
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
69/2015 (SOND-I-PC) 

 
 
 
 
 
 

Processo contraordenacional contra a Global Notícias Publicações, S.A. 
 

Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o Jornal de 

Notícias e Jornal de Notícias mobile por violação da Lei das Sondagens 
na divulgação do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a 

saúde» 
 
 
 

Lisboa 
16 de abril de 2015



ERC/04/2013/378   

1 

CONSELHO REGULADOR DA ENTIDADE REGULADORA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL 

 

Processo contraordenacional n.º ERC/04/2013/351 

 

Em processo de contraordenação instaurado por deliberação do Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (Deliberação 67/2010 (SOND-I)), adotada 

em 13 de fevereiro de 2013, ao abrigo das competências cometidas à Entidade Reguladora 

para a Comunicação Social, designadamente as previstas nos artigos 24.º n.º 3, alínea ac), e 

67.º, n.º 1, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, 

conjugada com o artigo 34.º, do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro, é notificada a 

Global Notícias Publicações, S.A., com sede na Rua Gonçalo Cristóvão, 195-219, 4000-269, 

Porto, da 

 

Deliberação 69/2015 (SOND-I-PC) 

 

 

Conforme consta no processo, Global Notícias Publicações, S.A., com sede na Rua Gonçalo 

Cristóvão, 195-219, 4000-269, Porto, vem acusada da prática de contraordenação nos termos 

seguintes: 

 

I. Da Acusação 

 

1. Deu entrada na ERC, no dia 23 de abril de 2012, uma participação do Gabinete do Ministro 

da Saúde contra o Jornal de Notícias e Jornal de Notícias mobile por alegada violação da 

Lei n.º 10/2000, de 21 de junho (doravante, LS), na divulgação do estudo de opinião «BOP 

Health – Os portugueses e a saúde». 

2. Os resultados do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» foram 

divulgados pelo Jornal de Notícias no seu sítio eletrónico e na sua edição mobile, através 

de uma peça noticiosa difundida no dia 17 de abril de 2012, com o seguinte título «Um 

terço dos portugueses chumba desempenho de Paulo Macedo». Segue-se a transcrição 

da notícia: 



ERC/04/2013/378   

2 

«Um terço dos mais de 600 portugueses inquiridos para um barómetro sobre “Os 

Portugueses e a Saúde” classifica o ministro Paulo Macedo de “mau ou muito mau” e 

quase metade considera a sua gestão “muito má”. 

Elaborado pela empresa Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com uma 

consultora de comunicação, este barómetro resultou de questionários realizados 

telefonicamente a 618 pessoas. 

De acordo com as conclusões do estudo, a que a Lusa teve acesso, um terço dos 

portugueses chumba o desempenho de Paulo Macedo, considerando-o “mau ou muito 

mau”. 

A forma como o Ministério da Saúde faz a gestão do erário público é avaliada de forma 

ainda mais negativa: 43,5 por cento dos portugueses considera que esta gestão é 

“muito má”. 

Sobre a comunicação estabelecida entre o Governo e as populações, cerca de metade 

dos portugueses inquiridos (48,3 por cento) defende mesmo que essa comunicação é 

“má ou muito má”. 

Questionados sobre se preferiam descontar para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou 

ter um seguro de saúde privado, 46,4% preferiam continuar a descontar para o sistema 

público e 47,3% optam pelo seguro de saúde. 

Sobre as novas taxas moderadoras, também quase metade dos portugueses (48,1 por 

cento) tende a considerar que em nada contribuirão para uma melhor gestão da saúde 

em Portugal. 

O estudo apurou que os utentes do sector privado estão mais satisfeitos do que os do 

público. 

Sobre a imagem que os portugueses têm da indústria farmacêutica, o barómetro 

apurou que dão uma importância elevada ao papel que os laboratórios farmacêuticos 

desempenham na sociedade, particularmente na área da investigação de novos 

medicamentos e na promoção de acções de rastreio. 

Quase metade dos inquiridos considera que “a marca do medicamento tem uma 

importância irrelevante na escolha do tratamento e que a televisão continua a ser o 

principal formador da opinião que os portugueses têm sobre os laboratórios 

farmacêuticos”».  

3. Considerando que se trata de uma sondagem de opinião cujo objeto se subsume no artigo 

1º da LS, verificaram-se indícios de incumprimento ao artigo 7º da Lei das Sondagens, por 

omissão de elementos de publicação obrigatória previstos pelo n.º 2 do citado artigo. 

4. O Jornal de Notícias foi oficiado pela ERC, no dia 21 de maio de 2012, para o exercício do 

contraditório. 

5. Foi também dado conhecimento à Arguida, entidade proprietária do Jornal de Notícias, no 

dia 5 de dezembro 2012, que corria termos neste Regulador o presente processo. 



ERC/04/2013/378   

3 

6. Em missiva recebida pela ERC, no dia 30 de maio de 2012, o Jornal de Notícias começa 

por alegar que «[c]onforme decorre da própria peça divulgada no on-line do JN, esta 

trata-se da reprodução de uma notícia da agência LUSA». 

7. Continua dizendo que «[a] LUSA divulgou o estudo em questão e o JN, por sua vez, 

procedeu a uma reprodução da notícia que a LUSA fez sobre a matéria». 

8. Entende, pois, o Jornal de Notícias tratar-se «de uma notícia de uma notícia». 

9. Como tal, considera «não ter aplicação in casu a norma do art. 7.º, n.º 2 da LS, mas, 

outrossim, o n.º4 do referido preceito». 

10. Sem prejuízo do que ficou exposto, caso se entenda que é aplicável ao caso o n.º 2 do 

artigo 7.º da LS defende que então o JN apenas terá incumprido «13 segmentos da norma 

em questão». 

11. Mais disse que «[n]ão foi, nem é, intenção do Jornal omitir qualquer informação que nos 

termos legais deva ser publicada juntamente com a sondagem. 

Se porventura o fez – e acredita que assim não aconteceu – tal deve-se ao entendimento 

do Jornal de que publicava uma notícia de uma notícia e, como tal, não estaria vinculado 

às obrigações do n.º 2 do art. 7.º da LS». 

12. Afirma ainda não ter publicado essa informação porque «a “LUSA” [...] não a divulgou». 

13. Diz também que «[a] ficha técnica foi publicada pelo JN com as indicações e informações 

que a “LUSA” divulgou» 

14. Conclui dizendo que “«[s]e o JN incumpriu qualquer das normas em questão tal ficou a 

dever-se a uma diferença interpretativa do sentido e alcance da supra referida disposição 

legal». 

15. No caso vertente, verifica-se que o estudo de opinião divulgado está diretamente 

relacionado com a atuação e competências do Governo na área da saúde, pelo que é clara 

a sua submissão no objeto previsto pela Lei das Sondagens (cf. alínea a) do n.º 1 do seu 

artigo 1º). Também não existem dúvidas de que é divulgada uma sondagem de opinião 

nos termos das alíneas b) e c) do artigo 2º da LS, porquanto o estudo utiliza uma amostra, 

construída através de técnicas estatísticas, de um determinado universo alvo. 

16. A Lei das Sondagens enumera, de forma taxativa, no n.º 2 do artigo 7.º da LS, os 

elementos mínimos que os órgãos de comunicação social devem respeitar na divulgação 

de sondagens. O propósito da definição legal é garantir que a publicação, difusão e 



ERC/04/2013/378   

4 

interpretação técnica dos dados obtidos por sondagens de opinião são efetuadas de 

forma a não falsearem ou deturparem o seu resultado, sentido e limites.  

17. Já o n.º 4 do artigo citado consigna-se que «[a] referência, em textos de carácter 

exclusivamente jornalísticos publicados ou divulgados em órgãos de comunicação social, 

as sondagens que tenham sido objecto de publicação ou difusão pública deve ser sempre 

acompanhada de menção do local e data em que ocorreu a primeira publicação ou 

difusão, bem como da indicação do responsável». 

18. Como o Conselho Regulador teve já oportunidade de se pronunciar, na Deliberação 

4/SOND/2008, de 22 de outubro de 2008, «[p]ara efeitos do n.º 4 do artigo 7.º da LS, 

consideram-se «textos de carácter exclusivamente jornalístico», orais ou escritas, nas 

quais exista uma mera referência a resultados de sondagens, isto é, peças jornalísticas 

em que a divulgação de resultados de sondagens não constitui o seu enfoque central». 

19. Ora, analisadas as peças jornalísticas em causa, verifica-se que o enfoque central das 

mesmas é a divulgação dos resultados de uma sondagem pelo que, ao contrário do que 

sustenta o Denunciado, o caso em análise não é enquadrável no n.º 4 do artigo 7.º da LS. 

20. Resulta inequívoco que o presente caso se enquadra no n.º 2 do artigo 7.º da LS, pelo que 

a divulgação da sondagem por parte do Jornal de Notícias deveria ter sido acompanhada 

das informações enumeradas em cada uma das alíneas deste artigo. 

21. Por regra, a violação do n.º 2 do artigo 7º coloca, simultaneamente, em causa o rigor dos 

resultados, bem como o sentido e limites da sondagem, o que consubstancia uma 

violação ao disposto no artigo 7º, n.º 1, que, assim, acresce aos incumprimentos do n.º 2 

do referido preceito legal. 

22. Da análise realizada pelo Regulador às divulgações do Jornal de Notícias, verifica-se que 

não foram incluídas na notícia as seguintes informações obrigatórias previstas no n.º 2 

do artigo 7.º da LS: identificação do cliente (alínea b), repartição geográfica dos inquiridos 

(alínea e), identificação da taxa de resposta e de eventuais enviesamentos que os não 

respondentes possam introduzir (alínea f), indicação da percentagem de inquiridos cuja 

resposta foi “ns/nr” (alínea g), data em que ocorreram os trabalhos de recolha de 

informação (alínea i), método de amostragem utilizado (alínea j). 

23. Em relação ao argumento de que a notícia publicada procedeu a uma reprodução da 

notícia da Lusa, considera-se que a decisão do jornal de replicar os dados aí constantes 

correspondeu a uma decisão editorial por parte do diretor do Jornal de Notícias. A partir 



ERC/04/2013/378   

5 

do momento em que esta decisão é tomada há uma apropriação por parte do periódico do 

conteúdo jornalístico que foi divulgado. Como tal, o jornal deveria ter dado cumprimento 

ao dever de publicar a sondagem de acordo com o consignado no artigo 7.º, n.º 2, da LS. 

24. Quanto aos resultados publicados e respetiva interpretação técnica, verificou-se que o 

Jornal de Notícias reproduziu os conteúdos constantes na notícia divulgada pela agência 

Lusa. Comparando a peça noticiosa do Jornal de Notícias com o conteúdo da notícia 

veiculada pela Lusa, conclui-se que o jornal procurou ser rigoroso na elaboração da sua 

peça noticiosa respeitando e confiando nas informações e na interpretação técnica que 

lhe foi facultada. 

25. Tendo em conta o exposto, considera o Conselho Regulador que a divulgação do estudo 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde», por parte do Jornal de Notícias viola o 

disposto no n.º 2 do artigo 7.º da LS, designadamente das sua alíneas b), e), f), g), i) e j). 

26. Dos factos apurados não resultam indícios de que o comportamento da Arguida tenha 

sido doloso, sendo o comportamento típico punível a título de negligência, revelada pela 

não observância do Jornal de Notícias do dever legal de divulgar a sondagem de opinião 

acompanhada das informações de carácter obrigatório impostas pela Lei das Sondagens. 

27. Com a sua conduta, a Arguida praticou, a título de negligência, a contraordenação prevista 

e punida na alínea e) do n.º 1 e n.º 5 do artigo 17.º da Lei das Sondagens estando 

consequentemente sujeita à aplicação de uma coima a determinar nos termos do 

disposto do artigo 19º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de Outubro. 

 

II. Defesa 

 

28. Notificada dos termos da acusação que ficaram expostos supra e no exercício do direito 

que lhe assiste, a Arguida veio apresentar defesa junto da ERC, no dia 17 de outubro de 

2014.  

29. Alega a Arguida que não «pretendia divulgar um estudo de opinião ou uma sondagem, 

mas a notícia desse estudo que a agência “Lusa” tinha divulgado». 

30. Considera a Arguida que a peça noticiosa divulgada «trata-se da notícia de uma notícia». 

31. Nessa medida, refere a Arguida que «estavam os responsáveis editoriais do JN 

convencidos que qualquer obrigação legal sobre a matéria teria sido observada pela 

Lusa». 



ERC/04/2013/378   

6 

32. Afirma também a Arguida que na acusação é dito «que o JN omitiu as informações das 

alíneas b), e), f), g), i) e j)». 

33. No entanto, a Arguida verificou que «da ficha técnica publicada apenas não constam 

quatro. Não publicou a identificação do cliente (al. b), a repartição geográfica dos 

inquiridos (al. e), a identificação da taxa de resposta e de eventuais enviesamentos que 

os não respondentes possam introduzir (al. f), e a indicação da percentagem de 

inquiridos cuja resposta foi “ns/nr” (al. g)». 

34. Entende a Arguida que «além do demais publicado, constam as informações das alíneas 

i) e j) do artigo 7.º, n.º 2, da LS». 

35. Sustenta a Arguida que «a ficha técnica foi publicada pelo JN com as indicações e 

informações que a “Lusa” e a autora da sondagem divulgaram, acreditando o JN e 

confiando, plenamente, que o trabalho (todo ele) da empresa responsável, trabalho da 

responsabilidade de técnicos credenciados, altamente especializados e responsáveis, 

não merecia diferente supervisão do que a que o jornal efectuou». 

36. Refere a Arguida que dada a reputação da responsável pela sondagem, confiava o JN, 

efectivamente, que toda a informação que lhe havia sido disponibilizada era aquela que 

era necessária publicar». 

37. Ou seja, «o jornal estava convencido que sendo a ficha técnica publicada nos termos em 

que o foi, cumpria rigorosamente a lei». 

38. Mais disse a Arguida que «não se vislumbra como a publicação efectuada acompanhada 

da informação constante da ficha técnica divulgada, possa ter falseado ou deturpado o 

seu resultado, sentido e limites». 

39. Defende também que «em nenhum passo da acusação esta refere em concreto como a 

publicação efectuada possa ter falseado ou deturpado o resultado, sentido e limites do 

estudo/sondagem». 

40. Considera assim que «encontrando-se a acusação omissa destes elementos, não pode a 

norma do artigo 7.º, da LS, ser subsumível ao tipo de contra ordenação por que esta vem 

acusada». 

41. Pelo que «se o objecto da norma em causa é definido pelo seu n.º 1, e verificando não ter 

a ERC logrado identifica-lo em concreto, parece-nos que só pode soçobrar a acusação». 



ERC/04/2013/378   

7 

42. Por outro lado, alega a Arguida que «face à origem da informação e ficha técnica 

publicadas, e tendo presente a reputação da Lusa, não podia o JN razoavelmente supor 

que estivesse a cometer qualquer ilegalidade». 

43. Assim entende que «o jornal da Arguida e os seus representantes não agiram assim 

sequer com negligência ou motivados pela prática de qualquer acto contrário à lei, mas, 

outrossim, convencidos da licitude do seu procedimento». 

44. Entende, pois, não dever «a Arguida ser sancionada, mas antes absolvida do presente 

procedimento, uma vez que inexiste qualquer conduta (dolosa ou meramente negligente) 

passível de punição». 

45. Argumenta também que «a Arguida é zelosa cumpridora do que a lei manda a este 

respeito». 

46. Acrescenta que «os responsáveis do jornal agiram sob a convicção que podiam publicar a 

informação como publicaram, por considerarem que – provindo da Lusa – estavam 

desobrigados a considerar a informação como sondagem e, como tal, legitimados à sua 

publicação nos termos em que o fizeram, não estando a omitir qualquer informação 

relevante e, portanto, a violar qualquer disposição legal», o que, em todo o caso, sempre 

retira toda e qualquer consciência de ilicitude (se ilicitude houvesse) à Arguida nos actos 

imputados (art.º 9.º do Regime Geral das Contra-Ordenações)». 

47. Sem prescindir, alega também a Arguida que também não lhe deve ser aplicada qualquer 

coima «atenta a reduzida gravidade da infracção e da culpa do agente, bastando para o 

efeito sancionatório da lei seja proferida uma admoestação». 

48. Refere que «a acusada infracção será de reduzidíssima gravidade, desde logo porque a 

própria ERC não foi capaz de identificar se e como (em concreto) foram postos em causa 

o rigor e os resultados, bem como o sentido e limites da sondagem». 

49. Considera também a arguida que «a culpa (a ter existido) é igualmente de expressão 

mínima». 

50. Tendo em conta tudo o que ficou exposto, bem como atento ao facto «de que não foi 

retirado qualquer benefício económico», tanto bastará a aplicação de uma sanção de 

admoestação». 

51. Pelo que, conclui a Arguida «deverá a Acusação contra a Arguida ser arquivada, ou, 

subsidiariamente, se assim não se entender, ser aplicada uma sanção de admoestação». 



ERC/04/2013/378   

8 

52. A Arguida requereu também a inquirição de duas testemunhas cuja audição teve lugar no 

dia 20 de novembro de 2014, nas instalações da ERC. 

53. A primeira testemunha, António Alfredo Rocha Leite, jornalista, disse aos autos ter sido 

diretor adjunto do Jornal de Notícias na altura dos factos. 

54. Referiu que a notícia visada, por ter sido uma notícia da Lusa, não foi encarada «como 

uma sondagem, logo não tiveram em conta os requisitos necessários para a publicação 

de uma sondagem». 

55. Afirmou também estar convencido que «a notícia pode ter sido publicada diretamente no 

site sem mediação do jornal. Isto acontece, uma vez que existe um serviço da Lusa que 

entra diretamente no feed sem mediação», tendo o trabalho jornalístico sido feito pela 

Lusa. 

56. Disse ainda que «o tema em causa é distinto dos temas que normalmente são tratados 

por sondagens, normalmente têm caracter eleitoral». 

57. A testemunha referiu também que «na eventualidade de a sondagem ter sido publicada 

através de mediação de jornalista, e não diretamente, provavelmente ter-se-á entendido 

que se tratava de uma notícia e não de uma sondagem. O jornal não compra sondagens à 

Lusa mas sim notícias». 

58. Assim, e no entender da testemunha, estamos perante uma notícia com base numa 

sondagem». 

59. A segunda testemunha, Paulo José Ferreira Silva, subdiretor do Jornal de Notícias, disse 

aos autos que como a notícia em causa se tratava de um take da Lusa, talvez tenha 

existido um menor cuidado na sua análise, o que não acontece quando a sondagem é 

produzida pelo jornal. 

60. Mais disse que «a pessoa que publicou a notícia não teve a perceção de que estava a 

publicar uma sondagem. O título e a forma como o texto está redigido contribuíram para 

que o jornalista acreditasse estar perante uma notícia rigorosa e sem falhas». 

 

III. Análise e fundamentação 

 

61. A Arguida começa por alegar que, ao contrário do que é referido pela acusação, apenas 

não foram publicadas as informações vertidas nas alíneas b), e), f) e g), do artigo 7.º, n.º 



ERC/04/2013/378   

9 

2, da LS, tendo sido publicadas as informações relativas às alíneas i) e j) do mesmo 

artigo. 

62. Tendo voltado a analisar o artigo visado, não se consegue identificar em que parte do 

artigo constam as informações referentes às alíneas i) e j) do artigo 7.º, n.º 2, da LS, não 

tendo também a Arguida referido as passagens, em concreto, onde essas informações 

podem ser encontradas. Considera-se, assim, não assistir razão à Arguida, mantendo-se 

o entendimento constante da acusação nesta matéria. 

63. Alega também a Arguida que o Jornal de Notícias reproduziu conteúdos constantes na 

notícia divulgada pela agência Lusa, tendo procurado ser rigoroso na elaboração da sua 

peça noticiosa respeitando e confiando nas informações e na interpretação técnica que 

lhe foi facultada. 

64. Comparando a peça noticiosa do Jornal de Notícias com o conteúdo da notícia veiculada 

pela Lusa, conclui-se que assiste razão à Arguida. Contudo, e como foi já referido na 

acusação, considera-se que a decisão do jornal de replicar os dados constantes na notícia 

da Lusa correspondeu a uma decisão editorial por parte do diretor do Jornal de Notícias. A 

partir do momento em que esta decisão é tomada há uma apropriação por parte do 

periódico do conteúdo jornalístico que foi divulgado. Como tal, a Arguida deveria ter dado 

cumprimento ao dever de publicar a sondagem de acordo com o consignado no artigo 7.º, 

n.º 2, da LS. 

65. Sustenta ainda a Arguida que «em nenhum passo da acusação esta refere em concreto 

como a publicação efectuada possa ter falseado ou deturpado o resultado, sentido e 

limites do estudo/sondagem». 

66. Estabelece o artigo 7.º, n.º 1, da LS, que «a publicação, difusão e interpretação técnica 

dos dados obtidos por sondagens de opinião devem ser efetuadas de forma a não falsear 

ou deturpar o seu resultado, sentido e limites». 

67. O número 2 do artigo citado procede a uma densificação ao que está genericamente 

referido no número 1 do artigo 7.º da LS, dizendo taxativamente as informações de 

caráter obrigatório que devem constar da publicação de uma sondagem por um órgão de 

comunicação social. A omissão dessas informações coloca, assim, automaticamente em 

causa o cumprimento do número 1 do artigo 7.º da LS, uma vez que o destinatário da 

sondagem não tem conhecimento de todas as informações que segundo a lei são 

relevantes para conseguir interpretar os dados obtidos por sondagens. 



ERC/04/2013/378   

10 

68. Assim, o Conselho Regulador considera provado que a divulgação do estudo «BOP Health 

– Os portugueses e a saúde», por parte do Jornal de Notícias viola o disposto no n.º 2 do 

artigo 7.º da LS, designadamente das suas alíneas b), e), f), g), i) e j), sendo tal conduta 

punida com contraordenação prevista na alínea e) do n.º 1 e n.º 5 do artigo 17.º da Lei das 

Sondagens. 

69. Em relação à pena a ser aplicada, sustenta a Arguida que «o jornal e os seus 

representantes não agiram sequer com negligência ou motivados pela prática de 

qualquer acto contrário à lei, mas, outrossim, convencidos da licitude do seu 

procedimento». Defende, por isso, que os presentes autos devem ser arquivados ou, 

caso assim não se entenda, ser aplicada sanção correspondente à admoestação. 

70. Sobre o argumento aduzido, entende-se que a Arguida tem o dever de conhecer e aplicar 

as leis relativas ao setor da comunicação social sendo por isso responsável pelo seu 

incumprimento. Não obstante, atendendo ao grau diminuto da culpa e também por se 

admitir que a presente decisão poderá ter um efeito dissuasor e pedagógico, entende o 

Conselho Regulador que, neste momento, em relação à contraordenação identificada, é 

adequado e suficiente para prevenir a prática de futuros ilícitos contraordenacionais da 

mesma natureza a aplicação de uma sanção de admoestação. 

71. Pelo exposto, o Conselho Regulador da ERC, ao abrigo das suas competências fixadas pelo 

artigo 15.º, n.º1, da Lei das Sondagens e no artigo 24.º, n.º 3, alínea ac), dos seus 

Estatutos, decide admoestar a arguida, nos termos do artigo 51.º do Decreto-Lei n.º 

433/82, de 27 de outubro, sendo formalmente advertida da obrigatoriedade de cumprir a 

Lei das Sondagens, em especial, o n.º 2 do artigo 7.º. 

72. Dado tratar-se de uma decisão de aplicação de coima ou admoestação (artigo 11º, n.º 1, 

alínea b), do Regime de Taxas da ERC – Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho, 

conforme alterado pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de Março, e retificado pela 

Declaração de Retificação n.º 36/2009, de 28 de Maio), são devidas taxas por encargos 

administrativos, no montante de 1,5 unidades de conta, nos termos do disposto no Anexo 

V, verba 37, que incide sobre Global Notícias Publicações, S.A., a qual, para efeitos do 

artigo 21.º, n.º 1, alínea a), do Regime de Taxas da ERC, dispõe do direito de audição 

prévia, a ser exercido no prazo de 10 dias contados da data de notificação da presente 

deliberação. 

 



ERC/04/2013/378   

11 

Notifique-se, nos termos dos artigos 46.º e 47.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro. 

 

Lisboa, 16 de abril de 2015 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 


