
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2017/154 (CONTJOR-TV) 

 

 

Queixa de António Lima Cardoso Ventura, na qualidade de Presidente da 

Comissão Política de Ilha da Terceira do PSD Açores, contra o “Telejornal 

Açores” de 27 de julho de 2016, da RTP Açores 

 
 

 
 

 
Lisboa 

19 de julho de 2017



   

1 

500.10.01/2016/228 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2017/154 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Queixa de António Lima Cardoso Ventura, na qualidade de Presidente da Comissão 

Política de Ilha da Terceira do PSD Açores, contra o “Telejornal Açores” de 27 de julho 

de 2016, da RTP Açores 

 

I. Enquadramento. Queixa apresentada contra o “Telejornal Açores” da RTP Açores 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), em 8 de agosto de 

2016, uma queixa de António Lima Cardoso Ventura, presidente da Comissão Política de Ilha da 

Terceira do PSD Açores, pela transmissão no “Telejornal Açores”, da RTP Açores, propriedade da Rádio 

e Televisão de Portugal, S.A.., em 27 de julho de 2016, de uma peça sobre o alegado 

descontentamento de militantes daquela estrutura partidária com a seleção de candidatos desse 

círculo eleitoral às legislativas de outubro1. 

2. Segundo o queixoso, é «uma peça que noticia “Insatisfação no PSD Terceira”, dando conta 

de que o vice-presidente do PSD/Terceira, Raúl Tânger Correia, se demitiu por causa da escolha de 

candidatos pelo círculo eleitoral da Terceira, o que o mesmo desmentiu [...]». 

3. António Ventura concede que «o anúncio dessa demissão [...] é factual», mas o “Telejornal 

Açores” «afirma igualmente que terão sido “cometidas sucessivas e grosseiras ilegalidades” no 

processo de escolha dos candidatos», atribuindo-o a um «suposto comunicado em que um alegado 

grupo de militantes manifesta o seu descontentamento e acusa António Ventura de ser o 

responsável por essas supostas ilegalidades». 

4. Acusa o “Telejornal” da RTP Açores de «uma clara falta de rigor informativo, uma vez que 

nem a idoneidade nem a identidade das fontes da mesma foram verificadas». Sustenta que «esse 

alegado comunicado» não chegou à Comissão Política da Ilha Terceira do PSD/Açores, «nem a 

RTP/Açores aparenta ter feito qualquer esforço para apurar da sua veracidade», afirmando que «não 

foi contactado qualquer militante que confirmasse a informação veiculada». 

5. Além disso, alega que a RTP Açores lhe recusou a possibilidade de, por ser «visado na 

reportagem» ter tido «o direito de responder às acusações que lhe eram formuladas nesse suposto 

                                                      
1 “Telejornal Açores” de 27 de julho de 2016: http://www.rtp.pt/play/p56/e244893/telejornal-acores 



   

2 

500.10.01/2016/228 

abaixo-assinado de militantes», o que considera «um incumprimento grave do código deontológico 

dos jornalistas ainda para mais num canal televisivo com especiais responsabilidades por operar ao 

abrigo de um contrato de serviço público.» 

6. O incumprimento do rigor informativo resulta, no entender do queixoso, da falta ao «dever 

de ouvir todas as partes nomeadamente dando oportunidade de resposta a acusações de especial 

gravidade como as que foram reproduzidas [...]». 

 

II. Defesa da Denunciada RTP Açores 

7. O subdiretor de Meios e Conteúdos da RTP e RDP Açores, Vítor Alves contesta que o conteúdo 

seja uma «peça» preferindo «um off», elaborado a partir de «imagens de arquivo». 

8. De seguida indica as circunstâncias da produção daquele off, sobre a demissão de Raul 

Tânger Correia, transmitido no “Telejornal Açores” de 27 de julho de 2016. 

9. O contexto era de publicitação «há vários dias [... por] alguns órgãos de comunicação social 

[...] de algum descontentamento na elaboração das listas do PSD em determinadas ilhas, com vista 

às eleições legislativas de outubro», o que, afirma, a RTP Açores não abordou. 

10. Em 23 de julho, noticiou a demissão de José Andrade do cargo de vice-presidente da 

Comissão Política da Ilha de São Miguel «por discordar da forma utilizada para elaboração da lista 

pelo maior círculo eleitoral». Esta informação foi considerada «de interesse jornalístico» pois 

«confirmava tudo aquilo que até então se dizia, sem ser assumido publicamente». 

11. Em 25 de julho, a RTP Açores destacou uma equipa de reportagem para «recolher imagens 

da reunião da Comissão Política Regional do PSD [...] que serviria de suporte à leitura do comunicado, 

que aconteceria no dia 26, terça-feira». O responsável alega que «a RTP Açores tencionava colocar 

várias questões, baseadas naquilo que as nossas fontes diziam ser o grande descontentamento 

que se viveria no seio do PSD.» 

12. Em 26 de julho, o comunicado da Comissão Política chegou à RTP Açores, por correio 

eletrónico, «mas contrariamente ao adiantado e combinado, não chegou a realizar-se o encontro 

com os órgãos de comunicação social». 

13. No mesmo dia 26, outra mensagem de correio eletrónico foi enviada para a redação da RTP 

Açores, desta vez proveniente de militantes do PSD/Açores da Ilha Terceira que «acusavam “António 

Ventura, Presidente da Comissão Política de ilha e Deputado ao Parlamento Nacional de ignorar as 

bases do Partido e mostrar pouca firmeza em relação a Duarte Freitas, a quem concedeu a escolha 



   

3 

500.10.01/2016/228 

dos cabeças de lista pela Terceira [...]». Era-lhe atribuído ainda a falta de consulta das organizações 

autónomas do PSD e a Assembleia de Ilha, «ignorando os estatutos», e de reunir «à porta fechada 

para a escolha de nomes». A situação era descrita como desfavorável a António Ventura: «enfrenta 

duras pressões dos militantes que o acusam de interesses menos claros em relação à Terceira, 

tendo como objetivo apenas a sua própria sobrevivência política junto de Duarte Freitas.» 

14. A frase citada no off é dada como provindo do comunicado: «esta situação de sucessivas e 

grosseiras ilegalidades, culminou com a demissão do Vice-Presidente da Comissão Política de ilha, 

Raúl Tânger Correia, bem como com vários militantes a declinarem a inclusão dos seus nomes na 

lista, numa clara demonstração e falta de apoio a António Ventura». 

15. O responsável da RTP Açores indica terem sido «desenvolvidas diligências junto das nossas 

fontes que sustentaram aquilo que o comunicado nos adiantava. E só depois emitida uma pequena 

notícia sobre o tema.» 

16. Confirma a ausência de contacto com António Ventura e Raúl Tânger Correia, e responde: 

«estabelecemos diligências junto de três diferentes fontes, que considerámos adequadas, 

credíveis e suficientes e que nos asseguraram aquilo que estávamos a noticiar. Naqueles segundos 

de “Off” fez-se ainda referência à demissão ocorrida em São Miguel, dias antes.» 

17. Perante o descontentamento de «representantes do PSD Açores», comunicado por 

telefone, na noite de 27 de julho, o subdiretor de Meios e Conteúdos da RTP Açores diz ter sido «dada 

oportunidade para, ou o Presidente do PSD Açores ou o Presidente da CPI Terceira ou, se assim o 

entendessem, ambos, no dia seguinte, prestarem declarações ou elucidarem da forma que 

achassem mais conveniente a respetiva posição, em peça do Telejornal», o que afirma ter sido 

rejeitado pelos dois, «por razões diferentes». 

18. Recusa «a afirmação de que não foi dada (...) oportunidade de resposta a acusações de 

especial gravidade», pelo que «também não corresponde à verdade que a RTP Açores não tenha (...) 

feito qualquer esforço para apurar da sua veracidade (...).» [itálico da Denunciada]. 

19. Conclui que «foram cumpridos todos os deveres e princípios éticos que enquadram a 

profissão de jornalista, em particular, o disposto nas alíneas referidas do n.º 1 do artigo 14.º do 

Estatuto do Jornalista». 

 

 

III. Descrição da peça 



   

4 

500.10.01/2016/228 

20. A pivô em estúdio lança a peça às 20h14m30s através da seguinte frase: «O vice-

presidente da Comissão Política de ilha Terceira demitiu-se em rota de colisão com o presidente da 

estrutura de Ilha. Em causa está a escolha de candidatos pelo círculo eleitoral.» 

21. Às 20 horas, 14 minutos e 41 segundos, o pivô passa a ser lido sobre imagens editadas 

correspondendo ao formato de off. Na imagem vê-se Raúl Tânger a quem é atribuído que «discorda 

da forma como António Ventura conduziu o processo de escolha dos candidatos às Regionais pela 

Ilha Terceira [em oráculo, durante todo o off: «Vice-Presidente da CPI da Terceira demite-se, 

militantes estão contra António Ventura»]. Diz que foram cometidas sucessivas e grosseiras 

ilegalidades». 

22. A imagem identificada como de «Arquivo» mostra António Ventura [sem identificação] e 

outro militante sentados a uma mesa, reunidos, a olhar para alguém fora do enquadramento. No 

plano seguinte, um grupo de pessoas acompanha o visado, que fala, possivelmente para uma 

reportagem anterior da RTP Açores. A pivô acrescenta: «em comunicado, um grupo de militantes 

manifesta o seu descontentamento. Acusam António Ventura de ignorar as bases do partido e de ter 

apenas como objetivo a sua própria sobrevivência política.» 

23. A seguir, um plano de conjunto mostra uma reunião de um órgão do PSD, pela bandeira atrás 

da cabeceira da mesa. Entre os militantes estão António Ventura, Duarte Freitas, presidente do PSD 

Açores, e outros membros. Estas imagens também são explicitadas como sendo de “Arquivo”, sem 

data de captação, situação reportada ou identidade dos presentes. A leitura da peça continua: «Os 

militantes insatisfeitos ponderam recorrer ao Conselho de Jurisdição do partido, por não terem sido 

cumpridos os estatutos do PSD. A Comissão Política Regional aprovou esta semana as listas de 

candidatos às legislativas regionais de outubro. Também o presidente da Comissão Política de Ilha 

de São Miguel demitiu-se. José Andrade considerava que devia manter o lugar de deputado». 

24. O off termina às 20 horas, 15 minutos e 29 segundos do “Telejornal Açores”. 

 

IV. Audiência de conciliação 

25. Ao abrigo do artigo 57.º dos Estatutos da ERC, foi agendada uma audiência de conciliação 

entre as partes para o dia 12 de julho de 2017. Contudo, a mesma não se realizou, uma vez que a 

Denunciada manifestou indisponibilidade para comparecer na referida diligência. 

 

V. Análise e fundamentação 



   

5 

500.10.01/2016/228 

26. O n.º 1 do artigo 26.º da Lei da Televisão, aprovada pela Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, e 

alterada pela Lei n.º 8/2011, de 11 de abril, dispõe que «a liberdade de expressão do pensamento 

através dos serviços de programas televisivos e dos serviços audiovisuais a pedido integra o direito 

fundamental dos cidadãos a uma informação livre e pluralista, essencial à democracia e ao 

desenvolvimento social e económico do País.» 

27. Por sua vez, o n.º 1 do artigo 34.º da Lei da Televisão estabelece que «todos os operadores 

de televisão devem garantir, na sua programação, designadamente através de práticas de auto-

regulação, a observância de uma ética de antena, que assegure o respeito pela dignidade da pessoa 

humana, pelos direitos fundamentais e demais valores constitucionais, em especial o 

desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes.» 

28. Assim, os serviços de programas televisivos devem assegurar nos seus serviços noticiosos 

o cumprimento da deontologia jornalística, para garantir uma informação rigorosa, livre e pluralista, 

designadamente a alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, aprovado pela Lei n.º 

1/99, de 13 de janeiro, que estipula que o jornalista deve «informar com rigor e isenção, rejeitando o 

sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião». 

29. Analisando o serviço noticioso objeto de queixa, foi reconhecido no “Telejornal Açores” de 27 

de julho de 2016, o off de um minuto e a citação: «diz que foram cometidas sucessivas e grosseiras 

ilegalidades», acerca de António Ventura, identificado oralmente como presidente da Comissão 

Política de Ilha do PSD da Ilha Terceira, aquela frase atribuída a Raúl Tânger, o demissionário vice-

presidente da Comissão. 

30. O off noticia que a sua demissão é motivada pelo descontentamento de vários militantes do 

PSD, que contestam o processo de escolha de candidatos às legislativas de outubro de 2016 

liderado por António Ventura. As suas ações — segundo a peça, no entender daqueles militantes — 

teriam como único propósito garantir o seu futuro político. 

31. A apresentação simultânea de António Ventura, em imagens de «Arquivo», mas sem 

identificação no oráculo do seu nome e função no PSD Açores, e o relato oral do descontentamento 

de militantes com a sua seleção de candidatos da Terceira às eleições, prejudicam a perceção do 

conteúdo informativo do “Telejornal Açores”. 

32. A frase da pivô transcrita no ponto 14: «em comunicado, um grupo de militantes manifesta 

o seu descontentamento. Acusam António Ventura de ignorar as bases do partido e de ter apenas 

como objetivo a sua própria sobrevivência política», é atribuída aos membros do PSD Açores. As 

imagens de «Arquivo», sem indicação do acontecimento reportado, mostram António Ventura, 



   

6 

500.10.01/2016/228 

numa reunião com outros membros do partido, sem explicitar se algum é um dos contestatários do 

PSD Terceira. 

33. A RTP Açores relata que a reunião do grupo de militantes opositores de António Ventura foi 

desmarcada (depois de a sua cobertura pelo “Telejornal Açores” ter estado agendada na véspera), e 

substituída por um comunicado distribuído por correio eletrónico, que é citado no off do “Telejornal 

Açores” de 27 de julho. 

34. Resulta assim que a peça foi elaborada a partir de um único elemento e unilateral em 

relação às acusações nele expostas: o comunicado dos militantes do PSD Terceira. 

35. Ora, a alínea e) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista determina que é dever dos 

jornalistas «procurar a diversificação das suas fontes de informação e ouvir as partes com 

interesses atendíveis nos casos de que se ocupem». 

36. A RTP Açores confirma a ausência de contacto com António Ventura, presidente da 

Comissão Política de Ilha do PSD da Ilha Terceira. Raúl Tânger Correia, o vice-presidente do 

PSD/Terceira também não foi ouvido neste momento, mas segundo o responsável da RTP Açores 

tinha sido quando se demitiu, e a sua posição representada pelo “Telejornal Açores”, ainda que sem 

citação das suas declarações. 

37. Além do comunicado dos militantes do PSD Terceira contrários a António Ventura, o 

responsável da RTP Açores diz terem sido consultadas «três diferentes fontes, que considerámos 

adequadas, credíveis e suficientes e que nos asseguraram aquilo que estávamos a noticiar no 

“Telejornal Açores” sobre a contestação de António Ventura». 

38. O operador refere também ter sido contactado, depois da transmissão do off, por 

responsáveis do PSD e, perante o seu descontentamento, ter sugerido, que o presidente do PSD 

Açores ou o presidente da Comissão Política de Ilha da Terceira gravassem reações na noite de 27 de 

julho, e garantido que seriam transmitidas no “Telejornal Açores” do dia seguinte, o que não foi aceite 

por nenhum deles. 

39. Concluindo, reconhece-se no off transmitido a falta de consulta da posição do queixoso 

perante as acusações de que era alvo por membros do PSD da Terceira. Foram consultadas três 

outras fontes de informação, que não são identificadas no off, nem é avançado o motivo do 

anonimato destas perante o público. O responsável da RTP Açores diz saber terem sido 

consideradas alternativas ao presidente da Comissão Política de Ilha da Terceira. 



   

7 

500.10.01/2016/228 

40. Sublinhe-se que a alínea f) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista preconiza a 

identificação, como regra, das fontes de informação, e a atribuição das opiniões recolhidas aos 

respetivos autores. 

41. O conjunto de comunicado contestatário e a posição do presidente daquela estrutura do 

PSD da Terceira garantiria o contraditório e o rigor informativo essenciais para a atribuir e 

compreender os contornos da situação. 

42. O facto de a peça não identificar os que aparecem nas imagens, pelo nome ou ocasião de 

recolha das imagens, resumindo serem de «Arquivo» dificulta a perceção da identidade dos 

representantes do PSD Terceira, nomeadamente para quem não os conheça previamente ou esteja 

integrado no contexto partidário da Ilha Terceira, pressupostos que um operador de serviço público, 

nomeadamente num bloco noticioso, deve cumprir. 

43. De facto, o “Telejornal Açores” deveria ter, como princípio geral, a atribuição das acusações, 

através da identificação das fontes de informação, salvaguardados os direitos consagrados para a 

sua confidencialidade (o que não se vislumbra no caso em apreço). 

44. Esse princípio de identificação das fontes de informação reveste-se de especial 

oportunidade ao referir-se membros de órgãos de partidos políticos e respetivos militantes, 

dificilmente reconhecidos pela generalidade dos telespectadores, em serviços noticiosos. 

45. No essencial, conclui-se pela falta de garantia de oportunidade de contraditório ao 

visado/queixoso e, decorrente dela, a falha do rigor informativo e o prejuízo do pluralismo político-

partidário2. 

 

 

VI. Deliberação 

 

Concluída a apreciação de uma queixa de António Lima Cardoso Ventura apresentada à 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social contra o “Telejornal Açores” da RTP Açores, 

propriedade da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, S.A., a propósito de uma peça 

informativa incluída na edição de 27 de julho de 2016, o Conselho Regulador da ERC, ao 

                                                      
2 Veja-se a apreciação global do princípio do pluralismo político na informação televisiva diária, nomeadamente a 
qualidade em que intervêm os partidos políticos nas peças do bloco noticioso de horário nobre do operador de serviço 
público de âmbito regional, RTP Açores (págs. 97 a 99), no Relatório do Pluralismo Político de 2015 publicado pela ERC, 
em: 
http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM4OiJtZWRpYS9lc3R1ZG9zL29iamVjdG9fb2ZmbGluZS84N
C4yLnBkZiI7czo2OiJ0aXR1bG8iO3M6OToidm9sdW1lLWlpIjt9/volume-ii 
 



   

8 

500.10.01/2016/228 

abrigo do disposto nos artigos 7.º, alínea d), 8.º, alínea j), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos 

Estatutos aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, e a esta anexos, delibera: 

1. Constatar que o off foi construído sem garantir o exercício do contraditório, do que 

resultou uma falha do rigor informativo, de acordo com as al. a) e e) do n.º 1 do artigo 14.º do 

Estatuto do Jornalista, violando o disposto nos artigos 26.º e 34.º da Lei de Televisão; 

2. Sensibilizar o “Telejornal Açores” para a necessidade de ouvir as partes com interesses 

atendíveis, com vista a assegurar o contraditório e o rigor informativo; 

3. Alertar o “Telejornal Açores” para a necessidade de atribuição do dito, designadamente as 

acusações, pela identificação das fontes de informação, como princípio geral, 

salvaguardados os direitos consagrados para a sua confidencialidade, como dispõe a alínea 

f) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista. 

Não é devida taxa por encargos administrativos (cfr. alínea a) do n.º 1 do artigo 11.º do Regime de 

Taxas da ERC, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de junho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 

70/2009, de 31 de março, e retificado pela Declaração de Retificação n.º 36/2009, de 28 de maio). 

Lisboa, 19 de julho de 2017 

 O Conselho Regulador, 
 

 
Carlos Magno 

 
 

Alberto Arons de Carvalho 
 
 

Luísa Roseira 
 


