores experiências de educação para os media, implementadas desde janeiro de 2019, e dirigidas a alunos dos 6 aos 18 anos. O propósito será depois replicá-las em estabelecimentos de ensino de contextos territoriais distintos.

As experiências devem potenciar a integração de tecnologia com objetivos da literacia dos media e da informação e devem estimular a aprendizagem em torno de pelo menos um de três eixos temáticos: Educação para o consumo crítico da informação; cidadania digital ativa e responsável; identidade digital e segurança na internet. Note-se que esses eixos convocam questões implicadas na atividade regulatória dos media, como sejam a deteção e combate à desinformação, a liberdade de expressão e de informação, os direitos e responsabilidades digitais e nomeadamente o direito à privacidade. E por isso, em cada território, caberá ao respetivo regulador do audiovisual fazer a identificação e seleção das experiências.

Cada País submeterá um máximo de cinco experiências candidatas a melhor proposta que serão posteriormente apreciadas por um júri que incluirá representantes dos reguladores envolvidos, bem como profissionais/peritos da área da educação para os media e da literacia mediática. A apresentação pública das seis experiências finais será feita pelos próprios professores que as desenvolveram, a 2 de março de 2023, em Barcelona, no âmbito do World Mobile Congress Barcelona. Posteriormente as experiências ficarão acessíveis como recurso educativo no site do mSchools, para que possam ser replicadas noutros ambientes escolares.

As propostas de experiências podem ser apresentadas, até ao dia 25 de novembro de 2022, por professores individualmente ou em equipas de professores vinculados a um ou mais estabelecimentos de ensino, através do formulário online e seguindo os requisitos de participação expressos no sítio mSchools.

Na tarefa de identificação das melhores experiências de educação para os media, em Portugal, a ERC contará com a colaboração de dois parceiros de longa data, com vasta experiência na área da educação: a Direção-Geral de Educação e a Rede de Bibliotecas Escolares. O envolvimento da ERC neste projeto ocorre no âmbito do grupo de literacia mediática da Plataforma de Reguladores do Audiovisual de Iberoamerica e enquadra-se na missão da Entidade de contribuir para a promoção de iniciativas que permitam o desenvolvimento da educação para os media e de melhores níveis de literacia mediática.

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