
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

8/RG-I/2007 
 

 
 
 
 

Exposição de Manuel Maria Carrilho sobre as revistas TV 7Dias e 
GRAZIA 

 
 
 
 
 

Lisboa 
 

24 de Abril de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 8/RG-I/2007 

 

Assunto: Exposição de Manuel Maria Carrilho sobre as revistas TV 7Dias e GRAZIA. 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Manuel Maria Carrilho, como queixoso, e as revistas TV 7 Dias e GRAZIA, como 

denunciadas. 

 

II. Objecto da denuncia. 

 

O Queixoso vem “solicitar formalmente uma intervenção da E.R.C., nomeadamente ao 

abrigo do que estabelece o artigo 24º, 3 alínea a) da Lei n.º 53/2005”. 

 

III. Factos apurados 

 

1. A revista TV 7 Dias publicou, na página 60 da sua edição de 13 de Dezembro de 

2006, uma notícia intitulada “Você sabe quem eu sou?”, sobre uma alegada discussão 

entre o Queixoso e um agente da PSP, ocorrida em local público no dia 1 de Dezembro. 

 

2. A revista GRAZIA publicou, na sua edição de 14 de Dezembro de 2006, uma notícia 

intitulada “Mas você sabe quem eu sou?” e com o subtítulo “Resposta: sim, um político 

arrogante e derrotado de cabelo pintado”, sobre uma alegada discussão entre o 

Queixoso e um agente da PSP, ocorrida em local público no dia 8 de Dezembro. 

 

3. Deu entrada na ERC, a 20 de Dezembro de 2006, a presente queixa. 

 



 

2 

4. Foi publicada na página 16, da edição de 28 de Dezembro de 2006, da revista 

GRAZIA um texto de resposta (datado de 17 de Dezembro), da autoria do Queixoso, 

acompanhado de um pedido de desculpa da revista. 

 

5. Oficiadas as denunciadas para contraditório, a revista TV 7Dias respondeu por 

missiva recebida a 25 de Janeiro de 2007, e a revista GRAZIA por missiva recebida a 

31 de Janeiro de 2007. 

 

6. Por carta datada de 21 de Março de 2007, e recebida na ERC em 23 de Março, foi 

requerido o cancelamento da inscrição da GRAZIA. Requerimento que mereceu 

despacho determinando o cancelamento do registo do título a 26 do mesmo mês.  

 

IV. Argumentação do Queixoso 

 

1. Alega o Queixoso: 

“Tendo sido publicadas nas revistas TV 7dias (n.º 11030, de 13/12/06) e 

GRAZIA (n.º 48, de 14/12/06) duas peças falsas, injuriosas e difamatórias para 

o signatário (...), a pretextos de «factos» completamente inventados, venho 

solicitar que a E.R.C. se pronuncie sobre este caso. 

E o caso é também, para lá do acima referido, o de estes textos, ambos não 

assinados e de conteúdo idêntico, serem publicados quase em simultâneo em 

publicações de grupos empresariais distintos, denunciando a mão mercenária 

de alguma agência de comunicação. 

Será com efeito extraordinário que, à porta do mesmo café de Lisboa, numa 

manhã de um dia feriado, estivessem repórteres de duas revistas!... e mais 

extraordinário ainda, seria que ambos fizessem peças com o mesmo tipo de 

abordagem, desde a descrição do pseudo-evento ou da linguagem utilizada até 

à relação que estabelecem com o meu livro Sob o Signo da Verdade!... 



 

3 

A matéria (...) parece-me da maior gravidade, pelo que solicito formalmente 

uma intervenção da E.R.C., nomeadamente ao abrigo do que estabelece o artigo 

24, 3 – alínea a da Lei n.º 53/2005.”  

  (Destacados no original). 

 

V. Defesa das Denunciadas 

 

1. Oficiada para se pronunciar, veio a Denunciada revista TV 7Dias apresentar defesa 

por missiva recebida a 25 de Janeiro de 2007 baseada, em grande medida, na citação de 

doutrina e jurisprudência, actual e mais antiga, nacional e estrangeira. 

 

2. Com relação directa com o caso em análise, alega a revista TV 7Dias, 

resumidamente, o seguinte: 

“18. A informação veiculada pela Revista conteve-se dentro dos limites do direito a 

informar pelo interesse público dos factos relatados dada a natureza da sua 

pertinência quanto à elucidação do sentido do voto nas eleições às quais se 

submeteu o A.. 

(...) 

21. Os factos foram presenciados por várias testemunhas e decorreram à vista de 

quem transitava no local, a pé ou de carro, sendo que se trata de lugar de intenso 

trânsito de pessoas e viaturas. 

22. Pressupondo a veracidade dos factos, temos de concluir que a expressão «sabe 

quem eu sou» tem insita a referência ao poder do queixoso no exercício de um cargo 

público, 

23. E assim, e por isso, indicia-se também, eventualmente censurar o agente da 

autoridade e levá-lo a permitir o acto em causa – estacionamento irregular. 

24. Escusa-se de enfatizar a qualidade de Vereador do queixoso na Câmara 

Municipal de Lisboa, e a necessidade por comportamento cívico, e por dever legal, 

adoptar-se de comportamentos conformes à lei. 



 

4 

25. Não foi praticado qualquer acto ilícito. 

26. Os jornalistas agiram nos limites do direito a informar. 

27. Não há lugar a qualquer forma de intervenção da ERC, arquivando-se os autos.” 

 

3. A Denunciada revista GRAZIA, também oficiada para contraditório, veio, por 

missiva recebida a 31 de Janeiro de 2007, apresentar defesa como se de processo contra-

ordenacional se tratasse.   

 

4. Quanto ao objecto em análise na queixa, alega a revista GRAZIA que: 

“2ª 

O ofendido considera que a presente notícia é falsa, alegando que está baseada em 

«factos completamente inventados», sendo injuriosa e difamatória para com a sua 

pessoa. 

3º 

O ofendido considera ainda que existiu falta de rigor informativo. 

4º 

No entanto, tal acusação não pode proceder nos termos em que lhe é imputada, 

pelos motivos que seguidamente se expõem. 

6º 

A notícia em questão foi elaborada por um dos Jornalistas da Redacção da Revista e 

foi efectivamente publicada na Revista GRAZIA, no n.º 48, de 14 de Dezembro de 

2006. 

7º 

Teve como fonte directa e exclusiva um artigo de página inteira, publicado na 

página n.º 60 da Revista semanal TV 7 Dias, no dia 13 de Dezembro de 2006, 

intitulada «Você sabe quem eu sou?» 

8º 



 

5 

O que significa que a investigação da notícia não foi efectuada por qualquer 

jornalista da Revista GRAZIA, tendo sido apenas baseada no conteúdo de uma outra 

notícia anteriormente publicada na Revista TV 7 Dias. 

9º 

E só por mero lapso é que não foi referido expressamente no artigo em questão, que 

a única fonte de informação fora a notícia publicada na Revista TV 7 Dias.” 

 

5. Acrescentando, a título abonatório: 

“5º 

A revista GRAZIA no decorrer da sua actividade sempre se pautou pelo zelo, 

dedicação e preocupação pelo rigor das notícias que publicava. 

(...) 

10º 

Contudo, apesar do lapso supra mencionado, a Revista GRAZIA nunca teve intenção 

de ofender, injuriar e difamar o Prof. Dr. Manuel Maria Carrilho.” 

 

6. E continua a Revista GRAZIA a sua defesa alegando: 

“11º 

Assim, não existiu por parte do Jornalista, nem da Revista qualquer intuito de 

prejudicar o bom nome, a honra, consideração, prestígio, imagem ou 

credibilidade do Prof. Dr. Manuel Maria Carrilho, porquanto apenas se 

transmitiram factos que foram considerados do interesse público e que foram 

exclusivamente baseados numa notícia publicada na Revista TV 7 Dias. 

12º 

No que concerne à inexistência da assinatura do jornalista que elaborou a 

notícia, só se deve e justifica pelo facto, de ser prática na redacção da revista 



 

6 

GRAZIA a não identificação dos autores das notícias quando estas são 

consideradas «notícias curtas», tal como era o caso da notícia em questão. 

13º 

Para tal, existia na revista uma ficha técnica, onde estavam identificados todos 

os jornalistas que colaboravam com a redacção da revista, para ser possível a 

qualquer pessoa a identificação dos Jornalistas. 

14º 

Mais, é também necessário salientar e esclarecer que foi publicado o direito de 

resposta do Prof. Dr. Manuel Maria Carrilho, conforme o disposto do artigo 

25º da Lei de Imprensa, na edição n.º 50 da Revista GRAZIA, resposta que se 

junta (...) e se dá integralmente como reproduzido. 

15º 

Para além do direito de resposta do Prof. Dr. Manuel Maria Carrilho, foi ainda 

publicado na mesma página da edição n.º 50 da Revista GRAZIA, uma nota de 

rectificação, onde se indica a fonte da notícia em causa e se explana um pedido 

de desculpas ao Prof. Dr. Manuel Maria Carrilho e aos leitores da revista, pelo 

lapso ocorrido. 

16º 

Também, foi escrito expressamente pela Revista GRAZIA o seguinte: «Podemos 

garantir que, mesmo que acutilante, o tom da GRAZIA não visa, em caso algum, 

injuriar ou difamar nenhum dos visados». 

17º 

Assim, entende a ora Arguida que foram garantidos todos os direitos inerentes à 

pessoa e honra do Prof. Dr. Manuel Maria Carrilho. 

18º 

O que demonstra que nunca foi objectivo da Revista GRAZIA susceptibilizar 

qualquer sentimento negativo contra a pessoa e honra do ofendido, nem tão 

pouco injuriá-lo ou difamá-lo. 

19º 



 

7 

Pelo exposto, não concorda a Arguida que a sua conduta se possa enquadrar na 

falta de rigor informativo, ou ainda na violação da protecção dos direitos, 

liberdades e garantias pessoais, devendo ser excluída a responsabilidade 

contra-ordenacional da arguida. 

20º 

No entanto e à cautela, sem nada conceder ao que acima se expôs, a Arguida 

considera que não lhe deverá ser imputada a prática de qualquer contra-

ordenação. 

21º 

porquanto, a entender-se que houve a alegada violação do artigo 3º da Lei da 

Imprensa, tal facto só ocorreu por circunstâncias completamente alheias à sua 

vontade, pois a Arguida nunca teve a intenção de ferir a susceptibilidade do 

ofendido e só por um mero lapso é que não indicou na notícia, que a sua única 

fonte jornalística fora a notícia publicada na Revista TV 7 Dias.” (Destacados 

no original). 

 

7. Continua, ainda, a Revista GRAZIA a sua argumentação com alegações relativas à 

medida da (eventual) coima., que, não se tratando, pelo menos para já, de processo 

contra-ordenacional, se não consideram nesta sede. 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

O regime da liberdade de imprensa constante da Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro 

(doravante LI) , em particular no artigo 2º e seguintes, com remissão para o Código 

Deontológico do Jornalista, bem como para o Estatuto do Jornalista (Lei n.º 1/99, de 13 

de Janeiro). 

 

Aplica-se ainda, nesta fase de análise, o disposto nos Estatutos da ERC (doravante 

EERC) – Anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro – atentos os objectivos da 

regulação, as atribuições e as competências constantes, respectivamente, das alíneas d) e 



 

8 

f) do artigo 7º, das alíneas a), d) e j) do artigo 8º e da alínea a) do n.º 3 do artigo 24º, do 

mesmo diploma. 

 

VII. Análise/fundamentação 

 

1. Como ponto prévio faz-se notar que não compete à ERC apurar a veracidade dos 

factos alegados na notícia em causa. 

 

2. O que, no caso em apreço, compete à Entidade Reguladora é o apuramento do 

respeito pelos princípios e limites legais aos conteúdos difundidos pelas entidades que 

prosseguem actividades de comunicação social, em concreto, e de acordo com o objecto 

da queixa, em matéria de rigor informativo e de protecção dos direitos, liberdades e 

garantias pessoais. 

 

3. Pela importância de que se reveste a defesa dos direitos, liberdades e garantias, 

cumpre delimitar o âmbito da apreciação a ser feita neste domínio; para o que se 

procederá à identificação dos limites à liberdade de imprensa em causa, com excepção 

do rigor e objectividade (objecto de análise autónoma), constantes do artigo 3º da LI – 

direito ao bom nome, à reserva da intimidade da vida privada, à imagem e à palavra dos 

cidadãos. 

 

4. Para além da previsão genérica do artigo 25º da Constituição da República 

Portuguesa (doravante CRP) – “A integridade moral (...) das pessoas é inviolável.” – 

encontramos discriminados no artigo subsequente (26º) os direitos correlativos aos 

enunciados limites à liberdade de imprensa: “ao bom nome e reputação, à imagem, à 

palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar...”.  

Ao fazê-lo, nesta sistematização, a CRP atribui a estes direitos a protecção conferida 

pelo regime dos direitos, liberdades e garantias constante do artigo 18º. 

 



 

9 

Seguindo aqui a lição de Jorge Miranda e Rui Medeiros, (Jorge Miranda e Rui 

Medeiros, Constituição Portuguesa Anotada, Tomo I, Coimbra Editora, Coimbra, 2005, 

págs. 268- 290): 

“nos termos da actual redacção do artigo 26.º, estão expressamente 

consagrados como direitos fundamentais os direitos ao desenvolvimento da 

personalidade, ao bom nome e reputação, à imagem, à reserva da intimidade da 

vida privada e familiar (...).” 

  

E, sobre a tutela do direito à reserva da intimidade da vida privada: 

“a) Na definição doutrinal do direito tem sido muitas vezes adoptada (...) a 

teoria das três esferas (...). Em termos muito elementares poderemos dizer que 

ela distingue: a esfera íntima, a esfera privada e a esfera social. A esfera íntima 

corresponde ao núcleo duro do direito à intimidade da vida privada; a esfera 

privada admite ponderações de proporcionalidade; na esfera social estaremos 

já no quadro do direito à imagem e à palavra e não do direito à intimidade da 

vida privada.(...)” 

 

Em sentido idêntico, Gomes Canotilho e Jónatas Machado, (Canotilho. J. J. Gomes, 

Machado. Jónatas E. M.. “Reality shows” e liberdade de programação, Colecção 

Argumentum n.º 12, Coimbra Editora, 2003, págs. 50-56): 

“Subjacente a esta doutrina de círculos concêntricos, cuja influência tem 

irradiado a outras ordens jurídicas, está o pressuposto de que o grau de 

protecção do direito individual varia consoante a conduta expressiva em causa 

atinja o sujeito numa ou outra dessas esferas, diminuindo de intensidade à 

medida que a mesma se aproxima da esfera da publicidade” (destacados no 

original). 

 

5. Mas só numa análise comparativa e casuística se poderá aferir da relevância, relativa, 

entre a liberdade de imprensa e os direitos (fundamentais) de personalidade por esta 



 

10 

eventualmente questionados. Neste sentido Gomes Canotilho e Jónatas Machado (obra e 

local citados): 

“...os direitos de personalidade, (...), reconduzem-se à categoria genérica dos 

direitos, liberdades e garantias. Apesar do carácter tendencialmente universal 

da sua vinculação, (...), eles estão sujeitos a uma metódica de ponderação 

proporcional e de concordância prática no caso de conflito com outros direitos 

fundamentais e bens jurídico-constitucionalmente protegidos (...)” (destacados 

no original). 

 

6. Conclusão esta reforçada pela concordância que nos merece esta última doutrina 

citada, no respeitante aos direitos concretamente em causa nos artigos publicados: 

“a doutrina mais recente tende a sublinhar que expressões como privacidade ou 

intimidade devem ser interpretadas na sua dependência contextual, por 

referência a variáveis tão diversas como a evolução das mentalidades, a 

identidade, a situação, o papel social e o estilo de vida dos visados. Nesta 

mesma linha, Costa Andrade, entre nós, aponta para a relatividade histórico-

cultural e para a variabilidade pessoal-concreta da privacidade e da intimidade” 

(destacados no original). 

 

7. No caso em apreço, é de acolher a interpretação, aduzida na argumentação das 

revistas, segundo a qual o comportamento de uma figura pública, em particular de um 

titular de cargo público electivo, é susceptível de configurar assunto do interesse 

público. Em particular quanto se trate de titular de órgão de soberania, como é o caso. 

Entendimento este suportado também pelas normas constantes do n.º 2 do artigo 79.º e 

n.º 2 do artigo 80º do Código Civil.  

 

Ou seja, há que distinguir entre a legitimidade para noticiar um facto relativo à vida 

privada de uma figura pública da eventual ofensa à honra, reputação ou bom nome 

desta. Não se tratando, no caso, de factos decorrentes da vida íntima – esfera de especial 

protecção, no sentido proposto supra – mas da vida privada de figura pública, factos 



 

11 

estes susceptíveis de revelar um possível conflito entre o discurso público e a prática 

privada, o seu relato é de interesse público e, por isso, legítimo.  

 

8. E quanto à eventual devassa não operam considerações de veracidade dos factos 

publicados, mas tão só da legitimidade da sua divulgação. Ainda que assim se não 

entendesse, decorre do relato noticiado que os alegados comportamentos foram 

realizados de forma pública, e portanto longe da fronteira da reserva da intimidade da 

vida privada, no sentido daquela esfera íntima já referida. 

 

Caso diverso será a apreciação de eventuais danos na reputação e boa fama do visado; aí 

poderá ser suscitado o meio de defesa próprio – exercício do direito de resposta ou de 

rectificação – por um lado, ou eventual acção judicial onde, e apenas para este 

propósito, poderá relevar a veracidade dos factos. Orientação aliás seguida em vária 

jurisprudência (confrontar, por exemplo, os Acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa 

de 02-05-2002 e 23-05-2006 - www.dgsi.pt). 

 

9. Esta interpretação, contudo, não prejudica uma outra consideração: a opção pela 

forma como a notícia é publicada, que, na sua elaboração, deve recorrer  ao 

contraditório do visado, até como garantia do rigor do relato. Estão em causa, não nos 

esqueçamos, direitos fundamentais: o direito à imagem e ao bom nome, o que obriga 

aos necessários cuidados na publicação da notícia. 

 

10. A questão relativa ao rigor informativo não pode, neste caso, ser dissociada das 

fontes das notícias em causa. Não lhe cabendo sindicar a veracidade dos factos, pode e 

deve a ERC aferir da diligência usada na verificação jornalística destes, sem prejuízo do 

respeito devido pelo sigilo profissional dos jornalistas, valor, aliás, com tutela 

constitucional (alínea b) do n.º 2 do artigo 38º). 

 

11. Relativamente à revista TV 7 Dias, e na falta de outros meios de prova, limita-se a 

análise a constatar da suficiência das fontes por esta apontadas como origem da notícias. 



 

12 

Ainda que não o afirmando explicitamente, decorre da argumentação da revista que as 

fontes foram as referidas no ponto 21. desta: “Os factos foram presenciados por várias 

testemunhas e decorreram à vista de quem transitava no local, a pé ou de carro, sendo 

que se trata de lugar de intenso trânsito de pessoas e viaturas.” Sem nunca admitir o 

testemunho directo, não deixa a revista de alegar estes testemunhos como origem da 

notícia. 

 

No caso em análise o teor da notícia divulgada – até pela menção a factos da vida 

privada do visado – e o facto de a revista não alegar qualquer investigação tendente a 

averiguar da veracidade dos factos, com a agravante de nenhuma menção ser feita à 

audição do visado (contraditório), a publicação da notícia em causa não revela especial 

preocupação com o rigor informativo.  

 

A falta do contraditório devido impediu os jornalistas de descobrir “razões” que 

“colocassem em crise” os factos relatados. Posição em que se colocaram a si próprios e 

contrária à defendida pela Denunciada: 

“«Não comete qualquer crime de imprensa quem, para além de relatar factos 

socialmente relevantes, noticia e analisa esses mesmos factos [estando] 

seriamente convencido de que eram verdadeiros em função da idoneidade, 

diversificação e controlo das fontes de informação»” 

Mas é a própria que, pouco depois (pontos 21. e 22. da resposta) confessa: 

“21. Os factos foram presenciados por várias testemunhas (...). 

22. Pressupondo a veracidade dos factos,...” 

Sem nunca mencionar a realização do contraditório devido.  

 

Se estão, ou podem estar em causa, no caso concreto, direitos fundamentais, esses 

deveres de “averiguação da respectiva veracidade e da sua autenticidade” e de 

proceder ao contraditório, ganham particular relevo e acuidade na elaboração e 

publicação da notícia. E isto porquanto naqueles bens jurídicos em que o dano assume 



 

13 

especial dimensão – no caso, direitos de personalidade – os deveres jornalísticos têm 

particular relevância.  

 

12. Já quanto à revista GRAZIA a sua argumentação, em sede de contraditório, revela 

que a alegação feita no escrito publicado – “segundo testemunhas oculares e auditivas 

presentes no local” – não se baseia em qualquer verificação, ou mesmo tentativa de 

verificação, quanto ao rigor da informação publicada. 

 

A revista GRAZIA, assumindo como única fonte da sua notícia a notícia já publicada na 

TV 7 Dias, admite não ter usado do zelo devido na investigação jornalística. Mais ainda, 

não revela na notícia por si publicada que se trata, na melhor das hipótese, de uma mera 

reprodução de factos já publicados, e sem qualquer controlo de veracidade.  

 

13. Ao fundar, como alega agora a revista GRAZIA, a sua notícia na anteriormente 

publicada pela TV 7 Dias, adicionou pormenores e teceu comentários qualificativos 

sem que para tal tenha procedido com o devido zelo no respeito pelo rigor informativo.  

 

Quanto àqueles pormenores, na notícia em causa, a data dos acontecimentos não 

corresponde à publicada na notícia-fonte, nem nesta se faz qualquer referência, como 

faz aquela, à cor do cabelo do Queixoso ou à formação do agente da autoridade presente 

no local. 

 

Dos comentários qualificativos, e pela relevância na análise, destacam-se algumas 

passagens: 

- “Algumas personagens caricatas da nossa classe política também. Manuel 

Maria Carrilho, por exemplo, não arranjou melhor coisa para fazer do que 

aborrecer um agente da autoridade com a sua soberba pepineira.”; 

- “O deputado socialista chegava (agora de cabelo nitidamente mais preto, terá 

pintado?),”; 



 

14 

- “É um homem insignificante, candidato derrotado à Câmara de Lisboa que 

mostrou ao mundo a sua mania da perseguição...”; 

 

Estes comentários, entre outros de enquadramento, e para além do tom acintoso que 

revelam, são claramente opinativos. Juntando num mesmo artigo informação e opinião, 

numa violação das regras deontológicas sobre a matéria. Recorde-se a parte final do 

ponto 1. do Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses (aprovado a 22 de Março 

de 1993): 

“1. O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los 

com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com 

interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem 

clara aos olhos do público.” 

 

14. A publicação, pela revista GRAZIA, da referida notícia, nos moldes descritos, 

traduz uma inobservância das normas constantes do Código Deontológico do Jornalista 

– pontos 1., 4. e 6. – bem como no Estatuto do Jornalista – artigos 14º e 15º. 

 

Constituem “deveres fundamentais dos jornalistas”, de acordo com o Estatuto do 

Jornalista, “respeitar a privacidade de acordo com a natureza do caso e a condição das 

pessoas”, “abster-se de formular acusações sem provas” e “exercer a actividade com 

respeito pela ética profissional, informando com rigor e isenção”. Ética esta vertida no 

Código Deontológico do jornalista.  

 

Inobservância daquele conjunto de normas deontológicas por não cumprir o dever de 

“relatar os factos com rigor e exactidão”, e na medida em que os “factos devem ser 

comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso.” Devendo o 

jornalista “usar como critério fundamental a identificação das fontes”. O que se não 

verificou, não se encontrando motivo para tal. 

Não esquecendo ainda que a “distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos 

olhos do público”, ao contrário da opção seguida pela GRAZIA no artigo em causa. 



 

15 

 

Ora, estando em causa direitos fundamentais, a (in)observância de regras legais e 

deontológicas assume particular gravidade. O propósito destas normas é, não só mas 

também, garantir os direitos dos eventuais visados pela actividade jornalística, pelo que 

sempre que, como neste caso, seja evidente a possibilidade de prejuízo dos direitos 

fundamentais – no caso o direito à imagem e ao bom nome – cabe ao jornalista esse 

especial cuidado deontológico. 

 

15. Na eventualidade de o Queixoso questionar, como parece, a veracidade dos factos 

relatados ou a forma da sua apresentação, tem ao seu dispor os institutos do direito de 

resposta e de rectificação, para exercício dos quais se encontram verificados os 

pressupostos. O que aliás ocorreu, porquanto, pelo menos quanto a uma das revistas 

(TV 7 Dias), o Queixoso exerceu esse direito. 

 

16. Em conclusão: tratando-se, como se trata, de um titular de cargo público electivo, e 

dado o relato dos alegados factos, o objecto das notícias publicadas deve considerar-se 

de interesse público, sendo assim lícitos aos periódicos em causa a sua publicação. O 

rigor jornalístico das peças efectivamente publicadas é que foi afectado: a TV 7 Dias 

relativamente à observância do dever deontológico de, no relato publicado “os factos 

deverem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso” 

(contraditório), e, a GRAZIA, na identificação concreta da fonte ou na referência 

jornalística à notícia anteriormente publicada. 

 

VIII. Deliberação 

 

Tendo apreciado um queixa de Manuel Maria Carrilho contra as revistas TV 7 Dias e 

GRAZIA, relativa a notícias publicadas, respectivamente, nas suas edições de 13 de 

Dezembro e 14 de Dezembro, e ao abrigo do disposto nas alíneas d) e f) do artigo 7º, 

das alíneas a), d) e j) do artigo 8º e da alínea a) do n.º 3 do artigo 24º, dos Estatutos 

anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, o Conselho Regulador da ERC delibera: 



 

16 

 

1. Relativamente à revista TV 7 Dias: 

i. Verificar a inobservância do princípio do contraditório, enquanto requisito 

do rigor informativo; 

ii. Instar a revista TV 7 Dias à observância do cumprimento do dever de 

audição das partes com interesses atendíveis, de acordo com o prescrito pela 

deontologia jornalística para comprovação dos factos publicados. 

 

2. Relativamente à revista GRAZIA - e tendo presente que entretanto cessou a 

publicação deste título, o que obsta a qualquer actuação mais severa -, verificar, 

sem prejuízo da eventual responsabilidade civil e criminal que lhe poderá ser 

imputada pelo queixoso, a violação das normas deontológicas aplicáveis face à 

ausência de: 

i. Qualquer elemento relativo às fontes que foi, neste caso, uma notícia já 

publicada; 

ii. Audição do visado pela peça; 

iii. Distinção clara e inequívoca entre informação e opinião.  

 

 

Lisboa, 24 de Abril de 2007 

 
O Conselho Regulador da ERC 

 
José Alberto de Azeredo Lopes (Abstenção – com declaração de voto) 

Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano (Abstenção – com declaração de voto) 
Rui Assis Ferreira 



 

17 

Declaração de voto 
 
 
 

Assunto: Exposição de Manuel Maria Carrilho sobre as revistas TV 7Dias e GRAZIA. 

 

 

Não posso acompanhar na totalidade o sentido da presente deliberação, por entender 

que, em primeiro lugar, a apreciação – pelo menos – do comportamento da revista TV 7 

Dias parte de um pressuposto jurídico errado. E, em segundo lugar (talvez, melhor dito, 

em consequência), porque o juízo crítico reflectido no dispositivo da deliberação fica, 

necessariamente, amputado de uma dimensão importante que lhe cabia ter assumido. 

Naturalmente, não ponho em causa a construção (aliás, doutrinal) das esferas de 

protecção dos direitos de personalidade, com o particular relevo que, no caso, assume o 

direito ao bom nome. 

Mas, salvo melhor opinião, não é esta a questão fundamental no caso sub judice. Com 

efeito, muito mais do que saber o que era objecto de protecção e como, e com que 

alcance, podia e devia ser protegido, do que se tratava, isso sim, era de aferir como tinha 

sido construída a notícia. 

Assim, se no texto da Deliberação se afirma que “não operam considerações de 

veracidade dos factos publicados, mas tão só da legitimidade da sua divulgação” (ponto 

8), mal se vê como não fica afectada de forma irremediável a própria credibilidade dos 

factos que são, para este efeito, a “notícia” – atentas, desde logo, as manifestas 

violações de deveres jornalísticos e deontológicos destacáveis numa análise, mesmo 

superficial, dos elementos disponíveis para decisão. 

É por isso cómodo concluir que “[a] questão relativa ao rigor informativo não pode, 

neste caso, ser dissociada das fontes das notícias em causa” (ponto 10); e, logo a seguir, 

sem mais, dispor que, “[r]elativamente à Revista TV 7 Dias, e na falta de outros meios 

de prova, limita-se a análise a constatar da suficiência das fontes por esta apontadas 

como origem da notícia” (ponto11). 



 

18 

Com efeito, não só este salto lógico (este evidente bónus) conduz, a meu ver, ao 

estabelecimento indevido de uma presunção de veracidade da notícia como, por outro 

lado, desloca a questão, exclusivamente, para o plano do rigor informativo. Ou seja, a 

notícia, até prova em contrário mas sem prova credível a favor, é verdadeira; e, quando 

muito, não foram respeitados deveres que lhe garantiriam a chancela de notícia 

rigorosa. São questões diferentes, é certo; mas que não consigo ver que, neste caso, 

possam ser dissociadas. 

Por este motivo, sendo correctas as conclusões expressas no dispositivo da 

deliberação, são incompletas; e, por serem incompletas, ficam aquém do que, segundo 

creio, teria todo o cabimento do ponto de vista da regulação: a saber, o Conselho 

deveria, isso sim, ter dirigido uma Recomendação à Revista TV 7 Dias, não se ficando 

pelo patamar, bem mais limitado quanto aos efeitos, do “instar” a publicação em causa 

a, doravante, respeitar os deveres jornalísticos violados. 

Pelo que, repito, me vejo obrigado à abstenção relativamente à Deliberação ora em 

análise. 

 

Lisboa, 24 de Abril de 2007 

 

José Alberto Azeredo Lopes 

 

 



 

19 

Declaração de voto 
 
 
 
 

Assunto: Exposição de Manuel Maria Carrilho sobre as revistas TV 7Dias e GRAZIA. 

 
 
 
 

Abstive-me na votação da proposta de Deliberação relativa ao assunto em epígrafe por 

considerar que foram desrespeitadas pela revista TV 7Dias regras elementares do 

jornalismo constantes do Estatuto do Jornalista e do Código Deontológico dos 

Jornalistas, nomeadamente, a não audição do visado e a insuficiente verificação e 

comprovação dos factos relatados.  

Por consequência, considero que a Deliberação da ERC deveria ter revestido a forma 

de Recomendação com publicação do respectivo texto na citada revista.  

 

 

Lisboa, 24 de Abril de 2007 

 

Estrela Serrano 

 


