A ERC

Comunicado sobre a Cobertura Jornalística do conflito entre o Hamas e Israel

O Conselho Regulador da ERC emitiu um Comunicado em que recorda aos órgãos de comunicação social a necessidade de acompanharem escrupulosamente o conjunto de recomendações constantes da Diretiva 2022/1 – para a cobertura informativa televisiva de guerras e conflitos armados, de 24 de agosto de 2022. 

 
O Regulador recorda que desde o início do conflito armado que opõe o Hamas e Israel, em 7 de outubro de 2023, a ERC tem recebido várias participações de cidadãos a propósito da respetiva cobertura jornalística. E que as participações se detêm sobretudo sobre questões relacionadas com o rigor da informação veiculada, a ausência de diversidade e pluralismo de correntes de pensamento nos espaços de comentário, o recurso sistemático a imagens violentas para ilustrar o conflito, a identificação de vítimas e de pessoas em manifesto estado de vulnerabilidade psicológica, emocional e/ou física, o desrespeito pela dignidade da pessoa humana, e o impacto potencialmente prejudicial de alguns conteúdos para os públicos mais jovens.

Saber mais

ERC reúne com Comissão da Carteira Profissional de Jornalista

O Conselho Regulador da ERC recebeu, ontem à tarde, a Presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, Licínia Girão, e os Vogais do Secretariado, Jacinto Godinho e Paulo Ribeiro, para apresentação de cumprimentos, partilha de experiências e troca de impressões sobre matérias que inspiram maior preocupação no setor da comunicação social.

 
Deste encontro, sobressai também a manifestação de vontades de ambas as partes em colaborar no tratamento de temas de interesse mútuo.

Saber mais

ERC dinamiza sessões sobre Desinformação online, Estereótipos e Discurso de Ódio na região do Alentejo

A ERC promove, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, em Avis, Estremoz, Mora e Pavia, um conjunto de sessões de sensibilização dedicadas às temáticas da Desinformação online, Estereótipos e Discurso de Ódio nos media, dirigidas a menores em idade escolar, a adultos e a seniores.

 
Com esta iniciativa a ERC visa descentralizar o contacto com os cidadãos e intervir numa das regiões do país mais afetada pelos «desertos noticiosos», conforme alerta o estudo “Desertos de Notícias Europa 2022 – Relatório de 2022” que relaciona a ausência ou quase ausência do jornalismo com a sua possível ocupação «por outras realidades menos comprometidas com a procura pela verdade, pela ética e a deontologia» como é o caso da desinformação.

Saber mais

ERC integra reunião do Contact Network dos Reguladores Europeus do Audiovisual

A Vogal da ERC, Carla Martins, participou, no dia 23 de novembro, na reunião do Contact Network do Grupo de Reguladores Europeus dos Serviços de Media Audiovisuais (ERGA), que decorreu em Bruxelas.

 
Na reunião, os cinco subgrupos de trabalho existentes no quadro deste Grupo apresentaram e discutiram as propostas de relatórios que serão submetidos a votação na assembleia plenária do ERGA, que ocorrerá em dezembro. Recorde-se que os temas tratados, em 2023, incidem sobre o quadro legislativo europeu aplicável aos media, audiovisual e serviços digitais, desinformação, literacia mediática e procedimentos.
 
Refira-se também que, em 2023, a coordenação do grupo de ação sobre procedimentos internos do ERGA tem estado a cargo da ERC, tendo o regulador português apresentado, na reunião do Contact Network, propostas de linhas de orientação sobre circulação de documentos e representação externa e recomendações sobre comunicação e identidade visual.

Saber mais

ERC enuncia princípios aplicáveis ao direito de acesso de jornalistas a locais públicos

No seguimento de um pedido de informação sobre direito de acesso de jornalistas a espaços abertos ao público, submetido pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, o Conselho Regulador emitiu, no dia 9 de novembro, a Deliberação ERC/2023/408 (DJ) em que sintetiza o quadro normativo e os princípios gerais aplicáveis em matéria de exercício do direito de acesso que vêm norteando as pronúncias da Entidade.

 
Nesse documento, o regulador explica que o direito de acesso à informação integra o núcleo essencial da liberdade de imprensa e é um direito fundamental dos jornalistas. Assim, enquanto princípio geral, estes profissionais têm, no desempenho da sua atividade, e em razão desta, liberdade de acesso às fontes de informação necessárias à realização do direito à informação, na sua tríplice configuração: direito de informar, de se informar e de ser informado.

Saber mais

ERC observa quebra no investimento do Estado em publicidade

A ERC, ao abrigo da competência de fiscalização determinada pela Lei n.º 95/2015, de 17 de agosto, analisa mensalmente as despesas que as entidades públicas realizam na aquisição de espaços publicitários e qual a percentagem destinada, em cada campanha, a órgãos de comunicação local e regional.

 
Os dados mais recentes, referem-se a agosto de 2023, e revelam que foram comunicadas e validadas pela ERC, nesse período, 4 campanhas publicitárias que representaram um investimento global de 27 136,70 euros. Desse valor, 9 400 euros foram investidos em meios de âmbito regional e local.
 
Comparativamente com o mês anterior, observou-se uma descida significativa do número de campanhas validadas (-7) e dos valores investidos (-810 992,04 euros).

Saber mais

Novo Conselho Regulador da ERC inicia funções

Os novos membros do Conselho Regulador da ERC tomaram hoje posse, perante o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

 
A Presidência deste órgão passa a ser exercida por Helena Sousa e a Vice-Presidência por Pedro Correia Gonçalves. Tomaram ainda posse como membros do Conselho Regulador Telmo Gonçalves, Carla Martins e Rita Rola.

Saber mais

Eleição do Presidente e do Vice-Presidente do próximo Conselho Regulador da ERC

Os cinco membros do Conselho Regulador da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social procederam, hoje, nos termos dos Estatutos da ERC, à eleição do Presidente e do Vice-Presidente deste órgão. O Conselho Regulador deliberou, por consenso, eleger Helena Sousa como Presidente. Para as funções de Vice-Presidente foi eleito, por maioria, Pedro Correia Gonçalves.

 

Os membros designados tomarão posse no Parlamento, no dia 7 de novembro de 2023, às 12h00, perante o Presidente da Assembleia da República.
O Conselho Regulador eleito agradece aos membros do Conselho Regulador cessante, Francisco Azevedo e Silva (presidente), Fátima Resende e João Pedro Figueiredo, a forma empenhada e diligente como asseguraram a transição até ao novo mandato do Conselho Regulador.

Saber mais