
 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2023/279 (CONTJOR-I)  

 

 

Queixa de Fernando Medina contra a Revista Sábado, relativa à 
notícia intitulada “Como Cordeiro e Medina adjudicaram €55 mil a 

amigo do PS”, publicada no dia 2 de março de 2023 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
26 de julho de 2023



   

1 

 

EDOC/2023/3373 
500.10.01/2023/132 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2023/279 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixa de Fernando Medina contra a Revista Sábado, relativa à notícia intitulada 

“Como Cordeiro e Medina adjudicaram €55 mil a amigo do PS”, publicada no dia 2 de março 

de 2023 

 

I. Queixa 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, no dia 3 de abril 

de 2023, uma queixa de Fernando Medina contra a Revista Sábado, por violação 

de rigor informativo e do direito ao seu bom nome e reputação. 

2. A queixa incide sobre a notícia publicada no dia 2 de março de 2023, intitulada 

“Como Cordeiro e Medina adjudicaram €55 mil a amigo do PS”. 

3. Considera o Queixoso que a «notícia, em particular à luz do seu título e chamada de 

capa, viola o dever de rigor informativo a que se encontra vinculada a Revista 

Sábado, viola o Código Deontológico do Jornalista, e padece de manifesta falta de 

rigor e isenção no tratamento da matéria noticiada, sendo apta a causar danos nos 

direitos fundamentais ao bom nome, imagem, honra e probidade do Queixoso.» 

4. Defende que «a notícia em causa não pode deixar de ser considerada, para além de 

inverídica, sensacionalista, visando a referência ao nome do Queixoso no título e na 

chamada de capa da publicação tão-somente deturpar a realidade dos factos, tendo 

em vista obter o maior número de leitores possível, à custa da descredibilização do 

Queixoso.» 

5. Esclarece que «a notícia incide sobre um contrato de aquisição do projeto de 

arquitetura de revitalização do mercado de Alvalade, que terá sido celebrado em 



   

2 

 

EDOC/2023/3373 
500.10.01/2023/132 

2016 entre o Município de Lisboa e a empresa “Global Solid”, de que seria “dono” o 

arquiteto Jorge Marques, militante do Partido Socialista e anterior candidato à Junta 

de Freguesia da Ajuda. (…) Segundo se reporta, a adjudicação do contrato terá sido 

aprovada em 10 de outubro de 2016 por Duarte Cordeiro, à data Vice-Presidente da 

Câmara Municipal de Lisboa e titular do pelouro e tutela sobre o referido 

Departamento de Estruturas de Proximidade e Espaço Público, constando do artigo, 

aliás, fotografia do correspondente despacho manuscrito. De acordo com o artigo, o 

ajuste direto teria sido justificado por quatro motivos “factualmente falsos” (…). 

Como resulta evidente da leitura do corpo da notícia (…), em parte alguma se 

identifica qualquer facto que evidencie ou sugira o envolvimento do ora Queixoso 

no referido contrato, seja na escolha da entidade a contratar, seja no procedimento 

pré-contratual formal, na adjudicação ou na celebração e execução do contrato. Na 

realidade, os únicos dados enunciados pela Revista Sábado para justificar a 

imputação ao Queixoso da adjudicação de “55 mil a amigos do PS” – como se refere 

na chama de capa – são, para além da circunstância de à data exercer o cargo de 

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a referência a um debate em que teria 

participado em 15 de novembro com Duarte Cordeiro e Jorge Marques (…). Aliás, 

como se refere no corpo da notícia, o Queixoso esclareceu previamente à publicação 

não ter tido qualquer intervenção na contratação em causa, que desconhece, desde 

logo porque a matéria não estava incluída nas matérias da sua competência (…).» 

6. O Queixoso destaca que «é função dos títulos e das chamadas de capa captar a 

atenção dos leitores, para que os leitores percecionem desde logo o conteúdo das 

notícias contidas no interior da publicação, salientando-se os elementos mais 

relevantes dessas mesmas notícias. Os títulos devem, contudo, encontrar 

correspondência com o conteúdo da peça jornalística, impondo-se à publicação a 

escolha de um título rigoroso, conforme com a factualidade apurada e vertida na 

notícia, e resultante da prévia audição dos visados. Ora, manifestamente tal não foi 

cumprido na publicação em causa (…).» 



   

3 

 

EDOC/2023/3373 
500.10.01/2023/132 

II. Oposição 

7. Ao abrigo do disposto nos artigos 55.º e seguintes dos Estatutos da ERC1, procedeu-

se à notificação do diretor da Revista Sábado. 

8. Defende o Denunciado que «o jornalista limita-se a transcrever o teor de 

documentos analisados e de declarações dos envolvidos (inclusive, do Queixoso), 

sem tecer qualquer juízo relativamente à sua atuação ou ao teor das mesmas, e a 

interpretar os factos relatados (direito que lhe assiste, desde que tal não implique a 

deturpação dos mesmos). Do artigo em causa não resulta, pois, qualquer imputação 

ou juízo atentatório do bom nome e honra de Fernando Medina, mas apenas o 

relato e interpretação das informações recolhidas sobre i) o projeto de reabilitação 

do mercado de Alvalade, ii) os serviços adjudicados, nesse âmbito, pela CML (à data, 

sob alçada de Fernando Medina e Duarte Cordeiro) à empresa “Global Solid”, de 

Jorge Marques, e iii) a ligação entre os três sujeitos, todos militantes do PS. Realça-

se que, segundo referido na notícia, Fernando Medina foi contactado para exercer o 

contraditório e negou taxativamente ter tido conhecimento ou intervenção nesse 

processo, o que demonstra ter sido assegurado, e devidamente transcrito, o 

contraditório do queixoso.» 

9. Defende o Denunciado que, apesar de o Queixoso identificar genericamente a 

notícia como “inverídica”, fica por esclarecer os motivos que o levam a considerar o 

teor da notícia como falso. Defende que mesmo o título da notícia e chamada de 

capa exprimem, de forma expressiva, um resumo dos factos vertidos na notícia (…).» 

10. Destacando a doutrina da ERC sobre a possibilidade de os títulos terem «uma função 

apelativa, pelo que a sua construção admite uma margem de simplificação e de 

criatividade», o Denunciado defende que, «se é certo que o título é construído de 

forma a ser mais cativante e apelativo ao público em geral, certo também é que este 

                                                      
1 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 



   

4 

 

EDOC/2023/3373 
500.10.01/2023/132 

título o foi sem nunca distorcer os factos reais da própria notícia, nunca ultrapassar 

a margem de criatividade que compreensivelmente se concede aos profissionais do 

jornalismo.» 

11. O Denunciado destaca que Fernando Medina nunca exerceu o direito de resposta. 

12. Defende, assim, que foram cumpridos os deveres profissionais, tendo a notícia sido 

escrita com zelo, sobriedade e profissionalismo. «O mesmo se dizendo quanto ao 

título integrado na mesma. A informação em causa foi apresentada de forma clara e 

objetiva, não sendo sensacionalista, nem procurando atingir qualquer outro fim que 

não fosse o de prestar uma informação de elevado interesse público, isenta e 

rigorosa. No quadro da sua liberdade e autonomia editorial, a Revista Sábado 

limitou-se a cumprir a sua missão informar, acompanhando um assunto de elevado 

interesse público.»  

  

III. Audiência de conciliação 

13. No âmbito do procedimento de queixa, as partes foram convocadas para uma 

audiência de conciliação, que não se realizou por indisponibilidade do Queixoso, pelo 

que o processo prosseguiu os seus termos. 

 

IV. Análise e fundamentação 

a) Descrição da peça 

14. A notícia objeto de queixa tem uma chamada na capa (no canto inferior direito): 

«Duarte Cordeiro e Fernando Medina adjudicaram obra na Câmara de Lisboa, com 

justificações falsas, a amigo do PS.» 



   

5 

 

EDOC/2023/3373 
500.10.01/2023/132 

15. A notícia é desenvolvida nas páginas 52 a 55 e tem o título “Como Cordeiro e Medina 

adjudicaram €55 mil a amigo do PS” e entrada «A CML deu ajuste direto a candidato 

do PS alegando quatro motivos que eram factualmente falsos: a Câmara não tinha 

meios, as obras eram urgentes e a empresa tinha currículo e conhecia o local. Duarte 

Cordeiro diz à SÁBADO que afinal a urgência era política.» 

16. No início da notícia lê-se: «O despacho é de 10 de outubro de 2016 e está escrito à 

mão por Duarte Cordeiro, hoje ministro do Ambiente e da Ação Climática e na altura 

vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML): "Considerando a emissão de 

parecer prévio favorável e a autorização para convite somente a uma entidade, 

autorizo a abertura do procedimento nos termos propostos."» 

17. A revista esclarece que consultou nos serviços centrais da CML, no Campo Grande, 

«o ajuste direto de um projeto de arquitetura à empresa Global Solid. O que não 

estava nos documentos era que a empresa tinha sido criada há poucos meses e que 

o seu dono era um militante do PS, amigo de Duarte Cordeiro e candidato do partido 

nas Autárquicas.» 

18. A notícia destaca que, «Apesar de a autarquia declarar no seu Mapa de Pessoal de 

2016 que tinha 334 arquitetos, contratou o serviço fora. Como era necessário 

justificar juridicamente esta opção, foi elaborada uma Informação interna (…). De 

notar que o jurista deixou claro que o processo iria passar-se nestes moldes "de 

acordo com as orientações superiores" (sexto parágrafo da Informação nº 37.481). 

E note-se ainda que um dos pelouros de Duarte Cordeiro era o Espaço Público e foi 

nesse âmbito que apresentou o referido Plano dos Mercados.» 

19. A notícia questiona os motivos para as obras terem sido consideradas urgentes, uma 

vez que «eram apenas obras de renovação estética e funcional.» 

20. Refere que, depois do projeto de arquitetura, seguiu-se imediatamente um concurso 

público para as obras e «o contrato foi assinado em março (no caso com a empresa 



   

6 

 

EDOC/2023/3373 
500.10.01/2023/132 

que ganhou, a Luzecon, por €275 mil), com prazo de execução de apenas 70 dias. A 

22 de julho (a poucas semanas das eleições autárquicas, que se realizaram em 

outubro de 2017), o renovado mercado foi inaugurado por Fernando Medina. Ao 

seu lado estava Duarte Cordeiro, que discursou, e o presidente da junta de Alvalade 

(e recandidato à esta), André Moz Caldas, que é hoje secretário de Estado da 

Presidência.» 

21. A peça dá conta das «ligações de amizade» entre os referidos políticos, 

apresentando dados retirados de publicações do Facebook.  

22. Voltando à informação técnica que desencadeou o ajuste direto, a peça jornalística 

levanta dúvidas quanto às justificações dadas para escolher a empresa Global Solid.  

23. É depois dito que «O processo seguiu os trâmites normais.» É destacado na notícia 

que, tratando-se de um ajuste direto a apenas uma empresa, «teve de ir à aprovação 

do vereador com o pelouro financeiro, que era João Paulo Saraiva.»  

24. Na parte final da notícia, são transcritas declarações de Jorge Marques, de João Paulo 

Saraiva, Duarte Cordeiro e Fernando Medina.  

25. Segundo a notícia, o ora Queixoso «foi taxativo: "Não tenho conhecimento nem tive 

qualquer intervenção nesse processo"» e «Duarte Cordeiro assumiu a 

responsabilidade no caso: "Atendendo à ausência de capacidade técnica interna da 

CML, recorremos a uma solução externa. A escolha foi realizada por mim."» 

26. A notícia é ilustrada por fotografias dos visados na notícia e por cópias do processo 

administrativo, com a assinatura de Duarte Cordeiro. Algumas das fotografias visam 

realçar a alegada relação de amizade entre os visados, tendo as seguintes legendas: 

«Jorge Marques e Medina em 2016. Em 2017 e 2021, Medina confiou-lhe a 

candidatura a presidente da junta da Ajuda pelo PS»; «Em 2018, Jorge Marques fez 

vários post no seu Facebook de apoio à candidatura de Duarte Cordeiro à FAUL-PD»; 



   

7 

 

EDOC/2023/3373 
500.10.01/2023/132 

«Foto de 2013 de um trio inseparável do PS Lisboa: Jorge Marques, Duarte Cordeiro 

e Davide Amado». 

b) Análise 

27. A queixa põe em causa a notícia publicada pela Revista Sábado, em particular o seu 

título e a chamada de capa.  

28. A Lei de Imprensa2 determina, no artigo 3.º, que «[a] liberdade de imprensa tem 

como únicos limites os que decorrem da Constituição e da lei, de forma a 

salvaguardar o rigor e a objectividade da informação (…).» 

29.  O rigor informativo é um princípio orientador de toda a prática jornalística, exigindo-

se a publicação de conteúdos devidamente ajustados à realidade, com um reduzido 

grau de indeterminação ou imprecisão, a fim de garantir a qualidade e credibilidade 

da informação veiculada.  

30. No caso em análise, a notícia objeto de queixa tem o título “Como Cordeiro e Medina 

adjudicaram €55 mil a amigo do PS” e a chamada na capa «Duarte Cordeiro e 

Fernando Medina adjudicaram obra na Câmara de Lisboa, com justificações falsas, a 

amigo do PS.» 

31. A notícia dá conta de um ajuste direto feito pela CML com empresa do arquiteto 

Jorge Marques, atual presidente da Junta de Freguesia da Ajuda, eleito pelo PS.  

32. Na notícia é deixado claro que o procedimento de contratação pública foi da 

responsabilidade de Duarte Cordeiro, que tinha o pelouro do Espaço Público. Refere 

ainda aprovação feita pelo vereador com o pelouro financeiro, por se tratar de «um 

ajuste direto a apenas uma empresa». A notícia dá conta da posição dos diferentes 

visados, com a referência de que Fernando Medina, ora Queixoso, foi taxativo ao 

afirmar «"Não tenho conhecimento nem tive qualquer intervenção nesse 

                                                      
2 Aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, na sua redação atual. 



   

8 

 

EDOC/2023/3373 
500.10.01/2023/132 

processo"», tendo Duarte Cordeiro assumido a responsabilidade no caso («A escolha 

foi realizada por mim."»). 

33. Para além do contraditório, o nome Fernando Medina surge mencionado, no corpo 

da notícia, nas seguintes passagens: 

a) «A 22 de julho (a poucas semanas das eleições autárquicas, que se realizaram em 

outubro de 2017), o renovado mercado foi inaugurado por Fernando Medina. Ao 

seu lado estava Duarte Cordeiro, que discursou, e o presidente da junta de Alvalade 

(e recandidato à esta), André Moz Caldas, que é hoje secretário de Estado da 

Presidência.» 

b) «Na página da concelhia há várias fotos de Jorge Marques com Fernando Medina 

em 2015 e 2016, e até com António Costa, em 2014, sempre em eventos e 

campanhas do PS Lisboa. Em 2016, no intervalo de tempo entre ter criado a empresa 

(março) e ter assinado o ajusto direto da CML (novembro), Jorge Marques partilhou 

seis notícias sobre a atividade de Medina como presidente da CML, incluindo uma a 

21 de abril, em que Medina  de visita à freguesia da Ajuda  surge a conversar com 

Marques.» 

c) «Recorde-se que em 2019, quando Cordeiro saiu da CML e foi para o Governo, João 

Paulo Saraiva passou a ocupar o seu lugar de vice-presidente de Medina.» 

34. Ora, da notícia não resulta a conclusão de que Medina esteve envolvido na 

adjudicação do contrato à empresa de Jorge Marques. Pelo contrário, Duarte 

Cordeiro assume essa responsabilidade e o Queixoso afirma taxativamente que não 

teve conhecimento nem qualquer intervenção no processo de contratação. Além 

disso, as demais referências feitas no corpo da notícia a Fernando Medina não se 

relacionam com o ajuste direto, apenas procurando sugerir uma relação de 

proximidade entre os visados. 



   

9 

 

EDOC/2023/3373 
500.10.01/2023/132 

35. Não se nega a função apelativa dos títulos. Porém, tal não se pode sobrepor ao rigor 

informativo, uma vez que os títulos devem refletir a ideia central das notícias a que 

se reportam.  

36. Poderia argumentar-se, em tese, que Fernando Medina, sendo Presidente da 

Câmara Municipal de Lisboa, teria sempre a responsabilidade última pelos contratos 

celebrados pelo município. Esta linha de argumentação não consta, porém, da peça 

objeto da queixa. Acresce que o título e entrada da capa induzem a interpretação de 

que o ora Queixoso esteve envolvido ativamente na adjudicação, o que não resulta 

da informação que consta do corpo da notícia. 

37. Não é exigido que as notícias sejam um relato neutro e acrítico dos factos 

noticiados, uma vez que podem integrar uma componente analítica e 

interpretativa. Porém, as interpretações devem estar ancoradas em factualidade 

expressa na notícia. No caso em apreço, o título e a chamada da capa não estão 

devidamente ancorados nos factos noticiados, representando um salto 

interpretativo pouco rigoroso e sustentado. 

 

V. Deliberação 

Apreciada uma queixa de Fernando Medina contra a Revista Sábado, por violação de rigor 

informativo e do direito ao seu bom nome e reputação, relativamente à notícia publicada 

no dia 2 de março de 2023, intitulada “Como Cordeiro e Medina adjudicaram €55 mil a amigo 

do PS”, o Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências de 

regulação constantes na alínea na d) do artigo 7.º, na alínea j) do artigo 8.º) e na alínea a) do 

n.º 3 do artigo 24.º da Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera: 

a) Considerar que a chamada de capa e o título da notícia objeto da queixa não são 

rigorosos e são suscetíveis de condicionar a forma como o leitor interpreta os factos 

veiculados; 



   

10 

 

EDOC/2023/3373 
500.10.01/2023/132 

b) Relembrar que a função apelativa dos títulos não se pode sobrepor ao rigor 

informativo; 

c) Instar a Revista Sábado a assegurar uma informação que respeite o rigor informativo, 

conforme resulta do artigo 3.º da Lei de Imprensa, o que impõe cuidado na forma 

como são construídos os títulos e chamadas de capa, as quais devem refletir 

adequadamente a ideia dos conteúdos jornalísticos a que respeitem. 

 

Lisboa, 26 de julho de 2023 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


