
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

2/CONT-NET/2009 
 

 
 
 
 

Queixas contra o Portugal Diário e a TVI24 online 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

2 de Dezembro de 2009



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 2/CONT-NET/2009 

 

Assunto: Queixas contra o Portugal Diário e a TVI24 online 

 

 

I. Queixas 

 

1. Deram entrada na ERC, nos passados dias 29 e 31 de Maio, duas queixas contra a 

peça jornalística “Motorista do INEM conduzia alcoolizado e matou”, publicada no 

dia 28 de Maio de 2009 no jornal digital Portugal Diário e no site de informação 

TVI24, ambos propriedade da Media Capital Multimedia. 

2. A primeira participação, remetida por António José Pereira, refere-se à publicação 

electrónica Portugal Diário e denuncia a falta de rigor informativo do título 

atribuído à peça jornalística. O queixoso defende que, “no decorrer da notícia 

atribuída à TVI, se faz exactamente referência a que o Instituto de Medicina Legal 

terá negado a presença de álcool no sangue do condutor em causa.” O participante 

acrescenta que o título constitui um atentado ao bom nome do motorista envolvido 

no acidente.  

3. Na segunda participação, Luís Filipe dos Santos Pinto, referindo-se ao site TVI24, 

argumenta que o título da peça “é faccioso e não é minimamente verdadeiro” e 

padece de falta de imparcialidade, na medida em que “toda a notícia está a colocar 

em causa a instituição INEM bem como o elemento que é falado”. 

 

II. O objecto da participação 

 

4. A peça jornalística “Motorista do INEM conduzia alcoolizado e matou”, que o 

jornal Portugal Diário e o site TVI24 editam e cuja autoria é atribuída à 

“Redacção/AM”, baseia-se numa reportagem televisiva exclusiva produzida pela 



 

2 

TVI. Em ambos os sítios electrónicos é possível aceder ao vídeo exibido por aquele 

serviço de programas.  

5. De acordo com o primeiro parágrafo do texto divulgado, “[u]m motorista do INEM, 

com 26 anos, conduzia alcoolizado, a 9 de Agosto de 2008, passou um sinal 

vermelho, a cerca de 70km/h, e atropelou um jovem de 21 anos”, estando 

actualmente acusado pelo Ministério Público de homicídio por negligência 

grosseira. 

6. Acrescenta-se que, “aquando do acidente, a PSP não o submeteu [ao motorista] ao 

teste do balão no local e só no Hospital de Santo António, mais de duas horas 

depois do acidente, as análises acusaram uma taxa de alcoolemia de 1,36. Meses 

mais tarde, já em Novembro, o Instituto de Medicina Legal (IML) admite uma falha 

técnica que, àquela data, terá afectado 20 pessoas, incluindo o arguido no caso.”  

7. A peça levanta ainda a questão da velocidade a que a viatura de emergência 

circulava, informando que a TVI teve acesso ao processo judicial do caso, no qual 

consta que o “tacógrafo da ambulância aparentava marcar 34km/h, mas que, após a 

peritagem, foi apurado que afinal o veículo circulava com o dobro da velocidade.” 

8. É também abordada a circunstância de a Delegação Norte do INEM ter sido 

multada pelo facto de o motorista não ter habilitações próprias para a condução de 

veículos prioritários e de emergência, salientando-se que, apesar desta 

irregularidade, continua no exercício das suas funções. 

9. Na composição da peça jornalística, são citados o pai da vítima, a advogada de 

acusação no processo e uma fonte, não identificada, da Delegação Norte do INEM 

contactada telefonicamente pela TVI. É igualmente mencionado que o INEM se 

absteve de prestar qualquer esclarecimento oficial sobre o assunto. 

 

III. Defesa da denunciada 

 

10. Informada do conteúdo das queixas remetidas à ERC, a direcção editorial da IOL, 

domínio comum ao jornal digital Portugal Diário e ao site TVI24, defende que 

“não assiste razão ao queixoso”, objecção que é justificada com o facto de o jornal 

ter revelado que, “apesar de tardiamente, o motorista foi submetido a um teste de 



 

3 

álcool que acusou 1,36g/l. Sucede que, nos termos do processo judicial, o IML 

[Instituto Nacional de Medicina Legal] veio posteriormente invocar que o referido 

teste de alcoolemia sofreu uma falha técnica.” 

11. A denunciada conclui que “ambos os factos são verdadeiros”, não subsistindo, 

deste modo, “qualquer contradição entre o título da notícia o corpo do texto, uma 

vez que o facto de o motorista do INEM se encontrar alcoolizado foi revelado na 

notícia do Portugal Diário o qual foi, inclusivamente, confirmado por fontes 

devidamente identificadas”. 

12. Em síntese, defende que a notícia é “totalmente isenta, rigorosa e imparcial, em 

cumprimento dos deveres deontológicos” que regem a actividade jornalística. 

 

IV. Análise e fundamentação 

 

13. A peça jornalística intitulada “Motorista do INEM conduzia alcoolizado e matou”, 

que os sites de informação Portugal Diário e TVI24 publicam, apresenta como 

matéria central o atropelamento de um motociclista por uma viatura de emergência 

médica conduzida por um jovem sem habilitações legais para o efeito, que 

alegadamente passou um sinal vermelho sem abrandar e a uma velocidade 

excessiva, o que resultou na morte do jovem motociclista. 

14. No título da peça e no seu parágrafo inaugural afirma-se categoricamente que o 

motorista do INEM se encontrava alcoolizado quando ocorreu a colisão fatal. 

Porém, no desenvolvimento da peça observa-se que é divulgada informação que 

questiona os elementos noticiosos fornecidos inicialmente. 

15. Ou seja, é dito que, em data posterior ao acidente, o Instituto Nacional da Medicina 

Legal declarou ter havido uma falha técnica nos seus serviços, o que invalidou um 

conjunto de 20 testes de alcoolemia, entre os quais o teste efectuado ao motorista 

do INEM no Hospital de Santo António do Porto. 

16. Ora, estando em causa a fiabilidade do resultado do teste de alcoolemia que 

atestava que o motorista do INEM conduzia com um nível de concentração de 

álcool no sangue superior ao limite permitido por lei, não se poderia asseverar tão 

peremptoriamente, na peça jornalística, que o motorista conduzia alcoolizado. 



 

4 

Entende-se, por conseguinte, que a dúvida que paira sobre este facto seria razão 

suficiente para que se impusessem reservas quanto ao enunciado de que o 

“motorista do INEM conduzia alcoolizado”. 

17. O Conselho Regulador considera, assim, que os elementos de informação que 

constituem o título da peça e o seu primeiro parágrafo não reflectem os 

acontecimentos com o devido rigor. Ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º 

do Estatuto do Jornalista, constitui dever fundamental dos jornalistas “informar 

com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo (…)”. Em sentido idêntico, o 

ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas estabelece que “o jornalista deve 

relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade (...).” O 

rigor informativo constitui um dos princípios que historicamente orientam a prática 

jornalística, no sentido de dela resultar uma informação de conteúdo ajustado à 

realidade e com reduzido grau de indeterminação e de imprecisão.  

18. O rigor informativo impõe que os títulos reflictam a ideia central do texto a que se 

reportam e que não induzam o leitor em erro. É certo, porém, que, para além desta 

função informativa, os títulos podem ter também uma função apelativa e 

estimuladora da leitura. O objectivo de “aguçar” o interesse do leitor não pode, 

todavia, pôr em causa o rigor informativo (neste sentido, vide, nomeadamente, 

Deliberações 4-Q/2006 e 1/RG-I/2007). No caso em apreço, o desenvolvimento da 

notícia questiona o título e o parágrafo inaugural, uma vez que estes dão como 

assente que o motorista conduzia embriagado, absolutizando uma tese que é desdita 

pela referência ao facto de o Instituto Nacional de Medicina Legal ter admitido uma 

falha técnica na medição do álcool. 

19. Observa-se, ainda, que são apenas citadas as declarações da autoria do pai do 

motociclista atropelado e da sua representante legal, pelo que a notícia acaba 

apenas por reflectir testemunhos que têm, naturalmente, um tom acusatório 

relativamente à conduta do motorista e de suspeição quanto à falha técnica 

declarada pelo INML (“Há muita coisa escondida que eu gostava que me 

dissessem”, declara o pai da vítima).  

20. Como tal, afere-se que a peça jornalística evidencia uma abordagem parcelar do 

caso, porquanto não contempla o necessário exercício do contraditório, em 



 

5 

detrimento do dever de procurar a diversificação das fontes de informação e de 

ouvir as fontes com interesses atendíveis no processo – cfr. artigo 14.º, n.º 1, alínea 

f), do Estatuto do Jornalista. Não é feita, nomeadamente, referência à tentativa de 

ouvir o protagonista da notícia, isto é, o motorista do INEM. 

21. Finalmente, e em consequência da absolutização da tese de que o motorista do 

INEM conduzia embriagado e do facto de a peça dar sobretudo voz a testemunhas 

que recorrem a um tom acusatório relativamente à conduta do motorista, constata-

se que a peça não observa, de modo cabal, o normativo ético-legal que salvaguarda 

a presunção de inocência dos arguidos, e que é devido, neste caso, ao motorista do 

INEM (cfr. artigo 14.º, n.º 2, alínea c) do Estatuto do Jornalista).  

 

V. Deliberação 

 

Tendo apreciado duas queixas contra o Jornal Digital e o sítio electrónico da TVI24, 

relativas a uma peça jornalística intitulada “Motorista do INEM conduzia alcoolizado e 

matou”; 

Destacando que, apesar de no título da peça e no seu parágrafo inaugural se afirmar 

categoricamente que o motorista do INEM se encontrava alcoolizado, no 

desenvolvimento da peça é divulgada informação que questiona os elementos noticiosos 

fornecidos inicialmente; 

Considerando, assim, que os elementos de informação que constituem o título da peça e 

o seu primeiro parágrafo não reflectem os acontecimentos com o devido rigor, em 

violação do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista; 

Considerando que a notícia, citando sobretudo as declarações da autoria do pai do 

motociclista atropelado mortalmente e da sua representante legal, acaba por reflectir 

apenas testemunhos que têm, naturalmente, um tom acusatório relativamente à conduta 

do motorista e de suspeição quanto à falha técnica declarada pelo INML, evidenciando 

uma abordagem parcelar do caso; 

Notando, em sequência, que a peça não observa, de modo cabal, o normativo ético-legal 

que salvaguarda a presunção de inocência dos arguidos (cfr. artigo 14.º, n.º 2, alínea c) 

do Estatuto do Jornalista); 



 

6 

 

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências 

constantes, respectivamente, na alínea j) do artigo 8.° e na alínea a) do n.º 3 do 

artigo 24.º dos seus Estatutos, delibera: 

 

1. Considerar que o jornal Portugal Diário e o site de informação TVI24 não 

cumpriram, de modo suficiente, as regras ético-legais que presidem à 

actividade jornalística, em particular no que se refere à missão de informar 

com rigor, de auscultar todas as partes com interesses atendíveis e de 

respeitar a presunção de inocência. 

2. Instar o jornal Portugal Diário e o site de informação TVI24 a, no futuro, 

respeitar as regras ético-legais supra referidas, que constam, nomeadamente, 

das alíneas a) e e) do n.º 1 e da alínea c) do n.º 2 do artigo 14.º do Estatuto 

do Jornalista. 

 

Lisboa, 2 de Dezembro de 2009 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 


