ERC e regulador angolano dinamizam sessão sobre Educação para os Media e Desinformação Online
No dia 20 de novembro, a ERC e a ERCA - Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana promoveram uma sessão de debate e reflexão sobre "Educação para os Media e Desinformação Online" com o objetivo de sensibilizar jornalistas e estudantes de comunicação angolanos para a importância da literacia mediática e do combate à desinformação.
Esta iniciativa conjunta decorreu no quadro da cooperação existente entre instituições membro da PER - Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa e associou-se simbolicamente à Global Media and Information Literacy Week 2024, promovida pela UNESCO, que visa sensibilizar e celebrar os avanços alcançados na promoção da Literacia Mediática a nível global.
Na condução e dinamização da sessão estiveram, do lado da ERC, Tânia Soares e Bruna Afonso, do Departamento de Análise de Media e da Unidade de Literacia Mediática. Nas suas intervenções partilharam o trabalho que a ERC tem desenvolvido nestas matérias e destacaram a relevância do papel dos reguladores da comunicação social e dos jornalistas enquanto agentes com potencial para dinamizar/facilitar a promoção e desenvolvimento de iniciativas de literacia mediática.
Sublinharam também a importância da Educação para os Media como processo para contribuir para melhorar a literacia mediática dos públicos e zelar pelo respeito pelos direitos humanos.
Adicionalmente enfatizaram a importância de partilhar junto de todos os públicos o conhecimento e as aprendizagens que resultam da própria atividade regulatória, bem como a importância de se sensibilizar para a relevância do jornalismo enquanto atividade que tem a missão de buscar a verdade da informação, o que torna a sua valorização essencial no combate à desinformação e a outras desordens informacionais que afetam o ecossistema mediático.
Em representação do regulador angolano esteve o Presidente, Adelino Almeida, diversos membros do Conselho Regulador, e o perito Sebastião José que partilhou as experiências de educação para os media desenvolvidas pela ERCA, em Angola, sobretudo junto dos públicos mais jovens, enquanto utilizadores mais frequentes da Internet e dispositivos móveis. O Presidente da ERCA sublinhou ainda a preocupação crescente com os efeitos da desinformação, sobretudo nos media tradicionais e em processos eleitorais, destacando a importância de continuar a colaboração com a ERC nesta área.
A sessão processou-se em formato virtual e contou com a participação de jornalistas de televisão, rádio e imprensa, bem como de estudantes de comunicação de várias províncias angolanas, como Luanda, Cabinda, Namibe, Benguela e Huambo, refletindo o alcance e relevância deste debate conjunto.