
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

68/2013 (SOND-I) 

 

 

Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o Jornal Digital 
por violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de opinião 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde» 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
13 de fevereiro de 2013



ERC/04/2012/414   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 68/2013 (SOND-I) 

 

Assunto: Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o Jornal Digital por violação da 

Lei das Sondagens na divulgação do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses 

e a saúde» 

 

 

1. Da participação 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), a 23 de 

abril de 2012, uma participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o Jornal Digital 

por alegada violação da Lei n.º 10/2000, de 21 de junho (doravante, LS), na divulgação do 

estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde», nos seguintes termos: 

«No passado dia 17 de abril de 2012, foi divulgado um barómetro sondagem designado 

por “Quarta vaga do barómetro bianual BOP Health – ‘Os portugueses e a saúde’’’, 

documento desenvolvido pela Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com a 

consultora de comunicação Guess What PR». 

«A apresentação pública à comunicação social do referido barómetro foi feita no dia 17 de 

abril de 2012, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa». 

«Consta do press release de divulgação da iniciativa, entre outras referências que se dão 

por integralmente reproduzidas, que a “avaliação que os portugueses fazem do Ministro 

da Saúde nos primeiros seis meses à frente da tutela é claramente negativa. Um terço dos 

portugueses ‘chumba’ o desempenho de Paulo Macedo, considerando-o ‘mau ou muito 

mau’. Esta é uma das principais conclusões da quarta vaga do barómetro bianual BOP 

Health – ‘Os portugueses e a saúde’” e prossegue “(...) a forma como o Ministério da Saúde 

faz a gestão do erário público é avaliada de forma ainda mais negativa”». 

«No mesmo dia 17 de abril, o Diário Económico e a Agência Lusa publicaram notícias que 

reproduzem, no essencial, o texto do press release, tendo a mesma notícia sido 

imediatamente publicada nos órgãos de comunicação social Correio da Manhã, PT Jornal, 

Jornal Digital, A Bola, JN Mobile, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Diário Digital, TVI24, 



ERC/04/2012/414   

2 

RCM Pharma e Sol contra os quais se apresenta queixa a essa ERC, por violação do 

disposto no art.º 7º da Lei das Sondagens». 

«Deste modo, ao difundir e publicar notícias com títulos como “Um terço dos portugueses 

reprova Paulo Macedo”, “Um terço dos portugueses considera ‘mau’ o desempenho de 

Paulo Macedo”, e outros com ligeiras variações, os mencionados órgãos de comunicação 

social, não só se abstiveram de reproduzir acriticamente o conteúdo das afirmações 

categóricas contidas no press release, como não cuidaram de incluir os elementos de 

publicação obrigatória, nem promoveram o adequado tratamento jornalístico dos dados 

contidos naquele documento». 

«Tendo procedido do modo sumariamente descrito, aqueles órgãos de comunicação 

social eximiram-se do dever de garantir o rigor na análise e interpretação dos dados que 

vieram a ser publicados, de modo a que os leitores/espetadores pudessem compreender 

o seu sentido e limites». 

 

2. Factos apurados 

 

2. O objeto do estudo versa sobre a área da saúde em Portugal, tendo sido divulgados na 

comunicação social resultados relativos à notoriedade e à avaliação do desempenho do 

Ministro da Saúde, entre outras matérias da competência deste governante. 

3. Os resultados do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» foram 

divulgados pelo Jornal Digital, a 17 de abril de 2012, em um texto noticioso intitulado 

«Um terço dos portugueses classifica de negativo o desempenho do ministro da saúde». 

Segue-se a transcrição da notícia: 

«Lisboa – De acordo com o barómetro sobre ‘Os Portugueses e a Saúde’, um terço dos 
portugueses classifica o ministro Paulo Macedo de ‘mau ou muito mau’ e quase 
metade considera a sua gestão ‘muito má’. 
No barómetro sobre ‘Os Portugueses e a Saúde’, elaborado pela empresa Spirituc 
Investigação Aplicada, em parceria com uma consultora de comunicação, onde 618 
pessoas foram inquiridas, um terço dos portugueses ‘chumba’ o desempenho de Paulo 
Macedo, considerando-o ‘mau ou muito mau’. 
De acordo com as conclusões do estudo 43,5% dos portugueses considera ‘muito má’ a 
forma como o Ministério da Saúde faz a gestão do erário público. 
Sobre a comunicação estabelecida entre o governo e as populações, cerca de metade 
dos portugueses inquiridos (48,3%) defende mesmo que essa comunicação é ‘má ou 
muito má’. 



ERC/04/2012/414   

3 

Questionados sobre se preferiam descontar para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou 
ter um seguro de saúde privado, 46,4% preferiam continuar a descontar para o sistema 
público e 47,3% optam pelo seguro de saúde. 
O estudo apurou também que os utentes do sector privado estão mais satisfeitos de 
que os do público. 
Os resultados do estudo vão ser hoje apresentados às 14.30 horas, no Centro Cultural 
de Belém, em Lisboa».  

4. A 29 de maio, o Jornal Digital publicou uma retificação intitulada «Direito de resposta 

relativo à omissão de elementos de publicação obrigatória na divulgação de estudo de 

opinião», transcrevendo-se aqui o seu conteúdo: 

«Na sequência de uma queixa apresentada pelo Gabinete do Ministro da Saúde contra 
o Jornal Digital por violação das normas jurídicas relativas à realização e divulgação de 
estudos de opinião na publicação do texto noticioso do dia 17 de Abril de 2012, sob o 
título ‘Um terço dos Portugueses classifica de negativo o desempenho do ministro da 
saúde’, o Jornal Digital publica o texto de resposta que se segue. 
Tendo em vista o rigor informativo relativo ao texto noticioso publicado sobre o 
barómetro/sondagem designado por Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com a 
consultora de comunicação Guess What PR, apresentado no dia 17 de Abril de 2012, no 
Centro cultural de Belém, em Lisboa, incluímos os elementos de publicação obrigatória 
que se seguem: 
Ficha técnica do barómetro: 
Universo: População portuguesa, com telefone fixo ou móvel, residente em território 
continental, de ambos os géneros, idade superior a 18 anos; 
Amostra: 618 questionários; 
Metodologia: Questionários telefónicos aplicados de forma aleatória em sistema de 
CATI; 
Margem de erro e intervalo de confiança: intervalo de confiança de 95% para uma 
margem de erro de +- 4,0%; 
Período de realização: Janeiro de 2012». 

5. Considerando que se trata de uma sondagem de opinião cujo objeto se subsume no artigo 

1.º da LS, verificaram-se indícios de incumprimento ao artigo 7.º da Lei das Sondagens, 

por omissão de elementos de publicação obrigatória previstos pelo n.º 2 do citado artigo. 

6. O Jornal Digital foi oficiado pela ERC, no dia 16 de maio de 2012 para o exercício do 

contraditório. 

7. Foi também dado conhecimento à PNN Portuguese News Network, entidade proprietária 

do Jornal Digital, no dia 5 de dezembro de 2012, que corria termos neste Regulador o 

presente processo. 



ERC/04/2012/414   

4 

8. A participação contra os restantes órgãos de comunicação social divulgadores do estudo 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde» é objeto de deliberações independentes por 

cada entidade visada. 

 

3. Exercício do contraditório 

 

9. Em missiva recebida pela ERC, no dia 30 de maio de 2012, o Jornal Digital reconhece 

«[...] o lamentável lapso de escrita relativamente à omissão dos elementos de publicação 

obrigatória, tendo sido publicado no sítio eletrónico www.jornaldigital.com a retificação ao 

mencionado texto noticioso, nos termos exigidos no artigo 14.º da Lei das Sondagens». 

10. Conclui dizendo que «[...] se envidarão esforços para evitar no futuro situações idênticas 

e considerando que as exigências legais em termos de retificação de dados de 

sondagens e inquéritos de opinião foram cumpridas nos termos legais, solicitamos a V. 

Exas. o arquivamento do presente procedimento». 

 

4. Normas aplicáveis 

 

11. É aplicável ao caso em apreço o regime jurídico da publicação ou difusão de sondagens e 

inquéritos de opinião, constante na Lei das Sondagens. 

12. Aplica-se ainda, nesta fase de apreciação da divulgação das sondagens, o disposto nos 

Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro – atentas as 

competências do seu Conselho Regulador constantes na alínea z) do n.º 3 do artigo 24.º 

deste diploma. 

 

5. Análise e fundamentação 

 

13. No caso vertente, verifica-se que o estudo de opinião divulgado está diretamente 

relacionado com a atuação e competências do Governo na área da saúde, pelo que é clara 

a sua submissão no objeto previsto pela Lei das Sondagens (cf. alínea a) do n.º 1 do seu 

artigo 1.º). Também não existem dúvidas de que é divulgada uma sondagem de opinião 

nos termos das alíneas b) e c) do artigo 2.º da LS, porquanto o estudo utiliza uma 

amostra, construída através de técnicas estatísticas, de um determinado universo alvo. 



ERC/04/2012/414   

5 

14. A Lei das Sondagens enumera, de forma taxativa, no n.º 2 do artigo 7.º da LS, os 

elementos mínimos que os órgãos de comunicação social devem respeitar na divulgação 

de sondagens. O propósito da definição legal é garantir que a publicação, difusão e 

interpretação técnica dos dados obtidos por sondagens de opinião são efetuadas de 

forma a não falsearem ou deturparem o seu resultado, sentido e limites.  

15. Por regra, a violação do n.º 2 do artigo 7.º coloca, simultaneamente, em causa o rigor dos 

resultados, bem como o sentido e limites da sondagem, o que consubstancia uma 

violação ao disposto no artigo 7.º, n.º 1, que, assim, acresce aos incumprimentos do n.º 2 

do referido preceito legal. 

16. Da análise realizada pelo Regulador à divulgação do Jornal Digital verifica-se que não 

foram incluídas na notícia as seguintes informações obrigatórias previstas no n.º 2 do 

artigo 7.º da LS: identificação do cliente (alínea b); identificação do universo alvo da 

sondagem (alínea d); repartição geográfica dos inquiridos (alínea e); taxa de resposta 

(alínea f); indicação da percentagem de inquiridos cuja resposta foi «ns/nr» (alínea g); 

data em que ocorreram os trabalhos de recolha de informação (alínea i); método de 

amostragem utilizado (alínea j); método de recolha da informação (alínea l); margem de 

erro estatístico (alínea n). 

17. Depois da retificação feita na edição de 29 de maio, referida no ponto 10, verifica-se que 

continuam a faltar as seguintes informações obrigatórias: repartição geográfica dos 

inquiridos (alínea e); indicação da taxa de resposta (alínea f); indicação da percentagem 

de inquiridos cuja resposta foi «ns/nr» (alínea g); método de amostragem utilizado 

(alínea j). 

18. Ou seja, não obstante a retificação feita pelo Denunciado, continuam em falta várias 

informações de divulgação obrigatória. 

19. A este propósito, refira-se que, ao contrário do alegado pelo Denunciado, não está em 

causa no presente processo o exercício de um direito de resposta e de retificação por 

parte do Gabinete do Ministério da Saúde, mas antes uma queixa por violação da Lei das 

Sondagens e por falta de rigor na peça noticiosa em análise. 

20. Quanto aos resultados publicados e respetiva interpretação técnica, verificou-se que o 

Jornal Digital reproduziu conteúdos constantes na notícia divulgada pela agência Lusa. 

Comparando a peça noticiosa do Jornal Digital com o conteúdo da notícia veiculada pela 



ERC/04/2012/414   

6 

Lusa, conclui-se que o jornal procurou ser rigoroso na elaboração da sua peça noticiosa 

respeitando e confiando nas informações e na interpretação técnica que lhe foi facultada. 

 

6. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o Jornal 

Digital por alegada violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de opinião «BOP 

Health – Os portugueses e a saúde»; 

Notando que o estudo divulgado é uma sondagem e que o seu objeto recai no âmbito da 

aplicação da Lei das Sondagens; 

Atendendo que o Jornal Digital realizou uma retificação voluntária mas que, não obstante, 

não impediu que se continuasse a verificar um incumprimento, face à LS, no modo como o 

Jornal Digital procedeu à divulgação de uma sondagem, em desrespeito pelo disposto nas 

alíneas e), f), g) e j)do n.º 2 do artigo 7.º da LS, 

 

O Conselho Regulador da ERC, nos termos e com os fundamentos acima expostos, no exercício 

das atribuições e competências cometidas à ERC, designadamente as previstas nas alíneas z) 

e ac) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos adotados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, 

conjugado com o disposto no artigo 15.º, n.º 1 e n.º 2, alíneas e) e g), da Lei n.º 10/2000, de 21 

de junho, delibera: 

 

• Instar o Jornal Digital ao cumprimento do disposto na Lei das Sondagens, 

salientando em particular a necessidade de observar devidamente o disposto no n.º 

2 do seu artigo 7.º; 

• Determinar a abertura de procedimento contraordenacional contra PNN Portuguese 

News Network, na qualidade de proprietária do Jornal Digital, por violação do 

disposto no artigo 7.º da Lei das Sondagens em conjugação com o disposto no 

artigo 17.º do mesmo diploma. 

 

Nos termos do artigo 11º do Regime Jurídico das Taxas da ERC constante do Decreto-Lei n.º 

103/2006, de 7 de junho, na redação imposta pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março, 

são devidos encargos administrativos, no valor correspondente a 1,50 unidades de conta, 



ERC/04/2012/414   

7 

conforme o previsto no Anexo V ao referido diploma (verba 37), pela PNN Portuguese News 

Network, na qualidade de proprietária do Jornal Digital, a qual, para efeitos do artigo 21.º, n.º 1, 

alínea a), do Regime de Taxas da ERC, dispõe do direito de audição prévia, a ser exercido no 

prazo de 10 dias contados da data de notificação da presente deliberação, sob pena de tal 

liquidação se tornar definitiva. 

 

Lisboa, 13 de fevereiro de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


