
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

22/CONT-TV/2009 
 

 
 
 
 
 

Denúncia de Nuno Mendes contra o Jornal da Tarde da RTP 
Açores 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

31 de Julho de 2009



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 22/CONT-TV/2009 

 

Assunto: Denúncia de Nuno Mendes contra o Jornal da Tarde da RTP Açores 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

Em 15 de Outubro de 2008 deu entrada nesta Entidade uma participação subscrita por 

Nuno Mendes contra a RTP Açores e o Jornal da Tarde. 

 

II. A participação 

 

1. A participação recebida tem por objecto o tratamento noticioso do período de 

campanha eleitoral para as eleições Legislativas Regionais, realizado no Jornal da 

Tarde da RTP Açores, em Outubro de 2008. 

 

2. De acordo com aquela, o Jornal da Tarde incorre em falta de rigor informativo no 

que respeita à cobertura noticiosa dos actos de campanha eleitoral. Alega o 

Participante que a RTP Açores “apresenta reportagens de campanha como tendo 

acontecido na véspera, quando na verdade ocorreram dois dias antes”. 

 

3. O Participante denuncia ainda a alegada omissão de acções de campanha, afirmando 

que “é ridículo que a RTP/Açores omita a realização destes comícios, quando nos 

noticiários regionais da RDP/Açores (empresa do mesmo grupo) eles são noticiados 

a partir das 7h30”. Defende que a alegada omissão, só por si, configura uma 

situação de “fraude informativa”. 

 

 



 

2 

 

III. Factos apurados 

 

4. O Jornal da Tarde da RTP Açores é um espaço de informação emitido em directo 

de segunda a sexta-feira, às 13 horas, com a actualização das notícias que marcam a 

actualidade regional. O noticiário do arquipélago é uma produção da RTP Açores e 

tem a duração diária de 20 minutos, sendo seguido pela exibição do Jornal da Tarde 

nacional transmitido pela RTP1. 

 

5. A participação de Nuno Mendes centra-se na cobertura, pela RTP Açores, da 

campanha eleitoral para as eleições Legislativas Regionais dos Açores de 19 de 

Outubro de 2008. No Jornal da Tarde, essa cobertura foi condensada num único 

espaço de informação: a rubrica Ecos da Campanha. 

 

6. Nas 10 edições da rubrica emitidas entre os dias 6 e 17 de Outubro de 2008 (excepto 

nos dias 11 e 12 por corresponderem a um fim-de-semana, em que não é emitido o 

Jornal da Tarde) são exibidos excertos de declarações dos candidatos e outros 

elementos dos partidos em disputa pela liderança da Assembleia Regional.  

 

7. As declarações dos intervenientes das diversas forças políticas são introduzidas por 

um separador no qual se lê “Legislativas 2008” e exibidas justapostas, num fluxo 

sequencial, sem ‘voz-off’ de enquadramento. O formato televisivo assemelha-se, 

salvaguardadas as devidas diferenças, às colunas de citações que por vezes surgem 

publicadas na imprensa. 

 

8. O bloco de frases que constitui este espaço de informação é introduzido por um pivô 

que, em alguns casos, refere tratar-se de declarações correspondentes às acções de 

campanha do dia transacto.  

 

9. Em dez rubricas Ecos da Campanha emitidas, quatro referem explicitamente que as 

declarações apresentadas ocorreram no dia anterior (dias 6, 7, 14 e 15 de Outubro). 



 

3 

 

Noutras três ocasiões é referido o ordinal do dia de campanha ao qual se atribui a 

ocorrência dos excertos de campanha eleitoral (dias 8, 9 e 14 de Outubro). Por uma 

vez é referido o dia de semana (quinta-feira) ao qual reportavam os destaques da 

campanha eleitoral. As referências mais genéricas ocorrem nos dias 16 e 17 de 

Outubro e não se relacionam directamente com a datação das declarações 

seleccionadas (exemplo: “em dia de debate, a campanha não parou”).  

 

10. A título de exemplo de um dos primeiros casos acima referidos, destaque-se o dia 15 

de Outubro, em que o pivô faz a seguinte afirmação: 

“As preocupações económicas e sociais marcaram o dia de ontem da campanha 
eleitoral para as regionais de domingo. Ouça agora os Ecos da Campanha.” 

 

11. Já no que se refere aos dias identificados pelo ordinal, serve de exemplo a afirmação 

do pivô que introduz a rubrica do dia 8 de Outubro: 

“No terceiro dia de campanha para as regionais, surgiram as primeiras queixas 
de destruição de material de propaganda. Aqui ficam os Ecos da Campanha.” 

 

12. Contudo, frequentemente, as declarações individuais dos candidatos apresentadas na 

rubrica não surgem datadas, nem os protagonistas são identificados pelo nome, ou 

sequer pelo partido que representam.  

 

13. Em nenhuma das edições dos Ecos de Campanha é repetida a ordem de 

apresentação dos partidos. Essa ordem varia sem que seja possível estabelecer uma 

regra de seriação dos comentários em ordem do partido ao qual pertencem.  

 

14. Refira-se que os partidos Partido Socialista (PS), Partido Social Democrata (PSD), 

Partido Popular (CDS-PP) e CDU abriram por duas vezes cada um o espaço Ecos da 

Campanha. O Bloco de Esquerda e o Partido Democrático do Atlântico iniciaram a 

rubrica em uma ocasião. 

 

 



 

4 

 

IV. Defesa da Denunciada 

 

15. Por ofício datado de 23 de Outubro de 2008, foi a Denunciada notificada para se 

pronunciar, querendo, quanto ao conteúdo da participação recebida, bem como para 

facultar gravações dos programas em questão. 

 

16. Dada a ausência de qualquer resposta, foi a Denunciada novamente notificada 

através dos ofícios n.º 666/ERC/2009, de 20 de Janeiro, e 3728/ERC/2009, de 22 de 

Abril. 

 

17. Finalmente, em 29 de Abril de 2009, a Denunciada remeteu a sua defesa escrita, 

justificando o atraso da mesma devido a “um desfasamento de comunicação 

interna”, remetendo as gravações pedidas em 13 de Maio. 

 

18. Em primeiro lugar, a Denunciada começa por identificar o Participante como 

“Assessor de Informação do Sr. Secretário Regional da Economia, função que o 

próprio também desempenhava à data da queixa”. 

 

19. Após esta explicação, a RTP Açores esclarece que emitiu, no Jornal da Tarde, ao 

longo da campanha eleitoral para as Legislativas Regionais, “um bloco diário com 

afirmações breves dos candidatos de todas as forças políticas”, intitulado Ecos da 

Campanha, e que a transmissão das 10 edições deste bloco foi o único tratamento 

jornalístico de acções de campanha eleitoral realizado no Jornal da Tarde da RTP 

Açores, entre os dias 6 e 17 de Outubro de 2008. 

 

20. Sobre a participação em concreto, a Denunciada refere que, “ao contrário das rádios 

e jornais, que dispõem de meios de envio de conteúdos para emissão logo após a 

realização das acções de campanha, as equipas da RTP/Açores tinham que aguardar 

por ligações aéreas com as ilhas de S. Miguel e Terceira”, acabando o regresso por 

acontecer no dia seguinte. 



 

5 

 

 

21. Reitera, ainda, que a decisão de emitir, no Jornal da Tarde, a rubrica Ecos da 

Campanha se orientou pelo “critério jornalístico que não esqueceu a 

representatividade de todas as forças políticas concorrentes e exigiu que a colagem 

de declarações resultasse num bloco que resumisse as afirmações de força de todos 

os candidatos”. 

 

V. Normas aplicáveis 

 

22. O artigo 6º, alínea c), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

Novembro (doravante, EstERC) determina que estão sujeitos à supervisão e 

intervenção do Conselho Regulador os operadores de televisão, “relativamente aos 

serviços de programas que difundam ou aos conteúdos complementares que 

forneçam, sob sua responsabilidade editorial”. 

 

23. O artigo 7º, alínea d), dos EstERC refere que constitui objectivo da regulação do 

sector da comunicação social, a prosseguir pela ERC, “assegurar que a informação 

fornecida pelos prestadores de serviço de natureza editorial se pauta por critérios de 

exigência e rigor jornalístico, efectivando a responsabilidade editorial perante o 

público em geral dos que se encontram sujeitos à sua jurisdição, caso se mostrem 

violados os princípios e regras legais aplicáveis”. 

 

24. É ainda competência do Conselho Regulador, de acordo com o artigo 24º, n.º 3, 

alínea a), do mesmo diploma legal, “fazer respeitar os princípios e limites legais aos 

conteúdos difundidos pelas entidades que prosseguem actividades de comunicação 

social, designadamente em matéria de rigor informativo”. 

 

25.  De acordo ainda com o artigo 34º, n.º 2, alínea b), da Lei da Televisão, constitui 

obrigação do operador de televisão “assegurar a difusão de uma informação que 

respeite o pluralismo, o rigor e a isenção”. 



 

6 

 

 

26. Destaque-se também o artigo 14º, n.º 1, alínea a), do Estatuto do Jornalista que 

estabelece como dever fundamental do jornalista informar com rigor e isenção, 

devendo “proceder à rectificação das incorrecções ou imprecisões que lhes sejam 

imputáveis” (alínea b) do n.º 2 do mesmo artigo). 

 

27. Finalmente, refira-se o Código Deontológico do Jornalista – ponto 1 e 5 –, que 

determina que “o jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão”, assumindo 

a “responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como 

promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas”. 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

28. A participação recebida insurge-se contra o tratamento dado pela RTP Açores à 

campanha eleitoral para as eleições legislativas regionais, alegando que as 

campanhas são apresentadas na televisão como tendo acontecido na véspera, quando 

ocorreram antes, para além de serem omitidos determinados comícios.  

 

29. Por sua vez, a Denunciada defende-se invocando que não dispõe de meios que 

possibilitem o envio imediato de conteúdos para emissão, sendo certo que a rubrica 

Ecos da Campanha não esqueceu qualquer força política. 

 

30. Refira-se, antes do mais, que o facto de o Denunciante ser, à data dos factos, 

Assessor de Informação do Secretário Regional da Economia não lhe retira 

legitimidade para solicitar a esta Entidade uma posição acerca de uma situação que 

considera ser violadora dos normativos legais que devem regem a actividade de 

comunicação social. 

 

31. A partir do visionamento das várias emissões da rubrica Ecos da Campanha 

emitidas no Jornal da Tarde da RTP Açores verifica-se que as declarações dos 



 

7 

 

candidatos das diversas forças políticas em disputa nas eleições para o Governo 

regional do arquipélago foram levadas em conta, denotando-se diversidade em todas 

as edições da rubrica. 

 

32. Na sequência do visionamento das diferentes edições em análise, denota-se que a 

ordem pela qual são apresentadas as declarações dos candidatos dos vários partidos 

não aparenta obedecer a nenhum parâmetro predefinido, uma vez que a listagem 

ordenada das intervenções indicia aleatoriedade na sequência em que são 

apresentados os representantes partidários nas peças ao longo dos vários dias de 

campanha. 

 

33. No que respeita à alegada omissão de acções de campanha relatada pelo 

Denunciante, a circunstância é qualificada pelo próprio como uma acção deliberada 

de subtracção de informação. O Participante insinua intencionalidade por trás desse 

putativo acto de omissão, patente na afirmação de que “o canal de televisão não faz 

qualquer referência aos comícios realizados na noite antes guardando-os 

(escondendo?) dos telespectadores”. 

 

34. Assinale-se o facto de não surgirem indicadas as datas em que as intervenções 

exibidas ocorreram - facto que impossibilita o espectador de identificar o momento 

da campanha eleitoral em que as mesmas ocorreram -, residindo neste ponto um dos 

aspectos da participação apresentada por Nuno Mendes, acerca da alegada “fraude 

informativa” em que incorrera o operador. 

 

35. Este aspecto torna-se relevante ao nível da observância do princípio do rigor 

jornalístico, uma vez que alguns dos pivôs apresentam genericamente as 

intervenções apenas com tendo ocorrido na véspera.  

 



 

8 

 

36. Note-se ainda, conforme descrito no ponto supra, a frequente ausência por vezes de 

elementos que permitam uma clara identificação dos protagonistas cujas declarações 

foram seleccionadas na rubrica.  

 

37. Embora se possa admitir que a especificidade geográfica e demográfica do 

arquipélago possa ter induzido o operador a pressupor que os eleitores reconhecem 

os candidatos e os partidos que eles representam, o facto é que a informação 

fornecida deverá ser inteligível para todos os telespectadores, independentemente do 

grau de conhecimento que possam ter acerca das matérias de política regional.  

 

38. Acresce que o argumento invocado pelo operador – de não dispor de meios de envio 

imediato de conteúdos para emissão – não justifica, por si, o sucedido. 

 

39. De facto, e a verificar-se tal situação, estava a Denunciada obrigada a, na 

transmissão das suas peças jornalísticas, informar o telespectador do sucedido, 

enquadrando temporalmente a situação retratada. 

 

40. Tratando-se de uma situação, alegadamente, recorrente, não se compreende o 

motivo por que as peças são apresentadas como tendo ocorrido na véspera, quando 

tal não se verificou. 

 

41. Na realidade, e estando a RTP Açores consciente da demora na emissão das peças 

em causa, deveria ter tido o cuidado de, ao menos na sua apresentação, informar 

correctamente o telespectador do momento em que as mesmas ocorreram. 

 

42. Não se percebe, por isso, o motivo por que não indica o dia correcto em que 

efectivamente os acontecimentos tiveram lugar. 

 

43. Acresce que, em observância do rigor jornalístico, a Denunciada deveria também ter 

tido o cuidado de identificar claramente os intervenientes cujas frases são 



 

9 

 

seleccionadas como posições fortes da campanha eleitoral, não se tendo apurado 

qualquer motivo que justificasse tal omissão. 

 

VII. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma participação de Nuno Mendes contra a RTP Açores e o Jornal da 

Tarde, devido ao tratamento dado à cobertura da campanha eleitoral para as eleições 

legislativas regionais; o Conselho Regulador da ERC delibera, ao abrigo dos artigos 8º, 

alínea j), e 24º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, 

de 8 de Novembro: 

1. Considerar que a rubrica “Ecos da Campanha”, difundida naquele contexto, 

induziu frequentemente em erro os espectadores acerca da data de emissão das 

declarações nela apresentadas, além de omitir a identificação de diversos 

responsáveis pelas mesmas, além das forças políticas por eles representadas; 

 

2.  Reprovar as insuficiências e omissões identificadas nas peças analisadas que 

assumem acrescida relevância por se tratar da Concessionária do Serviço 

Público de Televisão. 

 

3. Instar o operador a observar de forma mais precisa os deveres ético-jurídicos do 

jornalismo, designadamente em matéria de rigor informativo, procedendo à clara 

identificação dos protagonistas e das datas de ocorrência dos acontecimentos ou 

intervenções noticiadas.  

 

Lisboa, 31 de Julho de 2009 

 
O Conselho Regulador 

 
José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


