
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

3/SOND/2007 
 

 
 
 
 

Queixa da Rádio e Televisão de Portugal, S. A. (RTP/RDP) contra 
o Diário de Notícias Madeira e a TSF- Madeira, sobre a 

divulgação de uma sondagem 

 
 
 
 

Lisboa 
 

17 de Outubro de 2007



Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 3/SOND/2007 

 

Assunto: Queixa da Rádio e Televisão de Portugal, S. A. (RTP/RDP) contra o Diário de 

Notícias Madeira e a TSF- Madeira, sobre a divulgação de uma sondagem 

 

 

I. Identificação das partes 

 

A Radio e Televisão de Portugal S.A. (RTP/RDP), como queixosa, e o Diário de 

Notícias da Madeira (DN-M) e a TSF-Madeira (TSF-M), como denunciados.  

 

II. Objecto da queixa 

 

A Queixosa vem, por queixa entrada na ERC em 4 de Junho de 2007, denunciar a 

divulgação de “forma ilícita” dos dados de uma sondagem.  

 

III. Factos Apurados 

 

1. A Queixosa, “juntamente com o Jornal de Notícias, encomendou ao Centro de 

Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica a realização de uma 

sondagem relativa às eleições legislativas na Região Autónoma da Madeira que (...) se 

realizaram no dia 6 de Maio de 2007”. 

 

2. Deu entrada na ERC, entre as 00 horas e 43 minutos e as 08 horas e 37 minutos do 

dia 3 de Maio de 2007, um conjunto de mensagens electrónicas com o depósito dessa 

sondagem. 

 



 
 

 2

3. “O Diário de Notícias (Madeira), na sua edição on-line, e a TSF – Rádio Notícias 

(Madeira) promoveram, (...) a divulgação dos dados constantes da sondagem”; em 

concreto: 

- O “Diário de Notícias, na sua edição on-line de 3 de Maio de 2007 

[apresentou] a notícia com o título: ‘Sondagem RTP/RDP/JN é terramoto para 

PS-Madeira’”. Esta notícia foi publicada na edição electrónica do jornal às 15 

horas e 41 minutos do dia 3 de Maio de 2007; 

- A TSF- Madeira difundiu, no seu noticiário das 16 horas de dia 3 de Maio de 

2007, dados referentes à sondagem em causa. 

 

4. No dia 3 de Maio, “sempre depois das 17 horas, após uma inauguração no concelho 

de Santa Cruz”, o jornalista João Carramanho, da RDP Madeira, “solicitou 

publicamente (...), na presença de jornalistas de diversos órgãos de comunicação 

social, um comentário do líder do PSD – M sobre os resultados dessa sondagem, 

fornecendo-lhe indicações dos resultados concretos da mesma” (...) “conforme resulta 

da gravação efectuada no local pelo jornalista do ‘Diário de Notícias’ Filipe 

Gonçalves”. 

 

IV. Argumentação da Queixosa. 

 

Alega a queixosa: 

“1. A RTP, juntamente com o JORNAL DE NOTÍCIAS, encomendou ao Centro de 

Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica a realização de 

uma sondagem relativa às eleições legislativas na Região Autónoma da 

Madeira, que, como é sabido, se realizaram no dia 6 de Maio de 2007. 

2.  A referida sondagem destinava-se a ser publicamente divulgada (...), no dia 3 

de Maio de 2007, às 18:00 horas, o que veio efectivamente a acontecer. 

3.  No entanto, para espanto de quem encomendou a sondagem, duas horas antes 

da hora a que aquela deveria ser divulgada, o DIÁRIO DE NOTÍCIAS 

(MADEIRA), na sua edição on-line, e a TSF – RÁDIO NOTÍCIAS 



 
 

 3

(MADEIRA), promoveram, de forma ilícita, a divulgação dos dados 

constantes da sondagem, 

4. que bem sabiam ter sido encomendada pela RTP e pelo JORNAL DE 

NOTÍCIAS. 

5. Com efeito, demonstrativo deste conhecimento é o facto de o DIÁRIO DE 

NOTÍCIAS, na sua edição on-line de 3 de Maio de 2007, para além de 

anunciar dados abusivamente retirados da sondagem em apreço, ter 

claramente apresentado a notícia com o título: ‘Sondagem RTP/RDP/JN é 

terramoto para PS – Madeira’ (...) 

6.  O mesmo sucedeu com a divulgação, também ela abusiva, perpetrada pela 

TSF – RÁDIO NOTÍCIAS (MADEIRA) (...), sabe-se que aquela divulgação foi 

feita às 16:00 horas do dia 3 de Maio de 2007. 

7.  A conduta das duas entidades ora participadas é tanto mais condenável 

quanto a mesma evidencia um claríssimo atropelo das mais elementares 

normas deontológicas (vide ponto 2., parte final e ponto 4. do Código 

Deontológico dos Jornalistas), para além de revelar uma gravíssima situação 

de apropriação de um bem pertencente a terceiro. 

8.  Sucede que (...) nenhuma das entidades ora denunciadas divulgou a ficha 

técnica da sondagem em apreço, situação que constitui uma clara violação da 

lei. 

9.  Com efeito, as entidades ora participadas violaram, de forma expressa e 

inequívoca, o disposto nos artigos 6.º e 7.º da (...) Lei n.º 10/2000, de 21 de 

Junho, infracções aquelas puníveis nos termos do disposto nas alíneas d) e e) 

do número 1 do artigo 17.º daquele diploma legal, pelo que deverá ser 

instaurado o competente procedimento contra-ordenacional” (destacados no 

original). 

 

 

 



 
 

 4

V. Argumentação da TSF - Madeira 

 

1. A TSF–M, interpelada para se pronunciar sobre esta queixa e para prestar à ERC 

alguns esclarecimentos, veio responder por missiva datada de 14 de Junho de 2007 e 

aqui recebida nesse mesmo dia. 

 

2. Dela se transcrevem os seguintes pontos relevantes: 

“1.  A TSF – Madeira não divulgou de forma abusiva quaisquer resultados de 

sondagem conforme referido na queixa. 

2.  Apenas se limitou a referir, no seu noticiário das 16h00 de 3 de Maio de 2007, 

uma notícia que abordava o assunto, publicada às 15h41m no site 

www.dnoticias.pt, citando para o efeito o mesmo site. 

3.  Nesse dia 3 de Maio de 2007, pelas 17h00, o jornalista João Carramanho, da 

rádio ‘RDP’, propriedade de empresa integrada no grupo empresarial da ora 

queixosa, pede publicamente durante um acto inaugural ao líder do PSD-M 

Alberto João Jardim um comentário (que este forneceu) aos resultados da 

mesma sondagem, transmitindo-os ao mesmo na presença de jornalistas de 

diversos órgãos de comunicação social, nomeadamente ‘Diário de Notícias’, 

‘Rádio Jornal da Madeira’ e ‘Jornal da Madeira’. 

4.  O comentário solicitado aos resultados da sondagem e a resposta do líder do 

PSD-M foram gravados por alguns dos jornalistas dos órgãos de 

comunicação social ali presentes e objecto de divulgação nesse mesmo dia 

por alguns destes. 

 

Pelo que, e salvo melhor opinião, a TSF – Madeira e a empresa sua proprietária 

não violaram qualquer disposição legal, não existindo por isso motivos para lhe 

instaurar qualquer procedimento contra-ordenacional. 

 

Quanto à cópia em áudio solicitada (...), lamentamos informar que já não a 

podemos facultar, uma vez que se esgotou no dia 2 do corrente o prazo de trinta 



 
 

 5

dias constante do n.º 1 do artº 43º da Lei n.º 4/2001 de 23.02., tendo aquela sido, 

por isso, inutilizada. 

No entanto, e conforme resulta do acima exposto, as referências à notícia 

publicada no site www.dnoticias.pt, foram difundidas no noticiário das 16h00 do 

dia 3 de Maio de 2007”. 

 

VI. Argumentação do Diário de Notícias – Madeira 

 

1. O DN–M, interpelado para se pronunciar sobre a queixa vertente e prestar à ERC 

alguns esclarecimentos, veio responder por missiva datada de 14 e recepcionada a 15 de 

Junho de 2007. 

 

2. Nela alega o denunciado DN–M: 

“Relativamente ao solicitado (...) [a] notícia a que se refere a queixa (...) foi 

divulgada às 15 horas 41 minutos e 53 segundos. 

 

Quanto ao teor da queixa apresentada consideramos o seguinte: 

1. Os resultados da sondagem (...) foram chegando ao conhecimento de vários 

órgãos de comunicação social, de leitores e ouvintes dos mesmos e da classe 

política na RAM durante o dia 3 de Maio de 2007, nomeadamente antes da 

publicação da notícia a que se refere a queixa. 

2. O jornalista da RDP – Madeira, João Carramanho, solicitou publicamente, 

pelas 17h00, na presença de jornalistas de diversos órgãos de comunicação 

social, um comentário ao líder do PSD – M sobre os resultados dessa 

sondagem, fornecendo-lhe indicações dos resultados concretos da mesma. 

3. De facto, o referido jornalista pede ao líder do PSD – M, durante um acto 

público, na presença de jornalistas do ‘Diário de Notícias’, ‘Rádio Jornal da 

Madeira’, ‘Jornal da Madeira’ e ‘TSF Madeira’ que comente o resultado da 

‘...vitória de 66% do PSD contra 16% para o PS...’ conforme resulta da 



 
 

 6

gravação efectuada no local pelo jornalista do ‘Diário de Notícias’ Filipe 

Gonçalves (...). 

4. (...), aspectos muito concretos da sondagem chegaram ao conhecimento de 

vários órgãos de comunicação social antes de esta ser ‘publicamente 

divulgada’ às 18 horas. 

5. No contexto de conhecimento generalizado acima referido, foi elaborada e 

disponibilizada no site www.dnoticias.pt uma notícia que anunciava a 

divulgação ao final do dia dos resultados da ‘sondagem RTP/RDP/JN’ com 

uma abordagem genérica a algumas percentagens decorrentes dos resultados 

da mesma, fazendo eco às informações que sobre o assunto circulavam de 

modo generalizado, na convicção de que não cometia – e entende que não 

cometeu – qualquer ilegalidade. 

6. Não existiu por isso divulgação antecipada da sondagem – a existir a 

informação divulgada no site www.dnotícias.pt seria concreta, completa e 

aprofundada e não de carácter generalista como resulta da notícia em 

questão – mas apenas a referência à sua existência e divulgação no final do 

dia, caracterizando-a em termos genéricos. 

7. Pelo que o site ‘www.dnoticias.pt’ não era obrigado a divulgar (até porque 

desconhecia e não tinha obrigação de conhecer) juntamente com a notícia em 

questão a ficha técnica a que se referem os artigos 6.º e 7.º da Lei n.º 10/2002 

de 21.06 [leia-se Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho]. 

8. Com a divulgação da notícia não existiu qualquer apropriação de bem 

pertencente a terceiro, como invoca a queixosa, pois daquela consta 

claramente que se trata de uma ‘sondagem RTP/RDP/JN’ sendo por isso 

infundadas as acusações de violação do Código Deontológico. 

Nestes termos, entende-se não foi cometida qualquer ilegalidade, não existindo 

motivos para ser instaurado processo de contra-ordenação.” 

 

 



 
 

 7

VII. Normas aplicáveis 

 

É aplicável ao caso em apreço o regime jurídico da publicação e difusão de sondagens e 

inquéritos de opinião, constante da Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho (doravante LS). 

 

Aplica-se ainda o disposto nos Estatutos da ERC (doravante EERC) – anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro –, atentas as competências do seu Conselho Regulador 

constantes na alínea z) do n.º 3 do artigo 24º deste diploma. 

 

VIII. Questões prévias 

 

1.Dado o teor das alegações das partes, revelou-se necessária, para a instrução do 

processo, a recolha de elementos adicionais que se consubstanciaram: 

a) Na audição escrita da entidade credenciada que realizou a sondagem – 

CESOP, Centro de Estudos e Sondagens de Opinião, da Universidade Católica 

Portuguesa; e 

b) Num pedido de esclarecimentos ao jornalista João Carramanho. 

 

2. Na missiva enviada pelo CESOP, informa o seu Director Executivo: 

“1. No dia 3 de Maio, ao princípio da tarde, o Director do CESOP enviou, por 

correio electrónico, o relatório-síntese de uma sondagem pré-eleitoral sobre 

as eleições regionais da Madeira, (...), aos directores de informação da RTP e 

da RDP, logo depois de ter, pelo mesmo meio, depositado a sondagem junto 

da ERC através do endereço electrónico habitual (...); 

2.  Este documento não foi enviado pelo CESOP a qualquer outro destinatário, 

nem foi dado, pelo CESOP, conhecimento dos resultados a qualquer outra 

pessoa ou entidade durante essa tarde. 

3. Tomei conhecimento, ainda na tarde do dia 6, da divulgação antecipada 

destes resultados na edição online do Diário de Notícias da Madeira. Aliás, 



 
 

 8

essa divulgação teve rápido eco na chamada ‘blogosfera’, com referências 

aos resultados feitas antes das 18.00h do dia 3 (...).  

4. A direcção do CESOP desconhece os meios através dos quais o DN-Madeira e 

a TSF tomaram conhecimento dos resultados da sondagem,. 

 

A direcção do CESOP associa-se à Rádio Televisão de Portugal na condenação 

deste comportamento, através do qual um trabalho por nós realizado em exclusivo 

para um cliente acabou por ser apropriado por outrem e divulgado sem todos os 

elementos requeridos por lei”.  

 

3. Da resposta do jornalista. João Carramanho aos esclarecimentos solicitados, é de 

salientar:  

“Ponto 1: Confirmo ter confrontado o 1º candidato da lista do PSD, com 

resultados da sondagem efectuada pela empresa RDP. 

Ponto 2: Ainda que o tempo apague da memória a hora exacta em que questionei 

o Dr. Alberto João Jardim, a mesma terá ocorrido sempre depois das 17 

horas, após uma inauguração no concelho de Santa Cruz. (...)” 

 

IX. Análise/fundamentação 

 

1.Suscita, a queixosa, três questões distintas, a saber, a eventual: 

a) Apropriação de um bem alheio; 

b) Violação dos deveres deontológicos; e 

c) Violação do regime jurídico aplicável à divulgação de sondagens. 

 

 Relativamente à primeira das questões colocadas, e atentas as atribuições e 

competências da ERC – nomeadamente as resultantes dos Est.ERC e da LS – não cabe à 

Entidade Reguladora a respectiva análise e eventual actuação. Elas caberão, sim, aos 

tribunais, caso se verifique o desrespeito das normas que protegem o direito de 

propriedade ou a leal concorrência. 



 
 

 9

A presente apreciação centrar-se-á, pois, nas restantes matérias. 

 

2. O objecto da sondagem divulgada é, de acordo com a ficha técnica, “Recolha de 

informação sobre intenção de voto nas eleições Regionais da Madeira”, pelo que recai 

no âmbito de aplicação da LS. 

 

3. No caso da notícia publicada na edição online do DN–M, às 15 horas e 41 minutos de 

dia 3 de Maio, podemos verificar que não existem quaisquer indícios de divulgação 

pública anterior dos resultados. Invoca o Denunciado um “conhecimento generalizado” 

anterior à notícia, mas que sustenta em apenas três factos: 

i. “Os resultados da sondagem (...) foram chegando ao conhecimento de vários 

órgãos de comunicação social, de leitores e ouvintes dos mesmos e da classe 

política na RAM durante o dia 3 de Maio de 2007, nomeadamente antes da 

publicação da notícia a que se refere a queixa”; e 

ii. “O jornalista da RDP – Madeira, João Carramanho, solicitou publicamente, 

pelas 17h00, na presença de jornalistas de diversos órgãos de comunicação 

social, um comentário ao líder do PSD – M sobre os resultados dessa 

sondagem, fornecendo-lhe indicações dos resultados concretos da mesma.” 

iii. “aspectos muito concretos da sondagem chegaram ao conhecimento de vários 

órgãos de comunicação social antes de esta ser ‘publicamente divulgada’ às 

18 horas.” 

 

Resulta claro, da própria argumentação do Denunciado, que os factos referidos em ii. 

ocorreram em momento posterior à publicação da notícia. Pelo que não poderiam ser 

sua fonte nem, tão pouco, constituir divulgação anterior à dita notícia. Mas já quanto ao 

alegado em iii. o Denunciado apresenta um intervalo temporal – antes da 18 horas – 

que, podendo incluir o período anterior à publicação da notícia, não deixa de poder 

integrar igualmente o que medeia entre esta (15h e 41m) e as referidas 18 horas. Não se 

restringindo, especificamente, ao período anterior à difusão por si realizada, não afasta, 

o próprio Denunciado, a dúvida sobre a validade do argumento. 



 
 

 10

 

O primeiro facto invocado, por seu turno, não é sustentado por qualquer documentação 

ou outro meio probatório. Mesmo que, tomando por boa a argumentação formulada, 

esse conhecimento se verificasse, nada indicia que se tratasse de informação apta a 

constituir objecto de divulgação pública – por a esta não ser feita referência e por se 

poder presumir que os resultados não eram do conhecimento do público (no sentido de 

publicados).  

 

4. Resulta, aliás, da própria notícia – por se referir a uma “sondagem que a televisão e a 

rádio públicas divulgarão hoje ao fim do dia” – que o Denunciado estava ciente de que 

a difusão da sondagem ainda não ocorrera, no momento em que colocou on line a sua 

informação sobre ela. 

 

5. Esta constatação tem um outro alcance: o de subtrair a notícia publicada à previsão do 

n.º 4 do artigo 7.º da LS. Com efeito, para que tal subsunção fosse possível seria 

necessário, nos precisos termos daquele preceito, que o sítio electrónico do DN-M 

visasse uma sondagem que tivesse já “sido objecto de publicação ou difusão pública”, o 

que, como se viu, não tinha ainda ocorrido. De resto, se assim não fosse, deveria a 

notícia em questão ser “acompanhada de menção do local e data em que ocorreu a 

primeira publicação ou difusão, bem como da indicação do responsável”.  

 

6. Mas poder-se-ia considerar, ainda assim, que a notícia do DN-M consubstancia, ela 

mesma, uma divulgação, para efeitos da exigência formulada pelo n.º 2 do invocado 

artigo 7.º da Lei n.º 10/2000? 

 

7. Analisado o seu teor, conclui-se que ela visa não a publicitação dos resultados da 

sondagem (como um todo completo, coerente e estruturado), mas antes o conhecimento 

do seu potencial impacto no xadrez político da Região Autónoma, especialmente no PS-

M e no PSD-M.  Conclusão reforçada pelo anúncio de resultados aproximados (“abaixo 



 
 

 11

dos 20%” e “aproxima-se dos 70%”) – e não dos resultados concretos da sondagem 

(66,0% e 16,0%) –, bem como pela omissão dos resultados dos restantes (5) partidos. 

 

8. Neste sentido, a notícia publicada apresenta-se essencialmente como um texto 

informativo sobre (a existência de) uma sondagem, e não tanto como uma divulgação 

(na acepção da LS) dos resultados desta. 

 

9. Relativamente à notícia difundida pela TSF–M, no seu noticiário das 16 horas de dia 

3 de Maio de 2007, há que considerar os dois factos invocados na sua argumentação. A 

saber: 

- A TSF–M “Apenas se limitou a referir, no seu noticiário das 16h00 de 3 de 

Maio de 2007, uma notícia que abordava o assunto, publicada às 15h41m no 

site www.dnoticias.pt, citando para o efeito o mesmo site.” e 

- “Nesse dia 3 de Maio de 2007, pelas 17h00, o jornalista João Carramanho, da 

rádio ‘RDP’, (...), pede publicamente (...) ao líder do PSD-M (...) um 

comentário (que este forneceu) aos resultados da mesma sondagem, 

transmitindo-os ao mesmo na presença de jornalistas de diversos órgãos de 

comunicação social”. 

 

10. O segundo destes argumentos deve ser considerado incongruente, uma vez que, 

como já antes se observou, o comentário público ocorre após as 17 horas e a notícia em 

causa foi transmitida uma hora antes (pelo que nunca a notícia poderia ter como fonte o 

comentário ainda não feito). 

 

11.  Mas aquele primeiro argumento – citação do DN-M como fonte –  já constitui facto 

relevante. De facto, ao “referir, no seu noticiário (...), uma notícia que abordava o 

assunto, publicada (...) no site www.dnoticias.pt, citando para o efeito o mesmo site”, a 

TSF–M limita-se a fazer referência, em texto de carácter exclusivamente jornalístico, a 

uma notícia já publicada sobre uma sondagem, e acompanhada da menção do local e 

data onde ocorreu essa publicação – no site do DN-M. Pelo que se trata de uma notícia 



 
 

 12

sobre a publicação de uma outra, no DN-M, e nessa medida nunca seria, também ela, 

uma divulgação de resultados de uma sondagem, no sentido atrás apontado. 

 

12. E nem sequer se pode concluir que a TSF-M veio aditar novas informações às já 

disponibilizadas pelo DN-M. Esta última assunção exigiria uma audição da peça 

transmitida para verificar se o teor da notícia correspondia exclusivamente à fonte 

invocada – DN Madeira – ou se, pelo contrário, ela própria divulgava novos resultados. 

Audição essa impossível dada a inutilização da respectiva cópia, uma vez decorrido o 

prazo legal de manutenção de registo das emissões (30 dias). Não sendo possível a 

qualificação peremptória da peça transmitida, não deixa de se considerar existirem 

indícios da veracidade dos factos alegados pela Denunciada, e não contraditados na 

queixa. 

 

13. Não se vislumbra, assim, base legal para, no âmbito das competências desta 

Entidade Reguladora, e dados os indícios resultantes da análise precedente, se 

subsumirem os factos relativos à actuação do DN-M e da TSF-M em normativo 

susceptível de procedimento adicional por violação de normas reguladoras da actividade 

de comunicação social. 

 

14. Contudo, o comportamento descrito, e não suficientemente contraditado, revela que 

ambos os órgãos de comunicação social: 

i. tinham conhecimento da titularidade do estudo de opinião que noticiaram, na 

medida em que ambos citam como cliente da sondagem a RTP/RDP e o Jornal 

de Notícias; 

ii. tinham conhecimento de não ter ainda sido divulgada a sondagem, na medida 

em que anunciam essa mesma divulgação para momento posterior; e 

iii. tinham, ou deveriam ter, conhecimento do valor comercial e jornalístico dos 

resultados da sondagem, na medida em que a realização do estudo constitui 

transacção comercial de relevo e cujos resultados consubstanciam, como aliás 

prova o interessa do DN-M e TSF-M, notícia de forte impacto jornalístico; 



 
 

 13

iv. noticiaram, conscientemente, resultados, ainda que aproximados, constantes do 

relatório da sondagem remetido aos seus clientes (RTP/RDP e JN), e ainda não 

divulgados. 

 

15. Estes factos merecem a censura moral resultante da violação do dever de respeito 

pela propriedade do estudo, e da precedência que ela naturalmente proporcionaria ao 

seu detentor.  

 

16. Esta “antecipação” de factos/resultados que não mereceram investigação própria – o 

que implicaria um estudo de opinião do DN-M e da TSF-M, em moldes e com custos 

análogos aos suportados pela Queixosa – equipara-se à utilização de investigação alheia, 

e ao consequente esvaziamento, quer do seu interesse jornalístico quer do seu valor de 

mercado. 

 

17.  Sabe-se não ser essa a conduta seguida, por regra, no meio jornalístico, havendo 

mesmo, pelo contrário, uma prática de respeito pelo direito dos órgãos de comunicação 

social que realizam investigações próprias à respectiva divulgação. Ainda que assim não 

fosse, e apesar da falta de previsão expressa desta possibilidade no Código 

Deontológico nacional, várias são as referências em normativos congéneres, no plano 

internacional, que sustentam, de forma praticamente consensual, a existência de um 

dever de respeito pela iniciativa originária da investigação, assim como pela 

propriedade e integridade dos materiais por ela reunidos (cfr., entre outros, e ainda que 

com sentidos não inteiramente coincidentes: o Código da Imprensa Alemão, artigo 2, 

ponto 2.3; a Carta de Deveres dos Jornalistas Italiana, Introdução; o Código Ético da 

Imprensa Norueguesa, ponto3.6; o Código de Ética para a Imprensa, Rádio e Televisão 

Sueco, 2.º § do Intróito e ponto 11.; o Código de Ética Profissional da Bielorússia, 

artigos 3.º e 5.º; o Código da Imprensa da Bósnia-Herzegovina, artigos 1.º, 2.º e 14.º; o 

Código de Ética da Croácia, pontos 10. e 11.; as Linhas orientadoras da boas práticas 

jornalísticas da Finlândia, ponto 6.; o Código de Ética dos Jornalistas Grego, Secção 2, 

ponto 3, alínea c) e Secção 3, ponto 3, alínea e); as Regras Éticas do Jornalismo 



 
 

 14

Islandesas, cláusula 1.ª; o Código de Ética Letão, ponto 2.5 e 6.1; o Código de Ética dos 

jornalistas Lituanos, pontos 53., 57, e 58.; o Código de Ética Profissional Moldavo, 

ponto 16.; o Código de Ética Polaco, pontos VII e VIII; e o Código de Ética Profissional 

dos Jornalistas Russos, ponto 8.) . 

Termos em que se pode concluir que o valor aqui em causa goza de amplo 

reconhecimento na comunidade jornalística internacional – pelo menos, no contexto 

políco-cultural do nosso continente.    

 

X. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa da Rádio e Televisão de Portugal, S.A. (RTP/RDP), contra 

o Diário de Notícias Madeira e a TSF- Madeira, relativa à divulgação indevida de 

informações sobre uma sondagem por si encomendada, o Conselho Regulador delibera, 

no exercício das atribuições e competências cometidas à Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social, designadamente a prevista na alínea z) do n.º 3 do artigo 24º dos 

Estatutos adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, conjugado com o previsto 

nos artigos 14.º, 15.º e 17.º da Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho,: 

 

1. Verificar a falta de competência legal da ERC para apreciar e decidir a queixa na 

parte em que se invocam factos susceptíveis de configurar práticas de 

concorrência desleal ou de natureza criminal; 

2. Verificar não existirem indícios que permitam qualificar as notícias difundidas 

pelo DN-M e pela TSF-M como uma divulgação dos resultados de uma 

sondagem, para efeitos do prescrito pelo artigo 7º da LS, mas antes como mera 

referência informativa à existência e iminente difusão daquela; 

3. Considerar o comportamento do DN-M – e, em menor grau, o da TSF-M –, ao 

publicitarem dados referentes a uma sondagem ainda não divulgada, pertencente 

à RTP/RDP e JN, como eticamente reprovável, ainda que viabilizado por 

eventuais fugas de informação que não lhes seriam imputáveis. 

 



 
 

 15

Lisboa, 17 de Outubro de 2007 

 

O Conselho Regulador da ERC 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 

 


