
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

6/CONT-TV/2010 
 

 
 
 

Participação do Deputado Agostinho Lopes, do Partido 
Comunista Português, contra a RTP, face a declaração do dono da 
empresa “Fio de Cetim” no programa Prós e Contras de 9 de 

Fevereiro de 2009 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

3 de Março de 2010



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 6/CONT-TV/2010 

 

Assunto: Participação do Deputado Agostinho Lopes, do Partido Comunista Português, 

contra a RTP, face a declaração do dono da empresa “Fio de Cetim” no 

programa Prós e Contras de 9 de Fevereiro de 2009 

 

 

I. Exposição 

 

1. Deu entrada na ERC, a 27 de Março de 2009, uma participação apresentada pelo 

Deputado Agostinho Lopes, do Partido Comunista Português, contra a RTP, na 

sequência da transmissão do programa Prós e Contras de 9 de Fevereiro de 

2009. A participação está relacionada com as declarações de um dos 

intervenientes no programa, o empresário proprietário da fábrica de produtos 

têxteis “Fio de Cetim”, que terá afirmado que encerraria a empresa por falta de 

trabalhadores, acrescentando que “as pessoas preferem ganhar o subsídio de 

desemprego e ainda fazer uns biscates por fora, ganhando dinheiro não 

declarado”. 

2. O participante afirma ainda que, nos dois dias seguintes à emissão do programa 

Prós e Contras, deslocaram-se à empresa 16 trabalhadores, acompanhados de 

uma funcionária do Centro de Emprego de Guimarães, quatro foram contratados, 

“mas não chegaram a trabalhar porque entretanto a empresa encerrou, tendo 

entrado em processo de insolvência”. 

3. Na participação refere-se que, no dia 11 de Fevereiro, deslocou-se às instalações 

da empresa uma equipa de reportagem da RTP, “que entrevistou trabalhadores e 

o dono da empresa (…), tendo ficado completamente claro que não era por falta 

de trabalhadores que a empresa encerrava”. Todavia, “nada foi transmitido pelos 

noticiários da estação pública”. 



 

2 

4. Considera o participante que a transmissão da reportagem sobre o assunto não 

remediaria a situação dos trabalhadores desempregados, “mas poria 

completamente a nu as falsidades do dono da ‘Fio de Cetim’, ditas no programa 

Prós e Contras e reduziria as ofensas feitas aos trabalhadores”. 

5. Assim, solicita a “a apreciação do comportamento da RTP 1” e “uma informação 

sobre as razões que RTP 1 alega para a não transmissão da referida reportagem”. 

 

II. Posição da denunciada 

 

6. A denunciada, em carta recebida a 20 de Maio de 2009, refere que, “tendo em 

vista o cumprimento das suas obrigações de rigor, objectividade e 

imparcialidade, a RTP deu ao assunto o tratamento jornalístico que entendeu 

mais adequado ao esclarecimento e interesse do público”. Acrescenta a RTP 

que, “no próprio programa Prós e Contras (…) houve uma preocupação em 

respeitar o princípio jornalístico do contraditório, tendo a jornalista Fátima 

Campos Ferreira tentado esclarecer as questões suscitadas”. 

7. A denunciada reconhece que, ”tal como foi referido na queixa, a RTP deslocou-

se ao local das instalações da empresa com objectivo de recolher elementos e 

informações adicionais para peça a inserir no Telejornal”. Porém, “dada a 

natureza dos depoimentos recolhidos, que [lhe pareceram] incongruentes, por 

vezes incompreensíveis e, até, contraditórios, foi decidido não emitir nenhuma 

peça, considerando que não havia elementos suficientes para desenvolver um 

trabalho jornalístico de qualidade, não sensacionalista, que pudesse contribuir 

para o esclarecimento do público”. 

8. A RTP invoca “razões de natureza exclusivamente editorial, de rigor e qualidade 

jornalística” para não ter transmitido as imagens recolhidas, “uma vez que se 

entendeu que estas nada acrescentariam de útil ao esclarecimento público, para 

além do já referido no programa Prós e Contras”. 

 

 

 



 

3 

III. O programa objecto da participação 

 

9. O programa Prós e Contras em causa foi emitido no dia 9 de Fevereiro de 2009, 

sob o tema do desemprego. No programa foram intervenientes diversos actores 

sociais, desde o ministro do Trabalho e da Segurança Social, aos dirigentes das 

centrais sindicais UGT e CGTP, João Proença e Carvalho da Silva, 

respectivamente, assim como empresários, representantes sindicais e de 

comissões de trabalhadores de empresas que atravessavam dificuldades em 

manter os postos de trabalho ou mesmo em continuar em laboração. 

10. A participação diz respeito particularmente à posição assumida por um dos 

intervenientes no programa e presente na plateia do mesmo – o empresário 

Adelino Queirós, proprietário de uma empresa do sector têxtil em Guimarães, a 

Fio de Cetim. Alegou este convidado que, num concelho muito afectado pelo 

desemprego, se encontrava em risco de encerrar a sua empresa por falta de dez 

funcionárias. Instado sobre as razões da situação inusitada, Adelino Queirós 

respondeu, num discurso empolgado, que desencadeou por várias vezes o riso na 

plateia, que não conseguia contratar trabalhadoras “porque o povo não quer 

trabalhar”. 

11. Diante da insistência do convidado em afirmar que as pessoas preferiam estar 

em casa a receber o subsídio de desemprego em vez de irem trabalhar, a 

moderadora, Fátima Campos Ferreira, interveio e indagou: “quanto é que o 

senhor paga às suas funcionárias?” Em tom de ironia, o empresário retorquiu 

que pagava havia já dois anos “o ordenado que o senhor primeiro-ministro se 

regozijou agora aí com esses senhores [aponta para os dirigentes sindicais com 

assento na mesa, Carvalho da Silva e João Proença]”. Conclui a apresentadora 

que “o senhor paga o ordenado mínimo” e Adelino Queirós acrescenta que paga 

“450€ limpinhos”. 

12. As declarações referidas na participação como problemáticas prendem-se com a 

afirmação, por parte do empresário nomeado, de que as pessoas em situação de 

desemprego não estariam disponíveis para trabalhar, “porque o Centro de 

Emprego paga quase tanto como eu para não fazerem nada”. Acrescentou ainda, 



 

4 

pouco adiante, que “80% dos inscritos no Centro de Emprego de Guimarães 

ganham… têm dois empregos”, uma vez que, segundo afirmou, as pessoas 

beneficiam do subsídio de desemprego e acumulam esse rendimento com outros 

que recebem de empregos clandestinos. 

13. Ao longo do debate, Fátima Campos Ferreira desafiou a posição defendida pelo 

empresário, tendo inquirido se “alguma vez pensou em pagar mais do que o 

salário mínimo”. Na resposta, Adelino Queirós observou: “eu não sou o pai 

Natal”, “eu cumpro na íntegra o que manda o Governo e o Governo diz: este ano 

é preciso pagar 450€”. 

14. O empresário expôs a sua posição ao longo de quase oito minutos, sem 

intervenção de outros convidados, apenas da jornalista Fátima Campos Ferreira. 

A moderadora do debate conduziu depois o programa no sentido de ouvir as 

posições dos convidados presentes nas mesas de debate perante as afirmações do 

empresário de Guimarães. O sindicalista Carvalho da Silva foi o primeiro a 

manifestar os seus pontos de discórdia, mesmo assim com interrupções de 

Adelino Queirós, que insistia nos seus pontos de vista e salientou que, caso não 

conseguisse contratar dez funcionárias, encerraria a empresa no final do mês que 

corria. 

15. Adelino Queirós sublinhou nas suas declarações que “o dinheiro está a ser mal 

empregue e algum, se calhar roubado”, referindo-se à atribuição de subsídios de 

desemprego. Informou que escrevera ao primeiro-ministro e faria o mesmo ao 

ministro Vieira da Silva, assim como ao Presidente da República e que 

apresentaria ainda queixa ao Procurador-Geral da República na sequência da 

mesma situação. 

16. No final do programa, Fátima Campos Ferreira referiu que recebera uma 

mensagem de correio electrónico do director do Centro de Emprego de 

Guimarães em resposta às alegações de Adelino Queirós, referindo que as 

condições que o empresário propunha às trabalhadoras não eram dignas. A 

resposta do empresário foi a de dizer que o director era mentiroso. 

17. O debate prosseguiu após a intervenção do proprietário da Fio de Cetim com as 

reacções de Carvalho da Silva, do ministro Vieira da Silva, do académico 



 

5 

António Borges e dos empresários Alberto Figueiredo e António Saraiva às 

acusações levantadas pelo empresário. Paralelamente foram sendo introduzidas 

no debate intervenções dos representantes de comissões de trabalhadores e dos 

delegados sindicais de empresas que atravessavam processos de falência, de 

despedimentos colectivos ou de lay-off. 

 

IV. Análise e fundamentação 

 

18. A presença de convidados num programa de debate decorre da aplicação dos 

critérios de selecção dos responsáveis editoriais pela concepção e condução do 

programa, de acordo com o princípio da liberdade e autonomia editoriais que 

assiste à actividade jornalística, com os limites impostos pelo respeito pelo 

pluralismo político, social e cultural, conforme o disposto na alínea c) do n.º 1 

do artigo 9.º da Lei da Televisão. 

19. Assinale-se que as alegações produzidas pelo empresário foram alvo de 

contraditório no programa de debate emitido em directo a 9 de Fevereiro, na 

RTP1, assim como todas as restantes posições assumidas pelos diversos actores 

sociais participantes nessa edição do Prós e Contras. Embora, no caso concreto, 

não fosse assinalado pelo participante qualquer reparo à escolha do painel de 

participantes no debate ou à sua condução, foi possível constatar que existiu da 

parte da moderadora do programa a preocupação em confrontar as polémicas 

declarações do empresário, de modo a obter esclarecimentos mais alargados 

sobre as situações alegadas. 

20. No que se refere ao invocado seguimento da situação da empresa propriedade de 

Adelino Queirós, interveniente no debate Prós e Contras, que o participante 

aponta como ausente dos noticiários da televisão pública, não pode ser tido 

como uma obrigação impreterível do operador, mas antes dependente de 

critérios jornalísticos que levariam ou não ao tratamento jornalístico da situação 

vivida na empresa. 

21. Retira-se das explicações adiantadas pela RTP que essa matéria poderia ter 

interesse informativo, assim se justificando, no dia 11 de Fevereiro de 2009, o 



 

6 

envio de uma equipa de reportagem às instalações da empresa. Todavia, em face 

das explicações fornecidas pelo operador, não se afigura censurável o critério 

editorial seguido de não transmitir qualquer reportagem, até porque se 

desconhece a realidade com que os jornalistas se depararam. 

 

V. Deliberação 

 

Analisada a participação do Deputado Agostinho Lopes, do Partido Comunista 

Português, contra a RTP, face a declaração do dono da empresa “Fio de Cetim” no 

programa Prós e Contras de 9 de Fevereiro de 2009, na qual solicita a “a apreciação do 

comportamento da RTP 1” e “uma informação sobre as razões que a RTP 1 alega para a 

não transmissão de uma reportagem” ulteriormente efectuada nas suas instalações, 

 

O Conselho Regulador da ERC, ao abrigo das suas atribuições e competências, 

estabelecidas nos termos do artigo 7.º, alínea d), artigo 8.º, alínea e), e do artigo 

24.º, n.º3, alínea a), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

Novembro, delibera proceder ao arquivamento da participação, considerando que 

o operador RTP agiu nos limites da sua liberdade e autonomia editoriais e 

respeitando o princípio do contraditório. 

 

Lisboa, 3 de Março de 2010 

 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


