
 
 

Conselho Regulador da  
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

33/CONT-TV/2009 
 

 
 
 
 

Reclamação de Paulo Bernaschina contra o serviço de programas 
RTP-N 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

14 de Outubro de 2009



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 33/CONT-TV/2009 

 

Assunto: Reclamação de Paulo Bernaschina contra o serviço de programas RTP-N 

 

 

I. A denúncia 

 

1. Em 4 de Agosto de 2008, deu entrada na ERC, por via electrónica, uma exposição 

subscrita por Paulo Bernaschina, denunciando a alegada inobservância de regras 

exigíveis em matéria de rigor informativo, a propósito de uma reportagem sobre 

Domenico Vandelli exibida pela RTP N no âmbito do programa “4 x Ciência”, em 28 e 

29 de Julho. 

Em particular, insurge-se o autor da denúncia contra a circunstância de a reportagem em 

causa haver incluído imagens, “não identificadas”, do Gabinete de Curiosidades de 

Domenico Vandelli (Transnatural), projecto expositivo inaugurado em Novembro de 

2007 no Museu Botânico da Universidade de Coimbra, e comissariado pelo ora 

denunciante em conjunto com Paulo Cunha e Silva. 

2. Tais imagens foram recolhidas por uma equipa de reportagem da RTP, por ocasião de 

uma visita à referida exposição efectuada em Fevereiro do ano transacto, e conduzida 

pelo próprio denunciante, o qual terá mesmo fornecido à jornalista Sandra Inês Cruz 

informações detalhadas sobre o evento em questão, incluindo documentação tida por 

pertinente. 

3. Em 28 de Julho de 2008, a jornalista citada endereçou uma missiva ao ora 

denunciante, por via electrónica, agradecendo-lhe “a amabilidade e apoio [deste] na 

realização da reportagem sobre Vandelli”, e informando-o de que esta iria ser exibida 

nessa mesma data e, também, no dia seguinte. 

4. Em 30 de Julho de 2008, também por via electrónica, o ora denunciante remeteu à 

jornalista da RTP N uma missiva, em que afirmava ter visionado imagens da exposição 

Gabinete de Curiosidades de Domenico Vandelli no programa “4xCiência”, e 



 

2 

 

manifestava a sua surpresa pela omissão de qualquer referência ao “título”, “autoria”, 

“instituições parceiras” e “itinerância” da dita exposição. Ora, e na medida em que 

“toda esta informação [fora pelo próprio] prestada à equipa da RTP aquando da 

captação das imagens que integram a peça emitida”, entendeu dever solicitar à 

jornalista, “com toda a urgência”, uma “explicação para tal falha”, qualificada pelo 

próprio como “grave” (o destaque é o do original). 

5. Na mesma data, a jornalista respondeu à missiva do ora denunciante, tendo este 

considerado como “manifestamente insuficientes” as explicações a si endereçadas. 

6. Sendo esse o motivo porque entendeu formular a presente denúncia perante a ERC, 

na qual vem aditar à já apontada “total omissão a qualquer informação relativa ao 

projecto expositivo, nomeadamente Título e Autoria”, as seguintes motivações: 

(i) a circunstância de “as imagens captadas em Fevereiro [pela RTP] para 

integrarem reportagem em programa sobre Lineu [serem] exibidas em Julho 

num programa sobre Vandelli”;  

(ii) a “apropriação indevida [no e pelo referido programa] do conceito 

Transnatural”, enquanto “ideia que baliza todo o trabalho desenvolvido ao 

longo deste meu projecto, composto por três módulos – Transnatura, Missão 

Botânica – Transnatura, Gabinete de Curiosidades de Domenico Vandelli 

(Transnatural) –, e que versa sobre a história natural desde a sua génese até à 

nossa contemporaneidade”, tornando-se, pois, “incompreensível a conjugação 

de inexactidões/omissões no programa 4X Ciência tendo em conta o facto de 

que a própria RTP é entidade parceira neste projecto expositivo, conforme 

Spot publicitário” junto à sua missiva; e  

(iii) a existência de “imprecisão na informação veiculada na reportagem sobre 

Vandelli do programa 4x Ciência”, ao sugerir que “o Herbário de Vandelli 

pertence à Universidade de Lisboa / Museu Nacional de História Natural e 

não à Universidade de Coimbra, como parece fazer crer a reportagem”, e que 

“existe uma inscrição evocativa de Domenico Vandelli, colocada no quadrado 

central do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, em 1991”.  



 

3 

 

7. O conteúdo da referida denúncia foi oportunamente notificado à RTP-N, com vista a 

assegurar por parte desta o exercício do seu direito ao contraditório, o que veio 

efectivamente a suceder, por ofício de 9 de Setembro de 2008. 

 

II. Apreciação 

 

8. A título preliminar, cumprirá assinalar dois aspectos que conferem à presente 

denúncia um cunho muito característico: 

Assim, e por um lado, a denúncia em causa aparenta ser subscrita por ambos os 

comissários da exposição supra identificada (no remate da mesma pode ler-se “Com os 

melhores cumprimentos Os Comissários Paulo Bernarschina Paulo Cunha e Silva”), 

embora nada pareça permitir supor a intervenção deste último na sua formalização: com 

efeito, não só os contactos previamente estabelecidos com a RTPN são sempre feitos 

por Paulo Bernaschina, em nome individual, como também a própria denúncia é toda 

ela redigida, sempre, na primeira pessoa – na pessoa do ora denunciante. 

Por outro lado, é notória – e, em certa medida, elucidativa – a diferença de enfoque 

conferido por parte do ora denunciante quanto à reacção por ele inicialmente endereçada 

à RTPN (exclusivamente centrada, então, na omissão de referências à exposição) e 

naquela que veio a apresentar junto da ERC (a que adiciona entretanto outras razões de 

queixa). 

9. Analisada a documentação e ponderados os argumentos aduzidos pelas partes no 

presente diferendo, é manifesto não assistir razão ao autor da denúncia, quer quanto 

àquela que parece constituir a sua motivação central (a supracitada omissão de qualquer 

referência à exposição do Museu Botânico da Universidade de Coimbra), quer quanto 

aos demais aspectos por si ulteriormente evocados, apenas e tão só, reitera-se, perante a 

ERC, e não já perante o operador televisivo RTP. 

9.1. O programa “4xCiência” tem por objecto o debate, numa base semanal, de 

questões de índole científica, entre intervenientes que aí regularmente 

asseguram presença.  

A emissão do programa assegurada pela RTP N na noite de 28 de Julho de 

2008 e na madrugada do dia seguinte – e que contou com as participações do 



 

4 

 

matemático Nuno Crato, da directora do Museu Botânico de Coimbra, Helena 

Freitas, e do historiador José Luis Cardoso – incluiu uma breve reportagem 

dedicada a Domenico Vandelli, naturalista italiano de renome que exerceu a 

sua actividade no nosso País a partir da segunda metade do século XVIII.  

É manifesto que a reportagem em causa - como, aliás, o programa na sua 

integralidade – teve por objecto a evocação de Vandelli e da sua obra, e não já 

assegurar a cobertura jornalística da exposição que esteve patente no Museu 

Botânico de Coimbra.  

Nesse contexto, natural é, pois, que na peça em causa tenham ido incluídos 

extractos da referida exposição. 

Em tal enquadramento, é evidente que, de um ponto de vista estritamente 

jurídico, nenhuma obrigação impenderia sobre o operador RTP de exibir, no 

referido programa, as referências pretendidas pelo ora denunciante, o qual, 

como se deixou dito, se insurgiu contra a “total omissão a qualquer 

informação relativa ao projecto expositivo, nomeadamente Título e Autoria”. 

A inserção de uma a) referência expressa, mesmo que sucinta, ao contexto e 

local em que teve lugar a captação das imagens “x” ou “y”, e um b) 

agradecimento pela viabilização de tal possibilidade, são menções cuja 

discussão apenas cabe no âmbito da liberdade editorial e das relações de 

cortesia. 

Sustentar entendimento oposto significaria uma interferência ilegítima na 

liberdade de programação do operador televisivo em causa (cf. a propósito os 

artigos 26.º e 27.º da Lei da Televisão – Lei n.º 27/2007, de 30 de Julho), a qual 

designadamente reconhece aos operadores ampla autonomia na determinação 

dos conteúdos televisivos e na forma de os apresentar (cf., a propósito, Arons 

de Carvalho et allii, “Legislação da Comunicação Social Anotada”, Casa das 

Letras, 2005, p. 134), e abrange não apenas a selecção dos temas e a 

preparação dos conteúdos programáticos, mas também todas as actividades 

relacionadas com a recolha dos elementos pertinentes (assim, Jónatas 

Machado, “Liberdade de Expressão – Dimensões Constitucionais da Esfera 



 

5 

 

Pública no Sistema Social”, Boletim da FDUC, Stvdia Ivridica 65, Coimbra 

Editora, 2002, p. 633).  

9.2. E também por isso não é sindicável, no caso vertente, o lapso temporal 

verificado entre a captação (Fevereiro) de certas imagens e o momento da sua 

difusão (Julho), pois que esse é igualmente aspecto que unicamente concerne 

ao autor do programa, por integrar a sua esfera de autonomia editorial. 

9.3. Reclama também o denunciante contra uma alegada apropriação indevida 

que se teria verificado quanto ao conceito “transnatural”, por ser essa “ideia 

que baliza todo o trabalho desenvolvido ao longo deste [s]eu projecto”. Como 

resulta porém do visionamento e da audição da reportagem em causa, a 

reclamação não tem fundamento bastante, pois que a (única) referência feita ao 

termo se acha devidamente contextualizada, além de não representar, 

obviamente, qualquer “apropriação indevida” do termo que, porventura, 

pudesse existir.   

9.4. Do mesmo modo, insindicável se mostra também, em face do âmbito da 

presente denúncia, a “conjugação de inexactidões/omissões no programa” que 

o denunciante invoca, e que apenas concretiza em dois casos: 

- por um lado, quando afirma que a reportagem sobre Vandelli “parece fazer 

crer” que “o Herbário de Vandelli pertence à Universidade de Lisboa / Museu 

Nacional de História Natural e não à Universidade de Coimbra”; 

- por outro lado, ao esclarecer que “existe uma inscrição evocativa de 

Domenico Vandelli, colocada no quadrado central do Jardim Botânico da 

Universidade de Coimbra, em 1991”.   

Contudo, e quanto à primeira das hipóteses elencadas, não só não se vislumbra 

em momento algum da reportagem controvertida a “sugestão” apontada pelo 

ora denunciante, como a mesma, a verificar-se, comportaria reduzida 

importância intrínseca. De resto, a auto-promoção feita pelo operador, quanto a 

esta peça, contraria a tese do Queixoso. 

E o mesmo se diga, com as necessárias adaptações, quanto à segunda das ditas 

inexactidões assinaladas. Com efeito, e a ser correcto o reparo suscitado pelo 

ora denunciante, ele sempre se reportaria a imprecisão de reduzida monta e 



 

6 

 

perfeitamente possível de se verificar em trabalhos com a natureza da 

reportagem exibida. 

10. Em suma, não se vislumbra na reportagem objecto da presente denúncia qualquer 

ofensa relevante do rigor informativo enquanto princípio cardeal da prática jornalística. 

 

III. Deliberação 

 

Em face do exposto, entende o Conselho Regulador considerar improcedente a denúncia 

apresentada por Paulo Bernaschina contra o serviço de programas RTP N, a propósito 

dos termos em que teve lugar a exibição, em 28 e 29 de Julho de 2008, de uma 

reportagem dedicada a Domenico Vandelli, e integrada no âmbito do programa 

“4xCiência”. 

 

Lisboa, 14 de Outubro de 2009 

 

O Conselho Regulador 
 

Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 


