
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

5/RG-TV/2007 
 

 
 
 
 

Queixa de Leonor Pinhão contra o operador televisivo SIC-
Sociedade Independente de Comunicação, SA 

 
 
 
 
 

Lisboa 
 

13 de Dezembro de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 5/RG-TV/2007 

 

Assunto: Queixa de Leonor Pinhão contra o operador televisivo SIC-Sociedade 

Independente de Comunicação, SA 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Maria Leonor Antunes Pinhão, na qualidade de queixosa, e operador televisivo SIC, 

na qualidade de denunciado. 

 

II. Objecto da queixa 

 

Na sua configuração inicial, a queixa apresentada sustenta a denegação, por parte da 

entidade denunciada, do exercício do direito de resposta da queixosa relativamente a um 

conjunto de referências alegadamente atentatórias da sua reputação e boa fama, e 

veiculadas em diversos serviços informativos da SIC e SIC Notícias. 

Complementarmente, imputa-se também à entidade denunciada a invocada 

inobservância – reiterada – de um dever de audição da visada, enquanto parte com 

interesses atendíveis nos factos noticiados.  

 

III. Factos apurados 

 

1. Em 20 de Julho de 2007, o serviço de programas SIC transmitiu, no seu programa 

“Jornal da Noite”, a partir das 20h00, uma entrevista a Ana Maria Salgado.  

 



 

2 

2. A entrevista, conduzida pela jornalista Lúcia Gonçalves, foi previamente gravada, 

tendo a peça constituído tema de abertura do serviço noticioso em causa, com relativo 

destaque. 

 

3. A referida entrevista – cuja divulgação fora, de resto, anunciada e agendada na 

edição da véspera do mesmo serviço noticioso “Jornal da Noite” – veio a ser emitida 

ulteriormente, de forma reiterada, numa base horária, nos programas de informação do 

serviço de programas SIC Notícias, nessa mesma noite e, bem ainda, no dia seguinte, 21 

de Julho de 2007. 

 

4. Na aludida entrevista, Ana Maria Salgado profere diversas declarações e 

acusações – que, segundo a própria, reproduzira no Departamento de Investigação e 

Acção Penal do Porto – dirigidas à sua irmã, Carolina Salgado, e a outras pessoas com 

ela supostamente relacionadas, a propósito do denominado processo ‘Apito Dourado’ 

(aqui se incluindo o alegado ‘apoio’ a Carolina por parte de um membro da equipa de 

investigação da equipa da procuradora Maria José Morgado) e, também, do livro “Eu, 

Carolina”. Afirma, a este propósito, que a versão da obra saída a público é muito 

diferente da original, tendo as alterações sido feitas “para beneficiar alguém, para 

prejudicar alguém, para omitir alguém”, e que Luís Filipe Vieira (presidente do Sport 

Lisboa e Benfica) teria interesse na publicação do livro, “sabendo” ela que Vieira, “e 

também a jornalista, a Leonor Pinhão, apoiaram a Carolina, de certa forma, para que 

o fizesse”. 

 

5. No remate da entrevista, o pivot em funções esclarece que a SIC “falou com a 

família de Ana Salgado, nomeadamente com o Pai e com Carolina Salgado; ambos 

recusaram comentar as declarações que acabámos de ouvir. Contactado pela SIC, o 

presidente do Benfica recusou também prestar qualquer esclarecimento. O mesmo não 

se passou com Maria José Morgado, que saiu em defesa da sua equipa; a 

coordenadora das investigações no processo ‘Apito Dourado’ diz que as pessoas que 

trabalham com ela estão acima de qualquer suspeita, e que não cede a pressões”. A 



 

3 

este respeito, sublinha-se que já no dia anterior, e em directo emitido a partir da cidade 

do Porto, a citada jornalista Lúcia Gonçalves assegurava a natureza “polémica” das 

declarações de Ana Salgado, e acrescentava ter esta dirigido “algumas acusações 

mesmo à Polícia Judiciária, mas ainda não vamos pôr isso no ar pois vamos confrontar 

a Polícia Judiciária com essas declarações, já que a entrevista foi concedida há muito 

pouco tempo”. 

 

6. Em 9 de Agosto de 2007, o serviço de programas SIC Notícias transmitiu, a partir 

das 22h00, no seu programa “Jornal das 10”, uma extensa entrevista, em directo, a Pinto 

da Costa, conduzida pela jornalista Ana Lourenço.  

 

7. Entre outros temas, vários aspectos da vida profissional e pessoal deste dirigente 

desportivo foram abordados ao longo da entrevista, aí se incluindo o seu anterior 

relacionamento com Carolina Salgado e a publicação do livro “Eu, Carolina”, a par do 

encerramento e reabertura das acusações a ele respeitantes no âmbito da investigação 

denominada “Apito Dourado”.  

 

8. Na entrevista, e a este respeito, Pinto da Costa associa claramente o reavivar das 

acusações que sobre ele impendem com a, ou como resultado da, publicação do referido 

livro, proferindo a este preciso respeito declarações várias, descredibilizando a obra e o 

seu conteúdo, por um lado, e procurando descortinar, por outro, os presumíveis 

instigadores da mesma e a sua real autoria. 

 

9. Em quatro momentos distintos da entrevista o citado dirigente desportivo refere-se 

a Leonor Pinhão, ora queixosa:  

 

(i) Sustentando a existência de marcadas diferenças entre duas supostas versões do 

livro “Eu, Carolina” (a divulgada ao público e aquela que seria a original), afirma a este 

propósito: “Aliás, a escritora – a primeira escritora, que, depois, a segunda é a Leonor 

Pinhão, que é que fez as rectificações –, a primeira escritora, já o disse – até no 



 

4 

Ministério Público segundo veio no jornal –, que o livro que sai cá para fora não é o 

livro que ela escreveu. Há coisas que são tiradas, há coisas que são postas, há coisas 

que são modificadas na edição que realmente sai cá para fora. E vi declarações da 

escritora que disse, claramente, que se retirou daquilo, que estava aborrecida, porque 

tinha verificado que foi ludibriada, porque não tinha percebido as intenções que 

estavam no livro”. […];  

 

(ii) Mais adiante, a propósito da forma como teria tido origem a publicação do livro 

em causa, assevera: “(…) sei que houve contactos no Porto com várias editoras para 

fazer o livro. E quem a levou – porque ela [Carolina Salgado] tinha tido contactos com 

o Sr. Luís Filipe (...) –, quando o Sr.  Luís Filipe Vieira diz, é que a manda [Carolina 

Salgado] com a Leonor Pinhão apresentar-se à D. Quixote. E a D. Quixote, que não 

quis, foi uma tal Dr.ª Teresa Coelho que falou para Espanha, e então tiveram que 

garantir, tiveram que garantir a compra de determinados livros para eles publicarem 

(…)”;  

 

(iii) Por outro lado, e apesar de negar a existência de contactos entre si e Ana Maria 

Salgado, ou com a restante família, desde a sua separação de Carolina, e após afirmar 

que esta o “roubou”, sustenta que “um dia o Dr. Lourenço Pinto me telefonou a dizer 

que tinha sido contactado por [Ana Maria Salgado], que tinha em seu poder objectos 

que eram meus, que a Carolina tinha posto à guarda em sua casa, e que ela não os 

queria ter porque achava que não os devia ter porque estava realmente indevidamente 

com coisas minhas (...). E, disse ela [Ana Maria Salgado], disse ela, que recebeu das 

mãos da Leonor Pinhão um quadro que a Carolina tinha dado, ou vendido, ao Luís 

Filipe Vieira, e restituiu-me esse quadro, através do Dr. Lourenço Pinto.”;   

 

(iv) E, um pouco mais adiante: “Agora, repito: o livro só nasce por ameaça desse 

Dr. Dantas [advogado de Carolina Salgado] e porque ninguém lhe aceitava fazer o 

livro, foi-lhe aceite porque, na D. Quixote, o Sr. Vieira e a Leonor Pinhão garantiram… 



 

5 

aliás, há um pormenor engraçado...” [interrupção da jornalista Ana Lourenço para 

aparte, não tendo o assunto sido subsequentemente retomado no resto da entrevista]. 

 

10. Excertos da referida entrevista são difundidos no dia seguinte, 10 de Agosto de 

2007, nos serviços informativos “Jornal das 13h” e “Jornal da Noite” da SIC, numa 

peça noticiosa que de igual modo integra imagens documentando a chegada de Pinto da 

Costa aos estúdios e os respectivos preparativos para a entrevista, e onde comentários 

em voz off inseridos na peça noticiosa pretendem sintetizar o teor da dita entrevista; em 

simultâneo, vários oráculos vão sendo sucessivamente exibidos no ecrã, com os 

seguintes dizeres: “Apito Dourado serve para desviar atenções”; “Filipe Vieira e 

Leonor Pinhão por detrás do livro [de Carolina Salgado]”; “Carolina Salgado não tem 

credibilidade” “Ela roubou-me” “Se divulgasse documentos que tenho, era uma 

bomba” . 

 

11. Em 15 de Agosto de 2007, o Jornal da Noite (20h00) da SIC, através do jornalista 

Paulo Camacho, dedica a sua abertura à existência e divulgação de um documento 

anónimo, cujas páginas ostentam o timbre da (Directoria Nacional da) Polícia 

Judiciária, e que pretende ser a “cópia de comunicação” dirigida ao Sr. Procurador 

Geral da República por um suposto “conjunto de funcionários de investigação” daquela 

instituição. 

 

12. Parte da aludida peça noticiosa é dedicada à leitura, acompanhada em simultâneo 

da respectiva transcrição no ecrã, de passagens várias do documento, onde 

designadamente se questiona a parcialidade na condução das investigações relativas ao 

denominado processo ‘Apito Dourado’, sendo formuladas acusações várias a Luís Filipe 

Vieira, ao Dr. Carlos Teixeira (e à sua equipa de investigação), a Maria José Morgado e 

a seu marido Saldanha Sanches e, também, a Leonor Pinhão, ora queixosa. Com efeito, 

e relativamente a esta última, afirma-se, a dado passo: “Durante esta fase do processo 

circulou muito dinheiro com proveniência do Sr. Luís [Filipe] Vieira e com diversos 

destinos. // A D. Carolina tem sido um dos seus destinos preferidos, tendo o seu último 



 

6 

recebimento sido efectuado pelas mãos “sujas” da Sr.ª Leonor Pinhão. // Esta 

entregou-lhe cinquenta mil euros com a indicação de que não os depositasse em 

Portugal. (…) // Outro dos destinos do dinheiro do Sr. Luís foi o pai da D. Carolina”. 

(…) 

 

13. Em 20 de Agosto de 2007 deu entrada na ERC uma queixa datada de 16 de 

Agosto de 2007, subscrita por Leonor Pinhão, com o objecto supra identificado (v. II). 

 

14. O conteúdo da queixa foi notificado, em 23 de Agosto de 2007, à entidade 

denunciada, para exercício do contraditório – conforme, aliás, o determinado no n.º 2 do 

artigo 56.º dos Estatutos da ERC (aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, e 

publicados em anexo a esta) –, solicitando-se, do mesmo passo, a remessa de gravações 

relativas aos programas identificados na queixa em apreço. 

 

15. Em resposta à queixa assim apresentada, deu entrada na ERC, em 29 de Agosto 

de 2007, um documento subscrito por Ricardo Costa, na qualidade de Director da SIC 

Notícias e Director-Adjunto de Informação da SIC (v. infra, V).  

 

16. Tendo em conta a retractação inequivocamente assumida pela denunciada na 

resposta referida no ponto anterior e, bem ainda, a ampla divulgação que a mesma 

obteve, em devido tempo, junto de diversos órgãos de comunicação social, entendeu o 

Conselho Regulador da ERC indagar junto da queixosa, por ofício de 11 de Setembro 

de 2007, a sua eventual concordância com o encerramento do processo entretanto 

iniciado. 

 

17. Por carta datada de 17 de Setembro de 2007, manifestou a queixosa vontade de 

prosseguir o procedimento de queixa entretanto iniciado. 

  

18. Por ofício de 19 de Setembro, a ERC comunicou à denunciada o desejo expresso 

pela queixosa de dar continuidade ao processo em causa, e reiterou o pedido já 



 

7 

oportunamente expresso (supra, III.14), mas entretanto não satisfeito, de remessa das 

gravações dos programas identificados no âmbito da queixa (supra, II e III.1, 3, 6, 10 e 

11). 

 

19. Em resposta ao pedido formulado, deu entrada na ERC, em 26 de Setembro de 

2007, ofício do operador SIC contendo em anexo aquelas que seriam as gravações 

controvertidas. 

 

20. Analisadas as gravações em causa, constatou-se, porém, a insuficiência das 

mesmas, posto que apenas incluíam um dos programas questionados pela queixosa, pelo 

que foi a denunciada de novo notificada, em 22 de Outubro, para suprir a deficiência 

apontada, o que veio finalmente a ocorrer em 5 de Novembro de 2007.  

 

IV. Argumentação da queixosa 

 

Alega a queixosa, em síntese, ter sido objecto de frequentes referências grosseiras e 

caluniosas proferidas no decurso da transmissão, aliás reiterada, das entrevistas e 

serviços noticiosos transmitidos pelos serviços de programas SIC e SIC Notícias, 

afirmando, ainda, que estes constituíram “veículos de uma escalada difamatória” contra 

a sua pessoa, “sem que nunca [a] tenham querido ou tentado ouvir sobre as grosseiras 

acusações de que [foi] alvo”. 

 

A queixa vertente, além de se reportar à inobservância de um dever de audição da 

queixosa, enquanto parte com interesses atendíveis nos factos noticiados, envolve ainda 

a denegação do direito de resposta intentado pela visada por carta recepcionada pelo 

operador denunciado em 17 de Agosto, sendo este direito, por sua vez, independente do 

procedimento criminal pelo facto das emissões bem como do direito à indemnização 

pelos danos por elas porventura causados. 

 

 



 

8 

V. Defesa do denunciado 

 

Em resposta à queixa notificada, o operador denunciado informou ter sido satisfeito o 

direito de resposta exercitado por Leonor Pinhão naquela data (i.e., no mesmo dia em 

que ocorreu a interpelação do operador em causa, para esse efeito), tendo a transmissão 

do respectivo texto sido efectivada “no Jornal da Noite da SIC e em todos os noticiários 

da noite da SIC Notícias” e, bem ainda, no dia seguinte, “em todos os jornais da SIC 

Notícias entre a 01h00 (uma da manhã) e as 19 horas, inclusive, bem como no Primeiro 

Jornal da SIC”, por aqui concluindo o operador televisivo em questão que “o direito de 

resposta foi cumprido com a máxima rapidez e extensão possível e dando ao assunto 

um relevo semelhante aos factos que motivaram a queixa”.  

 

Mais se afirmava ter sido dirigido a Leonor Pinhão um pedido de desculpas pelo 

sucedido, mediante contacto telefónico com ela estabelecido, ainda em 17 de Agosto, 

pelo próprio signatário, Ricardo Costa, na qualidade de representante das direcções de 

informação dos serviços de programas em causa, tendo de igual modo sido assegurada a 

remessa das cópias das emissões solicitadas pela queixosa. 

 

Sublinhava-se, ainda, ter o próprio “[n]esse mesmo dia envi[ado] um e-mail a toda a 

redacção dizendo que o erro cometido pela SIC não tinha desculpa e que não podia ser 

repetido em nenhuma circunstância”, e que “[e]sse e-mail interno acabou por ser 

noticiado em alguns jornais”. 

 

Na referida missiva, “[a] SIC assume integralmente, e sem rodeios, que errou em 

todo este processo”, reconhecendo que “tive[ram] mais atenção a outras pessoas que 

podiam ser postas em causa pelas declarações de Ana Maria Salgado e Jorge Nuno 

Pinto da Costa (Procuradores da República e entidades policiais e dirigentes de outros 

clubes nomeadamente) do que a Leonor Pinhão. Ou seja, o direito de contraditório foi 

dado a várias pessoas postas em causa nas várias declarações, mas não o fizemos em 

relação a Leonor Pinhão.” A missiva encerra com um pedido de desculpa face ao 



 

9 

verificado e a afirmação de haverem sido entretanto tomadas “as medidas internas 

necessárias a que um erro destes não se repita”. 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

O teor da queixa apresentada convoca necessariamente três vectores essenciais à sua 

correcta apreciação, a saber: (i) o eventual reconhecimento de um direito de resposta da 

ora queixosa e, em caso afirmativo, a efectiva satisfação desse direito; (ii) a 

responsabilidade civil e criminal susceptível de se extrair das diversas declarações 

formuladas e reproduzidas nas peças noticiosas acima referenciadas; e (iii) o desrespeito 

de regras ético-jurídicas exigíveis em sede de rigor informativo, maxime em resultado 

da (alegada) inobservância do princípio do contraditório aplicável ao caso em presença. 

 

1. Nos termos constitucionais e legais, é reconhecido o direito de resposta nos 

serviços de programas televisivos a “qualquer pessoa singular ... que neles tiver sido 

objecto de referências, ainda que indirectas, que possam afectar a sua reputação ou 

bom nome” (art. 65.º, n.º 1, da Lei n.º 27/2007, de 30 de Julho – Lei da Televisão).  

 

À data da apresentação da queixa, um dos fundamentos em que a mesma assentava 

consistia, precisamente, na alegada denegação do exercício desse direito, sendo contudo 

certo que o mesmo foi entretanto reconhecido e prontamente viabilizado por parte do 

operador televisivo denunciado. E sendo-o em moldes considerados pela própria titular 

do direito como satisfatórios, como resulta expresso da leitura do ponto 1 da sua missiva 

de 17 de Setembro (supra, III.18), onde afirma: “[p]elo facto de a direcção de 

informação dos dois canais ter posto no ar e on-line o texto do meu pedido de “direito 

de resposta”, não me sinto ressarcida dos danos causados e que são do vosso 

conhecimento. A SIC e a SIC Notícias ao emitirem o meu direito de resposta mais não 

fizeram do que cumprir a Lei, o que não deve ser motivo de agradecimento numa 

sociedade civilizada” . 

 



 

10 

Isto dito, cabe assinalar que, conquanto o direito de resposta já integrasse a esfera 

jurídica da queixosa à data da formulação da queixa (16 de Agosto de 2007: supra, 

III.14), certo é que, em rigor, o mesmo não havia sido ainda exercitado pela sua titular 

(cf. os termos dos arts. 66.º, n.º 1, e 67.º, n.ºs 1 e 3, da Lei de Televisão), não cabendo, 

pois, a esta invocar, com propriedade, a denegação de tal direito, por parte do 

denunciado. 

 

De todo o modo, e uma vez satisfeito o direito de resposta em conformidade com os 

ditames legais, cabe concluir que, quanto a esta precisa matéria, a queixa formulada 

padece de fundamento atendível. 

 

2. Por outro lado, e consoante se retira do exame do leque de atribuições e 

competências da ERC, não cabe também a esta entidade administrativa independente, 

mas apenas aos tribunais, aquilatar, no caso vertente, da verdade ou falsidade material 

das imputações feitas, a vários títulos, à pessoa da queixosa, nem tão pouco – e também 

em resultado disso – apurar a responsabilidade civil e/ou criminal que daí possa 

eventualmente vir a extrair-se. 

 

Ainda assim, mister é sublinhar que um correcto desempenho de tal tarefa sempre se 

há-de suportar, ao menos em parte, na normação relativa à actividade televisiva, 

atendendo, por um lado, ao facto de os programas haverem sido transmitidos num 

período temporal que abrange a vigência sucessiva de duas leis de televisão distintas 

(assim, a Lei n.º 32/2003, de 22 de Agosto, aplicável à entrevista a Ana Maria Salgado, 

difundida em 20 e 21 de Julho de 2007; e a Lei n.º 27/2007, de 30 de Julho, já em vigor 

à data da exibição dos restantes programas ora questionados), e, por outro lado, à 

circunstância de, consoante os casos, as referências em exame terem sido veiculadas em 

directo ou, pelo contrário, no âmbito de uma emissão previamente gravada. 

 

Sublinhe-se, a este propósito, o facto de a lei de televisão vigente manter intocado o 

princípio genérico já consagrado na legislação pretérita, em sede de responsabilidade 



 

11 

civil, ao determinar que “[o]s operadores de televisão respondem solidariamente com 

os responsáveis pela transmissão de programas previamente gravados, com excepção 

dos transmitidos ao abrigo do direito de antena” (arts.70.º, n.º 2, da LTV 2007, e 64.º, 

n.º 2, da LTV 2003). 

 

Já em sede de responsabilidade penal, contudo, a Lei de Televisão de 2007 comporta 

uma solução inovadora face à sua precedente, ao preceituar que “[t]ratando-se de 

declarações correctamente reproduzidas ou de intervenções de opinião, prestadas por 

pessoas devidamente identificadas, só estas podem ser responsabilizadas, salvo quando 

o seu teor constitua incitamento ao ódio racial, religioso, político ou gerado pela cor, 

origem étnica ou nacional, pelo sexo ou pela orientação sexual, ou à prática de um 

crime, e a sua transmissão não possa ser justificada por critérios jornalísticos” (v. o 

art. 71.º, n.º 4, da LTV 2007, preceito inequivocamente inspirado nos n.ºs 4 e 5 do 

artigo 31.º da Lei de Imprensa – Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro).    

 

3. No âmbito das exigências próprias do rigor informativo, cuja apreciação é já da 

estrita responsabilidade da ERC, parece óbvio que não possam ser valoradas da mesma 

forma, por exemplo, as afirmações proferidas por Ana Maria Salgado, no âmbito de 

uma entrevista previamente gravada, e as veiculadas por Pinto da Costa, em directo, por 

não ser exigível neste último caso ao operador televisivo antever o teor que as mesmas 

em concreto aí viriam a revestir (cf. supra). Nessa medida, não seria também possível 

ao operador televisivo atender, aí, à regra primacial vertida no Código Deontológico dos 

Jornalistas de 1993 que estipula que “os factos devem ser comprovados, ouvindo as 

partes com interesses atendíveis no caso”. 

 

Idêntica conclusão já não se retira, contudo, da ulterior difusão, nos jornais 

noticiosos de um dos serviços de programas explorados pelo operador em causa, de 

excertos dessa mesma entrevista a Pinto da Costa, sem que, pelo menos, e 

concomitantemente, tivesse sido entretanto assegurada à visada a oportunidade de expor 



 

12 

o seu ponto de vista ou verdade pessoal ou de se defender das graves insinuações e 

acusações de que foi objecto. 

 

E o mesmo se diga, até por maioria de razão, relativamente à entrevista feita a Ana 

Maria Salgado, pois que a circunstância de a mesma constar de um suporte gravado 

postularia, desde logo, no rigoroso cumprimento das regras aplicáveis à ética 

jornalística e ao próprio rigor informativo, a audição da visada previamente à sua 

difusão pública, além da óbvia possibilidade de esta se pronunciar sobre essa entrevista 

em cada uma das vezes em que extractos ou referências à mesma vieram a ser 

ulteriormente reexibidas em variados serviços informativos explorados pelo operador 

televisivo SIC. 

 

Similar raciocínio valendo, com as necessárias adaptações, quanto ao “Jornal da 

Noite” que noticiou como tema de abertura a existência de um documento anónimo 

contendo referências gravosas feitas à pessoa de Leonor Pinhão (supra, III.11-12), uma 

vez mais sem qualquer preocupação em auscultar previamente a visada, enquanto 

pessoa com evidentes interesses atendíveis nos “factos” noticiados. 

 

4. É certo que o operador televisivo SIC veio mais tarde a assumir, de forma plena e 

incondicional, as falhas verificadas no âmbito das peças noticiosas acima identificadas 

(supra, pontos III.15 e V). Fê-lo primeiro perante a própria queixosa, e, mais tarde, 

perante a ERC, embora sem ir além deste universo privado de interlocutores, abdicando 

assim de conferir a esse mesmo gesto um alcance público desejavelmente equiparável 

ao das peças noticiosas que lhe deram motivo (sem embargo de se assinalar o facto de  

alguns órgãos de comunicação social terem conferido certa projecção à retractação 

assim ocorrida). 

 

Ainda assim, tal assunção voluntária de responsabilidades não é apta a elidir as 

acções e omissões assacáveis neste contexto ao operador SIC, porque atentatórias de um 



 

13 

elementar e indeclinável dever de respeito pelas regras ético-jurídicas exigíveis em sede 

de rigor informativo.  

 

Para mais, atendendo à forma agravada por que elas vieram, concretamente, a operar-

se.  

 

E sendo particularmente incompreensível, para além de injustificável, que a ora 

queixosa tenha sido a única das várias pessoas e entidades visadas a quem não terá sido 

assegurado o contraditório, por parte do operador televisivo SIC.  

 

Não sendo despiciendo observar-se, ainda, a amplificação pública extrema que tais 

referências certamente não deixaram de obter, por força da sua clara associação a 

matérias e a protagonistas dotados de inusitada importância para sectores significativos 

da sociedade portuguesa contemporânea. 

 

VII. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa apresentada por Leonor Pinhão contra o operador 

televisivo SIC, sustentando a denegação do exercício de um direito de resposta relativo 

a um conjunto de referências alegadamente atentatórias da sua reputação e boa fama, 

veiculadas em diversos serviços informativos da SIC e SIC Notícias, e denunciando, 

ainda, a invocada inobservância – reiterada – de um dever de audição da queixosa, 

enquanto parte visada pelas ditas referências, o Conselho Regulador da ERC: 

 

1 – Considera procedente a queixa formulada, na parte em que a queixosa imputa ao 

operador denunciado, no caso vertente, o desrespeito por regras ético-jurídicas exigíveis 

em sede de rigor informativo e, especificamente, as constantes dos artigos 34.º, n.ºs 1, 

alínea b), e 5, da Lei de Televisão, 14.º, alínea a), do Estatuto dos Jornalistas, e do ponto 

1 do Código Deontológico dos Jornalistas;  



 

14 

2 – Regista o pleno e incondicional reconhecimento assumido pelo próprio operador 

quanto às responsabilidades que lhe devem ser assacadas a esse respeito; 

3 – Sublinha, em qualquer caso, que essa assunção voluntária de responsabilidades 

não diminui a gravidade do desrespeito dos princípios ético-jurídicos a que se deve 

sujeitar a actividade jornalística, atendendo em particular à forma continuada, reiterada 

e exponenciada por que ele teve lugar;  

4 – Toma devida nota da garantia assumida pelo operador televisivo denunciado, no 

sentido de terem sido tomadas “as medidas internas necessárias a [garantir] que um 

erro destes não se repita”, facto que, associado à retractação feita pela SIC, justifica que 

o teor da presente deliberação seja menos severo quanto à censurabilidade dos factos 

ocorridos; 

5 – Sublinha que pertence em exclusivo ao foro judicial o apuramento de eventuais 

ilícitos de natureza criminal ou cível que possam vir a extrair-se dos factos apreciados 

no presente caso. 

 

Lisboa, 13 de Dezembro de 2007 

 

 
O Conselho Regulador da ERC 

 
José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 

 


