ERC e LabCom da Universidade da Beira Interior desenvolvem parceria para identificar ações de desinformação em contexto eleitoral
A ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social assinou um protocolo de cooperação com o LabCom – Unidade de Investigação em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior, com o objetivo de analisar e identificar conteúdos de desinformação publicados nas redes sociais no contexto das Eleições Legislativas 2025.
O trabalho de monitorização realizado pela equipa do LabCom-UBI iniciou-se a 18 de abril e irá decorrer até ao dia das eleições, 18 de maio. A análise incide sobre conteúdos associados às candidaturas partidárias publicados nas plataformas Facebook, X, Instagram, TikTok e Youtube.
«A ERC está particularmente empenhada em contribuir no quadro das suas competências para o combate à desinformação. A parceria que estabelecemos com o LabCom-UBI para a monitorização das redes sociais em contextos eleitorais reafirma o nosso compromisso com a defesa do direito à informação dos cidadãos e da liberdade de imprensa, valores nucleares e essenciais à proteção da integridade dos processos democráticos», sublinha Helena Sousa, Presidente da ERC.
«Este protocolo surge na sequência de uma primeira colaboração com a ERC nas eleições Europeias de 2024 e espera-se que permita aperfeiçoar o processo de identificação de conteúdos desinformativos. O objetivo do LabCom é contribuir para uma sociedade melhor usando a sua investigação», destaca João Canavilhas, investigador do LabCom-UBI.
Entre outros conteúdos desinformativos, neste processo serão objeto de análise:
- Sondagens falsas ou provenientes de empresas não registadas na ERC;
- Publicações de notícias alteradas com a intenção de promover uma perceção enganadora da realidade;
- Publicações que mimetizem o grafismo/formato de órgãos de comunicação social para efeitos desinformativos;
- Vídeos informativos manipulados;
- Conteúdos que, usando informação falsa, procurem descredibilizar notícias veiculadas pelos órgãos de comunicação social;
- Falsos órgãos de comunicação social criados para disseminação de desinformação.