
 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social  

 

Deliberação 15-Q/2006 

 

Assunto:  Queixa do Partido Social Democrata contra a RTP-N relativa à cobertura da 

Assembleia Municipal do Porto de 26 de Junho de 2006 

 

 

1. A queixa 

 

Em 5 de Julho de 2006, deu entrada na ERC uma queixa do Partido Social Democra-

ta (PSD), subscrita por Agostinho Branquinho, na qualidade de deputado e líder do 

Grupo Municipal do Porto do PSD, relativa à cobertura noticiosa feita pela RTP-N da 

sessão da Assembleia Municipal do Porto (doravante, AMP) de 26 de Junho de 2006. 

Recorda o queixoso que, naquela data, teve lugar uma sessão da AMP tendo por ob-

jecto a votação da transformação do SMAS – Serviço Municipalizado de Águas e Sane-

amento em “EM – Empresa Municipal”. 

Trata-se, alega, de uma matéria “envolta em alguma polémica”, objecto de análise 

em duas reuniões anteriores da AMP em que os deputados do Partido Socialista, CDU e 

Bloco de Esquerda abandonaram a sala das sessões, impedindo o quórum na votação.  

Devido à composição da AMP, integrada por 27 deputados municipais do PSD e 

CDS-PP, eleitos pela coligação “Pelo Porto – uma vez mais”, e por 27 deputados muni-

cipais eleitos nas listas do PS, da CDU e do BE, era necessário o voto de um deputado 

municipal da oposição para fazer aprovar a transformação do SMAS acima referida, o 

que veio a verificar-se na terceira reunião daquele órgão consagrada ao assunto. 

Tendo sido transmitida no dia 27 de Junho de 2006 uma reportagem sobre aquela 

Assembleia Municipal pela RTP-N, alega o queixoso que, não obstante terem sido ou-

vidos vários protagonistas, “não há qualquer declaração, quer de um elemento da Câma-

ra Municipal, quer da bancada municipal do CDS-PP”. Considera, ainda, que “o relevo 

dado à posição contrária àquela que obteve vencimento da Assembleia Municipal do 



 

 

 2  

Porto é muito – mesmo muito – superior à da maioria que governa e que apoia o Execu-

tivo Municipal”. 

Desta forma, funda a sua queixa numa ilegitimidade do conteúdo da reportagem “do 

ponto de vista do equilíbrio das partes em confronto, do respeito do pluralismo e da ob-

jectividade da informação” por parte da empresa que detém a concessão de serviço pú-

blico de televisão. Representa tal conduta, a seu ver, “uma discriminação inaceitável” 

das posições dos “Grupos Municipais do PSD e do CDS-PP que apoiam a actual maio-

ria que lidera a Câmara Municipal do Porto”. 

 

2. A defesa da RTP 

 

A RTP pronunciou-se quanto ao teor da queixa acima descrita, tendo respondido em 

25 de Julho de 2006. Ali ajuizou que a reportagem transmitida pela RTP-N “cumpriu as 

regras normais da elaboração de uma notícia”. Em seu entender, com efeito, “foi relata-

do o acontecimento e ouvidas as partes com participação relevante nesse acontecimen-

to”. Dessa forma, entende que não se verificou qualquer desequilíbrio no relato do 

acontecimento. 

 
3. Competência 
 

O Conselho Regulador da ERC é competente para apreciar a presente queixa ao abri-

go dos arts. 6.º, al. c), 7.º, als. a) e d), 8.º, als. a), c), d), e) e j), 24.º, n.º 3, als. a) e t) e 

55.º dos Estatutos da ERC (EstERC), publicados no Anexo à Lei n.º 53/2005, de 8 de 

Novembro. A queixa foi tempestivamente apresentada. A RTP pronunciou-se quanto ao 

teor da queixa descrita supra ao abrigo do disposto no n.º 1 do art. 56.º EstERC, tendo 

apresentado a sua defesa dentro do prazo previsto no n.º 2 daquele preceito. 

 

4. Análise 

 

Referidos os seus argumentos principais, cabe analisar os fundamentos da queixa do 

PSD, cujo núcleo consiste na alegação de desequilíbrio informativo e consequente falta 



 

 

 3  

de respeito pelo pluralismo da reportagem da RTP-N, do ponto de vista do relevo 

atribuído às diferentes posições que se defrontavam na questão da transformação do 

SMAS em Empresa Municipal. 

Recorde-se que, à luz do art. 38.º, n.º 4, CRP, os meios de comunicação social do 

sector público – como é, manifestamente, o caso do serviço de programas denominado 

RTP-N – “devem salvaguardar a sua independência perante o Governo, a Administração 

e os demais poderes públicos, bem como assegurar a possibilidade de expressão e con-

fronto das diversas correntes de opinião”. Impende, assim, sobre o operador televisivo 

em questão um dever qualificado de respeito da independência e do pluralismo informa-

tivos, por força da especial condição accionista do Estado, através da RTP. 

Por seu turno, o Estatuto do Jornalista (Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro, art.14.º, al. a)), 

contempla a obrigação do jornalista de “exercer a actividade com respeito pela ética 

profissional, informando com rigor e isenção”. 

Por outro lado, o Conselho Regulador teve já ocasião de clarificar, na deliberação 3-

Q/2006, de 12 de Junho de 2006, o entendimento que faz da avaliação do cumprimento 

do pluralismo político nos meios de comunicação social sob sua supervisão, e, especifi-

camente, do operador público, tendo então exposto algumas linhas de orientação que 

agora retoma e reafirma na análise da presente queixa.  

Naquela Deliberação, o Conselho Regulador insistiu que o modo de apreciação em 

concreto da garantia do pluralismo político poderia basear-se, apenas, em critérios de 

natureza quantitativa, assente, sobretudo, na contabilização dos tempos atribuídos aos 

diversos actores em telejornais, programas de informação e debate políticos, etc. No 

entanto, considerou ser mais avisado atender, não só a elementos quantitativos de apre-

ciação como, também, de natureza qualitativa. 

De facto, a abordagem apenas quantitativa afigura-se redutora e rígida e, no limite, 

incongruente com o próprio funcionamento de um operador televisivo. Para além disso, 

esta regra esquece, normalmente (pelo conjunto de variáveis que poderiam estar envol-

vidas), outros agentes que gravitam em torno do espaço político. 

A avaliação quantitativa contém também elementos discricionários e, em si, subjec-

tivos, ignorando elementos qualitativos resultantes do tratamento jornalístico, cuja im-



 

 

 4  

portância é hoje considerada indiscutível. Assim, a “quantificação” do pluralismo políti-

co não garante um pluralismo político efectivo, e reduz de um modo significativo as 

suas fronteiras externas, devendo ser acompanhada de uma avaliação qualitativa. 

Por outro lado, como também refere a Deliberação citada, a avaliação do pluralismo 

político não pode, em princípio, ser reduzida à apreciação casuística de temas avulsos, 

necessitando de uma avaliação estendida no tempo. 

Mas esta é regra que, em certos casos, admite excepção. O Conselho Regulador não 

deixou de destacar na altura que, ao contrário do que sucedia no caso que, então, apreci-

ava, poderia avaliar a “medida” do cumprimento das obrigações da RTP no domínio do 

pluralismo político se, porventura, dispusesse de um termo de comparação suficiente e 

credível. Isto é, se, mesmo num caso concreto (e localizado no tempo) fosse configurá-

vel sopesar – como processo autosuficiente – a forma como, a propósito de um determi-

nado evento, o serviço público de televisão tinha garantido o equilíbrio de representação 

das diferentes posições em confronto. 

Olhando ao caso que agora aprecia, o Conselho Regulador tem por certo que não são 

invocados termos de referência temporal que permitam uma avaliação qualitativa apro-

fundada do cumprimento das obrigações da RTP em matéria de pluralismo político. 

Nessa medida, só poderá concluir pela violação daquelas obrigações se, porventura, 

concluir que o evento em causa (a sessão da AMP cuja cobertura pela RTP-N é contes-

tada) é suficiente para a demonstração, nos termos e condições atrás vistos e destacados, 

de uma infracção às obrigações que lhe eram, a propósito, cometidas – aferida aquela 

pelo “conteúdo e tom da informação e cobertura” do evento em causa (cfr. Deliberação 

3-Q/2006, cit., 4.5.). 

Trata-se, em concreto, de verificar se o operador público garantiu ou não o pluralis-

mo político, avaliado este na sua vertente quantitativa, e procurar daí extrair uma apre-

ciação qualitativa. Isto é, saber se a informação prestada pela RTP-N era a mais rele-

vante para a compreensão do acontecimento reportado; se o enquadramento que lhe foi 

conferido foi adequado; se os actores ouvidos representam o universo dos interessados; 

e se as suas posições foram tratadas equitativamente, em termos de conteúdo e duração. 



 

 

 5  

Tudo isto, reitere-se, sem perder de vista a circunstância de se tratar de uma peça in-

serida num boletim noticioso, necessariamente de curta duração. 

Relativamente à primeira questão – relevância da informação prestada – a peça sali-

enta o facto noticioso principal que justifica a própria existência da peça, a saber, a 

aprovação da transformação do SMAS em Empresa Municipal, assim como as dificul-

dades e polémicas que a rodearam. 

Também quanto à contextualização e enquadramento do acontecimento, necessários 

à compreensão por parte do telespectador do que estava em causa, é decisiva a interven-

ção em voz off da jornalista que cobre o acontecimento, embora de modo sumário, com 

recurso a imagens ilustrativas da polémica – por um lado, do Presidente da Câmara Mu-

nicipal do Porto a ler em “vivo” a decisão de aprovação e, por outro, da contestação de 

trabalhadores em manifestação de rua. 

Sobre os actores ouvidos na peça haveria, no que respeita aos partidos políticos en-

volvidos, que adoptar um critério de similitude de tratamento de todos os representados 

no Executivo Municipal e na oposição ou, na impossibilidade de o fazer, divulgar 

eventuais razões justificativas do não cumprimento desses critérios. 

O cumprimento do pluralismo pressupunha, assim, que a peça contemplasse as posi-

ções do Executivo Municipal, dos partidos que integram a coligação (PSD e CDS-PP) e 

dos partidos da oposição (PS, CDU e BE), para além de outros protagonistas com inter-

venção relevante no processo. Que seriam, neste caso, a Comissão de Trabalhadores do 

SMAS, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) e o Sindicato 

dos Trabalhadores da Administração Pública (STAP). 

Não foi, todavia, este o critério utilizado pela RTP-N, nem foram explicitadas as ra-

zões da sua não observância. 

De facto, o que se verificou foi que a RTP-N deu voz e rosto aos representantes dos 

partidos da oposição e a representantes da Comissão de Trabalhadores do SMAS, do 

STAL e do STAP, que tiveram oportunidade de expor as suas posições. E deixou sem 

voz o Executivo municipal e um dos partidos integrantes da maioria que governa o Mu-

nicípio – o CDS-PP. A RTP-N não cumpriu, assim, manifestamente, o princípio deonto-



 

 

 6  

lógico básico que recomenda a audição de todas as partes com interesses atendíveis (nº. 

1 do Código Deontológico dos Jornalistas). 

Considerando, por outro lado, indicadores estritamente quantitativos, importa anali-

sar a duração conferida à voz de cada um dos actores ou, mais relevante neste caso, de 

cada uma das duas partes em confronto – Executivo Municipal versus oposição. Ora, 

bastaria comparar o número de protagonistas a que a RTP-N deu voz e rosto, de uma 

parte e de outra, para constatar que as vozes e rostos que protagonizaram a oposição à 

decisão da AMP tiveram duração amplamente superior à posição contrária, protagoni-

zada pela maioria que governa e apoia o Executivo Municipal – e que, aliás (o pormenor 

não é despiciendo), obteve ganho de causa. 

Acresce que, não apenas, como referido supra, o representante do CDS-PP não foi 

ouvido, como o Presidente do Executivo municipal e o representante do PSD tiveram 

aparição fugaz, o primeiro apenas a ler o resultado da votação e o último num curtíssima 

intervenção sobre um aspecto, de facto pouco relevante à luz do que justificara a repor-

tagem da RTP-N (ausência de parecer da Comissão de Trabalhadores). 

A RTP-N não tratou, pois, equitativamente, quer do ponto de vista qualitativo quer 

quantitativo, todos os actores envolvidos no acontecimento reportado. E falhou, em 

conclusão, no plano das suas obrigações de garantia do pluralismo político na peça ora 

analisada. Note-se, aliás, que para alcançar este resultado conclusivo, o Conselho Regu-

lador não tem, sequer, de ponderar se, porventura, se justificaria neste caso mais do que 

um critério simplesmente igualitário de representação das posições em presença. Mas 

mesmo este é suficiente para a demonstração do bem fundado da queixa ora em análise. 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 7  

5. Conclusão 

 

Termos em que o Conselho Regulador adopta a seguinte 

 
Deliberação 

 
 
Considerando a queixa apresentada a 5 de Julho de 2006 pelo Partido Social Demo-

crata (PSD), subscrita pelo deputado e líder do Grupo Municipal do Porto do PSD, 

Agostinho Branquinho, e os demais elementos disponíveis no processo, nomeadamente 

a resposta da RTP e o visionamento da peça de reportagem relativa à cobertura noticiosa 

pela RTP-N da sessão da Assembleia Municipal do Porto de 26 de Junho de 2006, 

 

Considerando que aquela peça emitida pela RTP-N sobre a votação da Assembleia 

Municipal do Porto para a transformação do SMAS – Serviço Municipalizado de Águas 

e Saneamento, em EM – Empresa Municipal, não contemplou a audição de todos os 

partidos políticos representados no Executivo Municipal do Porto, contrariamente ao 

que aconteceu com os partidos da oposição, não cumprindo, assim, os deveres que lhe 

incumbem como operador público, 

 

Considerando, além disso, o facto de não ter sequer sido reportado devidamente o 

teor da intervenção do representante do PSD a propósito da questão acima mencionada, 

 

Considerando os princípios do rigor da informação e do pluralismo político previstos 

na Constituição da República Portuguesa (art. 38.º, n.ºs 4 e 6), na Lei da Televisão (arts. 

10.º, n.º 1, al. b), 23.º, 46.º e 47.º) e no Estatuto do Jornalista (art. 14.º, al. a)), 

 

O Conselho Regulador insta a RTP-N ao cumprimento destes deveres funda-

mentais, para garantia da independência, imparcialidade e isenção a que está espe-

cialmente obrigada como operador público. 

 
 



 

 

 8  

 
Lisboa, 3 de Outubro de 2006 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


