
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

67/2013 (SOND-I) 

 

 

Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o Jornal de 

Notícias e Jornal de Notícias mobile por violação da Lei das Sondagens 
na divulgação do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a 

saúde» 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
13 de fevereiro de 2013



ERC/04/2012/414   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 67/2013 (SOND-I) 

 

Assunto: Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o Jornal de Notícias e Jornal de 

Notícias mobile por violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de 

opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» 

 

 

1. Da participação 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), a 23 de 

abril de 2012, uma participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o Jornal de 

Notícias e Jornal de Notícias mobile por alegada violação da Lei n.º 10/2000, de 21 de 

junho (doravante, LS), na divulgação do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses 

e a saúde», nos seguinte termos: 

«No passado dia 17 de abril de 2012, foi divulgado um barómetro sondagem designado 

por “Quarta vaga do barómetro bianual BOP Health – ‘Os portugueses e a saúde’”, 

documento desenvolvido pela Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com a 

consultora de comunicação Guess What PR». 

«A apresentação pública à comunicação social do referido barómetro foi feita no dia 17 de 

abril de 2012, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa». 

«Consta do press release de divulgação da iniciativa, entre outras referências que se dão 

por integralmente reproduzidas, que a “avaliação que os portugueses fazem do Ministro 

da Saúde nos primeiros seis meses à frente da tutela é claramente negativa. Um terço dos 

portugueses ‘chumba’ o desempenho de Paulo Macedo, considerando-o ‘mau ou muito 

mau’. Esta é uma das principais conclusões da quarta vaga do barómetro bianual BOP 

Health – ‘Os portugueses e a saúde’” e prossegue “(...) a forma como o Ministério da Saúde 

faz a gestão do erário público é avaliada de forma ainda mais negativa”». 

«No mesmo dia 17 de abril, o Diário Económico e a Agência Lusa publicaram notícias que 

reproduzem, no essencial, o texto do press release, tendo a mesma notícia sido 

imediatamente publicada nos órgãos de comunicação social Correio da Manhã, PT Jornal, 



ERC/04/2012/414   

2 

Jornal Digital, A Bola, JN Mobile, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Diário Digital, TVI24, 

RCM Pharma e Sol contra os quais se apresenta queixa a essa Entidade, por violação do 

disposto no art.º 7º da Lei das Sondagens». 

«Deste modo, ao difundir e publicar notícias com títulos como “Um terço dos portugueses 

reprova Paulo Macedo”, “Um terço dos portugueses considera ‘mau’ o desempenho de 

Paulo Macedo”, e outros com ligeiras variações, os mencionados órgãos de comunicação 

social, não só se abstiveram de reproduzir acriticamente o conteúdo das afirmações 

categóricas contidas no press release, como não cuidaram de incluir os elementos de 

publicação obrigatória, nem promoveram o adequado tratamento jornalístico dos dados 

contidos naquele documento». 

«Tendo procedido do modo sumariamente descrito, aqueles órgãos de comunicação 

social eximiram-se do dever de garantir o rigor na análise e interpretação dos dados que 

vieram a ser publicados, de modo a que os leitores/espetadores pudesses compreender o 

seu sentido e limites». 

 

2. Factos apurados 

 

3. O objeto do estudo versa sobre a área da saúde em Portugal, tendo sido divulgados na 

comunicação social resultados relativos à notoriedade e à avaliação do desempenho do 

Ministro da Saúde, entre outras matérias da competência deste governante. 

4. Os resultados do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» foram 

divulgados pelo Jornal de Notícias, no seu sítio eletrónico e na sua edição mobile, através 

de uma peça noticiosa difundida a 17 de abril de 2012, com o seguinte título «Um terço 

dos portugueses chumba desempenho de Paulo Macedo». Segue-se a transcrição da 

notícia: 

«Um terço dos mais de 600 portugueses inquiridos para um barómetro sobre “Os 
Portugueses e a Saúde” classifica o ministro Paulo Macedo de “mau ou muito mau” e 
quase metade considera a sua gestão “muito má”. 
Elaborado pela empresa Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com uma 
consultora de comunicação, este barómetro resultou de questionários realizados 
telefonicamente a 618 pessoas. 
De acordo com as conclusões do estudo, a que a Lusa teve acesso, um terço dos 
portugueses chumba o desempenho de Paulo Macedo, considerando-o “mau ou muito 
mau”. 



ERC/04/2012/414   

3 

A forma como o Ministério da Saúde faz a gestão do erário público é avaliada de forma 
ainda mais negativa: 43,5 por cento dos portugueses considera que esta gestão é 
“muito má”. 
Sobre a comunicação estabelecida entre o Governo e as populações, cerca de metade 
dos portugueses inquiridos (48,3 por cento) defende mesmo que essa comunicação é 
“má ou muito má”. 
Questionados sobre se preferiam descontar para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou 
ter um seguro de saúde privado, 46,4% preferiam continuar a descontar para o sistema 
público e 47,3% optam pelo seguro de saúde. 
Sobre as novas taxas moderadoras, também quase metade dos portugueses (48,1 por 
cento) tende a considerar que em nada contribuirão para uma melhor gestão da saúde 
em Portugal. 
O estudo apurou que os utentes do sector privado estão mais satisfeitos do que os do 
público. 
Sobre a imagem que os portugueses têm da indústria farmacêutica, o barómetro 
apurou que dão uma importância elevada ao papel que os laboratórios farmacêuticos 
desempenham na sociedade, particularmente na área da investigação de novos 
medicamentos e na promoção de acções de rastreio. 
Quase metade dos inquiridos considera que “a marca do medicamento tem uma 
importância irrelevante na escolha do tratamento e que a televisão continua a ser o 
principal formador da opinião que os portugueses têm sobre os laboratórios 
farmacêuticos”».  

5. Considerando que se trata de uma sondagem de opinião cujo objeto se subsume no artigo 

1.º da LS, verificaram-se indícios de incumprimento ao artigo 7.º da Lei das Sondagens, por 

omissão de elementos de publicação obrigatória previstos pelo n.º 2 do citado artigo. 

6. O Jornal de Notícias foi oficiado pela ERC, a 21 de maio de 2012, para o exercício do 

contraditório. 

7. Foi também dado conhecimento à Global Notícias, Publicações, S.A., entidade proprietária 

do Jornal de Notícias, a 5 de dezembro 2012, que corria termos neste Regulador o 

presente processo. 

8. A participação contra os restantes órgãos de comunicação social divulgadores do estudo 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde» foi objeto de deliberações individuais para 

cada entidade visada. 

 

 

 

 

 



ERC/04/2012/414   

4 

3. Exercício do contraditório 

 

9. Em missiva recebida pela ERC a 30 de maio de 2012, o Jornal de Notícias começa por 

alegar que «[c]onforme decorre da própria peça divulgada no on-line do JN, esta trata-se 

da reprodução de uma notícia da agência LUSA». 

10. Continua dizendo que «[a] LUSA divulgou o estudo em questão e o JN, por sua vez, 

procedeu a uma reprodução da notícia que a LUSA fez sobre a matéria». 

11. Entende, pois, o Denunciado tratar-se «de uma notícia de uma notícia». 

12. Como tal, considera o Denunciado «não ter aplicação in casu a norma do art. 7.º, n.º 2 da 

LS, mas, outrossim, o n.º4 do referido preceito». 

13. Sem prejuízo do que ficou exposto, caso se entenda que é aplicável ao caso o n.º 2 do 

artigo 7.º da LS, defende o Denunciado que então o JN apenas terá incumprido «13 

segmentos da norma em questão». 

14. Mais disse que «[n]ão foi, nem é, intenção do Jornal omitir qualquer informação que nos 

termos legais deva ser publicada juntamente com a sondagem. Se porventura o fez – e 

acredita que assim não aconteceu – tal deve-se ao entendimento do Jornal de que 

publicava uma notícia de uma notícia e, como tal, não estaria vinculado às obrigações do 

n.º 2 do art.º 7.º da LS». 

15. Afirma ainda não ter publicado essa informação porque «a “LUSA” [...] não a divulgou». 

16. Diz também que «[a] ficha técnica foi publicada pelo JN com as indicações e informações 

que a “LUSA” divulgou» 

17. Conclui dizendo que “«[s]e o JN incumpriu qualquer das normas em questão tal ficou a 

dever-se a uma diferença interpretativa do sentido e alcance da supra referida disposição 

legal». 

 

4.  Normas aplicáveis 

 

18. É aplicável ao caso em apreço o regime jurídico da publicação ou difusão de sondagens e 

inquéritos de opinião, constante na Lei das Sondagens. 

19. Aplica-se ainda, nesta fase de apreciação da divulgação das sondagens, o disposto nos 

Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro – atentas as 



ERC/04/2012/414   

5 

competências do seu Conselho Regulador constantes na alínea z) do n.º 3 do artigo 24.º 

deste diploma. 

 

5. Análise e fundamentação 

 

20. No caso vertente, verifica-se que o estudo de opinião divulgado está diretamente 

relacionado com a atuação e competências do Governo na área da saúde, pelo que é clara 

a sua submissão no objeto previsto pela Lei das Sondagens (cf. alínea a) do n.º 1 do seu 

artigo 1.º). Também não existem dúvidas de que é divulgada uma sondagem de opinião 

nos termos das alíneas b) e c) do artigo 2.º da LS, porquanto o estudo utiliza uma 

amostra, construída através de técnicas estatísticas, de um determinado universo alvo. 

21. A Lei das Sondagens enumera, de forma taxativa, no n.º 2 do artigo 7.º da LS, os 

elementos mínimos que os órgãos de comunicação social devem respeitar na divulgação 

de sondagens. O propósito da definição legal é garantir que a publicação, difusão e 

interpretação técnica dos dados obtidos por sondagens de opinião são efetuadas de 

forma a não falsearem ou deturparem o seu resultado, sentido e limites.  

22. Já o n.º 4 do artigo citado consigna-se que «[a] referência, em textos de carácter 

exclusivamente jornalísticos publicados ou divulgados em órgãos de comunicação social, 

as sondagens que tenham sido objeto de publicação ou difusão pública deve ser sempre 

acompanhada de menção do local e data em que ocorreu a primeira publicação ou 

difusão, bem como da indicação do responsável». 

23. Conforme pronúncia prévia do Conselho Regulador, na Deliberação 4/SOND/2008, de 22 

de outubro de 2008, «[p]ara efeitos do n.º 4 do artigo 7.º da LS, consideram-se “textos de 

carácter exclusivamente jornalístico”, orais ou escritas, nas quais exista uma mera 

referência a resultados de sondagens, isto é, peças jornalísticas em que a divulgação de 

resultados de sondagens não constitui o seu enfoque central». 

24. Ora, analisadas as peças jornalísticas em causa, verifica-se que o enfoque central das 

mesmas é a divulgação dos resultados de uma sondagem pelo que, ao contrário do que 

sustenta o Denunciado, o caso em análise não é enquadrável no n.º 4 do artigo 7.º da LS. 

25. Resulta inequívoco que o presente caso se enquadra no n.º 2 do artigo 7.º da LS, pelo que 

a divulgação da sondagem por parte do Jornal de Notícias deveria ter sido acompanhada 

das informações enumeradas em cada uma das alíneas deste artigo. 



ERC/04/2012/414   

6 

26. Por regra, a violação do n.º 2 do artigo 7.º coloca, simultaneamente, em causa o rigor dos 

resultados, bem como o sentido e limites da sondagem, o que consubstancia uma 

violação ao disposto no artigo 7.º, n.º 1, que, assim, acresce aos incumprimentos do n.º 2 

do referido preceito legal. 

27. Da análise realizada pelo Regulador às divulgações do Jornal de Notícias, verifica-se que 

não foram incluídas na notícia as seguintes informações obrigatórias previstas no n.º 2 

do artigo 7.º da LS: identificação do cliente (alínea b), repartição geográfica dos inquiridos 

(alínea e), identificação da taxa de resposta e de eventuais enviesamentos que os não 

respondentes possam introduzir (alínea f), indicação da percentagem de inquiridos cuja 

resposta foi «ns/nr» (alínea g), data em que ocorreram os trabalhos de recolha de 

informação (alínea i), método de amostragem utilizado (alínea j). 

28. Em relação ao argumento de que a notícia publicada procedeu a uma reprodução da 

notícia da Lusa, considera-se que a decisão do jornal de replicar os dados aí constantes 

correspondeu a uma decisão editorial por parte do diretor do Jornal de Notícias. A partir 

do momento em que esta decisão é tomada há uma apropriação por parte do periódico do 

conteúdo jornalístico que foi divulgado. Como tal, o Denunciado deveria ter dado 

cumprimento ao dever de publicar a sondagem de acordo com o consignado no artigo 7.º, 

n.º 2, da LS. 

29. Quanto aos resultados publicados e respetiva interpretação técnica, verificou-se que o 

Jornal de Notícias reproduziu os conteúdos constantes na notícia divulgada pela agência 

Lusa. Comparando a peça noticiosa do Jornal de Notícias com o conteúdo da notícia 

veiculada pela Lusa, conclui-se que o jornal procurou ser rigoroso na elaboração da sua 

peça noticiosa respeitando e confiando nas informações e na interpretação técnica que 

lhe foi facultada. 

30. Refira-se, por último, que a ausência de consciência do Denunciado de estar a violar uma 

norma legal não releva ao nível da ilicitude podendo, eventualmente, ter relevância ao 

nível da culpa em sede do procedimento contraordenacional.  

 

 

 

 

 



ERC/04/2012/414   

7 

6. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o Jornal de 

Notícias por alegada violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de opinião «BOP 

Health – Os portugueses e a saúde»; 

Notando que o estudo divulgado é uma sondagem e que o seu objeto recai no âmbito da 

aplicação da Lei das Sondagens; 

Verificando que o enfoque central das peças noticiosas objeto de análise é a divulgação 

dos resultados de uma sondagem, não se aplicando como tal o n.º 4 do artigo 7.º da LS; 

Considerando que se verificou o incumprimento, face à LS, no modo como o Jornal de 

Notícias procedeu à divulgação de uma sondagem em desrespeito pelo disposto no n.º 2 do 

artigo 7.º da LS, 

 

O Conselho Regulador da ERC, nos termos e com os fundamentos acima expostos, no exercício 

das atribuições e competências cometidas à ERC, designadamente as previstas nas alíneas z) 

e ac) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos adotados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, 

conjugado com o disposto no artigo 15º, n.º 1 e n.º 2, al. e) e g), da Lei n.º 10/2000, de 21 de 

junho, delibera: 

 

• Instar o Jornal de Notícias ao cumprimento do disposto na Lei das Sondagens, 

salientando em particular a necessidade de observar devidamente o disposto no n.º 

2 do seu artigo 7.º; 

• Determinar a abertura de procedimento contraordenacional contra a sociedade 

Global Notícias, Publicações, S.A., na qualidade de entidade proprietária do Jornal de 

Notícias, pela violação do disposto no artigo 7.º da Lei das Sondagens em 

conjugação com o disposto no artigo 17.º do mesmo diploma. 

 

Nos termos do artigo 11º do Regime Jurídico das Taxas da ERC constante do Decreto-Lei n.º 

103/2006, de 7 de junho, na redação imposta pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março, 

são devidos encargos administrativos, fixados em 1,50 unidades de conta, conforme o 

previsto no Anexo V ao referido diploma (verba 37), pela sociedade Global Notícias, 

Publicações, S.A., na qualidade de entidade proprietária do Jornal de Notícias, a qual, para 



ERC/04/2012/414   

8 

efeitos do artigo 21.º, n.º 1, alínea a), do Regime de Taxas da ERC, dispõe do direito de audição 

prévia, a ser exercido no prazo de 10 dias contados da data de notificação da presente 

deliberação, sob pena de tal liquidação se tornar definitiva. 

 

Lisboa, 13 de fevereiro de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno  
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira  
Raquel Alexandra Castro  

Rui Gomes 


