
 

 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2022/393 (DR-I)  

 

 

Verificação do cumprimento da Deliberação ERC/2022/285 (DR- I), 
de 7 de setembro 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
23 de novembro de 2022



   

1 

 

500.10.01/2022/203 
EDOC/2022/8355 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2022/393 (DR-I) 

 

Assunto: Verificação do cumprimento da Deliberação ERC/2022/285 (DR-I), de 7 de 

setembro 

 

I. Enquadramento 

 

1. Em 13 de outubro de 2022, Cátia Cardoso, Recorrente no processo à margem 

identificado, assinalou junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

(doravante, ERC), via mensagem de correio eletrónico, a desconformidade da 

republicação pelo Roda Viva O Jornal do Conselho de Arouca do seu texto de 

resposta, na edição de 13 de outubro de 2022 (n.º 404), na sequência da 

Deliberação ERC/2022/285 (DR-I), de 7 de setembro (doravante, Deliberação), 

indagando sobre a subsequente atuação da ERC. 

 

2. Aquela Deliberação considerara procedente o recurso de Cátia Cardoso por 

cumprimento deficiente do seu direito de resposta, exercido em 27 de junho de 

2022, relativamente a artigo publicado na página 5 da edição de 16 de junho de 

2022 (n.º 400) – intitulado “Deputada Municipal do Partido Socialista demite-se 

após denúncia de ilegalidade”, com chamada de primeira página com o mesmo 

teor – e deficientemente publicado na página 22 da edição de 14 de julho de 2022 

(n.º 401) daquele periódico. 

 

3. A referida Deliberação determinou ao Roda Viva O Jornal do Conselho de Arouca a 

republicação gratuita do texto de resposta da Recorrente, na primeira edição 

ultimada após a receção da notificação da deliberação, em página impar, na parcela 

superior direita, na mesma secção e com o mesmo relevo e apresentação da 



   

2 

 

500.10.01/2022/203 
EDOC/2022/8355 

notícia original, em conformidade com o disposto no artigo 26.º, n.º 3, da Lei da 

Imprensa [cf. ponto VII.b)]; bem como a inserção na primeira página, no local da 

publicação do texto que motivou a resposta, de uma nota de chamada, com a 

devida saliência, anunciando a publicação da resposta e o seu autor, bem como a 

respetiva página, em conformidade com o disposto no artigo 26.º, n.º 4, da Lei de 

Imprensa [cf. ponto VII.c)]; e, ainda, que a referida republicação fosse 

acompanhada da menção de que decorre de deliberação do Conselho Regulador da 

ERC, em conformidade com o n.º 4 do artigo 27.º da Lei de Imprensa [cf. ponto 

VII.d)]. 

 

4. O Roda Viva O Jornal do Conselho de Arouca foi ainda advertido de que ficava 

sujeito, por cada dia de atraso na republicação do texto de resposta, à sanção 

pecuniária compulsória prevista no artigo 72.º dos Estatutos da ERC [cf. ponto 

VII.e)], e foi, também, esclarecido de que deveria enviar à ERC comprovativo da 

republicação do texto de resposta, demonstrativo do cumprimento das exatas 

condições de republicação acima determinadas [cf. ponto VII.f)]. 

 

5. Verificando-se não ter sido ainda rececionado o comprovativo da publicação do 

texto de resposta, por ofício expedido em 24 de outubro de 20221, a ERC notificou 

o diretor do Roda Viva O Jornal do Conselho de Arouca para vir juntar tal 

comprovativo. 

 

6. Por correio postal registado em 26 de outubro de 2022, a ERC recebeu um 

exemplar da publicação Roda Vida O Jornal do Conselho de Arouca, da edição n.º 

404, de 13 de outubro de 2022, na qual se encontra publicado o texto de resposta 

da Recorrente. 

 

II. Normas aplicáveis 

                                                      
1
 Ofício n.º SAI-ERC/2022/9473. 



   

3 

 

500.10.01/2022/203 
EDOC/2022/8355 

 

7. As normas aplicáveis ao caso em análise são as previstas no n.º 4, do artigo 37.º e 

alínea g), do n.º 1 do artigo 39.º da Constituição da República Portuguesa, no artigo 

24.º a 27.º da Lei de Imprensa (Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro), na alínea f) do artigo 

8.º, alínea j) do n.º 3 do artigo 24.º, artigo 59.º, artigo 60.º e artigo 72.º dos 

Estatutos da ERC (Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro). 

 

8. Releva, também, para a apreciação da questão objeto do recurso a Diretiva do 

Conselho Regulador da ERC 2/2008, de 12 de novembro, sobre a publicação de 

textos de resposta e de retificação na imprensa. 

 

III. Análise e fundamentação 

 

9. Confrontados os termos da republicação do texto de resposta com os 

determinados na Deliberação da ERC, verifica-se que a republicação do texto de 

resposta foi tempestiva, tendo ocorrido na primeira edição ultimada após a receção 

da sua notificação. 

 

10. Verifica-se que, desta feita, o texto de resposta foi publicado na página 7, o que, 

apesar de o texto respondido ter sido publicado na página 5, se afigura 

compaginável com o disposto no artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa [cf. Diretiva 

da ERC, ponto 3.2. e)]. 

 

11. No entanto, verifica-se que a inserção do texto de resposta na página não foi feita 

na parcela superior direita com o mesmo relevo e apresentação da notícia original, 

conforme determinado na Deliberação da ERC, mas antes ao centro da página, 

entre duas imagens ilustrativas de duas notícias ali publicadas, ficando, assim, em 

crise o paralelismo da resposta quanto ao relevo dado à notícia respondida. Por 

outro lado, o título do texto de resposta, atribuído pela Respondente – “Direito de 



   

4 

 

500.10.01/2022/203 
EDOC/2022/8355 

Resposta de Cátia Cardoso” – foi substituído pelo título da própria notícia 

respondida, em desrespeito pela integridade da resposta. Acresce que a publicação 

da resposta não foi precedida da indicação, com visibilidade adequada, de que se 

trata de um direito de resposta. 

 

12. Conclui-se, assim, pela violação do ponto VII.b) da Deliberação e do disposto no 

artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa. 

 

13. Por outro lado, como se referiu, não só a chamada de primeira página apresenta 

um título diverso do título atribuído pela Respondente à sua resposta; como a 

referida nota de chamada é omissa quanto ao nome da respondente, e quanto ao 

número de página em que é publicada a resposta. Acresce que a referência «Direito 

de resposta» apresenta um tamanho de letra desproporcionadamente reduzido, 

colocando em causa a sua legibilidade no contexto da primeira página em questão, 

em desrespeito com o paralelismo exigido com os termos da publicação da nota de 

chamada na primeira página da edição respondida. 

 

14. Tudo visto, considera-se que os termos da publicação da nota de chamada na 

primeira página violam o ponto VII.c) da Deliberação e os n.º 3 e 4 do artigo 26.º da 

Lei de Imprensa. 

 

IV. Deliberação 

 

Analisados os termos da republicação do texto de resposta de Cátia Cardoso, pela publicação 

periódica Roda Viva O Jornal do Conselho de Arouca, propriedade de Roda Viva – 

Comunicação e Publicidade, Lda., na sua edição de 13 de outubro de 2022, em execução da 

Deliberação ERC/2022/285 (DR-I), de 7 de setembro, nos termos e com os fundamentos 

supra expostos, e ao abrigo das competências previstas nos artigos 8.º, alínea f), 24.º, n.º 3, 

alíneas j), dos Estatutos da ERC, o Conselho Regulador delibera: 



   

5 

 

500.10.01/2022/203 
EDOC/2022/8355 

a) Verificar que a republicação do texto de resposta ocorreu de forma deficiente, 

em violação dos termos determinados na Deliberação da ERC ERC/2022/285 

(DR-I), de 7 de setembro, e do disposto nos n.ºs 3 e 4 do artigo 26.º da Lei de 

Imprensa; 

b) Verificar que os termos daquela republicação são suscetíveis de constituir 

infração contraordenacional, prevista e punida nos termos do artigo 35.º, n.º 

1, alínea b), da Lei de Imprensa, determinando-se, em consequência, a 

instauração do competente procedimento contraordenacional contra a Roda 

Viva – Comunicação e Publicidade, Lda., titular publicação periódica Roda Viva 

O Jornal do Conselho de Arouca, por violação dos n.ºs 3 e 4 do artigo 26.º da 

Lei de Imprensa. 

 

Lisboa, 23 de novembro de 2022 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


