A ERC

ERC divulga Análise Económico-Financeira ao Setor de Media em Portugal no ano 2022

A ERC publica, esta sexta-feira, um estudo de análise económica e financeira sobre o setor da comunicação social português, relativo ao exercício de 2022, que toma por base os dados reportados pelos regulados, no âmbito da Lei nº 78/2015, de 29 de julho e informação financeira detalhada recolhida pelo regulador junto de um universo representativo das empresas reguladas.

 
Entre as principais conclusões sobressai o facto de 2022 se revelar um período de manutenção de tendências, com algumas alterações em termos de posições dominantes no mercado publicitário online.

Saber mais

ERC informa que já foi cooptado o quinto membro do próximo Conselho Regulador

O Conselho Regulador da ERC informa que os elementos eleitos pela Assembleia da República para integrarem o próximo ciclo de Conselheiros da Entidade aprovaram hoje, por unanimidade, a cooptação da Doutorada em Direito, Rita Figueiredo Reis Rola, como quinto elemento deste órgão.

 
Nos termos do artigo 17.º dos Estatutos da ERC, a decisão de cooptação será alvo de publicação na 1.a série-A do Diário da República.

Saber mais

ERC dá início ao procedimento para revisão do Regulamento sobre o acesso e ordenação dos guias eletrónicos de programas de rádio ou de televisão

Nos termos e para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 98.º do Código do Procedimento Administrativo (CPA), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, torna-se público que, por Deliberação do Conselho Regulador da ERC, de 23 de agosto de 2023, é dado início ao procedimento conducente à revisão do Regulamento n.º 36/2011, da ERC, sobre o acesso e ordenação dos guias eletrónicos de programas de rádio ou de televisão.

Saber mais

ERC participa em intercâmbio europeu de boas práticas de literacia mediática

No dia 11 de outubro, a ERC participou num workshop do Grupo de Trabalho de Literacia Mediática do Grupo de Reguladores Europeus dos Serviços de Media Audiovisuais (ERGA), em Bruxelas.

 
Os reguladores europeus partilharam experiências e boas práticas de literacia mediática e as plataformas Netflix, Youtube/Google, Facebook/Meta e Tik Tok mostraram a sua visão enquanto atores no mercado audiovisual.

Saber mais

ERC revê critérios de apreciação dos pedidos de confidencialidade que lhe são submetidos ao abrigo do regime jurídico da transparência

Após analisar os diferentes contributos que recebeu, no processo de consulta pública, o Conselho Regulador da ERC deliberou proceder à revisão das linhas de orientação para apreciação dos pedidos de confidencialidade que lhe são submetidos no âmbito do regime jurídico da transparência.

 
A redação atualizada dos critérios que orientam a análise que o regulador conduz aos pedidos de confidencialidade surge publicada na Deliberação ERC/2023/353 (TRP-MEDIA).

Saber mais

ERC suspende atendimento ao público no dia 6 de outubro

A ERC informa que os serviços da Entidade vão estar encerrados, no próximo dia 6 de outubro, por motivo de concessão de tolerância de ponto.

 
Durante esse período, o atendimento aos cidadãos e regulados ficará suspenso.
 
Recordamos que na área Balcão Virtual deste sítio eletrónico permanece disponível o acesso a formulários de registo/averbamentos, a submissão de participações relativas a comportamento suscetível de configurar violação de direitos, liberdades e garantias ou de quaisquer normas legais ou regulamentares aplicáveis às atividades de comunicação social e a a submissão de sugestões/reclamações à ERC.

Saber mais

ERC esclarece que o Estado só está obrigado a comunicar-lhe as despesas publicitárias feitas em OCS

A ERC informa que, na sequência das alterações introduzidas pela Lei n.º 19/2023 de 12 de maio, à Lei n.º 95/2015, de 17 de agosto, que contém as regras a aplicar às campanhas de publicidade institucional do Estado, e das Recomendações do Relatório da Auditoria do Tribunal de Contas ao cumprimento dos deveres previstos na mesma, as despesas realizadas, no âmbito das campanhas de publicidade institucional do Estado, em meios que não se integram no conceito de órgãos de comunicação social, nomeadamente as redes sociais, outdoors ou rede multibanco, não estão sujeitas à obrigatoriedade de comunicação à ERC.

 

A ERC alerta as entidades promotoras das campanhas que devem limitar a comunicação à despesa de publicidade efetuada em órgãos de comunicação social.

Saber mais

Estado investe 838 mil euros em campanhas publicitárias durante o mês de julho

O Relatório de Publicidade Institucional do Estado, referente ao mês de julho de 2023, revela que foram comunicadas e validadas pela ERC, nesse período, 12 campanhas publicitárias, promovidas por 9 entidades, que representaram um investimento global de 838 128,74 euros. A verba destinada aos órgãos de comunicação social de âmbito regional/local situou-se nos 263 098,37 euros.

 
A análise da distribuição dos investimentos por tipo de meio de comunicação social revela que o valor mais elevado se destinou à Televisão, seguindo-se a Imprensa, os meios que não se integram na definição de OCS, a Rádio e, por último, o Digital.

Saber mais