A ERC

Ofcom anuncia alterações no Código de serviços de acesso e de boas práticas para melhorar a acessibilidade das emissões televisivas

O regulador britânico Ofcom anunciou mudanças no Código de Serviços de Acesso e de boas práticas para melhorar a acessibilidade dos públicos com necessidades especiais aos serviços de programas de televisão e aos serviços audiovisuais a pedido. Entre as obrigações que os operadores são já obrigados a cumprir encontra-se a legendagem destinada a pessoas com deficiência auditiva, a interpretação por meio de língua gestual e a áudio-descrição. 

A nova abordagem do Ofcom foca-se em oferecer conselhos sobre como dar resposta a pessoas com condições cognitivas e neurodesenvolvimentais, melhorar a audibilidade de diálogos para pessoas com deficiência auditiva e fornecer opções de personalização.

Saber mais

Observatório Europeu do Audiovisual publica Relatório sobre a Proteção de Menores em Plataformas de Partilha de Vídeos

O Observatório Europeu do Audiovisual publicou o Relatório "The protection of minors on VSPs: age verification and parental control" que analisa as medidas tomadas na Europa para proteger as crianças da visualização de conteúdos nocivos em VSPs. O estudo foi cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito da Europa Criativa.

Neste documento, analisam-se as disposições da legislação europeia e as diferentes soluções encontradas e implementadas pelos vários estados membros e pelo Reino Unido. As questões tratadas incluem a idade de utilização dos VSPs e a verificação da idade, os sistemas de controlo parental, os mecanismos de bloqueio ou filtragem de conteúdos, a limitação do tempo de ecrã e funções de mensagens diretas, e classificação de conteúdos.

Saber mais

Ofcom promove discussão sobre discurso de ódio e medidas de segurança online

O regulador britânico Ofcom publicou o artigo "Evaluation in Online Safety:a discussion of hate speech classification and safety measures" que discute a literatura existente sobre a eficácia de medidas de segurança aplicadas por algumas plataformas online, para redução do discurso de ódio.

Com este documento o Ofcom pretende despertar a tomada de consciência dos desafios associados à abordagem do discurso de ódio online e do modo de medição dos reais impactos das medidas de segurança.

Saber mais

Oficina C divulga relatório sobre Desinformação na era Digital

A Oficina de Ciencia y Tecnología do Congresso dos Deputados, em Espanha, publicou um Relatório sobre "Desinformação na era digital" que investiga as causas e os impactos da desinformação, bem como os mecanismos que podem ajudar a combatê-la. Este trabalho reúne dados científicos sobre o tema e visa servir como referência aos membros do Congresso na adoção de iniciativas de foro legislativo.

Saber mais

UNESCO divulga guia “Addressing hate speech through education” para ajudar os decisores políticos a incrementar políticas públicas nesta área

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) publicou um Guia Sobre Enfrentar o discurso de ódio por meio da educação que explora respostas educacionais ao discurso de ódio e a todas as formas de comunicação de ódio e fornece orientações e recomendações aos decisores políticos sobre como fortalecerem os sistemas educacionais para enfrentarem o discurso de ódio.

Saber mais

Ofcom avalia modo como as plataformas de partilha de vídeos protegem o acesso de menores a conteúdos nocivos

O regulador britânico, Ofcom, revela no estudo “How video-sharing platforms (VSPs) protect children from encountering harmful vídeos" que 96% das crianças do Reino Unido utilizam plataformas de vídeo como TikTok, Twitch e Snap. No entanto, muitas delas não têm conhecimento/habilidade para utilizá-las de forma segura, o que leva a um maior risco de acesso a conteúdos que podem ser prejudicais ao seu desenvolvimento físico e psicológico.

O Ofcom alerta para a necessidade destas plataformas digitais adotarem medidas de proteção online como garantia de idade, controlo de acesso e mecanismos de classificação, denúncia e sinalização de conteúdos que sejam considerados impróprios ao público em questão.

Saber mais

Reuters Institute analisa impacto da Inteligência Artificial no setor dos media

O Reuters Institute publicou o relatório “Journalism, media, and technology trends and predictions 2024” que destaca o impacto significativo da inteligência artificial (IA) nas empresas de media, nomeadamente na produção e distribuição de conteúdos.

De acordo com os dados de um questionário dirigido a 314 líderes de media em 56 países, 70% respondeu acreditar que a Inteligência Artificial terá um impacto negativo na credibilidade das notícias.

O relatório alerta ainda para a necessidade dos jornalistas e empresas de media repensarem o seu papel perante estas mudanças.

Saber mais

UNESCO diz que número de jornalistas mortos em zonas de conflito aumenta de forma alarmante em 2023

A UNESCO revelou que, no decurso do ano 2023, 38 jornalistas e profissionais da comunicação social foram mortos no exercício da sua atividade profissional, em zonas de conflito. No ano 2022 o seu total tinha sido de 28 e em 2021, 20.

A organização das Nações Unidas especificou que os últimos três meses de 2023 constituiram o trimestre mais mortífero para jornalistas, em zonas de conflito, desde o ano 2007, sendo as hostilidades em curso no Médio Oriente responsáveis pela grande maioria dessas mortes.

Saber mais

UNESCO lança diretrizes para a governança das plataformas digitais

A UNESCO publicou um conjunto de diretrizes que visam salvaguardar a liberdade de expressão e o acesso à informação, nas plataformas digitais, face à intensificação da desinformação, dos discursos de ódio online e das teorias da conspiração.

O documento intitula-se "Guidelines for the governance of digital platforms: safeguarding freedom of expression and access to information through a multi-stakeholder approach" e resulta de um processo de consulta multilateral que reuniu contributos de 134 países.

Saber mais