
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

3/RG-TV/2007 
 

 
 
 

Queixa de Ricardo Dias, titular da “Vitalrun”, contra a RTP 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

14 de Agosto de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 3/RG-TV/2007 

 

Assunto: Queixa de Ricardo Dias, titular da “Vitalrun”, contra a RTP. 

 

 

I. IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES 

i. Em 25 de Outubro de 2006, deu entrada nesta Entidade uma denúncia remetida por 

Ricardo Jorge Ferreira Dias, titular da marca de serviços/produtos de saúde e formação 

“Vitalrun” (doravante “VR”), contra a RTP. 

II. A QUEIXA 

2. Está em causa a reportagem relativa à “3ª Maratona do Porto” (doravante “3.ª 

MP”), transmitida na ‘A 2:’, no dia 21 de Outubro de 2006. 

3. No essencial, o queixoso alega que:  

a. “[O] titular e o seu grupo de profissionais independentes apoiaram os atletas 

com serviços de Enfermagem, Massagem Desportiva, Socorrismo 

Desportivo, Podologia e Crioterapia, durante e após a prova de atletismo 

denominada ‘3.ª Maratona do Porto’, realizada no dia 15 de Outubro de 

2006, nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia”; 

b. Aquele “apoio foi requisitado pela Organização do evento, a qual, inclusive 

[os] colocou a desempenhar as funções em duas tendas militares, ao lado de 

uma outra tenda militar onde estava instalada a ‘Cruz Vermelha 

Portuguesa’”; 

c. Daquela “prova foi transmitida uma reportagem alargada (cerca de 60 

minutos), na ‘A 2:’, em 21 de Outubro de 2006, entre as 15h05m e 16h05m, 



 

2 

com produção do Clube de Veteranos do Porto e executada pela empresa 

‘Mediacam’ – Produções Audiovisuais L.
da

”; 

d. “Cerca do minuto 55 dessa reportagem, é categoricamente afirmado que: 

Tudo tem um antes e tudo tem um fim. No caso da Maratona, a parte final, a 

ser preciso o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa que de facto ajudou a 

massajar e recuperar os atletas que participaram na competição. Um aspecto 

fundamental no que toca a qualquer desporto e também à corrida de fundo, 

em particular”; 

e. De acordo com o queixoso, a frase em questão “coincide com cerca de 12 

segundos de imagens do trabalho dos profissionais que representavam a 

marca [VR], contra 2 segundos de imagens da entrada da tenda onde estava a 

‘Cruz Vermelha Portuguesa’”; 

f. “Parte do logótipo da [VR] pode ser visto nas tendas que foram filmadas 

(imediatamente atrás de duas profissionais da [VR] que estavam no exterior 

com t-shirt amarela) e pode também ser visto na íntegra dentro das tendas 

onde se realizava a massagem desportiva, aparecendo o logótipo no 

equipamento dos profissionais da [VR] usado nesse mesmo apoio. O 

logótipo aparece numa t-shirt preta e numa t-shirt amarela”; 

g. “A responsabilidade do serviço prestado e mencionado como tendo sido da 

responsabilidade da ‘Cruz Vermelha Portuguesa’ foi integralmente dos 

profissionais da [VR]”; 

h. Considera o queixoso que “foram violados os seus direitos de personalidade, 

nomeadamente o direito ao nome e à imagem, com consequências graves na 

relação com os [seus] patrocinadores”; 

i. Além da transmissão do programa, alega que a referida reportagem se 

encontra “a ser difundida no formato DVD-Rom, pela organização da [3ª 

MP]”. 

 

4. O queixoso requer “a imediata reposição por escrito e pública da verdade 

através do meio pelo qual foi transmitida a (…) reportagem, no mesmo programa 



 

3 

da  ‘A 2:’, bem como o pedido de desculpa formal com o qual dever[á] justificar-

se o erro de reportagem (…) junto dos patrocinadores, sob pena de, no âmbito do 

Código Civil, vir a exigir indemnizações pelos prejuízos causados”. 

 

III. A POSIÇÃO DO DENUNCIADO 

5. Notificado, ao abrigo do disposto no número 2 do artigo 56.º dos Estatutos da 

ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro (doravante “EstERC”), em 

2 de Novembro de 2006 e em 28 de Dezembro de 2006, o operador, na pessoa do 

Presidente do Conselho de Administração, não se pronunciou sobre o teor da queixa 

em análise. 

 

IV. OUTRAS DILIGÊNCIAS 

6. Em 24 de Janeiro de 2007 foi realizada uma audiência de conciliação entre o 

queixoso e o representante da ‘A 2:’, nos termos do artigo 57.º EstERC, na qual não 

foi possível alcançar um entendimento que permitisse sanar definitivamente o 

diferendo que esteve na origem da queixa em apreciação. 

7. No entanto, as partes manifestaram a vontade de estabelecerem contactos entre si, 

de forma a comprovar o erro que o queixoso alega, após o que admitiam alcançar 

um entendimento que, por sua vez, seria oportunamente comunicado à ERC.  

8. Notificado a 16 de Março de 2007, para esclarecer qual o resultado daqueles 

contactos, o queixoso informou que: 

a. Em 31 de Janeiro de 2007 o Clube de Veteranos do Porto – produtor da 

reportagem – entrou em contacto com ele, disponibilizando-se para 

considerar uma forma de resolução do litígio; mas, apesar de posteriormente 



 

4 

se terem verificado tais contactos, não se logrou uma solução definitiva para 

o litígio; 

b. Em 19 de Fevereiro de 2007, foi informado pela RTP , via e-mail, de que o 

Clube de Veteranos do Porto “é o único responsável pela reportagem da 

Maratona do Porto exibida em 21 de Outubro de 2006, no Canal ‘A 2:’” e 

que só o Clube de Veteranos do Porto “tem legitimidade para apresentar uma 

proposta [do género da mencionada, de esclarecimento], envolvendo uma 

difusão pública através da RTP”. 

 

9. Por sua vez, a RTP, notificada novamente a 16 de Março de 2007, pronunciou-se, 

a 26 de Março, nos seguintes termos: 

“Sobre as condições de exibição do programa que originou a queixa” 

(i) “O resumo da [3ª MP] é um conteúdo televisivo cuja produção é 

responsabilidade de um co-organizador da competição, o Clube de Veteranos 

do Porto, com o qual a RTP estabeleceu um protocolo para produção e 

disponibilização de conteúdos, em 21 de Junho de 2005, visando a exibição 

de imagens de diversas competições no espaço Desporto 2, do canal ‘A 2:’, 

sob proposta e gestão da Direcção de Informação da RTP”;  

(ii) “Conforme acordado e prática corrente, a cassete [daquele resumo] foi 

entregue pronta para emissão e exibida na data combinada, 21 de Outubro de 

2006, cerca de uma semana após a realização do evento”.  

 

“Sobre a queixa de Ricardo Dias” 

(iii) “[C]onfirma-se o texto citado pelo queixoso, no momento mencionado, 

designadamente (…) [o comentário] o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa 

que, de facto, ajudou a massajar e a recuperar os atletas que participaram na 

competição”;´ 



 

5 

(iv) “No entanto, a sequência da montagem não deixa entender nada de anormal 

em relação a uma hipotética omissão voluntária de qualquer elemento 

relevante”; 

(v) “De facto, no momento em que o narrador refere a Cruz Vermelha, é uma 

imagem de um operacional da Cruz Vermelha que se vê, numa 

correspondência directa com o discurso”; 

(vi) “A referência ao trabalho da Cruz Vermelha – compreensível no contexto 

apresentado – não choca, segundo julgamos, como não parece que a ausência 

dessa menção ferisse a exactidão do programa”, aliás, “parece-nos 

absolutamente irrelevante e inócua, face às imagens apresentadas e ao 

propósito do programa, exibir um resumo de uma competição de atletismo”; 

(vii) Alega ainda “que não estamos perante um trabalho jornalístico tout court, 

sublinhado pela condição em que é efectuada a narração das imagens por 

Luís Lopes, o autor do texto: o narrador não é um jornalista, tratando-se de 

um reputado especialista em atletismo”.  

 

“Sobre a intervenção editorial da RTP nos conteúdos exibidos” 

(viii) “A produção do programa exibido pelo canal ‘A 2:’ não foi supervisionada, 

nem no terreno nem na fase de pós-produção, por qualquer jornalista ou 

profissional da RTP”; 

(ix) “Antes da respectiva emissão, o programa foi visionado pelo coordenador do 

espaço ‘Desporto 2’, sem que tenha sido detectada qualquer anormalidade no 

seu conteúdo”; 

(x) Aliás, segundo o operador, no âmbito da “participação da ‘sociedade civil 

desportiva’ na produção de conteúdos para o programa ‘Desporto 2’ (…), o 

papel da Direcção de Informação resume-se à selecção e gestão dos eventos 

retratados, à harmonização dos conteúdos e ao alinhamento da exibição dos 

mesmos, de acordo com o que está definido pelo Contrato Especial de 

Concessão, em vigor à data”; 



 

6 

(xi) “No caso dos designados ‘magazines’ – programas que resumem eventos 

desportivos ou a actividade de entidades vocacionadas para a prática 

desportiva amadora – não é possível assegurar uma intervenção jornalística 

da RTP nos respectivos conteúdos, que (…) são apresentados ‘chave na 

mão’, embora a respectiva origem e responsabilidade sejam claramente 

identificadas através das correspondentes fichas técnicas”.  

 

“Sobre as explicações apresentadas pelo Clube de Veteranos do Porto” 

(xii) A RTP “procurou obter esclarecimentos junto do Clube de Veteranos do 

Porto, responsável pelos conteúdos televisivos exibidos”, o que obteve da 

parte de “Jorge Teixeira, responsável máximo da entidade promotora da 

Maratona do Porto e corresponsável, também, pelos conteúdos televisivos 

cedidos à RTP”; 

(xiii) De acordo com aquele: 

a. “O programa (…) foi executado pela empresa ‘Mediacam’, a qual foi 

contratada pela organização do evento desportivo para a produção do 

respectivo resumo televisivo”; 

b. “Para elaboração do texto de suporte às imagens e narração do mesmo, a 

Mediacam contratou o reputado especialista em atletismo, Luís Lopes”; 

c. “A Cruz Vermelha Portuguesa foi contratada pela organização da [3.ª 

MP], para a prestação de serviços de apoio aos atletas”; 

d. “Ricardo Dias foi contratado pela RunPorto (co-organizadora da [3ª MP], 

com o Clube de Veteranos do Porto) para a prestação de serviços na área 

da massagem desportiva, em regime de designado ‘recibo verde’”; 

e. “Nenhum acordo de permuta publicitária envolvendo o magazine a exibir 

pela RTP foi estabelecido entre os organizadores da Maratona e as 

entidades contratadas para a prestação de serviços de apoio aos atletas”. 

 



 

7 

“Sobre as novas informações trazidas ao processo por Ricardo Dias, na 

audiência de conciliação a 24 de Janeiro” 

(xiv) Na audiência de conciliação o operador tomou conhecimento, através do 

queixoso, de um documento, “em que um responsável da produtora 

Mediacam, José Couto pedia desculpa formalmente pelo erro na narração 

televisiva da [3.ª MP], acrescentando que o mesmo não foi cometido 

intencionalmente e que infelizmente não [seria] possível reparar o erro, pelo 

motivo de já ter ido para o ‘ar’ o referido trabalho” e que “numa próxima 

oportunidade [iriam] fazer reparo [daquela] situação”; 

(xv) O operador afirma que, não concedendo razão à queixa, também não 

compreende a atitude referida no item anterior. Motivo pelo qual, terá 

sugerido “a realização dum encontro entre todas as partes (…) com o 

objectivo de esclarecer a situação e apurar eventuais responsabilidades ou 

lapsos, solução que foi recusada por Ricardo Dias”. 

 

“Sobre as iniciativas adoptadas pela RTP após 24 de Janeiro” 

(xvi) “No dia 26 de Janeiro de 2007, a RTP reuniu com representantes do Clube 

de Veteranos do Porto e da empresa Mediacam”; 

(xvii) Na sequência dessa reunião, a RTP autorizou o Clube de Veteranos do Porto 

a utilizar um espaço televisivo, nos espaços vagos da grelha do ‘Desporto 2’, 

durante os meses de Fevereiro ou Março, no âmbito da repetição do resumo 

da [3ª MP], para fazer o reparo de eventual omissão, lapso ou incorrecção 

registada na exibição do original; 

(xviii) Não obstante, os contactos entre Ricardo Dias e o Clube de Veteranos do 

Porto não terão conduzido a um acordo entre ambos, motivo pelo qual não 

terá acontecido qualquer reposição ou feita qualquer correcção. 

 

“Conclusões” 



 

8 

(xix) “[A]pesar das iniciativas empreendidas pela RTP e pelo seu parceiro, o 

Clube de Veteranos do Porto, abertas de boa-fé as portas da conciliação, sem 

cuidar dos motivos ou razões de Ricardo Dias, este prefere alimentar uma 

querela estéril com a RunPorto e os seus responsáveis, num conflito a que a 

RTP é alheia”; 

(xx)  Na opinião do operador, “além de uma expectativa não legítima frustrada, 

Ricardo Dias demonstra que não estão em causa os alegados danos causados 

à sua imagem, mas tão só uma inimizade aparentemente insanável”; 

(xxi) O operador “mantém a convicção que não existe qualquer sentido ou 

coerência na reclamação apresentada na ERC”, uma vez que o queixoso 

“nunca demonstrou motivo razoável para alegar uma lesão do direito de 

personalidade e muito menos se percebe que responsabilidade pode existir, 

por parte da RTP, nas consequências graves na relação entre a [VR] e 

alegados patrocinadores”; 

(xxii) “O programa exibido no canal ‘A 2:’, em 21 de Outubro, é rigoroso e 

verdadeiro quando refere o apoio prestado pela Cruz Vermelha Portuguesa 

aos atletas participantes na [3.ª MP]”; 

(xxiii) “A RTP entende que a omissão da marca [VR], aquando da exibição das 

imagens que sustentam a queixa, é aceitável e constitui uma opção legítima 

do produtor”; 

(xxiv)  “Aliás, sublinhamos que só eventuais omissões ou inexactidões em relação 

à componente desportiva da prova seriam lesivas do objecto do protocolo 

celebrado entre o organizador e a RTP”.  

10. Solicitados novos esclarecimentos, em 18 de Julho de 2007, a RTP, via e-mail 

datado de 19 de Julho de 2007: 

(i) Sobre o tipo de apoio à prova prestado pela Cruz Vermelha, esclareceu que a 

mesma “prestou apoio médico e primeiros socorros à 3.ª Maratona do Porto, 

tendo, nesse âmbito, massajado atletas sempre que necessário, em 

complemento da massagem desportiva”, sendo certo que “grande parte da 



 

9 

actividade da Cruz Vermelha Portuguesa desenvolveu-se junto da tenda 

ocupada pelos massagistas da Vitalrun, em instalações idênticas” 

(ii) Sobre se a prestação do serviço de massagem aos atletas foi levada a cabo 

exclusivamente pela Vitalrun, informou que “não”.  

(iii) Acerca da alegada intervenção da Cruz Vermelha na execução das referidas 

massagens, clarificou que “sempre que solicitado pelos participantes, em 

casos que dispensavam primeiros socorros ou ajuda médica imediata, os 

colaboradores da Cruz Vermelha apoiaram e encaminharam diversos atletas 

até à tenda ocupada pelos massagistas da Vitalrun” e “estando habilitados a 

fazê-lo, até os médicos e socorristas da Cruz Vermelha Portuguesa 

massajaram atletas, sempre que tal se justificou no âmbito do serviço 

prestado”. 

V. A COMPETÊNCIA DA ERC 

11. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social é competente para apreciar o 

caso em função da matéria, ao abrigo do disposto na alínea d) do artigo 7.º e na 

alínea a) do número 3 do artigo 24.º, ambos dos EstERC.  

12. Quanto aos diversos intervenientes, é clara a competência da ERC face à RTP, 

nos termos do disposto na alínea c) do artº 6º EstERC; sendo que qualquer eventual 

violação contratual é, evidentemente, da competência do foro judicial. 

VI. O DIREITO APLICÁVEL 

13. De acordo com a descrição do queixoso, a situação que expõe pode ser, 

juridicamente, analisada de diversas perspectivas. De facto, além da alegada ofensa 

a direitos de personalidade, invoca-se ainda o rigor jornalístico e o cumprimento de 

obrigações contratuais.  

14. Mas, naturalmente, está esta Entidade limitada a prosseguir os objectivos e a 

exercer as competências que lhe estão legalmente atribuídas.  



 

10 

15. Assim, do ponto de vista das matérias relativamente às quais a ERC tem 

competência para actuar, entende-se que está em causa, não uma alegada violação 

de direitos de personalidade, porquanto não se identifica qualquer ofensa ilícita ou 

ameaça de ofensa a qualquer um dos elementos que compõem a personalidade física 

e moral do queixoso, mas uma alegada violação do rigor da informação transmitida, 

matéria que deve ser analisada à luz do disposto na Lei nº 32/2003, de 22 de Agosto, 

lei vigente à data dos factos (doravante, LTV): (i) na alínea b) do número 1 do artigo 

10.º; (ii) na alínea d) do número 2 do artigo 30.º; (iii) no artigo 46.º e (iv) da alínea 

b) do número 2 do artigo 47.º .  

VII. A REPORTAGEM “3.ª Maratona do Porto” 

16. A reportagem foi produzida no âmbito do princípio de abertura à sociedade civil, 

expressamente previsto no Contrato de Concessão Especial de Serviço Público de 

Televisão, celebrado entre o Estado Português e a Rádio e Televisão de Portugal, 

SGPS, S.A., em 17 de Novembro de 2003. 

17. No referido contrato, prevê-se que cabe ao concessionário, entre outros fins, 

assegurar “[a] abertura à sociedade civil de modo a reforçar, pela diferença, os 

princípios da universalidade, da coesão e da proximidade do serviço público” (alínea 

b) da cláusula 7.ª). 

18. Nesse sentido, na cláusula 5.ª prevê-se que “[o] serviço de programas deverá 

concretizar uma abertura progressiva à sociedade civil, de modo a associá-la à 

prossecução do serviço público de televisão, através da associação dos parceiros 

que, nas respectivas áreas de actuação, contribuam para uma programação 

especializada e de qualidade” (número 1), sendo certo que um dos tipos de 

programas expressamente referidos na cláusula 2.ª é, precisamente, “o desporto 

amador”. 

19. Porque estamos no âmbito do serviço público de televisão, impõem-se algumas 

cautelas adicionais, matéria sobre que dispõe, precisamente, o número 3 daquela 



 

11 

cláusula 5.ª, em que se prevê que “[d]a articulação entre os parceiros e a direcção do 

serviço de programas deve resultar um processo de consensualização de conteúdos e 

de formatação da produção, que garanta a manutenção de elevados padrões de 

qualidade e o respeito pelo enquadramento normativo da actividade de televisão em 

geral e do serviço público em especial”. 

20. A participação dos parceiros da sociedade civil é objecto de “protocolos 

específicos e poderá revestir, entre outras, a forma de fornecimento de programas, 

cedência de meios, apoio técnico ou científico, cedência de direitos e ainda o 

patrocínio”. 

21. Mesmo que nesses protocolos se preveja a responsabilidade desses parceiros, 

nomeadamente quando actuem como produtores, certo é que essa previsão nunca 

pode excluir a responsabilidade da Concessionária que, nos termos da cláusula 12.ª 

do referido contrato, é responsável por “todas as indemnizações que, nos termos da 

Lei, sejam devidas a terceiros em consequência de qualquer actividade decorrente da 

concessão”.  

22. No mesmo sentido, aponta a exigência de um responsável “pela orientação e 

supervisão do conteúdo das emissões” e, em particular, de um “responsável pela 

informação”, nos termos previstos no artigo 31.º LTV.  

22. Analisado o excerto da reportagem a que se refere a queixa, constata-se o 

seguinte:  

a. O narrador utiliza, de facto, o texto transcrito pelo queixoso, ou seja, [t]udo 

tem um antes e tudo tem um fim. No caso da maratona, a parte final (...) a ser 

precioso o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa que, de facto, ajudou a 

massajar e recuperar os atletas que participaram na competição. Um aspecto 

fundamental no que toca a qualquer desporto e também à corrida de fundo, 

em particular; 



 

12 

b. Relativamente às imagens que acompanham este texto, verificou-se que, 

num primeiro momento, se exibe uma imagem da generalidade do espaço 

dedicado ao apoio aos atletas; 

c. Por sua vez, no momento em que o narrador refere a ajuda da Cruz 

Vermelha surge, de facto, a imagem da tenda da Cruz Vermelha, que exibe, 

inclusive, o símbolo da Instituição à entrada; 

d. Posteriormente, mostram-se outros profissionais – um deles envergando uma 

t-shirt com um logótipo não claramente identificável para o telespectador, 

mas identificado pelo queixoso como sendo da VR – a massajarem 

participantes na prova, no momento em que o narrador refere ajudou a 

massajar e recuperar os atletas que participaram na competição. Um aspecto 

fundamental no que toca a qualquer desporto e também à corrida de fundo, 

em particular. 

 

VIII. ANÁLISE E FUNDAMENTAÇÃO 

 

23. Importa sublinhar, em primeiro lugar, que a matéria de facto alegada pelo Clube 

de Veteranos, apesar da pertinência que possa revestir na compreensão do caso na 

sua globalidade, constitui matéria do foro privado, subsumível na relação contratual 

existente entre o referido Clube e o queixoso, logo, não sindicável em sede de 

regulação para a comunicação social.   

 

24. Por outro lado, caso estivesse em causa um qualquer patrocínio publicitário – o 

que é expressamente afastado pelos intervenientes – também nesse caso careceria a 

ERC de competência para intervir, na medida em que apenas lhe cabe a fiscalização 

do cumprimento do disposto no artigo 24.º do Código da Publicidade, aprovado pelo 



 

13 

Decreto-Lei n.º 330/90, de 23 de Outubro (número 2 do artigo 40.º), cuja violação 

não se coloca no presente processo. 

25. Assim, encontramo-nos no quadro do exercício dos direitos, liberdades e 

garantias, mais concretamente, da liberdade de programação e de informação, os 

quais só em situações muito restritas podem ceder perante outros valores cuja tutela, 

em certas circunstâncias, prevalece sobre aqueles. 

26. No caso vertente está em causa uma reportagem que resume um acontecimento 

de natureza desportiva.   

27. Como é sabido, a reportagem é um género jornalístico que possui uma estrutura 

organizativa mais flexível, sendo-lhe reconhecida uma margem considerável de 

liberdade na selecção dos pormenores e, neste caso, de imagens que possam ilustrar 

o texto em “voz off”.  

28. Por esse motivo, não se considera que fosse imperativo que o narrador 

enunciasse todos os prestadores de serviços que prestavam apoio à prova, nem que 

descrevesse todas as imagens visionadas. 

29. Determinante para estes efeitos é que o espectador não seja induzido em erro 

quanto à veracidade do relatado e à sua relação com as imagens seleccionadas.   

30. Na medida em que: 

(i) No momento em que a “voz off” menciona o apoio da Cruz Vermelha, de 

facto, visiona-se a tenda da Cruz Vermelha; 

(ii) Não foi referido que o apoio aos atletas foi prestado, exclusivamente, pela 

Cruz Vermelha – o que pode ser confirmado pelo facto de se citar que foi 

precioso o apoio (…) da Cruz Vermelha Portuguesa que, de facto, ajudou a 

massajar e recuperar os atletas que participaram na competição (o sublinhado 

é nosso). 



 

14 

31. Conclui-se, por um lado, que na construção da reportagem, a identificação da 

VR não era obrigatória para que a mesma se considerasse rigorosa; considerando-se, 

por outro lado, que a ausência dessa mesma identificação, naquele momento e 

perante aquelas imagens, não inquina esse mesmo rigor informativo, embora uma 

referência ao facto de o referido serviço ter sido prestado pela Cruz Vermelha, entre 

outros, pudesse ter dotado a reportagem, neste aspecto, de maior clareza.  

32. Tratou-se, de uma opção editorial que, neste ponto concreto, se entende não 

dever merecer, tal como foi apresentada, qualquer reparo de ordem jurídica, 

porquanto não colide com o valor que o queixoso aqui pretendeu ver acautelado. 



 

15 

DELIBERAÇÃO 

Tendo apreciado uma queixa de Ricardo Jorge Ferreira Dias, contra a RTP, por 

alegada ofensa a direitos de personalidade na reportagem “3.ª Maratona do Porto”, 

transmitida no dia 21 de Outubro de 2006, na ‘A 2:’; 

Tendo excluído da sua análise a apreciação de toda e qualquer questão que se 

pudesse colocar do ponto de vista contratual, cuja sede de apreciação é a judicial; 

Não dando por verificada a existência da alegada violação de direitos de 

personalidade, porquanto os factos descritos não são susceptíveis de constituir uma 

qualquer ofensa ilícita ou ameaça de ofensa a algum dos elementos que compõem a 

personalidade física e moral do queixoso; 

Circunscrevendo, em função dos referidos factos, a sua análise à matéria do rigor 

informativo;  

Considerando que a referencia oral à Vitalrun ou aos demais prestadores de serviços 

na 3.ª Maratona do Porto não era indispensável para o rigor da reportagem, muito 

embora pudesse proporcionar um tratamento mais equitativo das entidades que 

asseguraram a massagem desportiva dos concorrentes; 

Entendendo que a ausência dessa mesma identificação, naquele momento e perante 

aquelas imagens, não inquina esse mesmo rigor informativo; 

Constatando ainda que a RTP, não se pode eximir da sua responsabilidade editorial, 

mesmo face a produções externas, esteja ou não verificada a alegada falta de rigor;  

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das competências previstas na alínea c) 

do artigo 6.º, na alínea d) do artigo 7.º e na alínea a) do número 3 do artigo 24.º dos 

seus Estatutos, delibera: 

1. Considerar que o rigor da referida reportagem não foi lesado, de forma 

manifesta ou grave, pela omissão apontada à RTP; 



 

16 

2. Assinalar que cabe exclusivamente à RTP – e não a outras entidades que 

com ela colaborem no fornecimento de quaisquer conteúdos – a 

responsabilidade jornalística e editorial pelos programas por ela 

difundidos. 

 

Lisboa, 14 de Agosto de 2007 

 

 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Rui Assis Ferreira 

 


