
 

Page 1 of 2 

 
 

Deliberação do Conselho Regulador 

 

ERC dá por demonstrado que, na decisão de suspender o Jornal Nacional 

de Sexta, a Administração da TVI foi significativamente influenciada pelos 

Administradores da Media Capital, especialmente os que aí 

representavam o grupo Prisa. 

 

 

A presente deliberação surge na sequência da decisão do Conselho Regulador de 13 de 

Outubro de 2009, de abertura de um processo de averiguações sobre alegadas interferências 

dos poderes político e/ou económico na suspensão do Jornal Nacional de Sexta da TVI. 

 

Na deliberação, o Conselho Regulador não dá por demonstrado que «a decisão da 

Administração da TVI de suspender o JN6 tenha sido determinada por interferências do poder 

político», que «a exclusão da TVI de uma campanha publicitária do Turismo de Portugal tenha 

consubstanciado uma tentativa do Governo de condicionamento da orientação editorial ou um 

mecanismo de retaliação dos conteúdos difundidos», e que «o BCP tenha imposto à Media 

Capital condições de crédito com outros fundamentos além dos das práticas normais de 

mercado». 

 

O Conselho Regulador considera ainda que «em face de comportamentos violadores da Ética 

e do Direito, um membro do Governo, como qualquer lesado, tem o direito de recusar ser 

entrevistado pelo jornalista que os tenha adoptado», acrescentando que «no entanto, justifica 

reserva a recusa de participação de membros do Governo, com carácter sistemático, de forma 

directa ou indirecta, em todos os serviços noticiosos de um determinado operador de televisão 

– por, no limite, poder vir a gerar discriminação do operador relativamente aos demais serviços 

de programas». 

 

Nesta deliberação, o Conselho Regulador considera ainda que «as alterações introduzidas no 

jornal televisivo das sextas-feiras foram defendidas pelas Administrações da TVI e, a título 

principal, da Media Capital, entre outras razões, na expectativa da regularização das relações 

entre o operador e o Governo». Considera também que «este objectivo do operador, subscrito 

pelo Director de Informação, poderá, naturalmente, resultar numa diferente abordagem 

jornalística em geral e, mais em concreto, da actuação do poder político», e que «os critérios 



 

Page 2 of 2 

adoptados pela actual Direcção de Informação se enquadram na liberdade que lhe assiste de 

conduzir uma orientação editorial própria, adoptando as práticas que melhor se adeqúem a 

essa orientação e à preservação da sua independência». 

 

Fica ainda demonstrado, para o Conselho Regulador, que «as situações de contactos do 

Primeiro-Ministro com jornalistas da TVI, como confirmado pelos próprios, não se relacionaram 

com o processo em curso, nomeadamente, com a cobertura jornalística do caso Freeport, nem 

se consubstanciaram em pressões ilegítimas»; que «entre os vários factores que estiveram na 

origem da decisão de suspender o Jornal Nacional de Sexta, se encontram o peso e impacto 

das reacções públicas de crítica ao programa provenientes de responsáveis do Partido 

Socialista, nomeadamente, o seu Secretário-Geral». 

 

O Conselho Regulador reiterou ainda «o conteúdo da Deliberação 6/OUT-TV/2009, que 

considerou ilegal a decisão da Administração da TVI de, à revelia do Director de Informação, 

suspender o Jornal Nacional de Sexta». 

 

 

 

Lisboa, 29 de Julho de 2010 
 
 
Em anexo: Deliberação 13/OUT-TV/2010 e relatório sobre a Cobertura Jornalística do “Caso 
Freeport”, que podem também ser consultados em www.erc.pt. 
 
 
 
 
 
 
 
Para mais informações contactar: 
Midlandcom – Sandra Cardoso Monteiro; 
Tel. 244 859 130 – Telm. 934 190 733; 
scm@midlandcom.pt 


