
Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

2/SOND-TV/2011 

 
 
 

 

Referência a resultados de sondagem relativa às 

intenções de voto nas eleições regionais da Madeira na 

véspera do escrutínio pela RTP 
 

 

 
 

Lisboa 

15 de Novembro de 2011



 
 

1 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 2/SOND-TV/2011 

 

Assunto: Referência a resultados de sondagem relativa às intenções de voto nas eleições 

regionais da Madeira na véspera do escrutínio pela RTP 

 

 

I. Dos factos 

 

1. A RTP – Rádio e Televisão de Portugal, S.A. (doravante, RTP), emitiu, no dia 8 

de Outubro de 2011, no magazine informativo Bom dia Portugal Fim de Semana, 

referências a resultados de uma sondagem sobre a intenção de voto nas eleições 

Regionais da Madeira 2011, cujo depósito, no cumprimento do disposto nos números 

5.º e 6.º da Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho (doravante, LS), foi realizado pelo 

CESOP/UCP. 

2. O referido magazine foi transmitido nos serviços de programas RTP1 (8h-11h), 

RTP Internacional (8h-9h), RTP Informação (8h-10h), e RTP Madeira (8h-11h). 

3. As referências à sondagem foram realizadas através de inserções em oráculo, 

repetidas sensivelmente de cinco em cinco minutos, com o seguinte texto: 

“Sondagem RTP: Jardim pode perder maioria absoluta; Pela primeira vez o PS a ser 

ultrapassado pelo CDS”. 

4. A RTP foi oficiada sobre as situações acima descritas, no dia 14 de Outubro de 

2011, para o exercício de contraditório. 

 

II. Argumentação do Denunciado 

 

5. Em missiva recebida pela ERC, no dia 21 de Outubro de 2011, a RTP afirma 

tratar-se “inequivocamente de um lapso que assumimos por inteiro”. 

6. Como justificação para a ocorrência verificada alega que “o ticker é 

“alimentado” de véspera sendo que, no início da manhã, é objecto de revisão e 



 
 

2 
 

actualização tendo em vista a respectiva inserção na emissão. […] Nessa madrugada, 

a operação de actualização falhou não tendo sido eliminada, lamentavelmente e como 

era suposto, a referência ao resultado da sondagem”. 

7. Por fim, solicita ao Regulador que tenha em atenção na sua tomada de decisão 

que a RTP tem cumprido, ao longo dos anos, as regras jurídicas que regulam esta 

matéria. 

 

III. Normas Aplicáveis 

 

8. É aplicável ao caso em apreço o regime jurídico da publicação ou difusão de 

sondagens e inquéritos de opinião, constante da LS. 

9. Aplica-se, ainda, nesta fase de apreciação da divulgação das sondagens, o 

disposto nos Estatutos da ERC (Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro), atentas as 

competências do Conselho Regulador da ERC, constantes da alínea z) do n.º 3 do artigo 

24º deste diploma. 

 

IV.   Análise e Fundamentação 

 

10. De acordo com o n.º 1 do artigo 10.º da LS, “é proibida a publicação e a difusão 

bem como o comentário, a análise e a projecção de resultados de qualquer sondagem 

ou inquérito de opinião, directa ou indirectamente relacionados com actos eleitorais 

ou referendários abrangidos pelo disposto no nºs. 1, 2 e 4 do artigo 1.º, desde o final 

da campanha relativa à realização do acto eleitoral ou referendário até ao 

encerramento das urnas em todo o país”. 

11. Ora, a referência em apreço foi emitida na véspera do dia de acto eleitoral (8 de 

Outubro de 2011), sendo que tal constitui uma violação do disposto na norma acima 

citada. Por respeito ao designado “período de reflexão”, a lei proíbe tanto a divulgação, 

como a análise, comentário ou projecção de resultados de sondagens.  

12. O texto publicado – “Sondagem RTP: Jardim pode perder maioria absoluta; Pela 

primeira vez o PS a ser ultrapassado pelo CDS” – consubstancia uma referência a 

sondagem já publicada, nos termos do n.º 4 do artigo 7º da LS. Sucede que, conforme 



 
 

3 
 

se frisou acima, também as referências a dados resultantes de sondagens são proibidas, 

à luz do disposto no artigo 10º da LS. 

13. A publicação e difusão de sondagens de opinião em violação, bem como o seu 

comentário, interpretação ou análise, em violação do disposto no artigo 10º, constitui 

infracção contraordenacional, punível com coima de montante mínimo de €24.939,89 e 

máximo de €249.398,95, nos termos da alínea e) do n.º 1 do artigo 17º da LS. 

 

V. Deliberação 

 

O Conselho Regulador da ERC, nos termos e com os fundamentos acima expostos, no 

exercício das atribuições e competências cometidas à ERC, designadamente as previstas 

nas alíneas z) e ac) do n.º 3 do artigo 24º dos Estatutos adoptados pela Lei n.º 53/2005, 

de 8 de Novembro, conjugado com o disposto no artigo 15º, n.º 1 e n.º 2, al. g), da Lei 

n.º 10/2000, de 21 de Junho, delibera: 

 

1. Recordar a RTP – Rádio e Televisão de Portugal, S.A., dos deveres em 

matéria de divulgação de sondagens relativas a sufrágios constantes do artigo 10º 

da LS, em especial, no período compreendido entre o final da campanha relativa à 

realização do acto eleitoral ou referendário até ao encerramento das urnas em todo 

o País; 

2. Dar por verificada a violação do n.º 1 do artigo 10º da LS, instaurando 

contra a RTP – Rádio e Televisão de Portugal, S.A., o competente procedimento 

contraordenacional, nos termos do disposto no artigo 17º, n.º 1, al. e), da LS. 

 

Nos termos do artigo 11º do Regime Jurídico das Taxas da ERC constante do Decreto-

Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho, na redacção imposta pelo Decreto-Lei 70/2009, de 31 

de Março, são devidos encargos administrativos, fixados em 1,50 unidades de conta, 

conforme o previsto no Anexo V ao referido diploma (verba 37). 

 

Lisboa, 15 de Novembro de 2011 

 



 
 

4 
 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


