
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

189/2013 (DR-TV) 

 

 

 
Queixa de Fernando Ribeiro Reis contra a RTP1 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
24 de julho de 2013



ERC/03/2013/207   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 189/2013 (DR-TV) 

 

Assunto: Queixa de Fernando Ribeiro Reis contra a RTP1 

 

 

1. Identificação das partes 

 

Fernando Ribeiro Reis, na qualidade de queixoso, e o serviço de programas televisivos RTP1, na 

qualidade de Denunciado. 

 

2. Objeto do Recurso 

 

O processo tem por objeto a alegada falta de rigor informativo, bem como a denegação ilegíti-

ma do direito de resposta. 

 

3. Factos apurados 

 

3.1 Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), a 5 de 

março de 2013, uma queixa de Fernando Ribeiro Reis contra a RTP1 por alegada denega-

ção do exercício do direito de resposta, quanto ao programa «Sexta às 9», exibido no dia 

15 de fevereiro de 2013. Notificado para aditar elementos essenciais à apreciação do 

recurso, o Recorrente respondeu à ERC com uma exposição que conclui do seguinte 

modo: «não deverá caber a um órgão de comunicação público julgar ou formular juízos 

de valor, sem que seja dada hipótese ao contraditório, em igual proporção, o que, em 

nosso entender, não foi verificado na reportagem apresentada»; «face ao exposto, con-

sideramos que V. Exa. deverá dar como procedentes os factos apresentados, solicitando 

a abertura do devido procedimento de reclamação e averiguação junto da entidade 

RTP». 

3.2 Notificada a RTP1, não foi recebida qualquer resposta por parte do operador. 



ERC/03/2013/207   

2 

3.3 Em face dos elementos do processo, tudo indica não ter o Recorrente enviado um texto 

de resposta à Recorrida para que esta procedesse à sua divulgação em cumprimento 

com o disposto na Lei da Televisão. Ainda que expressamente notificado para esse efei-

to, o Recorrente não forneceu à ERC cópia de qualquer texto remetido à RTP, nem prova 

do envio da missiva. 

3.4 Assim, tendo em conta que o Recorrente colocou também em causa o rigor noticioso e o 

cumprimento do dever de contraditório, cumpre analisar o processo no que respeita 

apenas ao cumprimento dos deveres ético-legais que assistem ao exercício da atividade 

jornalística. 

3.5 O programa objeto de queixa tem carácter informativo, sendo descrito pela RTP1 (cfr. 

Informação disponível em www.rtp.pt) como um espaço dedicado ao jornalismo de 

investigação com incidência sobre alguns dos casos mais polémicos da sociedade por-

tuguesa, com trabalhos de Sandra Felgueiras que também apresenta o formato. 

3.6 O programa «Sexta às 9», exibido a 15 de fevereiro de 2013, aborda, entre outras repor-

tagens, os negócios referentes à concessão dos serviços de abastecimento de águas 

em alguns municípios, apelidando o contrato celebrado pela Câmara Municipal de Barce-

los de ruinoso. 

3.7 Na reportagem é dito que o ex-presidente da Câmara Municipal de Barcelos e a sua equi-

pa de vereação já foram constituídos arguidos. Além do município de Barcelos, a repor-

tagem foca ainda outros concelhos onde foram celebrados contratos semelhantes, 

salientando a presença do grupo Somague em alguns desses contratos. Ainda de acordo 

com o noticiado os concelhos em causa, incluindo Barcelos, estão envoltos em elevadas 

dívidas às entidades concessionárias. 

3.8 A RTP refere ainda que tentou falar com Fernando Reis sem que tal fosse possível. De 

acordo com o relatado na reportagem, Fernando Reis preferiu delegar a sua defesa no 

atual candidato do PSD às eleições autárquicas, Domingos Araújo. 

 

4. Análise e fundamentação 

 

4.1 Importa, assim, verificar se a reportagem exibida pela RTP 1 violou o compromisso que 

deve existir entre a liberdade de informar e o respeito pelos deveres direitos dos cida-

dãos e pela obrigação de informar com rigor e isenção. 



ERC/03/2013/207   

3 

4.2 Dispõe o artigo 1.º do Código Deontológico dos Jornalistas, que «a distinção entre notí-

cia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público». Por seu turno, o artigo 14.º do 

Estatuto do Jornalista estabelece que é dever deste profissional «informar com rigor e 

isenção, (...) demarcando claramente os factos da opinião» (cfr. alínea a) do n.º 1 do 

artigo 14.º do Estatuto do Jornalista (Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro). Decorre ainda do 

artigo 14.º, n.º 1, al. e), do referido diploma que é dever fundamental do jornalista ouvir 

as partes com interesses atendíveis. 

4.3 O n.º 1 do artigo 38.º da CRP determina que é garantida a liberdade de imprensa, e a alí-

nea a) do n.º 2 do mesmo preceito esclarece que a liberdade de imprensa implica a liber-

dade de expressão e criação dos jornalistas e colaboradores. No mesmo sentido, o artigo 

1.º da Lei de Imprensa (Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro) garante a liberdade de imprensa, a 

qual abrange o direito de informar, de se informar e de ser informado, sem impedimen-

tos nem discriminações.  

4.4 Como direito constitucionalmente reconhecido, a liberdade de imprensa apenas pode 

ser limitada, nos termos do artigo 3.º da Lei de Imprensa, de forma a salvaguardar o rigor 

e a objetividade da informação, a garantir os direitos ao bom nome, à reserva da intimi-

dade da vida privada, à imagem e à palavra dos cidadãos e a defender o interesse públi-

co e a ordem democrática.  

4.5 Conforme referido supra, o programa «Sexta às 9», exibido a 15 de fevereiro de 2013, 

teve por tema os negócios referentes à concessão dos serviços de abastecimento de 

águas em alguns municípios, entre os quais Barcelos. 

4.6 Com efeito, na reportagem é referido que o ex-presidente da Câmara Municipal de Barce-

los e a sua equipa de vereação já foram constituídos arguidos. A peça transmite, de for-

ma categórica, a ideia de que o negócio de concessão das águas foi ruinoso para o muni-

cípio. 

4.7 A RTP refere ainda que tentou falar com Fernando Reis sem que tal fosse possível. De 

acordo com o relatado na reportagem, Fernando Reis preferiu delegar a sua defesa no 

atual candidato do PSD às eleições autárquicas, Domingos Araújo, o qual foi, de facto, 

ouvido no âmbito do programa. 

4.8 Não parece, assim, procedente o argumento de Fernando Reis, na queixa apresentada à 

ERC, de que não foi dado cumprimento ao contraditório. Com efeito, a recusa em prestar 

declarações, remetendo esclarecimentos para um terceiro, pode acarretar riscos refe-



ERC/03/2013/207   

4 

rentes ao conteúdo das declarações prestadas, riscos esses, todavia, inerentes à pró-

pria escolha efetuada pelo envolvido nos factos noticiosos.  

4.9 Outro aspeto que aqui deve ser assinalado prende-se com a alegada falta de rigor na 

indicação de que Fernando Reis e a sua equipa de vereação haviam sido constituídos 

arguidos, uma vez que tal reporta-se a um processo judicial no qual está em causa a 

criação de um desconto de 50% para a instalação de ligações a novos ramais e não ao 

contrato de concessão como a notícia pretende dar a entender. Neste ponto poderá, 

dando-se a verdadeira a informação trazida ao processo pelo queixoso, assistir razão a 

este último, não tendo a RTP interpretado de forma cuidada a informação recolhida 

durante o processo de preparação da reportagem com prejuízo para a qualidade da 

informação veiculada. 

4.10 Todavia, a existência de um erro na interpretação dos factos não significa que a Denun-

ciada não tenha procurado, no cumprimento dos seus deveres ético-legais, produzir 

uma informação rigorosa e isenta. Tendo-se ainda apurado que o operador procurou 

recolher o contributo do interessado para a preparação da notícia que optou por remeter 

esclarecimentos a um terceiro. 

4.11 Em todo o caso, estamos perante uma situação em que o meio de reação adequado é o 

exercício do direito de resposta. Se exercido por quem tem legitimidade, de forma atem-

pada e de acordo com os demais requisitos da Lei de Imprensa, o direito de reposta 

poderia ter contribuído para apresentar uma diferente visão sobre os factos noticiados.  

 

5. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso apresentado por Fernando Ribeiro contra a RTP1 por alegada 

denegação do direito de resposta e falta de rigor informativo, o Conselho Regulador da ERC, ao 

abrigo do disposto no artigo 24.º, n.º 3, alíneas a) e f), dos seus Estatutos, anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro, delibera instar a RTP1 a observar os princípios ético-legais que 

regem a prática do jornalismo, de modo incrementar o nível de rigor da informação produzida, 

arquivando no mais a participação recebida por o interessado não ter feito prova do exercício 

do direito de resposta. 

 

 



ERC/03/2013/207   

5 

Lisboa, 24 de julho de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Luísa Roseira 

Raquel Alexandra Brízida Castro 
Rui Gomes 


