w7

ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

i\

DELIBERACAO \
SOBRE \

UMA QUEIXA DO CHEFE DA CASA CIVIL DO

PRESIDENTE DA REPUBLICA CONTRA A RTP

(Aprovada na reunido plenaria de 5.NOV.92)

I - QUEIXA

I.1 - Em 9 de Junho de 1992, deu entrada na Alta
Autoridade para a Comunicagdo Social (A.A.C.S.) uma queixa do
Dr. Alfredo Barroso, Chefe da Casa Civil do Presidente da
RepGblica, contra a RTP, por alegada violagado dos principios
de rigor e isencgdo de informagao pressupostamente patente em
varios servicos noticiosos daquela estagdo, no tocante a
cobertura de diversas actividades e actos de representagdo do
Presidente da Repiblica em Portugal e no estrangeiro, durante
o periodo que mediou entre 30 de Maio e 7 de Junho do ano
corrente. Sendo vAarios os casos descritos como exemplo de
minimizacdo e omissdo noticiosa, a interpretagdo do queixoso
& de que eles configuram, "inequivocamente, flagrantes
violacdes do rigor e da isengdo a que, estatutariamente, a
RTP esta obrigada e pdem gravemente em causa os principios do
pluralismo democratico, a liberdade de expressdo e o direito
dos cidaddos a serem devidamente informados".

I.2 - Na exposicdo enderegada a A.A.C.S., assumem relevo
de primeiro plano os factos relacionados com a deslocagéao do
Presidente da Repiblica ao Brasil a fim de participar na
sessdo inaugural da "Conferéncia das Nagdes Unidas sobre o
Desenvolvimento - ECO 92". Assim, segundo o queixoso, apesar
de a RTP (Canais 1 e 2) ter enviado dois jornalistas para
cobertura da cimeira, e de ambos haverem tido conhecimento
detalhado do programa oficial do PR, tendo eles mesmo, no
dizer do exponente, "solicitado e obtido informagdes e
esclarecimentos sobre alguns pontos do programa", haveria de
observar-se os seguintes casos:

I.2.1 - Da agenda do dia 2 de Junho - a RTP ndo teria
transmitido "qualquer imagem relativa ao programa ou a
presenca do Presidente da Republica" referente & inauguracgao
do primeiro Centro Integrado de Auxilio & Crianga, juntamente
com o Presidente do Brasil, e o Governador Leonel Brizzola,
nem respeitante & ceriménia no Jardim Botdnico do Rio de
Janeiro, na qual o Presidente da Replblica Portuguesa
participou - tendo ai proferido inclusive "um discurso e

/.

Rua Alexandre Herculano, 51-7° 1200 LISBOA
Tels. 387 46 57 - 387 47 64 - 387 48 00 - 387 48 25 - 387 48 66 - 387 83 13 Fax. 38783 29



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

gravado, posteriormente, uma declaragao para aguela estacgao -
Z em contraste com o relevo atribuido aqueles actos, pelas
redes de televisdo brasileiras, como a TV Globo e TV
Manchete, bem como varios outros drgdos de comunicagdo social
estrangeiros, e diversos jornais prestigiados, entre os quais
o "International Herald Tribune".

I.2.2 - Do programa do dia 3 de Junho - a RTP ter-se-ia
limitado a transmitir breves imagens e um resumo em poucos
segundos e sem som directo do discurso com que o Presidente
da Repiblica Portuguesa fechou a sessao inaugural da
conferéncia das Nagdes Unidas sobre o Desenvolvimento-ECO/92,
tendo depois omitido completamente a sua participagdo na
inauguracdo do "Férum das Organizagdes N&o Governamentais -
Férum Global". Também neste ponto, tanto as televisdes
brasileiras quanto as de outras nacionalidades teriam
dedicado largos espacos noticiosos a esses acontecimentos.

I.2.3 - Quanto a& agenda do dia 4 de Junho, a RTP nao
transmitiu nem esteve sequer presente na ceriménia ocorrida
na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, acontecimento
participado por toda a Universidade, com a presenca de
governantes e varias individualidades da vida cultural do
Brasil, e de novo em contraste com o destaque conferido ao
acto pelas televisdes brasileiras. A mesma conduta por parte
da RTP ter-se-ia verificado no respeitante as deslocag¢des do
PR a instituicdes de grande prestigio cultural e social, onde
se encontrou com membros da comunidade luso-brasileira, tendo
proferido discursos em todas essas ocasides.

A propdsito, a queixa refere ainda que além "destas
actividades integradas no programa do Presidente da Reptblica
no Rio de Janeiro, que tiveram larga cobertura noticiosa,
quer nas televisdes quer nas radios e nos Jjornais
brasileiros", também a RTP nunca teria estado presente, nem
viria a utilizar imagens das televisdes brasileiras que, "uma
vez mais, compareceram", como teria sido o encontro com a
comunidade luso-brasileira no Real Gabinete Portugués de
Leitura, na Caixa de Socorros D. Pedro V e no clube de

Regatas Vasco da Gama. O queixoso refere ainda que, em todas.

aquelas instituigdes, "o Presidente da Replblica foi recebido
com inequivocas manifestagdes de simpatia e entusiasmo e em
todas elas proferiu discursos significativos".

I.2.4 - No tocante a 5 de Junho, tendo-se deslocado o
Presidente da Repiblica ao Pantanal, em Mato Grosso, "para

Rua Alexandre Herculano, 51-7° 1200 LISBOA
Tels. 387 46 57 - 387 47 64 - 387 48 00 - 387 48 25 - 387 48 66 - 38783 13 Fax.3878329

AKX
~

%



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

prestar uma homenagem simbdlica, no Dia Mundial do Ambiente,
a convite do Governador do Estado e na presenga do respectivo
Senador", a RTP ndo teria sequer dado a noticia.

I.2.5 - A queixa refere ainda, neste ambito, que perante
a total auséncia de cobertura noticiosa por parte da RTP, a
Assessora de Imprensa da Casa Civil, que acompanhou o
Presidente da Repiblica ao Brasil, "procurou obter uma
explicacdo junto dos dois jornalistas que se encontravam no
Rio de Janeiro", tendo sido informada que "as propostas de
cobertura noticiosa enviados do Brasil, foram
sistematicamente recusadas pelos responsédveis da RTP em
Lisboa, com a indicagcdo de que ‘sé lhes interessava a
ECO/92'",

I.2.6 - Mais acrescenta que a mesma Assessora de
Imprensa fora informada de que o Governo havia dirigido
convites a dezasseis jornalistas portugueses, "para fazerem
a cobertura noticiosa da deslocacdo do Primeiro-Ministro ao
Rio de Janeiro, sendo as despesas de instalagdo desses
jornalistas a expensas do Estado, entre 11 e 14 de Junho",
contando-se entre eles os dois enviados especiais da RTP
acima referidos.

I.2.7 - Ainda sequndo o texto da queixa, a Assessora de
Imprensa da Casa Civil teria tido conhecimento de que a "RTP
anulara a reserva de satélite inicialmente para os primeiros
dias de Junho, precisamente aqueles em que o Presidente da
Repiblica cumpriu parte do seu programa no Rio de Janeiro".

I.2.8 - No que respeita ainda a este primeiro objecto da
queixa, o Chefe da Casa Civil da Presidéncia da Reptblica
exprime opinido de que "os restantes érgdos de comunicagéo
social portugueses presentes no Rio de Janeiro deram sempre
cobertura noticiosa das actividades previstas no programa do
Presidente da Repiblica", sublinhando ainda que os dois
jornalistas da RTP "se comportaram com total isencdo e
profissionalismo", mas no seu entender "jnsuficientes para
gque a RTP informasse os portugueses sobre as actividades do
Presidente da Replblica durante a sua deslocagdo ao Brasil".

I.3 - Mas o queixoso aduz mais dois casos que submete a
consideracdo da A.A.C.S.:

I.3.1 - Assim, o "Jornal de Sabado" da RTP, do dia 30 de
Maio, teria dedicado "largo espago de abertura a uma noticia
puramente especulativa e baseada em informag¢des falsas, que
constituia a manchete desse dia de um semandrio de grande
expansdo, sem ter tido sequer a preocupagéo (...) de procurar

/.

Rua Alexandre Herculano, 51-72 1200 LISBOA
Tels. 387 46 57 - 387 47 64 - 387 48 00 - 387 48 25 - 38748 66 - 387 83 13  Fax. 3878329



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

confirmacdo ou desmentido junto da Assessoria de Comunicagéao
Social® da Casa Civil ou do Porta-Voz do Presidente da
Repiblica. Segundo o queixoso, dada "a gravidade das
afirmacdes abusivamente imputadas ao Presidente da Repiblica
e veiculadas pelo referido semandrio, era absoluto dever da
RTP ter procurado obter confirmagado ou desmentido".

I.3.2 - Quanto a um "Jornal de Domingo" da RTP, que teve
lugar no dia 7 de Junho, Alfredo Barroso acrescenta que a
cobertura televisiva da ceriménia comemorativa do 15¢
aniversario da Conferéncia Nacional das Associagdes de
Familia, no Forte de S. Julido da Barra, fora tendenciosa, ja
que teria sido "nitida a preocupag&o da RTP em rexcluir’ das
imagens o Ministro Fernando Nogueira, cuja presenga nem
sequer foi referida", tratando-se, segundo o queixoso, duma
"/montagem’ de imagens que dificilmente pode ser considerada
acidental". Mais conclui que fora "claro o propdsito de
evitar gque a presenga do Ministro Fernando Nogueira,
conversando cordialmente, pudesse desmentir a tese do
confronto institucional entre o Governo e o Presidente da
Repiblica que a RTP tem vindo a alimentar, sistematica e
tendenciosamente, ao longo das Gltimas semanas".

II - POSICAO DA RTP

II.1 - Tendo sido oficiado o Director Coordenador de
Programas e Informagdo da RTP no sentido de vir a pronunciar-
-se sobre a presente queixa, no prazo de oito dias, foi a
A.A.C.S. informada, em 24 de Junho, de due, para "total
esclarecimento sobre os factos que motivaram a gqueixa",
estava a ser feito internamente um inquérito. E acrescentava
a carta: "E um processo de certa forma moroso, mas que se nos
afigura essencial para um apuramento o mais completo possivel
de factos e circunstéancias".

II.2 - Mas, em 18 de Agosto, numa outra carta dirigida
4 A.A.C.S., o Director-Adjunto para a Informagado da RTP pedia
compreensdo para o atraso na observdncia dos prazos
legalmente fixados, uma vez que por "interesse estratégico da
RTP", havia sido decidido que a maioria dos quadros da
Informacdo da Empresa gozassem as suas férias anuais durante
os meses de Julho e Setembro.

..

Rua Alexandre Herculano, 51 - 72 1200 LISBOA
Tels. 387 46 57 - 387 47 64 - 387 48 00 - 387 48 25 - 387 48 66 - 387 83 13  Fax. 38783 29



S

ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

IT.3 - Contudo, como em 15 de Setembro ainda nio havia
dado entrada na A.A.C.S. qualquer resposta da RTP sobre a
queixa em aprego, foi reiterado o teor do oficio de 17 de
Junho, tendo também, por oficio dessa mesma data, entdo sido
pedido o registo das transmissdes feitas pela RTP
relacionadas com o caso, designadamente a dos jornais
referidos na queixa.

IT.4 - S6 em 7 de Outubro, porém, esse pedido viria a
ser satisfeito com o envio das gravacdes referentes a ECO 92
e aos dois servigos noticiosos de 30 de Maio e 7 de Junho
acima referidos, e, embora a resposta que as acompanhava nio
visasse a globalidade da queixa, a A.A.C.S. tomou a decisido
de apreciar o processo com os elementos disponiveis.

IT.5 - De facto, a argumentag¢do do responsavel da RTP
limitava-se & informacdo de que os dois jornalistas haviam
sido enviados ao Rio de Janeiro "para assegurarem a cobertura
jornalistica da chamada ’Cimeira da Terra’, entre 01 e 07 de
Junho de 1992" e que, complementarmente, foram encarregados
de assegurar a cobertura dos acontecimentos protagonizados
pelos dirigentes politicos portugueses, "na medida do
possivel e de acordo com os critérios editoriais dos
responséaveis pelos servigos noticiosos do Canal 1 e Canal 2
da RTP". Acrescenta ainda que foi "com base nestes
pressupostos, que a RTP emitiu nos seus noticidrios, as
reportagens e noticias" cuja listagem foi apresentada, em
anexo, para apreciacgéo.

IIT - ANALISE

ITTI.1 ~ A A.A.C.S. é competente para apreciar a presente
queixa nos termos das disposigdes constantes das alineas a),
b), e) e f) do Artigo 32 e da alinea 1) do Artigo 49, ne 1,
da Lei n?e 15/90 de 30 de Junho.

IIT.2 - De facto, a reclamagdo apresentada pelo Chefe da
Casa Civil do Presidente da Repiblica, além de consubstanciar
uma queixa cujo objecto, delimitado no tempo, remete para uma
apreciag¢do na base da aplicagdo dos principios de rigor e
isengdo, levanta uma questdo de fundo mais ampla, ja que
pretende conhecer o parecer da A.A.C.S. sobre principios de

/.

Rua Alexandre Herculano, 51 - 72 1200 LISBOA
Tels. 387 46 57 - 387 47 64 - 387 48 00 - 387 48 25 - 387 48 66 - 387 83 13  Fax. 38783 29

ES \



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

relagdo entre o servigo da RTP, enquanto 6rgdo de comunicacio
social do sector puablico, e os 6rgdos de soberania,
de51gnadamente o Presidente da Republlca e que, retomando o
texto da queixa, o exponente exprime do seguinte modo:

"Os factos que tenho vindo a referir levantam a
questdo de saber se uma empresa de televisio com o estatuto

da RTP - dque recebe subsidios do Estado aprovados pelo
Governo, a titulo de ‘indemnizagdes compensatérias’ pela
prestagéo de um servigo plablico - pode, legitimamente,

ignorar as actividades oficiais do Chefe de Estado gquando,
como foi o caso, ele se desloca a um Pais estrangelro a
convite do seu homélogo, designadamente quando esse Pais & o
Brasil - com o qual Portugal afirma pretender estreitar, cada
vez mais, os lagos que os unem - e ainda, no caso concreto,
quando o Presidente da Reptiblica Portuguesa & convidado a
part1c1par numa iniciativa de téao grande importancia mundial
como & a ECO/92",

Interessa, pois, delimitar, no presente processo,
trés &angulos de apreciagao - o0 primeiro prende-se com a
relagdao de compromisso Gtil entre a RTP e a actividade da
Presidéncia da Repiblica, na sua globalidade; o segundo diz
respeito a presumivel falta de rigor e objectividade invocada
na globalidade das pecgas referentes a participagcdo do PR na
"Cimeira da Terra"; o terceiro diz respeito a dois servicos
noticiosos em que teria havido vontade deliberada, por parte
da RTP, de ampliar um presumivel confronto institucional,
além de ndo ter proporcionado a clarificagdo de posigdes por
parte da Presidéncia da Repiiblica.

ITT.2.1 - Ora no que respeita ao primeiro aspecto, pese
embora o reconhecimento de que a liberdade de criacio,
expressdo e divulgagdo constitui um direito fundamental dos
jornalistas, e que o conceito de servigco plblico de
televisdo, passando por um processo de redefinigdo, ndo sé a
escala na01onal tende a minorar os conceitos de
burocratizagdo e oficialidade desse servigo, em favor dum
conceito dinémico de "facto jornalistico", ndo se podera
esquecer dgue o Presidente da Repﬁblica, tal como a
Constituigcdo o estabelece, no Artigo 1232, "representa a
Repliblica Portuguesa" com todos os efeitos da1 decorrentes,
designadamente os que se referem & &rea da representagao
protocolar nas relagdes internacionais. Assim, julga se
inequivoco gque, enquanto a competéncia de negociacgdo e
execugao, no exterior, pertence ao Governo, a representacéao

/.

Rua Alexandre Herculano, 51 -7¢ 1200 LISBOA
Tels. 387 46 57 - 387 47 64 - 387 48 00 - 387 48 25 - 387 48 66 - 387 83 13 Fax.387 83 29



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

da RepGblica Portuguesa & constitucionalmente um estatuto
destacado do Presidente. Parece, pois, ser dever da RTP
procurar compatibilizar a cobertura da actividade do
Presidente da Repiblica com os demais actos dignos de
interesse Jjornalistico, muito especialmente quando se
encontra em missdoc de representagdo do Estado. Nao se
compreende, neste caso, como se explicaria, a ter-se
verificado, que o satélite que faria a transmissdo Rio de
Janeiro (Brasil)-Portugal tenha sido cancelado, durante o
periodo em que o PR participava na abertura da "Cimeira da
Terra". De sublinhar que as omissdes referidas na queixa sé&o
confirmadas pela resposta, nao se encontrando, entretanto,
nenhum destes pontos contemplados na carta da RTP enviada a
A.A.C.S., nem tdo pouco a justificagdo para o Gltimo aspecto,
de natureza meramente objectiva e funcional.

III.2.2 - Mas ainda a admitir que, "de acordo com oOs
critérios editoriais dos responsaveis pelos diversos servigos
noticiosos", tal como consta da Jjustificagéao enviada a
A.A.C.S., interessasse sobretudo "assegurar a cobertura
jornalistica da cimeira" e os "acontecimentos protagonizados
pelos dirigentes politicos portugueses presentes" - o que
alias é confirmado pelo visionamento das reportagens - & um
facto que os portugueses ndo ficaram a conhecer através da
RTP a importancia de relevo atribuida ao seu pais na abertura
da Cimeira, nem o papel prestigiado do seu representante,
perante os congéneres mundiais, na restante parte do evento,
bem como a participagdo no "Férum das Organizag¢des nao
Governativas - Férum Global", factos amplamente noticiados
nos outros érgdos de comunicagdo social. Tais critérios néo
poderdo, pois, ser indiscutiveis.

Ora, do visionamento integral dos servigos noticiosos se
deduz ter-se verificado negligéncia no cumprimento do dever
de informar, ja que houve minimizagdo e omissdo de factos
interpretados pelo Presidente da ReplGblica como de interesse
para o pais, como foi o caso das visitas a importantes
instituicdes luso-brasileiras e a atribuigdo do titulo de
Doutor "Honoris Causa" na Universidade Gama Filho, aspectos
amplamente visados na gqueixa e nem sequer encarados na
argumentacdo do responsavel da RTP enviada & A.A.C.S..

Acresce ainda que, sendo sublinhado na queixa o
interesse pela cobertura manifestado pelos jornalistas cuja
actuacdo nunca foi posta em causa na exposigdo do Chefe da
Casa Civil do Presidente da Replblica, tendo antes sido
valorizada, e dispondo a RTP in loco de todos os meios

/.

Rua Alexandre Herculano, 51-7° 1200 LISBOA
Tels. 387 46 57 - 387 47 64 - 387 48 00 - 387 48 25-387 48 66 - 38783 13 Fax.3878329



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGAO SOCIAL

técnicos e humanos para o fazer, o inquérito anunciado na
primeira resposta do Director-Adjunto para a Informagao
parecia justificar-se. Porém, o laconismo da explicagdo da
Gltima carta frusta a tentativa de entendimento da conduta da
RTP em relagcdao a este caso.

III.2.3 - Também completamente omissa & a argumentagao
do Director-Adjunto para a Informagdo no que respeita aos
reparos que sdo feitos na presente queixa em relagdo aos
servicos noticiosos referidos em I.3.1 e I.3.2. Confrontando,
deste modo, apenas a perspectiva do Chefe da Casa Civil do
Presidente da Repiblica com as pegas visionadas, resulta que,
em ambos os casos, parece haver indicios de falta de
objectividade por parte da RTP.

Assim, em relacdo as presumiveis afirmagdes do PR
sobre a "arrogadncia do governo" divulgadas pelo semanario
"Expresso", e referidas no "Jornal de Sabado" do dia 30 de
Maio, ndo deixa de ser um facto que essa hipotética assercgéao,
comecando por ser introduzida como um presumivel "teria
dito", acabaria por constituir motivo explicito e implicito
de parte substancial do referido servigo noticioso - forte-
mente centrado sobre a remodelacgdo das Forgas Armadas - tendo
sobre o assunto em causa sido ouvidas varias personalidades,
e criado debate, sem que o Presidente da Replblica ou seu
representante o tenham confirmado.

Também o "Jornal de Domingo" do dia 7 de Junho foi
fortemente centrado sobre a mesma ideia da existéncia dum
conflito institucional entre Governo e Presidente da
RepGblica - e estando de novo em causa a reforma das Forcas
Armadas, o veto presidencial e o papel do Ministro da
Presidéncia e da Defesa Nacional. Na reportagem da cerimdénia
de entrega de condecoragdes, promovida pela Confederagao
Nacional das Associacbes de Familia, ndo & praticamente
incluida a presenga do Ministro da Defesa ao 1lado do
Presidente da Repiblica, o que seria relevante no contexto
daquele servigo noticioso. A versdo patente na queixa de que
se trata duma "’/montagem’ de imagens" que "dificilmente pode
ser considerada acidental" sé poderia ser explicada pelos
préprios responsaveis da RTP, o que ndo aconteceu, embora nao
se possa concluir pela intencionalidade da omissé&o.

Rua Alexandre Herculano, 51 -7¢ 1200 LISBOA
Tels. 387 46 57 - 387 47 64 - 38748 00 - 387 48 25 -38748 66 - 38783 13 Fax. 38783 29

B

A



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

IV - CONCLUSAO

IV.1 - A Alta Autoridade para a Comunicagdo Social
considera procedente a queixa do Presidente da Repilblica
contra a RTP por falta de rigor informativo, traduzida por
minimizacdo e omissdo de factos relacionados com a sua
participagdo na "Conferéncia das Nag¢des Unidas sobre o
Desenvolvimento - ECO 92" e no "Férum das Organizag¢des Na&o
Governamentais - Férum Global", e restante estadia no Brasil,
compreendida entre os dias 1 e 7 de Junho de 1992, durante os
guais a presenca do Presidente da RepGblica conheceu momentos
importantes, divulgados pela generalidade dos o&rgaos de
informagdo nacionais e estrangeiros.

IV.2 - Do mesmo modo ¢gue também considera haver
fundamento para a queixa formulada sobre o tratamento do
"Jornal de S&bado" do dia 30 de Maio, sobre supostas
declaracdes e posicdes do Presidente da Repiblica em matérias
atinentes com a reformulagdo das Forgas Armadas e o entéo
propalado confronto institucional entre o Governo e o
Presidente da Repiliblica, tendo-se verificado a auséncia de
confirmacdo dessas declaragdes e posigdes por parte da RTP,
ficando deste modo em causa principios basicos do rigor
informativo.

IV.3 - Em consequéncia, a Alta BAutoridade para a
Comunicag¢do Social recomenda a RTP que, tendo em conta o
estatuto e as competéncias que a Constituigdo atribui ao
Presidente da Replblica, nas pegas jornalisticas que lhe
digam respeito observe estritamente a Lei, especificamente no
gue ela preceitua quanto ao rigor e objectividade.

Esta deliberacgdo foi aprovada por maioria.

Alta Autoridade para a Comunicagdo Social,
em 5 de Novembro de 1992

O Presidente

Pedro Figueiredo Margal

Juiz Conselheiro
/AM

Rua Alexandre Herculano, 51 -7¢ 1200 LISBOA
Tels. 387 46 57 - 387 47 64 - 387 48 00 - 387 48 25 - 387 48 66 - 38783 13 Fax.387 8329



