
Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

36/CONT-I/2010 

 

 

Queixa de António Ferreira dos Santos contra o Correio da Manhã 

 

 

 

Lisboa 

30 de Novembro de 2010 



 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 36/CONT-I/2010 

 

Assunto: Queixa de António Ferreira dos Santos contra o Correio da Manhã 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

1. António Ferreira dos Santos, na qualidade de Queixoso, e o Correio da Manhã, na 

qualidade de Denunciado. 

 

II. Objecto da Queixa 

 

2. No dia 12 de Abril de 2010 deu entrada na Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social (doravante designada “ERC”) uma queixa subscrita pelo 

Queixoso, representado por advogado com procuração no processo, tendo por 

objecto uma reportagem, publicada nas edições do Correio da Manhã de 29 e 30 

de Março de 2010, que dava conta da suspeita da prática de crimes de abuso 

sexual de menores pelo Queixoso, Reitor na Igreja da Lapa. 

3. O Queixoso considera que na referida reportagem “era apontado como se de um 

‘abusador sexual’ se tratasse”, de tal forma que “[l]endo as notícias, ficava-se a 

pensar que corria um qualquer processo crime” contra si. 

4. Na verdade, esclarece o alegado Queixoso, “[…] o que ocorrera - e há dois anos! 

- fora uma denúncia do Exmo. Reitor [António Ferreira dos Santos] a imputar ao 

referido [nome da alegada vítima] uma tentativa de chantagem e extorsão, 

situação que foi analisada e reconhecida pelo denunciado, que aceitou a 

aplicação de uma injunção como forma de evitar o julgamento” (sublinhado 

original), circunstância que “não podia ser ignorada por um ‘jornalismo’ decente 

e cumpridor do seu papel de formação e informação”. 



 

 

2 

 

5. O Queixoso acusa ainda o Denunciado de se aproveitar de tal facto e de distorcê-

lo para construir uma reportagem que “se aproveitava do impacto” de fenómenos 

de pedofilia no seio da Igreja, com recurso a “alusões a factos”. 

6. Conclui, assim, o Queixoso que a reportagem em causa configura um “péssimo 

exemplo de jornalismo…que queira ser de informação”, violando os princípios do 

rigor e da isenção da informação jornalística e atentando contra a sua honra e bom 

nome. 

 

III. Descrição da Reportagem 

 

7. A edição de 29 de Março de 2010 do Correio da Manhã apresenta como principal 

destaque de primeira página a asserção “Padre do Porto suspeito de pedofilia - 

Queixas contra Cónego da Lapa”, fazendo, logo de seguida, referências sumárias 

ao conteúdo das páginas 4 e 5 do jornal: “Sacerdote nega abusos sexuais. Diz que 

ajudou jovem que ‘mais tarde se começou a portar mal’. Denúncia apresentada 

no DIAP do Porto com nomes de várias vítimas e imagens de telemóvel” 

(sublinhado original). 

8. Na página 4 da referida edição é apresentada a reportagem que desenvolve o tema 

de capa, cujo principal artigo é intitulado “Cónego suspeito de abusos sexuais - 

Ferreira dos Santos nega. Diz que ajudou jovem que mais tarde se começou a 

‘portar mal’”. 

9. Começa por afirmar-se que “[o] cónego António Ferreira dos Santos, uma das 

principais figuras da música sacra e reitor da Igreja da Lapa, no Porto, foi 

acusado de abusos sexuais de menores. A denúncia tem cerca de dois anos e o 

processo encontra-se no Departamento de Investigação e Acção Penal do 

Ministério Público do Porto.” 

10. O jornal transcreve então declarações do Queixoso, negando as acusações e 

explicando que tinha ajudado “um rapaz pobre que a determinado momento 

começou a portar-se mal, a ter um comportamento esquisito. Chegava mesmo a 

mandar-me mensagens desagradáveis para o telemóvel e fiz queixa disso à 

polícia. Quando fui ouvido no Ministério Público foi por causa disso”. 



 

 

3 

 

11. Voltando à queixa-crime apresentada contra o cónego, descreve o jornal que “foi 

apresentada no próprio departamento do MP. O queixoso era já maior de idade, 

morava no Porto, e além de contar a sua própria história revelou que outros 

menores haviam sido alvo de abusos. Deu indicações precisas de quem se tratava 

e forneceu elementos que permitiam às autoridades ouvir as alegadas vítimas.” 

12. Descreve-se ainda que foram juntas ao processo diversas “fotografias retiradas 

através de uma gravação com um telemóvel”, sendo que “[e]m algumas dessas 

imagens o cónego aparecia nu”. No entanto, a fraca qualidade das imagens 

obrigaria a que fossem “analisadas ao pormenor, em laboratório”. 

13. O processo, “imediatamente catalogado de ‘secreto’ e de ‘sensível’” terá então 

corrido então os seus termos, tendo o próprio jovem sido investigado para 

averiguar a sua “credibilidade”, uma vez que “[o] facto de o jovem já ter registo 

policial levantou a hipótese de se tratar de um caso de chantagem”. 

14. Adianta-se, por fim, que “a investigação prosseguiu, rodeada de cautelas pouco 

comuns. O MP receava o escândalo e tentava a todo o custo confirmar as 

denúncias antes de avançar para a inquirição do cónego. O que ainda não terá 

acontecido”. 

15. Ao lado do texto do artigo e de uma fotografia da Igreja da Lapa, que o ilustra, 

está presente uma caixa com alguns pormenores da vida e do perfil do cónego. 

16. Na página 5 do jornal, dá-se conta que a Procuradoria-Geral da República não 

prestou declarações sobre o caso. 

17. Na mesma página são ainda publicadas diversas informações sobre o “perfil” do 

cónego e é feita referência ao facto de o Papa Bento XVI ter rezado pelas crianças 

vítimas de actos de pedofilia alegadamente perpetrados por membros da Igreja 

católica. 

18. Em caixa superior, referem-se três casos mediáticos de alegados abusos sexuais de 

crianças cometidos por membros do clero em Portugal. 

19. A edição de 30 de Março apresenta a seguinte chamada de primeira página: 

“Processo a padre - Jovem confirma suspeita de abusos sexuais - Polícia chegou 

a investigar queixa do pároco por extorsão mas o inquérito por pedofilia ficou 

congelado no Ministério Público”. 



 

 

4 

 

20. No interior, o tema volta a ocupar a totalidade das páginas 4 e 5.   

21. O principal artigo da página 4 destaca, como título, uma afirmação de “Manuel”, 

nome fictício dado à alegada vítima do cónego - “Tinha fotos em que ele aparecia 

nu” - referindo-se, em subtítulo, que “[r]apaz tem medo de recordar a história, 

mas garante que outros menores foram abusados. Cónego desmente”. 

22. O primeiro parágrafo descreve o estado espírito de “Manuel”: “O rosto 

amargurado de Manuel, nome fictício, esconde a história de uma infância triste, 

marcada pelo sofrimento de ter sido vítima de abuso sexual.” 

23. Descreve-se então que “[h]á alguns anos, quando ainda era um jovem, Manuel 

diz ter sido abusado pelo cónego António Ferreira dos Santos, uma das mais 

importantes figuras da diocese do Porto e reitor da Igreja da Lapa. Na altura 

permaneceu calado, tentou esquecer, mas há cerca de dois anos, já casado e pai 

de dois filhos, arranjou provas contra o padre e confrontou-o.” 

24. Afirma a alegada vítima, em declarações prestadas ao Correio da Manhã: “Fui 

ter com ele e mostrei todas as provas que tinha conseguido arranjar durante os 

últimos tempos. Tinha fotografias em que ele aparecia nu. Mas piores eram as 

outras em que ele estava a abusar das crianças.” 

25. “Manuel” declara ter receio de sofrer represálias por contar o que se passou, mas 

afirma peremptoriamente que “[é] tudo verdade, tudo o que aconteceu comigo e 

com as outras crianças. Mas, infelizmente, na altura abafaram toda a história por 

ser a pessoa que é. Cheguei a ser perseguido e ameaçado. Mas as fotografias não 

deixavam dúvidas, via-se perfeitamente que era ele”. 

26. De acordo com o jornal, a “PSP dirigiu-se a casa da vítima, onde realizou uma 

busca” um dia depois de Ferreira dos Santos ter tido conhecimento das provas. 

“Mostrei-lhes as fotografias e eles ficaram chocados por ver que era ele”, referiu 

“Manuel”. 

27. No entanto, adianta o jornal, depois de ter sido ouvida no DIAP a alegada vítima 

nunca mais teve conhecimento do processo, não sabendo o que fizeram às 

fotografias. 

28. No canto inferior esquerdo da página, encontra-se um outro artigo sobre o tema, 

com o título “Padre dava dinheiro ao jovem”. Nele se explica que “Manuel 



 

 

5 

 

conheceu Ferreira dos Santos quando ainda era muito jovem. Durante anos 

conviveu e confiou nele. Terá sido mesmo durante esse período que foi alvo de 

abusos.” 

29. Acrescenta-se que “[o] cónego dava-lhe dinheiro com frequência, facto que 

aquele anteontem confirmou ao Correio da Manhã. ‘Ajudei um rapaz pobre que a 

determinado momento começou a portar-se mal, a ter um comportamento 

esquisito’”. 

30. Ainda de acordo com o artigo, a alegada vítima não terá concretizado a data em 

que terá sido abusada, “referindo apenas que ‘foi há muito tempo’”. 

31. Na página 5 da mesma edição do Correio da Manhã, refere-se que “[a] PSP 

investigou uma alegada tentativa de extorsão ao cónego Ferreira dos Santos na 

sequência da denúncia de abusos sexuais. A queixa foi apresentada pelo próprio 

cónego à PSP, dando conta que um rapaz que ajudara o estaria a ameaçar com 

fotografias comprometedoras”. “O Cónego dizia ter sido alvo de chantagem e a 

PSP investigou o queixoso. As imagens apreendidas nesse inquérito foram depois 

enviadas para o DIAP do Porto e deram origem à investigação por abusos 

sexuais”. 

32. Esclarece-se que “[r]relativamente à extorsão, o processo foi suspenso e Manuel 

aceitou prestar trabalho comunitário. ‘Acabei por ser condenado. Fiquei com 

cadastro depois de tentar denunciar os abusos’, recordou ao CM, visivelmente 

transtornado.”  

33. No canto inferior esquerdo da página, dá-se conta de que a “situação processual 

em que se encontra os autos […] continua em segredo absoluto”, sendo que 

“[a]o Correio da Manhã, o cónego Ferreira dos Santos admitiu apenas ter sido 

ouvido no âmbito do caso de extorsão, mas nunca por suspeitas de abuso sexual”. 

34. No lado direito, encontra-se uma notícia sobre a defesa pública de Henryk 

Muszynski, primaz da Polónia, ao Papa Bento XVI, no seguimento da contestação 

resultante dos “escândalos de pedofilia que abalam a Igreja Católica”. 

35. Na zona central, destacam-se três “pormenores” do caso: “Fotos de Telemóvel - 

Manuel diz que tirou com o telemóvel diversas fotografias em que se via o cónego 

a abusar de crianças. Noutras Ferreira dos Santos estava despido a lavar os 



 

 

6 

 

dentes”; “Vítima já tem filhos - Durante os últimos anos a vítima conseguiu 

recompor a vida, casou-se e é pai de duas crianças ainda menores. Ainda hoje 

tem dificuldade em falar do que lhe aconteceu”; “Cónego distinguido - Ferreira 

dos Santos recebeu várias distinções ao longo dos últimos anos. Em 1992 foi 

agraciado com a medalha da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu papel na 

cultura”. 

36. No topo da página são novamente referenciados casos mediatizados de abusos 

sexuais alegadamente perpetrados por figuras da Igreja católica. 

 

IV. Oposição do Denunciado 

 

37. Notificado, nos termos do disposto no artigo 56.º, n.º 2, dos Estatutos da ERC, 

anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro (doravante designados “Estatutos”), 

para apresentar oposição, veio o Director do Correio da Manhã, representado por 

advogados com procuração no processo, apresentar oposição em 21 de Junho de 

2010. 

38. Na oposição o Denunciado começa por invocar a inteligibilidade da queixa e a 

nulidade de todo o processo. 

39. Defende o Denunciado que “em parte alguma António Ferreira dos Santos refere 

contra quem pretende apresentar queixa, quais os factos que alegadamente são 

falsos ou quais os factos que, no seu entender, põem em causa o seu bom-nome e 

reputação”. 

40. Acresce que “não é imputada ao Requerido a prática de qualquer actuação, nem 

o escrito aponta qualquer facto que possa fundamentar a eventual 

responsabilidade daquele”, porquanto “nenhuma referência ou alegação é feita 

sobre a intervenção do Requerido ou qualquer um dos seus jornalistas, no 

processo de elaboração da notícia, títulos e publicação da mesma”. 

41. Atento o exposto, considera o Denunciado que não estão preenchidos os requisitos 

previstos no artigo 74.º do Código do Procedimento Administrativo, nos termos 

do qual “[o] requerimento inicial dos interessados, salvo nos casos em que a lei 

admite o pedido verbal, deve ser formulado por escrito e conter: [...] a exposição 



 

 

7 

 

dos factos em que se baseia o pedido e, quando tal seja possível ao requerente, os 

respectivos fundamentos de direito; […] a indicação do pedido em termos claros e 

precisos”. 

42. Por outro lado, entende o Denunciado que é nulo o acto que determinou a abertura 

do processo com fundamento em alegada falta de rigor informativo e atentado à 

dignidade e bom nome do Queixoso, porquanto não é feita na queixa qualquer 

referência à falta de rigor informativo ou à ofensa da dignidade e bom nome do 

Queixoso, sendo que o artigo 55.º dos Estatutos dispõe que o procedimento de 

queixa se inicia com a queixa do interessado. 

43. Ora, o artigo 133.º, n.º 1, do Código do Procedimento Administrativo dispõe que 

“[s]ão nulos os actos a que falte qualquer dos elementos essenciais ou para os 

quais a lei comine expressamente essa forma de invalidade”. 

44. Para além disso, entende o Denunciado que “a apreciação liminar de qualquer 

queixa apresentada na ERC, e em especial a decisão de levantar um eventual 

procedimento contra um órgão de comunicação social, deve ser precedida de 

uma deliberação por parte do Conselho Regulador, conforme dispõe a parte final 

da alínea a) do número 3 do artigo 24.º dos estatutos da referida entidade 

reguladora.” 

45. No entanto, no ofício enviado ao Denunciado ”não é feita qualquer referência ao 

acto (despacho, decisão ou deliberação) através do qual terá sido decidido 

instaurar o presente procedimento, nem os fundamentos que serviram de base a 

essa decisão.” 

46. Considera o Denunciado que “a deliberação do Conselho Regulador que decidiu 

levantar um procedimento pelos factos constantes do presente ofício deveria ter 

sido notificado às partes, até porque, a falta da referida deliberação gera a 

nulidade do processo.” 

47. Entende ainda o Denunciado que o procedimento correcto no presente caso seria o 

do direito de resposta e não o procedimento de queixa, uma vez que “o 

Requerente peticiona à ERC que: (i) reponha a verdade e (ii) condene o 

Requerido na reparação da lesão do bom-nome e consideração do Requerente.” 



 

 

8 

 

48. Acresce que, no que respeita ao pedido de condenação do Denunciado “na 

reparação da alegada lesão do bom-nome do Requerente, […] mesmo que 

existisse um eventual dano a ser reparado, […] a ERC não teria competência 

estatutária para condenar nessa ‘reparação’” (sublinhado original). 

49. No que respeita ao conteúdo da queixa apresentada, defende-se o Denunciado 

afirmando que “[a]s notícias objecto dos presentes autos relatam acontecimentos 

verdadeiros que foram confirmados por inúmeras e diversificadas fontes que 

tiveram contacto directo com os factos” e que “foi ouvido o Requerente, tendo 

inclusivamente sido publicada a posição deste sobre as imputações que lhe foram 

feitas”.  

50. O Denunciado solicita ainda a audição, na qualidade de testemunhas, dos 

jornalistas autores da reportagem em causa. 

51. O Conselho Regulador considera, contudo, que não tem cabimento no presente 

caso a apresentação de prova testemunhal, uma vez que a divergência existente 

entre as partes não respeita à matéria de facto, recaindo antes sobre a licitude da 

conduta jornalística do Correio da Manhã em face das normas ético-legais 

aplicáveis. 

 

V. Audiência de Conciliação 

 

52. As partes foram notificadas, nos termos do disposto no artigo 57.º dos Estatutos, 

para comparecerem em audiência de conciliação. No entanto, por carta recebida 

em 21 de Julho de 2010, o Queixoso manifestou a sua intenção de não participar 

em qualquer tentativa de conciliação, pelo que o referido procedimento não se 

concretizou. 

 

VI. Normas Aplicáveis 

 

53. Constitui um dos objectivos da regulação a prosseguir pela ERC “assegurar a 

protecção dos direitos de personalidade individuais sempre que os mesmos 

estejam em causa no âmbito da prestação de serviços de conteúdos de 



 

 

9 

 

comunicação social sujeitos à sua regulação” (cfr. artigo 7.º, al. f), dos Estatutos), 

sendo sua atribuição “garantir o respeito pelos direitos, liberdades e garantias” 

(cfr. artigo 8.º, al. d), dos Estatutos).  

54. Nesse sentido, compete ao Conselho Regulador da ERC “fazer respeitar os 

princípios e limites legais aos conteúdos difundidos pelas entidades que 

prosseguem actividades de comunicação social, designadamente em matéria de 

rigor informativo e de protecção dos direitos, liberdades e garantias pessoais” (cfr. 

artigo 24.º, n.º 3, al. a), dos Estatutos). 

55. No que respeita à Lei de Imprensa, aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro, 

importa considerar, em particular, o disposto no seu artigo 3.º, o qual estabelece 

que “[a] liberdade de imprensa tem como únicos limites os que decorrem da 

Constituição e da lei de forma a salvaguardar o rigor e a objectividade da 

informação, a garantir os direitos ao bom nome, à reserva da intimidade da vida 

privada, à imagem e à palavra dos cidadãos e a defender o interesse público e a 

ordem democrática”. 

56. Importa ainda referir o disposto nas alíneas c) e h), do n.º 2, do artigo 14.º, do 

Estatuto do Jornalista, aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro, na sua 

redacção actual, donde decorre constituírem deveres fundamentais do jornalista 

“[A]bster-se de formular acusações sem provas e respeitar a presunção de 

inocência” e “[p]reservar, salvo razões de incontestável interesse público, a 

reserva da intimidade, bem como respeitar a privacidade de acordo com a natureza 

do caso e a condição das pessoas”. 

 

VII. Análise e Fundamentação 

 

57. Cumpre iniciar a presente análise com a apreciação das questões prévias 

suscitadas pelo Denunciado na oposição. 

58. O Denunciado começa por alegar que a queixa apresentada é ininteligível, uma 

vez que “em parte alguma António Ferreira dos Santos refere contra quem 

pretende apresentar queixa, quais os factos que alegadamente são falsos ou quais 

os factos que, no seu entender, põem em causa o seu bom-nome e reputação”. 



 

 

10 

 

59. Não procede, porém, a argumentação do Denunciado no tocante a este ponto.  

60. Com efeito, o Queixoso identifica expressamente o órgão de comunicação social 

contra o qual pretende apresentar queixa - o Correio da Manhã - e os artigos que 

motivaram a respectiva apresentação - “notícias dos exemplares de 29 e 30 de 

Março, do Correio da Manhã”; “Nesses exemplares, com ênfase nas páginas 

iniciais e chamadas para páginas interiores (4 e 5), aquele Reitor da Igreja da 

Lapa era apontado como se de um ‘abusador sexual’ se tratasse”. 

61. Quanto aos factos contra os quais o Queixoso se insurge, a queixa é genérica, 

visando a totalidade da reportagem, bem a como a forma alegadamente sugestiva 

com que os factos são apresentados. 

62. É o que decorre da exposição do Queixoso quando refere que “aquele Reitor da 

Igreja da Lapa era apontado como se de um ‘abusador sexual’ se tratasse” ou 

quando afirma que “[a] notícia aparecia com enquadramento fotográfico que 

tentava manter a sensação que o texto e as ‘parangonas’ pretendiam criar: - ora 

apresentando a Sua foto em Fátima, ora, a mesma foto enquadrada com a Igreja 

da Lapa; - ora em contexto com notícias de pedofilia relativas a sacerdotes, ora 

com fotos do Papa; - e mesmo quando se aludia a notícias da intervenção 

policial, aparecia uma foto de uma viatura da mesma corporação, sendo certo 

que se sabia que os factos tinham sido despoletados pela intervenção de um 

graduado desta corporação.”  

63. Argumenta ainda o Denunciado que o acto que determinou a abertura do processo 

com fundamento em falta de rigor informativo e atentado à dignidade e bom nome 

do Queixoso é nulo, porquanto não é feita na queixa qualquer referência ao rigor 

informativo ou à dignidade e bom nome do Queixoso. 

64. Decorre do acima exposto que também aqui não procede o entendimento do 

Denunciado. 

65. Com efeito, a queixa começa por referir que o seu propósito é “repor a verdade e 

obter reparação da lesão do Seu [António Ferreira dos Santos] bom nome e 

consideração”. 

66. Por outro lado, na descrição do objecto da queixa percebe-se que esta se move 

contra a alegada falta de rigor e sensacionalismo da reportagem. Para além dos 



 

 

11 

 

excertos da queixa supra transcritos, tal ideia encontra-se presente quando se 

afirma “[m]as, na verdade - e que não podia ser ignorado por um ‘jornalismo’ 

decente e cumpridor do seu papel de formação e informação - o que ocorrera - e 

há dois anos! - fora uma denúncia do Exmo. Reitor a imputar ao referido [nome 

da alegada vítima] uma tentativa de chantagem e extorsão, situação que foi 

analisada e reconhecida pelo denunciado, que aceitou a aplicação de uma 

injunção como forma de evitar o julgamento” ou “[f]oi aproveitando esse facto, e 

‘distorcendo-o’, que os ‘autores’ desses trabalhos fizeram uma ‘notícia’ que se 

aproveitava do impacto que fenómenos de pedofilia na Igreja, assacando tal 

conduta ao nosso Constituinte, ‘credibilizando-se’ com alusões a factos”, bem 

como quando se termina afirmando “[t]rata-se, segundo parece, de um péssimo 

exemplo de jornalismo… que queira ser de informação”. 

67. Refira-se ainda que, ao contrário do que é defendido pelo Denunciado, a abertura 

do presente procedimento de queixa não depende de qualquer despacho ou 

deliberação do Conselho Regulador, não decorrendo tal imposição, expressa ou 

implicitamente, do disposto no artigo 24.º, n.º 3, al. a), ou de qualquer outra 

disposição dos Estatutos. 

68. Com efeito, o procedimento de queixa é desencadeado com a apresentação de 

queixa por qualquer “interessado” (cfr. artigo 55.º dos Estatutos). Salvo nos casos 

em que não estejam preenchidos os requisitos formais ou materiais da queixa, a 

respectiva apresentação determina a notificação da contraparte para exercer o 

direito de defesa, nos termos do disposto no artigo 56.º dos Estatutos, e ulterior 

agendamento de audiência de conciliação, nos termos do disposto no artigo 57.º 

dos Estatutos. 

69. Situação diversa é a que ocorre na abertura de um procedimento contra-

ordenacional, na medida em que compete ao Conselho Regulador “[c]onduzir o 

processamento das contra-ordenações cometidas através de meio de comunicação 

social, cuja competência lhe seja atribuída pelos presentes Estatutos ou por 

qualquer outro diploma legal, bem como aplicar as respectivas coimas e sanções 

acessórias” (cfr. artigo 24.º, n.º 3, al. ac)). 



 

 

12 

 

70. A notificação ao Denunciado da queixa apresentada não padece, deste modo, de 

nenhum vício que possa comprometer a validade do procedimento. 

71. Importa, por último, analisar a escolha do procedimento de queixa, em detrimento 

do exercício do direito de resposta, uma vez que o Denunciado entende que este 

seria o “procedimento correcto” no presente caso. 

72. A este respeito cumpre esclarecer que o Queixoso não está vinculado ao exercício 

do direito de resposta, ainda que todos os pressupostos do direito estejam 

preenchidos e mesmo que o fim último que pretenda alcançar seja o da reposição 

do seu bom nome e reputação. 

73. Com efeito, na medida em que estejam preenchidos os pressupostos para a 

apresentação de queixa e esteja em causa um “comportamento susceptível de 

configurar violação de direitos, liberdades e garantias ou de quaisquer normas 

legais ou regulamentares aplicáveis às actividades de comunicação social” (cfr. 

artigo 55.º dos Estatutos), o interessado pode livremente optar pelo procedimento 

de queixa, podendo igualmente, nos casos em que tal se revele legalmente 

admissível, cumular o exercício do direito de resposta com a apresentação de uma 

participação. 

74. A título de ponto prévio, esclarece-se ainda que não compete à ERC pronunciar-se 

sobre a responsabilidade individual dos jornalistas, em termos da conformação da 

sua actividade com as normas éticas ou deontológicas da profissão, mas sim 

apreciar comportamentos imputáveis ao órgão de comunicação social (cfr. artigo 

6.º dos Estatutos, a contrario), enquanto destinatários da regulação. 

75. Conforme tem sido afirmado pelo Conselho Regulador da ERC em diversas 

ocasiões, tal competência pertence, em exclusivo, a outras instâncias, 

nomeadamente à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e ao Conselho 

Deontológico, independentemente do recurso aos tribunais. 

76. Deste modo, a presente deliberação não versará sobre a conformidade da 

actividade dos jornalistas do Correio da Manhã com as normas éticas e 

deontológicas da profissão, mas antes sobre a conformidade da reportagem em 

análise com as obrigações de rigor e objectividade que decorrem para o jornal do 

quadro normativo delimitado no Ponto VI. 



 

 

13 

 

77. Em termos gerais, e pese embora, tal como afirmado pelo Denunciado, estejam 

presentes ao longo da reportagem trechos de declarações de vários elementos 

ligados aos processos, à Igreja Católica e do próprio Queixoso, é patente uma 

tendência para credibilizar uma tese - a tese defendida pela alegada vítima de 

abusos sexuais, em detrimento da sustentada pelo Queixoso. 

78. Tal tendência é visível, desde logo, nas chamadas de primeira página: “Padre do 

Porto suspeito de pedofilia - Sacerdote nega abusos sexuais. Diz que ajudou 

jovem que ‘mais tarde se começou a portar mal’. Denúncia apresentada no DIAP 

do Porto com nomes de várias vítimas e imagens de telemóvel”; “Processo a 

Padre - Jovem confirma suspeita de abusos sexuais. Polícia chegou a investigar 

queixa do pároco por extorsão mas o inquérito por pedofilia ficou congelado no 

Ministério Público”. 

79. No interior, as diversas caixas relativas ao “Escândalo na Igreja”, com indicação 

de vários casos mediáticos de pedofilia envolvendo membros da Igreja católica, 

em Portugal e no estrangeiro, bem como a presença de notícias sobre declarações 

do Papa Bento XVI e de outros responsáveis da Igreja sobre a polémica em torno 

da pedofilia no seio Igreja Católica, tornam imediata para o leitor a associação 

entre a suspeita que recai sobre o Queixoso e o referido “escândalo”. 

80. O primeiro artigo presente na página 4 da edição de 29 de Março começa por 

identificar expressamente o “suspeito” - “cónego António Ferreira dos Santos, 

uma das principais figuras da música sacra e reitor da Igreja da Lapa, no Porto” 

- acrescentando de seguida que este “foi acusado de abusos sexuais de menores”. 

81. Ainda que se admita que a expressão “acusado” possa ter, neste contexto, um 

sentido não jurídico, não se pode deixar de notar que a frase, pouco rigorosa, 

poderá levar o leitor a crer que houve já uma acusação em tribunal por abusos 

sexuais de menores deduzida contra o pároco, o que ainda não ocorreu, conforme 

se depreende da leitura atenta da reportagem. 

82. A falta de rigor e de isenção no tratamento jornalístico do caso é igualmente 

manifesta no modo assertivo com que são redigidas diversas passagens da 

reportagem, sem que decorra do texto a fonte ou a justificação para tal 

assertividade. A título de exemplo, atente-se nas seguintes afirmações: 



 

 

14 

 

(a) “Em algumas dessas imagens o cónego aparecia nu. As imagens chegaram 

a circular na igreja e foram mesmo encontradas pelo sacristão.” - Edição 

de 29 de Março, página 4; 

(b) “O processo foi imediatamente catalogado de ‘secreto’ e de ‘sensível’. A 

informação foi limitada a um número muito restrito de magistrados e as 

diligências foram levadas a cabo por pessoas de confiança do procurador a 

quem o processo estava entregue.” - Edição de 29 de Março, página 4; 

(c) “A investigação prosseguiu, rodeada de cautelas pouco comuns. O MP 

receava o escândalo e tentava a todo o custo confirmar as denúncias antes 

de avançar para inquirição do cónego. O que ainda não terá acontecido.” - 

Edição de 29 de Março, página 4. 

83. A reportagem assume igualmente, em várias passagens, um tom sensacionalista, o 

que é particularmente visível quando se descreve a alegada história de “Manuel”, 

na página 4 da edição de 30 de Março de 2010. Atente-se nas seguintes passagens: 

(a) “O rosto amargurado de Manuel, nome fictício, esconde a história de uma 

infância triste, marcada pelo sofrimento de ter sido vítima de abuso 

sexual.” - Edição de 30 de Março, página 4. 

(b) “Na altura permaneceu calado, tentou esquecer, mas há cerca de dois anos, 

já casado e pai de dois filhos, arranjou provas contra o padre e confrontou-

o.” - Edição de 30 de Março, página 4. 

(c) “‘Fui ter com ele e mostrei todas as provas que tinha conseguido arranjar 

durante os últimos tempos. Tinha fotografias em que ele aparecia nu. Mas 

as piores eram as outras em que ele estava a abusar das crianças’, conta a 

vítima ao CM, muito perturbada por recordar a história.” - Edição de 30 de 

Março, página 4. 

(d) “Manuel teme contar o que se passou consigo, tem receio de ser alvo de 

represálias e medo do que possa acontecer a si e à família. Ao Correio da 

Manhã confirmou, no entanto, que todas as acusações feitas contra o 

cónego são verdadeiras.” - Edição de 30 de Março, página 4. 

84. A referência a “vítima”, utilizada pelo jornal para identificar “Manuel”, está 

presente noutros momentos do texto e, em particular, na caixa presente na página 



 

 

15 

 

5 da edição de 30 de Março com o título “Pormenores”, onde se pode ler: 

“Vítima já tem filhos. Durante os últimos anos a vítima conseguiu recompor a 

vida, casou-se e é pai de duas crianças ainda menores. Ainda hoje tem 

dificuldade em falar do que lhe aconteceu” (sublinhado original). 

85. A utilização do termo vítima, no presente caso, afigura-se precipitada, pouco 

rigorosa e acentua o pendor negativo da reportagem. 

86. Refira-se, por último, que a própria posição do Queixoso chega a ser utilizada 

para sustentar indirectamente as alegações de que é alvo. Tal acontece, 

designadamente, quando, na página 4 da edição de 30 de Março, em caixa 

intitulada “Padre dava dinheiro ao jovem”, se afirma: “Manuel conheceu 

Ferreira dos Santos quando ainda era muito jovem. Durante anos conviveu e 

confiou nele. Terá sido mesmo durante esse período que foi alvo de abusos. O 

cónego dava-lhe dinheiro com frequência, facto que aquele anteontem 

confirmou ao Correio da Manhã: ‘ajudei um rapaz pobre que a determinado 

momento começou a portar-se mal, a ter um comportamento esquisito’, disse o 

cónego” (sublinhado nosso). 

87. As citadas passagens das reportagens, ao assumirem, ou ao sugerirem, a 

veracidade da queixa apresentada contra o cónego António Ferreira dos Santos, 

em termos pouco rigorosos, configuram uma violação dos direitos de 

personalidade do Queixoso e, em particular, do seu bom nome, sendo, por 

conseguinte, contrárias às regras ético-legais que devem pautar a actividade 

jornalística, constantes, em particular, da Lei da Imprensa e do Estatuto do 

Jornalista.  

 

VIII. Deliberação 

 

Tendo apreciado a queixa subscrita por António Ferreira dos Santos contra o Correio da 

Manhã, por alegada falta de rigor informativo e ofensa à dignidade e bom nome em 

resultado da publicação, nas edições de 29 e 30 de Março de 2010 do Correio da 

Manhã, de uma reportagem que dava conta do seu alegado envolvimento em crimes de 

abuso sexual de menores; 



 

 

16 

 

Considerando que a reportagem em causa se afigura, genericamente, pouco rigorosa, 

colocando em causa os direitos fundamentais dos cidadãos ao bom nome e à presunção 

de inocência; 

Entendendo que, pelas razões supra expostas, a cobertura jornalística do caso não 

observou os princípios do rigor, da objectividade e da presunção de inocência que 

devem pautar a actividade jornalística, conforme previsto, designadamente, artigo 3.º da 

Lei de Imprensa e na alínea c), do n.º 2, do artigo 14.º, do Estatuto do Jornalista, 

 

O Conselho Regulador da ERC delibera, pelos motivos expostos, e ao abrigo 

do disposto nos artigos 8.º, als. d) e j), e 24.º, n.º 3, al. a), dos respectivos 

Estatutos, considerar procedente a queixa apresentada e, consequentemente, 

reprovar vivamente a conduta do jornal Correio da Manhã e instar o jornal 

à observância futura dos princípios éticos e legais que devem reger a 

actividade jornalística. 

 

São devidas taxas por encargos administrativos, no montante de 4,5 unidades de conta, 

nos termos do disposto no artigo 11.º, n.º 1, al. a) e do Anexo V, do Decreto-Lei n.º 

103/2006, de 7 de Junho, conforme alterado pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de 

Março, e rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 36/2009, de 28 de Maio. 

 

Lisboa, 30 de Novembro de 2010 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 


