A ERC

Literacia Mediática e Plataformas de Vídeo Online no centro das preocupações de reguladores do sul da Europa

No dia 20 de dezembro, a ERC participou na conferência online “Novo Panorama dos Media: Desafios e Regulação”, organizada pelo Centro Europeu de Direito Constitucional da Fundação Themistokles e Dimitris Tsatsos e que teve como propósito debater e partilhar experiências entre diferentes reguladores dos media de países da Europa do Sul sobre o novo contexto mediático marcado pela digitalização e pelo surgimento de um novo quadro regulatório para o digital no espaço da União Europeia, designadamente com a entrada em vigor do Regulamento dos Serviços Digitais, e o debate em torno da proposta de Regulamento Europeu sobre Liberdade dos Meios de Comunicação Social.

Saber mais

ERC procura um novo imóvel para sede da instituição

A ERC pretende arrendar, para sua sede, um imóvel localizado na área de Lisboa, por um período nunca inferior a 10 anos, que reúna características adequadas à sua atividade, nomeadamente uma área útil superior a 2.000 m2 e lugares de estacionamento.

 
As propostas deverão ser enviadas para o endereço eletrónico info@erc.pt, até ao dia 29 de dezembro de 2022.

Saber mais

Mensagem de Condolências

Foi com profunda consternação e sincero pesar que o Conselho Regulador tomou conhecimento do falecimento da Dr.ª Cristina Luís, colaboradora desta Entidade desde o primeiro dia.

 

O Conselho Regulador apresenta aos seus Familiares os seus profundos sentimentos.

Saber mais

Conselho Regulador em audição na Assembleia da República

O Conselho Regulador da ERC foi ouvido, no dia 6 de dezembro, na Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto para apresentação dos Relatórios sobre as atividades de regulação de 2020 e 2021 e dos Relatórios de Atividades e Contas referentes a esses exercícios.

 
A gravação vídeo da audição pode ser visionada aqui.

Saber mais

ERC analisa cobertura televisiva das eleições legislativas 2022

A ERC publica, esta sexta-feira, um Relatório que descreve o modo como os noticiários televisivos de horário nobre da RTP1, RTP2, SIC, TVI e CMTV cobriram jornalisticamente as eleições legislativas de 2022, no período da campanha eleitoral (16 a 28 de janeiro de 2022) e, em paralelo, o tipo de presença que as diferentes candidaturas tiveram nos programas de entrevista e debate da RTP3, SIC Noticias e TVI24/CNN Portugal, durante as fases de pré-campanha e de campanha eleitoral.

Saber mais

ERC reúne com delegação da Korea Communications Standards Commission

A ERC recebeu, esta quinta-feira, uma comitiva da Korea Communications Standards Commission (KCSC), a instituição sul-coreana responsável pela regulação das comunicações, incluindo cinema, televisão, rádio e internet. O tema central do encontro foi o combate à circulação de conteúdos de natureza sexual na internet.

 

O encontro resulta de um pedido formulado pelo KCSC ao Consellho Regulador da ERC e decorre no quadro do protocolo de cooperação celebrado, em 2017, entre ambas as instituições.

Saber mais

ERC divulga Relatório de Regulação 2021

Os Estatutos da ERC determinam que compete ao Conselho Regulador, no exercício das suas funções de definição e condução de atividades da Entidade, elaborar anualmente um relatório sobre a sua atividade de regulação e supervisão e remetê-lo à Assembleia da República, para discussão, precedida de audição.

 
Clique aqui para aceder à edição referente ao ano 2021.

Saber mais

Conselho Consultivo da ERC debate princípios da Regulação num contexto de mudança

O Conselho Consultivo da ERC, que é composto por representantes de entidades públicas e privadas com interesses relevantes no setor da comunicação social, esteve ontem reunido na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa, para partilha de informações gerais sobre a atividade do regulador e audição de uma palestra conduzida pelo Juiz Conselheiro Cunha Rodrigues sobre “As Novas Dimensões do Mundo Vivido”.

Saber mais

ERC recorda boas práticas na cobertura informativa de conflitos armados

O Conselho Regulador da ERC adotou três deliberações relacionadas com a utilização de imagens falsas em notícias sobre a Guerra na Ucrânia nos serviços de programas RTP1, SIC, SIC Notícias e CNN Portugal.

 
Tendo em conta as respetivas conclusões, e num contexto de proliferação de informação não verificada, o Conselho Regulador alerta os órgãos de comunicação social noticiosos para a necessidade de reforçarem as suas boas práticas jornalísticas e assumirem perante o seu público os erros cometidos, posicionando-se como portos seguros onde se encontra informação de qualidade.
 
O Conselho Regulador relembra ainda que aprovou uma Diretiva para a cobertura informativa televisiva de guerras e conflitos armados (DIRETIVA/2022/1), na qual dirige recomendações a todos os órgãos de comunicação social, em especial aos serviços de programas televisivos, relativas à cobertura informativa de guerras e conflitos armados.

Saber mais