
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

3/CONT-I/2008 
 

 
 
 
 

Queixa do Hospital Amato Lusitano contra o jornal “Povo da 
Beira” 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

25 de Março de 2008



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 3/CONT-I/2008 

 

Assunto: Queixa do Hospital Amato Lusitano contra o jornal “Povo da Beira” 

 

 

I. Identificação das partes 

 

O Hospital Amato Lusitano, Castelo Branco, representado pelo respectivo Presidente do 

Conselho de Administração, como Queixoso, e o jornal “Povo da Beira”, com sede no 

concelho de Castelo Branco, na qualidade de Denunciado. 

 

II. Objecto da queixa 

 

A queixa tem por objecto o alegado incumprimento de deveres éticos e jurídicos que 

regem a actividade jornalística, por parte do Denunciado, relativamente a uma notícia 

publicada na edição do “Povo da Beira” de 16 de Outubro de 2007. 

 

III. Factos apurados 

 

1. A edição de 16 de Outubro de 2007 do jornal “Povo da Beira” (doravante, “PB”), de 

periodicidade semanal, contém, na página 5, uma notícia intitulada “Viva a 

produtividade”.  

2. O texto em causa relata que uma utente, cuja identidade não é revelada, recebeu, em 2 

de Outubro de 2007, uma carta do hospital a anunciar que a sua consulta, marcada para 

3 de Março de 2005, havia sido adiada para o dia 12 de Outubro de 2007. A utente, 

embora tenha comparecido no hospital na data e à hora marcada, apenas teve a sua 

consulta três horas mais tarde.  



 

2 

 

3. O texto, embora incluído numa secção dedicada a peças noticiosas, tem um pendor 

fortemente opinativo, que se evidencia, desde logo, no título (“Viva a produtividade”), 

bem como no primeiro e último parágrafos. No primeiro parágrafo, o autor da notícia 

alude a “estudos recentes que apontam para um alegado aumento de produtividade e 

redução de despesas”, de modo a contrapor a tais conclusões o relato do caso que é feito 

nos dois parágrafos seguintes. Enquanto o segundo e terceiro parágrafos contêm uma 

mera descrição fáctica, no último parágrafo, o texto retoma um registo marcadamente 

opinativo, encerrando com a exclamação “Palavras para quê!”   

 

4. Tanto quanto se pode concluir, a partir da leitura da notícia, a única fonte consultada 

terá sido a própria utente cuja experiência é relatada. 

 

5. Na edição seguinte do PB, de 23 de Outubro de 2007, foi publicada, na página 5, uma 

notícia intitulada «HAL explica “erro administrativo”», em que se relata que o 

Presidente do Conselho de Administração do Hospital Amato Lusitano, na sequência da 

notícia publicada na edição de 16 de Outubro de 2007, telefonou pessoalmente à utente 

cuja experiência foi relatada naquela peça, a explicar que a situação se deveu a erro 

administrativo.  

 

IV. Argumentação do Queixoso 

 

O Queixoso, por meio de queixa dirigida ao Conselho Regulador da ERC, a qual deu 

entrada em 26 de Novembro de 2007, argumenta o seguinte, em súmula:  

i. Os factos relatados na notícia publicada na edição de 16 de Outubro de 

2007 do PB não correspondem à verdade; 

ii. A utente tinha consulta marcada para o dia 19 de Outubro de 2007, tendo 

havido necessidade de a antecipar para o dia 12 desse mês. Contudo, por 

lapso dos serviços, a data constante da carta é 3 de Março de 2005, a qual 

corresponde à data de uma consulta à qual a utente não compareceu; 



 

3 

iii. A utente em causa é jornalista do PB e o texto foi publicado com o seu 

assentimento, embora soubesse que o seu teor não correspondia à 

verdade; 

iv. De acordo com o Estatuto do Jornalista e com o Código Deontológico do 

Jornalista, é dever fundamental do jornalista o exercício da sua 

actividade profissional com respeito pela ética profissional, informando 

com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando 

claramente os factos da opinião, devendo o jornalista promover a 

rectificação das notícias que se revelarem inexactas ou inverídicas. Estes 

deveres acham-se, no caso vertente, incumpridos. 

O Queixoso requer a intervenção do Conselho Regulador da ERC. 

 

V. Defesa do Denunciado 

 

Notificado, nos termos legais, para deduzir oposição à queixa, o Denunciado veio dizer 

o seguinte, em síntese: 

i. A notícia publicada na edição de 16 de Outubro de 2007 do PB relata factos 

verídicos; 

ii. Na edição seguinte do PB, publicada a 23 de Outubro de 2007, foi noticiada a 

posição assumida pelo Recorrente; 

iii. O Recorrido nada mais fez para além de cumprir o seu dever de informar, 

dado que, mesmo tendo-se tratado de um erro administrativo, não deixa de constituir um 

facto de interesse público. 

O Denunciado requer, em consequência, o arquivamento do recurso.  

 

VI. Normas aplicáveis 

 

As normas aplicáveis ao caso vertente são as previstas no artigo 14.º, n.º 1, alíneas a) e 

e), do Estatuto do Jornalista (doravante, EstJor), aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de 

Janeiro, alterada pela Lei n.º 64/2007, de 6 de Novembro, no ponto 1.º do Código 



 

4 

Deontológico do Jornalista, em conjugação com o disposto na artigos 7.º, alíneas b) e 

d), 24.º, n.º 3, alínea a), e 63.º dos Estatutos da ERC (doravante, “EstERC”), adoptados 

pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro.   

 

VII. Análise e fundamentação 

 

1. Dos requisitos procedimentais 

 

A ERC é competente. As partes são legítimas. Foram cumpridos os prazos legais. Não 

há questões prévias a conhecer. 

 

2. Fundamentação 

 

1. Importa referir que o Queixoso, querendo, teria ao seu dispor os mecanismos do 

direito de resposta ou de rectificação para reagir, respectivamente, a referências que 

pudessem afectar a sua reputação e boa fama ou simplesmente inverídicas ou erróneas, 

nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa (Lei n.º 2/1999, de 13 de Janeiro, na 

versão dada pela Lei n.º 18/ 2003, de 11 de Junho). Porém, informado pela ERC 

relativamente ao conteúdo destes direitos, declarou expressamente não pretender 

exercer qualquer deles. Assim, impõe-se uma análise do conteúdo do escrito, inserido 

na secção “Castelo Branco” da edição de 16 de Outubro de 2007 do PB, intitulado 

“Viva a produtividade”, com vista a averiguar da respectiva compatibilidade com as 

normas que regem a actividade dos jornalistas. 

 

2. Analisando o texto verifica-se, desde logo, que o título “Viva a produtividade” sugere 

tratar-se de um texto de opinião. Contudo, prosseguindo a leitura, verifica-se que se 

trata de um texto que, pretendendo ser noticioso, mistura apresentação e interpretação 

de factos com comentários pessoais do seu autor, patentes na frase final “Mais palavras 

para quê?”. Acresce que não só não existe qualquer marca formal que o assinale como 



 

5 

um texto de opinião, como os restantes textos que integram a secção assumem um estilo 

discursivo estritamente factual.  

 

3. Relativamente a tal contaminação de um relato, aparentemente factual, por 

expressões marcadamente opinativas, o EstJor dispõe, no seu artigo 14.º, n.º 1, alínea a), 

que constitui dever fundamental do jornalista “[i]nformar com rigor e isenção, 

rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião”. No 

mesmo sentido, estabelece o ponto 1.º do Código Deontológico do Jornalista que “[o] 

jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. 

Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. 

A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.”  

 

4. Além de impor uma separação clara entre factos e opinião, o rigor informativo 

implica, para o jornalista, o dever de audição das partes conflituais e interesses 

atendíveis, conferindo-lhes igual relevância. Nos termos da alínea e), do n.º 1, do artigo 

14.º do EstJor, constitui dever fundamental do jornalista “[p]rocurar a diversificação das 

suas fontes de informação e ouvir as partes com interesses atendíveis nos casos de que 

se ocupem”. Ora, o Hospital Amato Lusitano, directamente visado na notícia, não foi 

ouvido aquando da sua elaboração. A publicação da sua posição na edição seguinte do 

PB, embora louvável, não anula o incumprimento, por parte do jornal, do dever de ouvir 

as partes com interesses atendíveis.  

 

VIII. Deliberação  

 

Tendo apreciado a Queixa do Hospital Amato Lusitano contra o jornal “Povo da Beira”, 

por alegado incumprimento de deveres éticos e deontológicos que regem a actividade 

jornalística, em resultado da notícia publicada na edição de 16 de Outubro de 2007, o 

Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências de regulação 

constantes dos artigos 7.º, alíneas b) e d), 24.º, n.º 3, alínea a), e 63.º dos Estatutos da 

ERC, adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, delibera: 



 

6 

 

1. Reconhecer como procedente a queixa, na parte em que o Queixoso imputa ao 

Denunciado, no caso vertente, o desrespeito por regras ético-jurídicas exigíveis em sede 

de rigor informativo e, especificamente, as constantes dos artigos 14.º, n.º 1.º, alínea a), 

do Estatuto dos Jornalistas, e do ponto 1 do Código Deontológico do Jornalista; 

2. Instar o jornal a assegurar, doravante, a estrita observância das exigências 

aplicáveis em sede de rigor informativo. 

 

Lisboa, 25 de Março de 2008 

 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 

 


