
 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

5/CONT-TV/2012 

 
 
 
 
 

Procedimento de averiguações à cobertura jornalística 
da detenção do alegado “estripador de Lisboa”, 

efetuada pelos serviços de programas televisivos TVI, 
SIC e RTP1, no dia 1 de dezembro de 2011 

 
 
 
 
 

Lisboa 
22 de fevereiro de 2012



 
 

1 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 5/CONT-TV/2012 

 

Assunto: Procedimento de averiguações à cobertura jornalística da detenção do alegado 

“estripador de Lisboa”, efetuada pelos serviços de programas televisivos 

TVI, SIC e RTP1, no dia 1 de dezembro de 2011 

 

 

I. Exposição 

 

1. No dia 13 de dezembro de 2011, e na sequência da cobertura jornalística da 

detenção do alegado “estripador de Lisboa”, efetuada, no dia 1 do mesmo mês, pelo 

serviço de programas televisivo TVI, o Conselho Regulador da Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu abrir um procedimento de 

averiguações. 

2. Posteriormente, e tendo-se verificado que a SIC e a RTP1 exibiram imagens 

semelhantes nos seus serviços noticiosos, o Conselho Regulador deliberou, em 14 

de janeiro de 2012, alargar o presente procedimento a estes serviços de programas. 

3. Em causa estão indícios de violação do artigo 27, n.ºs 3 e 8 da Lei da Televisão, 

determinando-se também a análise do tratamento editorial no enquadramento do 

rigor informativo. 

 

II. Posição das Denunciadas 

 

4. Em 11 de janeiro de 2012, através do ofício n.º 116/ERC/2012, foi a TVI notificada 

para se pronunciar acerca dos factos em causa, bem como para remeter cópia dos 

serviços noticiosos emitidos no dia 1 de dezembro de 2011. 

5. Dada a ausência de resposta, em 2 de fevereiro de 2012 foi enviado o ofício n.º 

467/ERC/2012, a insistir no envio dos elementos solicitados. 

6. Em 9 de fevereiro de 2012, a TVI esclareceu que: 



 
 

2 
 

a) Dada a relevância e atualidade jornalística da detenção do alegado estripador de 

Lisboa, “a informação foi tratada, (…) quer na parte de imagem, quer de texto, a 

uma linguagem sóbria e contextualizada, protegendo os interesses dos públicos 

mais vulneráveis, quer através da edição dos conteúdos emitidos, quer do alerta 

sobre a natureza dos factos”. 

b) “Pelo supra exposto e sem prejuízo de posteriores esclarecimentos, que podem 

ser necessários em função da efectiva notificação do teor da queixa aludida no 

ofício recepcionado, a TVI considera não ter agido em forma a violar qualquer dos 

direitos do eventual queixoso, ou que possa ser enquadrável nos diversos limites e 

obrigações impostos pelo art.º 27.º da Lei da Televisão”. 

7. A SIC, notificada através do ofício n.º 308/ERC/2012, de 30 de janeiro, optou por 

não prestar quaisquer esclarecimentos, limitando-se a remeter os elementos pedidos 

em 13 de Fevereiro. 

8. A RTP, notificada através do ofício n.º 307/ERC/2012, de 30 de janeiro, até à data 

nada disse. 

 

III. Descrição 

 

9. Na edição de 1 de dezembro dos serviços noticiosos da TVI, SIC e RTP1, foi 

noticiada a detenção pelas autoridades portuguesas do alegado “estripador de 

Lisboa”.  

10. O Jornal Sol realizou uma investigação jornalística que culminou numa entrevista 

gravada em vídeo ao suspeito de uma série de assassinatos na década de 90 

conhecido como “estripador de Lisboa”, a qual veio a ser publicada no seu sítio 

eletrónico.  

11. A cobertura noticiosa do caso pelos supra citados serviços de programas contempla 

a exibição de excertos do vídeo do semanário Sol e matérias complementares, tais 

como imagens de arquivo – referentes aos homicídios do “estripador de Lisboa” em 

92/93 –, entrevistas a especialistas forenses, vizinhos do suspeito, ex-investigadores 

da PJ, etc. A TVI, em particular, exibe excertos de uma reportagem sua (Repórter 

TVI), que fora exibida, na íntegra, no dia 18 de janeiro de 2010.  



 
 

3 
 

12. Os serviços de programas em apreço exibiram, em geral, os mesmos excertos do 

vídeo do semanário Sol e que a seguir se descreve. Alguns serviços de programas 

exibiram um maior número de segmentos do referido vídeo que outros, mas em 

geral privilegiaram o mesmo tipo de conteúdos, nomeadamente as declarações do 

suspeito sobre os referidos assassinatos.  

13. A RTP1 exibiu também os segmentos do vídeo nos quais o suspeito fala sobre a sua 

família, a sua infância e adolescência, incidindo os restantes excertos diretamente 

sobre o tema dos assassinatos que o suspeito afirma ter perpetrado em Lisboa em 

92/93.  

14. Num dos excertos exibidos pelos vários serviços de programas, o entrevistado 

confessa: “Não conseguia dormir sem pensar que estava a fazer aquilo para 

conseguir fechar os olhos e dormir”. A entrevistadora questiona-o sobre a que se 

refere, ao que este – simulando golpes perfurantes com o braço direito –, responde: 

“Estripá-las, abri-las, esfaqueá-las até à morte. Até elas sentirem”. 

15. Noutro segmento do vídeo, o entrevistado refere ter usado um gargalo de garrafa 

para matar uma das vítimas. Quando a entrevistadora questiona se conseguiu ter 

êxito, respondeu exemplificando com os braços os golpes que desferira na vítima: 

“Punha assim, punha o gargalo, enfiava para o fundo e puxava”. 

16. Sobre outra vítima – noutro excerto do referido vídeo –, revela como a abordou, 

ilustrando também com as mãos os movimentos que fizera: “Uma delas apanhei-lhe 

pelos cabelos e meti-lhe as mãos e espetei-lhe logo com a faca”. 

17. Numa outra parte do vídeo, o entrevistado esclarece o modus operandi dos crimes 

que afirma ter cometido: “Não, nunca cortei o pescoço a ninguém. Estrangulei, 

estrangulei, mas nunca cortei. Já disse. Daqui para baixo [colocando a mão à altura 

do pescoço], foi. Daqui para cima, podia ter hematomas de pontapés, dados com o 

pé e com a bota. Mas nunca cortei nada. Nunca desfigurei para cima”. 

18. Num outro momento ainda, o suspeito afirma que lhe escorrera sangue para as 

mãos do gargalo que usara. Questionado pela jornalista sobre como reagiu nessas 

situações, respondeu friamente: “Eu limpava as mãos e vinha-me embora. Podia 

limpar as mãos às roupas delas e vinha-me embora”. 



 
 

4 
 

19. A TVI, no Jornal da Uma, dedicou três peças sobre o caso do “estripador de 

Lisboa”, tendo numa delas exibido alguns dos excertos supra descritos, como por 

exemplo, o relatado no ponto 15 da presente Deliberação. A exibição não foi 

acompanhada de qualquer aviso prévio sobre a natureza das respetivas declarações 

do suspeito.  

20. No Jornal das 8 foram também exibidos alguns dos referidos vídeos. Numa 

primeira sequência de peças, as mesmas foram transmitidas sem qualquer aviso 

prévio. Mais adiante recupera-se o tema e aí o pivô adverte que “alguns dos 

detalhes relatados podem chocar os públicos mais sensíveis”. Logo de seguida, 

nova reexibição de alguns dos segmentos de vídeo supra descritos, com o seguinte 

aviso prévio: “A reportagem que tenta enquadrar o que aconteceu no início dos 

anos 90 em Lisboa contém imagens que não devem ser vistas por públicos mais 

sensíveis”.  

21. A SIC abriu o Primeiro Jornal com uma peça sobre o caso do “estripador de 

Lisboa”, que inclui a exibição de alguns momentos supra descritos do vídeo do 

Semanário Sol, mas sem som e legendas. Mais adiante na edição é exibida uma 

segunda peça informativa com parte dos conteúdos supra descritos, sem qualquer 

aviso prévio quanto à natureza das declarações.  

22. O Jornal da Noite abriu também com o caso do “estripador de Lisboa”, tendo 

exibido várias peças noticiosas que incluem alguns dos excertos do vídeo do 

Semanário Sol supra descritos, também sem qualquer advertência sobre a natureza 

das declarações.  

23. A RTP1 abriu o Jornal da Tarde com uma peça sobre o caso do “estripador de 

Lisboa”, com a exibição de alguns dos blocos supra referidos, tendo o pivô emitido 

um aviso quanto à natureza das declarações proferidas: “A reportagem que vai ver a 

seguir poderá chocar as pessoas mais sensíveis.”  

24. O Telejornal inicia-se também com uma peça sobre o caso do “estripador de 

Lisboa”, contemplando a exibição de alguns dos excertos do vídeo do semanário 

Sol supra descritos, tendo igualmente fornecido um aviso prévio sobre o teor 

potencialmente chocante das respetivas declarações. 

 



 
 

5 
 

IV. Normas Aplicáveis  

 

25. Nos termos do artigo 6.º, alínea c), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro, (EstERC), estão sujeitos à supervisão e regulação do 

Conselho Regulador da ERC “os operadores de televisão, relativamente aos 

serviços de programas que difundam ou aos conteúdos complementares que 

forneçam, sob sua responsabilidade editorial, por qualquer meio, incluindo por via 

electrónica”. 

26. O artigo 7.º, alíneas c) e d), dos EstERC consagra como objetivo a prosseguir por 

esta Entidade “assegurar a protecção dos públicos mais sensíveis, tais como 

menores, relativamente a conteúdos e serviços susceptíveis de prejudicar o 

respectivo desenvolvimento, oferecidos ao público através das entidades que 

prosseguem actividades de comunicação social sujeitos à sua regulação”, bem 

como “assegurar que a informação fornecida pelos prestadores de serviços de 

natureza editorial se pauta por critérios de exigência e rigor jornalísticos, 

efectivando a responsabilidade editorial perante o público em geral dos que se 

encontram sujeitos à sua jurisdição, caso se mostrem violados os princípios e regas 

legais aplicáveis”. 

27. Constituem atribuições desta Entidade “garantir os direitos, liberdades e garantias”, 

assim como “fazer respeitar os princípios e os limites legais aos conteúdos 

difundidos pelas entidades que prosseguem actividades de comunicação social, 

designadamente em matéria de rigor informativo e de protecção dos direitos, 

liberdades e garantias” (artigos 7.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos EstERC). 

28. A conduta dos operadores deverá ser enquadrada à luz do artigo 26.º, conjugado 

com o artigo 27.º da Lei da Televisão: estabelece o artigo 26.º, n.º 2, que “salvo os 

casos previstos na presente lei, o exercício da actividade de televisão e dos serviços 

audiovisuais a pedido assenta na liberdade de programação, não podendo a 

Administração Pública ou qualquer órgão de soberania, com excepção dos tribunais, 

impedir, condicionar ou impor a difusão de quaisquer programas”. 



 
 

6 
 

29. Por sua vez, o artigo 27.º, n.º 1, prevê que “a programação dos serviços de 

programas televisivos e dos serviços audiovisuais a pedido deve respeitar a 

dignidade da pessoa humana e os direitos, liberdades e garantias fundamentais”. 

30. O n.º 4 do mesmo artigo determina que a emissão de quaisquer programas 

“susceptíveis de influírem de modo negativo na formação da personalidade de 

crianças e adolescentes deve ser acompanhada da difusão permanente de um 

identificativo visual apropriado e só pode ter lugar entre as 22 horas e 30 minutos e 

as 6 horas”. 

31. Por fim, o n.º 8 deste artigo refere que “os elementos de programação com as 

características a que se referem os n.ºs 3 e 4 podem ser transmitidos em quaisquer 

serviços noticiosos quando, revestindo importância jornalística, sejam apresentados 

com respeito pelas normas éticas da profissão e antecedidos de uma advertência 

sobre a sua natureza”. 

 

V. Análise e Fundamentação 

 

32. Antes de se proceder à apreciação da conduta dos diferentes serviços de programas 

e da sua conformidade com os normativos legais aplicáveis, cumpre esclarecer que 

não se compreende o teor da afirmação proferida pela TVI quando refere “sem 

prejuízo de posteriores esclarecimentos que podem ser necessários em função da 

efectiva notificação do teor da queixa aludida no ofício recepcionado, a TVI 

considera não ter agido de forma a violar (…)”. 

33. Na realidade, e conforme decorre da leitura do ofício remetido, o Conselho 

Regulador da ERC deliberou, por sua iniciativa, abrir um processo de averiguações 

a fim de determinar se a cobertura jornalística dada, pelos diferentes serviços de 

programas, à detenção do alegado estripador de Lisboa obedecera ao disposto na 

Lei da Televisão. 

34. Na origem deste procedimento não esteve qualquer queixa, antes sim uma decisão 

do próprio Conselho Regulador em determinar, ao abrigo das competências que lhe 

foram atribuídas por lei, se a transmissão das notícias relacionadas com o alegado 

estripador de Lisboa não pusera em causa direitos legalmente protegidos. 



 
 

7 
 

35. Trata-se de competências legalmente previstas, sendo certo que próprio Código de 

Procedimento Administrativo admite que o impulso inicial do procedimento seja 

oficioso (artigo 54.º), determinando ainda o artigo 110.º, n.º 2, que a desistência ou 

a renúncia dos interessados não prejudique a continuação do procedimento, se a 

Administração entender que o interesse público assim o exige. 

36. Feitos estes esclarecimentos, procede-se à apreciação da matéria em causa. 

37. O presente caso remete para a apreciação dos limites à liberdade de programação 

consignados na Lei da Televisão e para avaliação do cumprimento ou não do dever 

de rigor informativo. Em particular, cumpre verificar se o tratamento noticioso do 

acontecimento, com especial destaque para a exibição do vídeo do semanário SOL 

viola quaisquer normas ético-legais que regulam a prática jornalística. 

38. Importa, desde logo, referir que o acontecimento possui uma relevância histórica e 

social, pelo que, entende-se, a sua cobertura encerra interesse público.  

39. A análise às imagens do vídeo disponibilizado pelo semanário Sol e exibidas pelos 

vários operadores permitiu verificar que estas não incluem quaisquer conteúdos que 

se possam considerar suscetíveis de prejudicar séria e gravemente a livre formação 

de crianças e adolescentes, tais como pornografia ou violência gratuita, razão pela 

qual não se aplica ao presente caso o disposto no artigo 27.º, n.º 3, da Lei da 

Televisão. 

40. Não obstante, entende o Conselho Regulador que o teor das declarações do alegado 

“estripador de Lisboa” sobre o momento dos assassinatos, nomeadamente quando 

este os descreve de modo que transparece frieza e insensibilidade, justificaria, em 

rigoroso respeito pelas normas ético-legais da profissão, que a sua exibição fosse 

antecedida de uma advertência sobre a sua natureza. – Na verdade, e “apesar de o 

n.º 8 do artigo 27.º excepcionar os serviços noticiosos das proibições constantes dos 

n.
os

 3 e 4 do mesmo artigo, nem por isso se deve ter como legítima a exibição, 

nesses espaços, de todo o tipo de imagens e relatos”
1
, sendo necessário distinguir a 

relevância informativa de um determinado assunto da exibição de determinadas 

imagens ou conteúdos. 

                                                 
1
 Deliberação 19/CONT-TV/2011, de 5 de julho, que aprova as Linhas de Orientação da ERC, nas suas 

intervenções em matéria de limites à liberdade de programação, no período entre 2006 e 2010, pág. 33 



 
 

8 
 

41. A análise à cobertura noticiosa dos vários serviços de programas em apreço, 

permitiu verificar que somente a RTP1 emitiu, nos dois blocos informativos (Jornal 

da Tarde e Telejornal), um aviso sobre a natureza das declarações contidas nas 

imagens exibidas do vídeo do semanário Sol, concluindo-se que respeitou o artigo 

27.º, n.º 8, da Lei da Televisão. 

42. Já a SIC não exibiu nos seus serviços noticiosos qualquer advertência sobre a 

natureza do conteúdo das declarações exibidas, concluindo-se pelo desrespeito pelo 

artigo supra referido. 

43. A TVI, por sua vez, exibiu no Jornal da Uma excertos do vídeo do semanário Sol 

sem qualquer advertência sobre a natureza das declarações aí proferidas, como seria 

exigível pela Lei da Televisão. No Jornal das 8 foi, num primeiro momento, exibido 

o mesmo tipo de conteúdos sem qualquer advertência sobre a natureza das imagens 

exibidas. Contudo, perto do final do citado serviço noticioso, retoma-se o tema com 

a exibição de alguns segmentos do referido vídeo, desta feita com a devida 

advertência. 

44. Conclui-se, face ao exposto, que apenas a RTP1 teve a diligência de preparar os 

telespectadores para os conteúdos violentos que iria transmitir, dando cumprimento 

às exigências previstas na Lei da Televisão, enquanto a TVI apenas no Jornal das 8 

teve tal cuidado e a SIC nada fez, em clara violação do artigo 27.º, n.º 8, do referido 

diploma legal. 

 

VI. Deliberação 

 

Tendo analisado a cobertura jornalística da detenção do alegado “estripador de Lisboa”, 

efetuada pelos serviços de programas televisivos RTP1, SIC e TVI no dia 1 de 

dezembro de 2011, 

Considerando que alguns excertos das declarações exibidas contêm descrições de atos 

de violência que justificariam advertência prévia, 

Verificando que apenas um dos operadores, nomeadamente a RTP1, fez acompanhar a 

exibição das referidas declarações por uma advertência prévia sobre a natureza dos 

conteúdos exibidos, 



 
 

9 
 

Constatando que quer a SIC quer a TVI não advertiram os telespectadores para a 

natureza das declarações produzidas, 

O Conselho Regulador da ERC, ao abrigo dos artigos 7.º, alínea c) e d), 8.º, alínea d), e 

24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, delibera: 

 

1. Arquivar o procedimento contra a RTP1, uma vez que a mesma exibiu a emissão 

em conformidade com o artigo 27.º, n.º 8, da Lei da Televisão. 

2. Instaurar processo contra-ordenacional contra a SIC e a TVI por violação do artigo 

27.º, n.º 8, da Lei da Televisão, por, no dia 1 de dezembro de 2011, terem exibido, 

nos seus serviços noticiosos, imagens do vídeo do Semanário Sol a propósito do 

alegado estripador de Lisboa, sem que o mesmo fosse acompanhado de advertência 

prévia sobre o seu conteúdo particularmente violento. 

 

Lisboa, 22 de fevereiro de 2012 

 

O Conselho Regulador da ERC, 

 

Carlos Magno 

Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 

Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 

 

 


